Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 216 • 23/4/2015

A intransigência
não nos ajuda

Não é produtivo que a discussão das questões nacionais seja tomada por radicalismos. O debate que começa por desqualificar o oponente não ajuda a construir soluções. Pessoas e grupos podem até extrair dividendos políticos dessa postura, mas a coletividade nada ganha.

A disputa eleitoral elevou a temperatura do debate e a racionalidade perdeu espaço. Porém, o exagero está isolando os debatedores, porque a sociedade não endossa posturas agressivas. Até porque a sociedade não é de esquerda nem de direita.

O Brasil, além da crise econômica, precisa enfrentar questões que mexem com a legislação, a cultura e os interesses de muitos. A começar por uma reforma política firme, que elimine os vícios atuais. No centro dessa reforma está o financiamento de partidos e campanhas, cujo modelo se esgotou.

A falta de regras rígidas, as brechas na legislação e o descuido dos órgãos de Estado na fiscalização dos financiamentos estimularam uma promiscuidade intolerável entre poder econômico e partidos. A Lei da Ficha Limpa representa um avanço, mas é insuficiente. Precisamos de um modelo mais transparente.

Por isso, o debate político não pode cair na irracionalidade. Porque, se prevalecer esse clima, todas as demais reformas serão prejudicadas.

Neste momento, a Câmara dos Deputados debate o PL 4.330, que trata da terceirização. O projeto original era péssimo para os trabalhadores. A pressão do movimento sindical havia conseguido retirá-lo da pauta, mas a matéria retornou, a toque de caixa, por força da maioria conservadora que domina a Casa.

Setores do movimento sindical, ao sentir que o projeto original seria aprovado, se articularam rapidamente. A Força Sindical e outras três Centrais buscaram negociar emendas que tornassem a matéria menos lesiva aos trabalhadores – embora o desafio principal, ou seja, não terceirizar a atividade-fim, permaneça em aberto. Como resultado dessa pressão, o PL recebeu 72 emendas.

Minha opinião sobre o tema sempre foi clara: sou contra terceirizar a atividade-fim, porque prejudica, precariza o trabalho e fragiliza ainda mais o setor produtivo. Aceito a terceirização na atividade-meio, como, aliás, assegura a Súmula 331, do Tribunal Superior do Trabalho. O que não pode, no entanto, é ficarmos dependendo de Súmula, sem lei específica sobre o tema.

Nesse período, tenho visto desde o apoio cego ao PL até xingamentos furiosos. Penso que, também neste caso, precisamos tratar a questão com racionalidade. E sem atropelos. Tema que tem a ver com todos os trabalhadores, terceirizados ou não, precisa ser examinado com lupa e paciência.

Em épocas de crise, confusão política e ameaças legais, somos tentados a radicalizar nossas posições. Devemos evitar esse caminho. Até porque a intransigência sempre foi má conselheira.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 22 de abril.

 

Psicoprofissional faz curso “5S” na sexta

O Grupo de Apoio Psicoprofissional (GAP), entidade que tem o apoio do Sindicato e do Senai, realiza nesta sexta (24) mais um curso “5S – A base para a qualidade”. No sábado (25), o GAP promove atividade que envolve testes de interesse e habilidades profissionais.

A coordenadora do Psicoprofissional, Solange Moncia, informa que os cursos são grátis e abertos aos trabalhadores de todas as categorias, estejam em busca de recolocação ou já empregados. A instituição atende na rua José Triglia, 143, Centro, Guarulhos. Informações, ligue 2440.5930; ou no Sindicato: 2463.5300.


Solange Moncia, coordenadora

Dia 28 (terça) tem Seminário sobre
Saúde e Segurança do Trabalhador


NOVEMBRO 2014 - XIX Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador, no auditório da sede

O Sindicato sedia terça (28), no auditório, o Seminário sobre Saúde e Segurança do Trabalhador. O evento é organizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e acontecerá a partir das 13h30.

Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, informa: “Dia 28 de abril é o Dia Nacional de Prevenção de Riscos a Acidentes de Trabalho. Por isso, o Seminário será nessa data”.

O evento, voltado às Cipas e SESMTs, terá duas palestras. Veja:

Cosmo Palasio (especialista em treinamento, consultor na área de Segurança do Trabalho e articulista da Revista Proteção) - Vai falar sobre “Procedimentos legais para trabalho em altura, pela correta aplicação da Norma Regulamentadora e dispensa de penalidades”;

Robson Spinelli (diretor-técnico e coordenador da área de mestrado em Saúde, Trabalho e Ambiente da Fundacentro) – Abordará “Oportunidades e desafios contemporâneos da Gestão de Riscos e SESMT para educação permanente em Segurança no Trabalho”.

Inscrições - Até dia 27, no Sindicato, à rua Harry Simonsen, 202, Centro. Ou pelos telefones 2463.5300 e 4965.9339, com Nildo.

Terceirização - No período da manhã, o Sindicato fará atos em fábricas dos cinco setores da base, denunciando os altos índices de acidentes nos ambientes de trabalho, especialmente entre os terceirizados. Nildo afirma: “Terceirizado sofre mais acidentes que o efetivo das empresas. Ampliar a terceirização é aumentar os acidentes”.

Sindicalismo irá ao Senado melhorar texto da terceirização

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (22) nova versão do Projeto de Lei 4.330/04, ampliando a terceirização para todas as atividades das empresas. A votação foi apertada: 230 votos favoráveis, 203 contrários.

O placar da votação do texto-base, dia 8 de abril, tinha sido mais elástico, com 316 votos favoráveis, 166 contrários e três abstenções. O projeto segue para o Senado. O resultado mais apertado mostra que, por meio de pressão e negociação, será possível melhorar e ampliar as garantias do futuro texto legal.

No Senado, o projeto será analisado pelas comissões de Assuntos Sociais; de Assuntos Econômicos; de Constituição e Justiça; e, por fim, irá a voto no plenário. Como deve ser modificado, retornará à Câmara para novo turno de votação. Por fim, terá de ser sancionado ou vetado pela presidente Dilma.

Sindicato - Como já manifestamos em nosso jornal, em boletim, outros meios de comunicação e em assembleias, nosso Sindicato combate a terceirização na atividade-fim. Clique aqui e leia o último boletim.

Mais informações: www2.camara.leg.br

Pereira coordena curso de qualificação no Amazonas



Pereira coordena curso no Amazonas

Nosso presidente José Pereira dos Santos esteve em Manaus, coordenando mais um curso de formação e qualificação de dirigentes sindicais. O evento, organizado pela Secretaria de Formação da Força Sindical, começou segunda (20) e termina sexta (24).

Os sindicalistas que participam do módulo são dirigentes da Força Sindical no Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima. Pereira, que é secretário de Formação da Força, adianta que o próximo curso será de 11 a 15 de maio, na Bahia.

Categoria já recebe cupons para o 1º de Maio da Força


A diretoria do Sindicato entra na fase final de distribuição dos cupons para a grande festa do Dia do Trabalhador, promovida pela Força Sindical. A entrega, de um total de 120 mil cupons, está sendo feita em fábricas da nossa base e também em feiras livres.

Nosso secretário-geral Célio Ferreira Malta informa: “Há também cupons em nossa sede, em Guarulhos, e nas subsedes de Arujá e Mairiporã, que fica em Terra Preta”.

Sorteios - Além de shows com artistas populares, como a grande Paula Fernandes, os trabalhadores presentes à Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte de São Paulo, concorrerão a 19 carros zero quilometro, marca Hyundai. A praça fica perto da estação Santana do Metrô.

Direitos - O tema deste ano sinaliza a luta da classe trabalhadora por “mais direitos com crescimento econômico”. O presidente José Pereira dos Santos diz: “O 1º de Maio da Força Sindical é uma referência mundial. A data é festiva, mas também de reafirmação das bandeiras de luta dos trabalhadores de ontem e de hoje”.

Participamos de debate do Plano Plurianual, em Brasília



Célio no Fórum Dialoga Brasil
Nosso secretário-geral Célio Ferreira Malta participou na semana passada, em Brasília, dos debates sobre o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. O PPA indica as políticas públicas que devem ser adotadas no período.

A atividade é tripartite, envolvendo trabalhadores, governo federal e empresários. Célio foi um dos três representantes da Força Sindical. O evento aprovou o documento “Participa Brasil – Governo do Diálogo e da Participação”.

Voz do Trabalhador entrevista Gil Campos



Gil Campos com Júlio Abreu

O programa Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, entrevista o jornalista e escritor Gil Campos. Ele é diretor de redação do jornal Guarulhos Hoje e membro da Academia Guarulhense de Letras.

Gil fala sobre sua carreira no jornalismo e conta como foi sua atribulada mudança da Paraíba para São Paulo. “Sofri dois atentados a bala, por fazer reportagens investigativas sobre grupos de extermínio que tinham policiais entre seus membros”, conta. O jornalista também comentou sua carreira de escritor.

Assista - O Voz do Trabalhador vai ao ar sábado (25) e domingo (26), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Apresentação de Júlio Abreu.

VISITE NOSSO SITE!

Leia o blog de nosso presidente Pereira

Siga o Sindicato
no Facebook

Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Espaço para o debate de ideias,
o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com.br

Informe-se; poste suas
mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos