Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 396 • 22/11/2018

Lei que faz mal
ao trabalhador

Estamos em plena campanha salarial. Somos, em todo o Estado, cerca de 650 mil metalúrgicos. Éramos bem mais. Porém, a recessão prolongada provocou milhares de demissões e também elevou a rotatividade, que é utilizada pelas empresas para dispensar quem ganha mais e contratar profissionais com salários menores.

Nossa negociação acontece quando faz exatamente um ano de vigência da nova lei trabalhista, que é lesiva aos trabalhadores. A lei, da forma como foi concebida por Temer e o Congresso aprovou, ameaça até direitos antigos, consagrados há décadas nas Convenções Coletivas de Trabalho.

Assim sendo, a orientação da nossa Federação e do comando da campanha foi para que fizéssemos um esforço máximo de preservar os direitos e garantias das Convenções Coletivas. No ano passado, o impacto da nova lei rebaixou o padrão de reajuste salarial da categoria. Mas, felizmente, conseguimos, pela negociação, preservar as Convenções.

Neste ano, já firmamos acordos que cobrem cerca de 50% da nossa base. O saldo até agora é melhor que no ano passado. Conseguimos reajuste acima da inflação (INPC) e asseguramos nos grupos com quem assinamos acordo pagamento de abono da ordem de 10% do salário, em duas parcelas.

Nos próximos dias, podemos assinar acordo coletivo com mais dois ou três grupos patronais. Caso isso de fato ocorra, conseguiremos alcançar aproximadamente 75% da categoria – com reajuste acima da inflação, pagamento de abono salarial e preservação dos direitos das Convenções Coletivas de Trabalho.

Lamento que certos setores patronais - minoritários, é verdade - não queiram se sentar à mesa de negociações. Isso nos obriga a mobilizar fábrica por fábrica, promovendo paralisações, se necessário. Na base metalúrgica de Guarulhos, Arujá, Mairiporã (Terra Preta) e Santa Isabel, a pressão em busca do acordo para todos começa de pronto. Vamos, com a força da mobilização, furar o bloqueio do patronato atrasado.

Em nosso País, o salário é um dos motores da economia. Portanto, a conquista de ganhos salariais fortalece o mercado interno e faz girar a roda da economia. Basta dizer que a Alemanha - país mais desenvolvido da Europa e com índices sociais invejáveis - é quem possui a melhor estrutura salarial do mundo. Esse fato por si só explicita a importância da massa salarial numa economia civilizada.

Sempre ressalto o papel construtivo do sindicalismo na busca de uma ordem econômica e social mais justa. Os salários e os direitos ajudam a alcançar a necessária paz social e a manter com um mínimo de equilíbrio as relações entre capital e trabalho. Isso pode parecer pouco. Mas é muito, especialmente num País tão desigual e conturbado como o nosso.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 21 de novembro de 2018


FIQUE SÓCIO
DO SINDICATO!

Se associe do Sindicato. Fortaleça sua entidade de classe. Utilize serviços e benefícios, como o mais completo Clube de Campo da região.

Agende visita dos diretores ou assessores à sua empresa. É fácil!

Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.


Campanha Salarial
Assembleias mobilizam por aumento e garantia da Convenção Coletiva


Trabalhadores da Bardella aprovam ações apresentadas pelos diretores Nildo e Roseli


A mobilização segue, em toda a base, por aumento salarial justo e manutenção dos direitos da Convenção Coletiva. Nesta quarta (21), houve assembleia com os 180 funcionários da Bardella (Cumbica). Eles aprovaram que o Sindicato busque negociar um acordo direto com a empresa, que pertence ao grupo patronal Sindimaq (Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas).

Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que é funcionário da Bardella, explica: “As negociações com o Sindimaq não avançaram. Por isso, os companheiros aprovaram negociar um acordo direto com a empresa, garantindo as cláusulas econômicas e sociais”.

Na semana passada, o Sindicato mobilizou cerca de 700 metalúrgicos da SMRC (antiga Visteon e Rydel, em Cumbica) e 300 da Steel Rol (Jardim Santa Helena). Na SMRC, que pertence ao grupo Sindipeças, os trabalhadores aprovaram o acordo negociado. Na Steel Rol, do grupo Siamfesp, ainda não tem acordo e os trabalhadores reforçaram a pressão.

Negociação - Os acordos com os grupos patronais Sindipeças, Sinafer e Simefre já foram concluídos. Em todos garantimos reajuste salarial de 5% a partir de 1º de janeiro, abono salarial de 10% e renovação da Convenção Coletiva, com a garantia de todos os direitos por mais um ano. Nos demais grupos patronais, estão sendo agendadas reuniões.

Nosso vice-presidente, Josinaldo José de Barros (Cabeça), afirma: "Com os três grupos já fechados, atingimos praticamente 50% da nossa base. Mas não vamos desistir da luta para que todos os metalúrgicos da base tenham seus direitos e conquistas assegurados".

A determinação da diretoria do Sindicato é partir para negociação individual, empresa por empresa, em todos os grupos patronais onde não for fechado acordo com a Federação.

METAL

Companheiros da Dyna elegem novos cipeiros



Fala Mansa e Nildo acompanharam as eleições

Os funcionários da Dyna (Itapegica) elegeram os representantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Foram eleitos cinco titulares e quatro suplentes.

Eleitos - Titulares: Jailson de Araújo Alves (Bil), montagem de braço; Marcos Dantas do Nascimento (Baianinho), ferramentaria; Regina Nunes Souza , palheta; José Roberto Gonçalves (Juneca), qualidade; e Lucimar Araújo Chaves da Cunha, palheta. Suplentes: Alan Alves Menezes, palheta; José Aparecido de Souza, qualidade; Anderson Apolinário Andrade dos Santos, palheta; e Maurício Miranda Vieira, qualidade.

Todo o processo eleitoral foi acompanhado pelo Sindicato. Estão agendadas para este mês mais duas eleições. Serão dia 30 na Faine (Vila Galvão) e na Daicast (Jardim Cumbica).

METAL

Sindicalismo protesta contra extinção do Ministério do Trabalho


O Ministério do Trabalho e Emprego precisa ser mais forte e valorizado pelos governos. Por isso, não faz sentido a proposta anunciada por Jair Bolsonaro de extinguir a Pasta ou transformá-la numa secretaria de segunda classe, sob coordenação de um ministério Econômico.

O Ministério criado por Getúlio ajuda a equilibrar as relações capital-trabalho. É também muito eficiente na fiscalização das condições de trabalho, especialmente nos locais onde ainda persiste exploração e trabalho escravo.

As Centrais convocaram ainda protestos contra o fim do Ministério. Eles ocorrem dia 26 (segunda), em frente às Superintendências Regionais do Trabalho, em todo o Brasil.

METAL

Campeonato de Futebol prossegue neste final de semana



Campeonato retorna neste sábado

A segunda rodada do 25º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos ocorre neste final de semana, com cinco partidas no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera). A entrada é grátis para os torcedores.

Jogos - Sábado (24): Marília x Reydel (9 horas) e Julio Simões x Feeder (10h30). Domingo (25): Chassix/SMB x Steel Rol (9 horas); Elecon x Rod-Car (10h430) e União Metalúrgicos x U-Shin (10h30).

gggggggggggggg

METAL

Psicoprofissional faz novos cursos gratuitos em novembro


O GAP (Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados) realiza neste sábado, dia 24, um curso básico de técnicas de vendas. Já no dia 29 (quinta), haverá mais um curso "5S - A base para a qualidade". Todos ministrados na rua José Triglia, 143, Centro, Guarulhos.

Idealizado e mantido pelo Sindicato, o GAP oferece cursos de formação para quem busca uma vaga no mercado de trabalho. Todas as atividades são grátis. Para participar dos cursos, basta ligar para 2440.5930 ou 2463.5300.

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com