Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 394 • 8/11/2018

Enfrentar
o tempo mau

Dia 11, a lei trabalhista completa um ano. A promessa principal de Temer era de que ela destravaria as relações de trabalho, a economia reagiria e milhares de empregos seriam criados. Por quê? Porque haveria segurança jurídica para os negócios, o que estimularia investimentos.

Não aconteceu. Segundo a Folha de S.Paulo, do dia 2, a informalidade só cresceu. “Informais já são 43% dos ocupados, um recorde”, dizia a manchete. Esses 43% representam 39,7 milhões de brasileiros. Ou seja, a reforma trabalhista, além de desmontar a CLT, aos poucos vai criando uma enorme legião de brasileiros sem Carteira de Trabalho assinada.

O que está ruim com Temer, pode ficar pior ainda com Bolsonaro. Em seu enxuto Plano de Governo destinado ao mercado de trabalho (tem só 113 palavras), o então candidato propôs uma “carteira verde e amarela”, a fim de registrar os precários. Tal trabalhador só teria os direitos constitucionais. Ficariam, portanto, abaixo do que estabelecem as Convenções Coletivas. Seria um trabalhador de segunda classe.

A situação do informal é sempre ruim. Ele não tem um contrato que lhe dê segurança trabalhista, ele fica sem Fundo de Garantia, Previdência e outros benefícios. O informal, por não poder comprovar renda efetiva, também acaba impedido de comprar a prazo ou ter acesso a financiamentos.

Mas a temporada de más notícias não fica só na questão do emprego. Bolsonaro diz que gostaria de ver a reforma da Previdência aprovada ainda na atual legislatura. Tal reforma, cabe lembrar, é a mesma que obriga a pessoa a trabalhar por até 49 anos e impõe idade mínima de 65 anos. Ocorre que, em certas regiões brasileiras, a média de vida sequer atinge os 65 anos.

A última notícia ruim fala de eventual fusão entre as Pastas do Trabalho, da Indústria e Comércio, seguindo o modelo da Argentina, que fundiu cinco setores no Ministério da Produção. De pronto, a Força Sindical emitiu nota contra a ideia da fusão apresentada por empresários.

É compreensível que no regime de livre propriedade, garantido na Constituição, o capital queira impor seus interesses. Mas, numa democracia, as forças sociais e produtivas precisam buscar uma relação equilibrada. Assim, é fundamental que preservemos os espaços junto ao Estado obtidos pelo empresariado e também as instituições ligadas aos trabalhadores, como o Ministério do Trabalho.

O povo brasileiro fez sua escolha eleitoral, que respeitamos. Mas os trabalhadores precisam se acautelar, com união e redobrado espírito de resistência. Se não, o que está ruim acabará piorando ainda mais.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 7 de novembro de 2018


FIQUE SÓCIO
DO SINDICATO!


Agende visita
à sua empresa

Fique sócio do Sindicato. Fortaleça sua entidade de classe. Utilize serviços e benefícios, como o mais completo Clube de Campo da região.

Agende visita dos nossos diretores ou assessores à sua empresa. É fácil!

Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.


GAP divulga calendário de cursos

O Grupo de Apoio Psicoprofissionnal para Desempregados promoverá vários cursos até o final do ano. Todos grátis. Próximo, de "5S - A base para a qualidade", será dia 22, a partir das 8 horas na rua José Triglia, 143, Centro.

Para participar, basta ligar para 2463.5300 ou 2440.5930.


Campanha Salarial
Todos à assembleia nesta sexta (9)
pra debater e votar proposta patronal

O Sindicato convoca todos os metalúrgicos da base, associados ou não, para importante assembleia da Campanha Salarial 2018. Será nesta sexta, dia 9, em nossa sede. Vamos deliberar sobre as propostas que estão sendo negociadas com os grupos patronais.

HORÁRIO - A primeira chamada será às 17h30; a segunda, com qualquer número de participantes, às 18h30. A sede fica na rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos. A assembleia será em nosso auditório, no 5º andar.

EDITAL - O Edital de Convocação foi publicado dia 1º de novembro, no jornal Folha de S.Paulo, trazendo a Ordem do Dia com os temas que serão tratados. Veja ao lado!

Campanha - O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, destaca que a luta da categoria é por aumento, preservação dos direitos na Convenção Coletiva de Trabalho e outros avanços. Ele convoca os metalúrgicos: “Peço a participação de todos”.

O vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), que tem participado das mesas-redondas com os grupos patronais, na sede da nossa Federação, diz que as negociações estão difíceis, porque a maioria dos patrões quer reduzir direitos. “Não descartamos a possibilidade de greve, já a partir da próxima segunda (12)”, alerta.

A assembleia desta sexta vai deliberar sobre as propostas apresentadas até agora e definir os próximos passos da mobilização por reajuste digno. A campanha salarial mobiliza cerca de 600 mil metalúrgicos, com data-base em 1º de novembro.

Participe! - Assembleia dia 9 (sexta), a partir das 17h30, na sede do Sindicato. Sua presença será muito importante. Compareça!

METAL

Jornal chega às mãos dos trabalhadores nas fábricas



Companheiros da Rod-Car lêem a nova edição

Desde terça (6), a edição de outubro do Jornal Sindical está sendo distribuída nas fábricas da base. Na manchete, o jornal reforça o chamamento para que a categoria participe maciçamente da nossa assembleia de campanha salarial.

Entre outros assuntos abordados na edição, estão os acordos de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) em diversas empresas da base. Nas páginas centrais, uma chamada destaca a aprovação, em várias empresas, de taxa de custeio para não-associados.

Democracia - A página 2, no alto, traz o tradicional editorial do presidente José Pereira dos Santos. Ele chama atenção para o momento crítico na vida nacional e alerta: “Mais do que nunca, precisamos defender nossos direitos e não vacilar com a democracia”.

Acesse - Clique aqui e leia a nova edição do Jornal Sindical.

METAL

Sorteio de vagas na Colônia ocorre nesta sexta (9)



Colônia é ótima opção de lazer

O Sindicato realiza sexta (9) o sorteio de 76 vagas em nossa Colônia de Férias, em Caraguatatuba, para hospedagem nas festas de final do ano. Serão 38 apartamentos para o Natal e 38 para o Réveillon. As inscrições foram encerradas dia 31 de outubro e 144 metalúrgicos disputarão as vagas.

A atividade acontece a partir das 18 horas, no auditório do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zoião) reforça a obrigatoriedade da presença do titular no momento do sorteio.

“Quem for contemplado, mas não estiver presente, perderá o direito à vaga”, alerta Zóião. Nesses casos, haverá novo sorteio. Também será necessário apresentar a carteirinha de sócio, com pagamento em dia. Para mais informações, ligue no Sindicato. Telefone 2463.5343.

METAL

Abertura do Campeonato de Futebol será domingo


O Departamento de Esportes do Sindicato divulgou a tabela do 25º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. A competição começa domingo (11) com 20 equipes, mobilizando mais de 500 metalúrgicos sindicalizados entre atletas e integrantes das comissões técnicas.

Todos os jogos serão disputados no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis para os torcedores.

As 20 equipes foram divididas em cinco grupos. Classificam-se para a segunda fase dois times de cada chave, mais os dois melhores por índice técnico. Na segunda etapa, os jogos serão no sistema mata-mata (perdeu está eliminado). A grande final está prevista para 17 de março.

Confira a tabela completa em nosso site.

Escola oferece cursos de qualificação profissional


Alunos têm opções em diversas áreas

Melhorar a qualificação em sua área de trabalho é uma necessidade do trabalhador. O Sindicato mantém parceria com a Escola Data Brasil, que oferece vários cursos profissionalizantes. Descontos especiais para sócios e dependentes chegam a 40%. Aproveite.

Matrículas na rua Harry Simonsen, 188, Centro (ao lado da nossa sede). Atendimento de segunda a sexta, das 9 às 20 horas. Aos sábados, das 9 às 16 horas.

Mais informações, ligue 2440.6000.

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com