Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 390 • 11/10/2018

Rumo ao turno decisivo

Primeiro turno é eleição marcadamente partidária. Os candidatos a cargos majoritários reforçam as posições de seus partidos, procuram difundir seus programas e buscam aumentar as bancadas nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional.

Segundo turno é outra história, porque cada lado da disputa tenta agregar mais apoios, ampliar o arco de alianças e, claro, angariar votos suficientes pra vencer a eleição. O tempo de TV também se iguala, gerando mais equilíbrio na propaganda das candidaturas.

A Força Sindical é uma central pluralista. No primeiro turno, as direções forcistas apoiaram diferentes candidatos, seja porque eles assumiram compromissos com a pauta trabalhista, seja devido a interesses locais ou regionais. Afinal, somos um País continental e com imensa variedade cultural, étnica ou mesmo religiosa.

O segundo turno tende a ser diferente. A reunião da direção na segunda (dia 8) orientou apoiar Márcio França ao governo do Estado e Fernando Haddad a presidente da República. Mas não serão apoios incondicionais.

Com Márcio França, uma das questões é o fortalecimento da nossa indústria. Outro ponto sensível aos dirigentes sindicais é a formação profissional, para elevar o nível de empregabilidade do trabalhador e, claro, aumentar o salário. Afinal, quem é qualificado tem mais estabilidade no emprego e ganha mais.

A pauta junto a Haddad é mais complexa. O movimento cobra mudanças na lei trabalhista de Temer, que é muito lesiva aos trabalhadores. Cobra, ainda, política de efetiva valorização do salário mínimo e, principalmente, uma reforma da Previdência que não tenha imposições descabidas, como fazer a pessoa trabalhar 49 anos pra se aposentar.

Em âmbito nacional, a base do nosso programa está na Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, lançada em junho pelas Centrais e o Dieese. O documento contém 22 pontos e seu eixo principal é uma política econômica que fortaleça o setor produtivo, gere empregos e preserve direitos.

O ambiente eleitoral nacional está muito radicalizado. E muito dessa radicalização se deve, em boa parte, à falta de propostas dos partidos e candidatos. Essa lacuna faz surgirem promessas absurdas, que em nada ajudam a democracia. Diante disso, devemos ser mais racionais no debate, comparar as biografias dos finalistas, avaliar propostas e decidir com a cabeça. Política feita com o fígado é desastre certo.

Paz - O povo brasileiro merece aplauso. Embora as disputas estivessem acirradas, a eleição transcorreu quase sem incidentes. Esperamos que no segundo turno a tolerância também prevaleça e o voto digitado na urna decida, democraticamente, quem deve governar a Nação. Respeitemos o eleitor. Na democracia, a regra é: um homem, um voto.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 10 de outubro.


Inscreva-se no Campeonato de Futebol até dia 18

O Departamento de Esportes do Sindicato prorrogou até 18 de outubro o prazo final para inscrição de equipes no 25º Campeonato de Futebol. As fichas podem ser retiradas na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos) de segunda a sexta, das 8h30 às 18 horas, com Andréia.

Mais informações, ligue 2463.5300.


Domingo tem Festa da Criança
no Clube de Campo. Participe!

Mais de 8 mil pessoas participaram no ano passado. Família metalúrgica presente!

Sócios do Sindicato e familiares estão convidados para a tradicional Festa da Criança. Será domingo (14), das 12 às 17 horas, no ginásio poliesportivo do nosso Clube de Campo (rua Galáxia, 126, Parque Primavera). Entrada gratuita.

O presidente José Pereira dos Santos convida: “Esperamos uma grande participação dos pais e filhos. A criança merece respeito, atenção e todo o nosso carinho”.

Atividades - Toda criança, de até 12 anos, vai ganhar um presente assim que chegar ao local. Haverá distribuição de refrigerante, cachorro-quente, pipoca e algodão-doce. A meninada poderá se divertir em vários brinquedos infláveis, assistir a apresentações de grupos infantis, com personagens da Disney, além de curtir outras atrações.

ATENÇÃO: Será necessário apresentar, na entrada, a carteirinha de associado.

PARTICIPE!

METAL

Companheiros aprovam PLR em mais duas fábricas



Diretora Roseli em assembleia na Tecnoestamp

Mais duas negociações de Participação nos Lucros e/ou Resultados foram aprovadas pelos trabalhadores. Os acordos beneficiam 27 companheiros da Hayner (Jardim Arapongas) e 15 da Tecnoestamp (Cumbica).

Na Hayner, a Participação é referente aos anos de 2017 e 2018, com pagamento agora em outubro e julho de 2019, respectivamente. Na Tecnoestamp, o pagamento sai em outubro e fevereiro.

PLR É DIREITO - Exija. Conte com o Sindicato para que esse direito seja praticado em sua empresa. Ligue 2463.5300 e fale com um dos nossos diretores.

METAL

Sindicato distribui boletim e reforça campanha salarial na base



Trabalhadores da Bardella leêm o Boletim

Nossos diretores estão na base e distribuem a edição de setembro do "Companheiro Metalúrgico". O informativo relata o início da Campanha Salarial. A manchete é "Pauta da categoria já foi encaminhada aos patrões".

As páginas centrais mostram as ações na base desde o início da campanha, como assembleia no Sindicato e mobilização nas fábricas pra divulgar a pauta de reivindicações.

Mais - Há também destaques para os acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados a 1.800 trabalhadores, divulgação da Festa da Criança, além da finalíssima do 14º Campeonato de Futsal.

METAL

Faça já sua inscrição ao sorteio de vagas da Colônia em Caraguá



Colônia conta com várias opções de lazer

As inscrições para o sorteio no Natal e Ano Novo na Colônia de Férias, em Caraguatatuba, vão até 31 de outubro. O sorteio ocorrerá dia 9 de novembro, às 18 horas, no auditório da sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos).

Vagas - Inscrições devem ser feitas somente na secretaria do Sindicato, em nossa sede, de segunda a sexta, das 8h30 às 18 horas. A Colônia possui 38 apartamentos. Mais informações, ligue 2463.5300.

METAL

Sindicalização segue firme em mais cinco metalúrgicas



Roseli durante sindicalização

A campanha de sindicalização prosseguiu nesta semana, com visitas em mais quatro fábricas. Na segunda (8), na JKS (Jardim Vila Galvão). Terça (9), foi a vez da Roda de Ouro (Parque Santo Agostinho) e na Jomarca (Cumbica). Quarta (10) visitamos a Tecdony (Itapegica). Na próxima semana, iremos à Gecede (Vila Galvão), dia 17, e a outras fábricas.

Fortaleça sua entidade de classe. Utilize serviços e benefícios, como o mais completo Clube de Campo da região.

Fique sócio -
Pra agendar visita de sindicalização em sua empresa é fácil. Basta ligar para 2463.5300 e falar com um dos nossos diretores ou assessores.

METAL

Psicoprofissional divulga agenda de atividades até dezembro


O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados (GAP) divulgou calendário de cursos e seminários a serem realizados até o final do ano. Todas as atividades são gratuitas.

Veja os cursos e datas:

Outubro - Curso "5s - A base para a qualidade", dias 18 e 25, às 8 horas; culinária (trufas e pães de mel), dia 20, às 8h30.

Novembro - "5S" dias 8, 22 e 29; culinária (tortas, quiches e pães de metro), dia 10; e curso básico de técnicas de vendas, dia 24, às 8h30.

Dezembro - Dia 1º, a partir das 7h30, haverá um seminário; e dia 15, a partir das 8 horas, entrega de certificados aos participantes dos cursos e palestra sobre 'Pegadinha na Seleção'.

Para participar, basta ligar para 2440.5930 ou 2463.5300.

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com