Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 391 • 18/10/2018

O que o trabalhador espera

Se houvesse uma lista, de prioridades, certamente seriam apontados: 1) Emprego; 2) Saúde; 3) Segurança; 4) Educação; 5) Transporte público; 6) Garantia dos direitos; 7) Previdência eficiente; 8) Combate à corrupção; 9) Controle da inflação; 10) Volta do crescimento da economia. Não necessariamente nesta ordem, mas muito parecido com isso.

Observe a ironia: num momento em que tanto se bate no Estado, todas essas prioridades acima listadas precisariam, de uma forma ou de outra, da atuação eficaz e efetiva do Estado, por meio das prefeituras, dos governos estaduais ou do governo federal.

O jornal “Valor Econômico” de segunda, 15 de outubro, publicou matéria segundo a qual “Indústria brasileira perde participação global”. E, lamentavelmente, perde também mercado interno, tendo em vista a enxurrada de produtos estrangeiros – que ocupam lugar do similar nacional – e o arrocho da massa salarial, devido ao desemprego.

Aqui em nosso Estado, dá desgosto ver nas margens de rodovias a quantidade de galpões industriais fechados, à espera de aluguel ou se deteriorando. O que vimos crescer nessas áreas, infelizmente, foi o número de CDPs – ou seja, fábricas fecham e cadeias são abertas. Seria ingênuo achar que não há relação de causa e efeito entre o enfraquecimento da indústria e o aumento do crime.

Recentemente, Guarulhos viveu grave crise na saúde, especialmente no HMU, que é nosso hospital popular. Mas esse problema atinge quase todo o País. Portanto, do futuro presidente ou do governador, se espera uma política eficaz na área. Seria o caso de se fazer um mutirão de atendimento no SUS, repassando recursos do Estado e da União aos municípios que aderissem ao esforço concentrado.

Os postulantes ao Planalto ou ao Bandeirantes precisam, também, assumir o compromisso de tocar obras paradas. São milhares pelo País. A retomada dessas obras iria gerar emprego rapidamente, ocupando desde um modesto ajudante até um engenheiro extremamente qualificado. É uma medida simples, pois se trata de tocar as obras. Muitas delas melhorariam de pronto a vida em cidades ou regiões inteiras, ocupando também mão de obra na fase posterior à construção.

Não vou aqui indicar o candidato A ou B. Mas o leitor atento, e politizado, saberá quem dos candidatos – por formação profissional ou ideologia – reúne condições técnicas, políticas ou morais de assumir e realizar esses compromissos tão importantes ao trabalhador e ao nosso povo.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 17 de outubro.


FIQUE SÓCIO
DO SINDICATO!

Agende visita
à sua empresa

Fique sócio do Sindicato. Fortaleça sua entidade de classe. Utilize serviços e benefícios, como o mais completo Clube de Campo da região.

Agende visita dos diretores ou assessores à sua empresa.

É fácil! Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.


Festa da Criança proporciona
alegria à família metalúrgica

Presidente José Pereira dos Santos saúda os participantes da Festa

Mais de oito mil pessoas, entre sócios e familiares, participaram domingo (14) da nossa tradicional Festa da Criança. O evento contou com inúmeras atrações no ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera). Foram distribuídos, grátis para todos, pipoca, algodão-doce, refrigerante e cachorro-quente.

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, destaca: “Foi uma grande confraternização da nossa categoria. Esta união deve se refletir também em nossa campanha salarial, reforçando a luta por reajuste salarial e manutenção dos direitos da Convenção Coletiva”.

Todas as crianças com até 12 anos de idade receberam brinquedos.

Pais e filhos também puderam aproveitar vários shows, com personagens da Disney, marionetes, cantores e cantoras, brinquedos infláveis e eletrônicos, além de brincadeiras com maquiagem.

Uma das atrações foi a cantora Ranny, de apenas nove anos. Ela é filha de Francisco Tiburtino Londrino, operador de injetora na Deluma e sócio do Sindicato há 25 anos.

Francisco diz: “Só tenho elogios a fazer ao Sindicato. Pelas ações nas empresas e por realizar um evento maravilhoso como este”.

Emoção - Foram sorteadas bicicletas. Uma delas saiu para Anailson Expedito, operador de máquinas na Tecfil (Cumbica). Ele levou a filha de dois meses e saiu com um presente para ela. “Quer coisa melhor que isso? Minha filha saiu com um belo presente!”, comemora.

Meu Futuro completa 16 anos apoiando crianças e jovens


Alunos do Instituto

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, fundado pelo Sindicato em 2002, comemorou em 12 de outubro seu 16º ano de existência. O projeto, idealizado pelo presidente José Pereira dos Santos, é o principal trabalho social desenvolvido por nossa entidade.

Atualmente são atendidas mais de 100 crianças e jovens carentes do Parque Primavera e região. Elas recebem aulas de reforço escolar e outras atividades educativas. Muitos jovens deixaram o Instituto com o primeiro emprego assegurado.


METAL

PLR com aumento é aprovada na Bermad



Diretor Jau com trabalhadores

Os funcionários da Bermad (Cumbica) aprovaram a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) negociada pelo Sindicato. O benefício subiu 4% e pode chegar a R$ 1.300,00, de acordo com metas. O pagamento será de uma só vez em fevereiro.

A assembleia foi conduzida pelos diretores José João da Silva (Jau) e José Dilton Braga da Silva (Vanuza).

Os trabalhadores também aprovaram taxa negocial, referente à conquista do benefício, para os não-sindicalizados. A empresa, fabricante de válvulas para irrigação, tem 50 empregados.

METAL

Domingo tem finalíssima do Campeonato de Futsal


As equipes da Granei (Taboão) e da Julio Simões (Cumbica) disputam domingo (21) a grande final do 14º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos. O jogo será disputado a partir das 10 horas, no ginásio do Clube de Campo (Parque Primavera). A entrada é grátis para os torcedores.


Continental, campeã de 2017
Preliminar - Às 9 horas, Raft (Vila Nova Bonsucesso) e Amigos Metalúrgicos (Jardim São Roque) decidem a terceira colocação.

Futebol - Termina nesta quinta (18) o prazo para inscrições ao 25º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. As fichas ainda podem ser entregues até as 18 horas, com Andréia, na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos).

Após o encerramento das inscrições, haverá o Congresso Técnico com divulgação do regulamento e detalhes da competição. Os jogos serão no gramado sintético do nosso Clube.

METAL

Psicoprofissional divulga agenda de atividades até dezembro



Nossos cursos são grátis

O Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados (GAP) divulgou calendário de cursos e seminários a serem realizados até o final do ano. Todas as atividades são gratuitas.

Veja as datas:

Outubro - Curso de culinária (trufas e pães de mel), dia 20, às 8h30. Curso "5s - A base para a qualidade", dia 25, às 8 horas.

Novembro - "5S" dias 8, 22 e 29; culinária (tortas, quiches e pães de metro), dia 10; e curso básico de técnicas de vendas, dia 24, às 8h30.

Dezembro - Dia 1º, a partir das 7h30, haverá um seminário; e dia 15, a partir das 8 horas, entrega de certificados aos participantes dos cursos e palestra sobre 'Pegadinha na Seleção'.

Para participar, basta ligar para 2440.5930 ou 2463.5300.

Cursos profissionalizantes ao lado do Sindicato

A Escola Data Brasil, parceira do Sindicato, oferece vários cursos profissionalizantes, com descontos especiais de até 40% nas mensalidades para nossos sócios. As matrículas podem ser feitas na rua Harry Simonsen, 188, Centro (bem ao lado de nossa sede), de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas. Aos sábados, atendimento das 9 às 16 horas. Mais informações: 2440.6000.

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com