Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 389 • 4/10/2018

Votar e fortalecer
a democracia

Este é o último artigo que publico antes das eleições de domingo. Reafirmo que serão as eleições mais complicadas desde a redemocratização do País, conquistada pelo povo e liderada por uma ampla frente nacional, que ia de estudantes a trabalhadores, de empresários progressistas a setores nacionalistas das Forças Armadas.

Tudo indica que haverá segundo turno. E, no meu entendimento, a eleição presidencial será vencida por quem se mostrar mais amplo e capaz de unir o País em torno de um projeto democrático e de retomada do crescimento da economia. Não pode, portanto, ser eleição vinculada a um salvador da pátria ou a um partido só.

Nós, do campo democrático, temos várias tarefas cívicas. A primeira é eleger os melhores, os mais preparados, os verdadeiramente comprometidos com os reais interesses do povo brasileiro. No que diz respeito à Presidência, o setor democrático tem pelo menos quatro bons candidatos. Portanto, opções não nos faltam.

Temos, também, de usar a força do voto pra melhorar a qualidade do Congresso Nacional. É uma vergonha que muitos deputados e senadores concorram à reeleição não porque tenham propostas boas, mas sim pra manter o foro privilegiado que os afasta das mãos da polícia. Um Congresso desse nível jamais produzirá bons frutos.

Outra tarefa que nos compete é trabalhar para que haja governabilidade. O erro de 2014, quando Aécio abriu guerra a Dilma e o ambiente político virou um inferno, não pode mais se repetir. O Brasil não aguenta outra crise política dessa gravidade e uma recessão tão prolongada, que desemprega milhões, precariza o trabalho, arrocha a renda e impõe imensos sacrifícios à classe trabalhadora.

Portanto, devemos ir votar, em massa. Devemos eleger os mais preparados. E devemos, no momento seguinte, cuidar da governabilidade, para que o interesse nacional seja colocado acima de pendengas políticas e partidárias. Mais amor ao Brasil, menos ódio, mais trabalho e mais justiça. É o que qualquer pai de família quer e defende.

Constituição - Sexta, dia 5, a Constituição da República Federativa do Brasil completa 30 anos. Tenho orgulho de fazer parte da geração que lutou pela Assembleia Nacional Constituinte e atuou durante o processo constituinte pela restauração do Estado Democrático de Direito.

Vejo na Constituição um porto seguro para os brasileiros. Devemos respeitá-la e fazer com que seus princípios sejam cumpridos. Nesta data tão importante, homenageio o grande Ulysses Guimarães, de quem cito a frase: “Trair a Constituição é o mesmo que trair a Pátria”.

Viva a democracia. Viva
a liberdade. Viva a Constituição-cidadã!

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 4 de outubro.


Psicoprofissional promove curso
de vendas

O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados, idealizado e mantido pelo Sindicato, dará curso de técnicas básicas de venda. Grátis. Podem participar pessoas com idade mínima de 16 anos. Curso das 8h30 às 13 horas, na rua José Triglia, 143, Centro.

Participe - Ligue nos telefones 2463.5300 ou 2440.5930.


Sindicato negocia e garante
sábados alternados na Continental

Diretores Márcia e Pepe durante assembleia com trabalhadores da fábrica

O Sindicato negociou trabalho em sábados alternados na Continental (Itapegica). O benefício, que era antiga reivindicação dos cerca de 800 funcionários, já vigora em outubro. A assembleia dia 28 foi conduzida pelos diretores Josinaldo José de Barros, Josete Machado Filho (Pepe) e Márcia de Aquino Meira.

Márcia, que é funcionária da empresa, comenta: “Agora, todos terão mais tempo pra ficar com a família. É mais uma ação sindical que valoriza o trabalhador”.

PLR - Nossos diretores também realizaram assembleias de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) na Projinox (Parque São Miguel) e na Axxio (Vila Isabel). Cerca de 110 metalúrgicos serão beneficiados.

Na Projinox, o benefício subiu 7% e será pago em outubro e março. Assembleia foi coordenada pelos diretores Célio Malta e Roseli Lima. Célio informa: "Os companheiros aprovaram taxa de custeio sindical aos não sindicalizados".

Axxio - Assembleia com os dez funcionários da empresa aprovou o benefício. A primeira parcela saiu na sexta (28) e a segunda será paga em outubro.

METAL

Vídeo do TSE ensina a votar corretamente. Acesse!



Assista aqui 

Domingo, dia 7, acontece o 1º turno das eleições. Mas ainda tem eleitor com dúvidas sobre como proceder na hora do voto.

Primeiro, vote no deputado federal (com quatro números); depois, no estadual (cinco números). Em seguida vêm dois votos pra senador (três números), e não pode repetir. Na sequência, você vota pra governador e finaliza com o voto no presidente da República (ambos com dois números).

Cola - Anote num papel nome e número dos candidatos. A lei permite levar cola ao local de votação!

Vídeo - O Tribunal Superior Eleitoral produziu um ótimo vídeo, que estamos divulgando também em nosso site, Facebook e aplicativo. O vídeo é curto, ágil e muito didático.

Pereira - Nosso presidente José Pereira dos Santos orienta: “Vote em quem tem compromisso com a democracia, o desenvolvimento e os nossos direitos”.

Clique aqui e assista.

METAL

Assembleias mobilizam base para a campanha salarial



Jomarca

O Sindicato continua convocando os companheiros para as ações da campanha salarial. Só nas últimas assembleias - na Modine (Bonsucesso), Jomarca (Cumbica) e Itefal (Paraíso) - participaram mais 1.100 metalúrgicos.

Na manhã da terça (2), os diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça), Antonio F. da Silva (Fala Mansa) e Augusto Knupp estiveram na Modine. À tarde, Pedro Pereira da Silva (Zóião), José João da Silva (Jau), José Dilton Braga (Vanuza) e Eronildes Rafael Galdino (Lula) mobilizaram na Jomarca. Célio F. Malta e Roseli Lima conduziram ação na Itefal. Cabeça diz: "Os companheiros manifestaram total apoio à luta salarial. Vamos fazer uma campanha forte e vitoriosa".


Modine

Assembleias - Desde a aprovação da pauta, já mobilizamos na Permetal (Cumbica), Securit (J. Cumbica), Refrisat (Itapegica), Golin e Fabrima (Bonsucesso), Prec-Tech e Continental (Itapegica), Prensal (J. Munhoz), Messa & Messa/MM Fênix e Raft (Vila Nova Bonsucesso), Projinox (Pq. São Miguel) e Axxio (Vila Isabel).

METAL

Granei e Julio Simões disputam título do Futsal


Granei (Taboão) e Julio Simões (Cumbica) estão na final do 14º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos. A disputa do título será dia 21, a partir das 10 horas, no ginásio poliesportivo do Clube (Parque Primavera). Entrada grátis. Na preliminar, às 9 horas, Raft e Amigos Metalúrgicos decidem a terceira colocação.

Inscrições no Futebol estão abertas até dia 18

O Departamento de Esportes do Sindicato prorrogou até 18 de outubro o prazo final para inscrição de equipes no 25º Campeonato de Futebol, categoria principal. Na mesma data, às 18 horas, ocorrerá o Congresso Técnico.

As fichas de inscrição podem ser retiradas na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos) de segunda a sexta, das 8h30 às 18 horas, com Andréia.

Informações - Ligue 2463.5300, 4965.9333 e 4965.9337.


FIQUE SÓCIO DO SINDICATO!
Agende visita à sua empresa

Fique sócio do Sindicato. Fortaleça sua entidade de classe. Utilize serviços e benefícios, como o mais completo Clube de Campo da região.

Agende visita dos diretores ou assessores à sua empresa. É fácil! Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com