Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 401 • 10/1/2019

Respeito à Justiça
do Trabalho!

Ninguém mais que o movimento sindical defende reformas. Nos anos 50 e 60, estávamos com Francisco Julião na luta por reforma agrária. Também apoiamos as reformas de base do presidente Jango, que teriam modernizado o País.

Tempos depois, fomos à luta pela volta do Estado de Direito. A Constituição de 1988 é prova desse nosso apoio às reformas democráticas, que restituíram as liberdades individuais e o direito de eleger governantes.

E quando a inflação explodiu, o sindicalismo apoiou os planos de estabilização econômica, cujo marco maior é o Real, iniciado por Itamar Franco e efetivado por FHC.

O sindicalismo é reformista. Buscamos acumular conquistas e obter avanços legais, sociais, políticos ou econômicos. Nunca fomos contra aperfeiçoar a legislação trabalhista ou a organização sindical. As próprias Centrais são criação nossa. O presidente Lula, a nosso pedido, as legalizou.

Mas há reformas e reformas. Seria dar tiro no pé apoiar uma reforma trabalhista que cortasse direitos e conquistas. Por isso, combatemos a iniciativa de Temer, agora efetivada pela Lei 13.467.

Também seria imoral apoiar uma reforma da Previdência que exigisse até 49 anos de trabalho e idade mínima de 65 anos, uma vez que em muitos locais a longevidade fica abaixo disso.

Nós defendemos a negociação. Mas respeitando o sagrado direito do trabalhador recorrer à Justiça. O sindicalismo sempre criticou a demora na tramitação de processos e a insensibilidade em julgamentos, especialmente dissídios coletivos.

Porém, a crítica a um aspecto da casa não significa querer demolir a construção. Por isso, o sindicalismo se soma a juízes, advogados e a autoridades (como Almir Pazzianotto) que criticam a ameaça de Bolsonaro à Justiça do Trabalho. Vale ler o que diz o dr. Almir:

“O conflito de interesses, entre patrões e empregados, é inerente ao regime capitalista. Impossível ignorá-lo. Na década de 1930, no governo Vargas, o Brasil decidiu enfrentá-lo mediante a criação de Comissões de Conciliação, de composição paritária, com representante do Estado, empregadores e de empregados. Das Comissões surgiu, em 1939, a Justiça do Trabalho, incorporada ao Poder Judiciário pela Constituição de 1946.

Conforme o Artigo 114 da Lei Fundamental, compete a essa Justiça, além da solução dos dissídios individuais, a busca da composição pacífica de conflitos coletivos.

Como antigo advogado de Sindicatos, ex-ministro do Trabalho, e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, peço licença para considerar autêntico despautério a ideia da extinção do mais eficiente órgão do Poder Judiciário.

Antes de anunciar a extinção, é necessário indagar a qual ramo do Judiciário recorrerá o trabalhador, quando se sentir lesado? Pretender-se-á, por acaso, excluí-lo da garantia prescrita no Artigo 5º, XXXV, da Constituição? As causas em andamento serão remetidas à Justiça Federal, aos Tribunais de Justiça dos Estados? Sugiro ao governo que procure conhecer a opinião de conhecedores da realidade social.”

Não podemos acabar com as instituições se nelas existirem problemas. Os erros têm que ser corrigidos, mais as instituições devem permanecer. Já pensou o que aconteceria com a Petrobras, por exemplo? No entanto, saíram os corruptos e ela voltou a crescer, dar lucros e gerar empregos. Temos que combater os desvios e colocar as instituições pra funcionar em benefício da população.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no Guarulhos Hoje, dia 9

Negociação garante reajuste
salarial e abono na Alumax


SINDICATO NA BASE - Diretor Nildo coordena assembleia na empresa


Nossos diretores atuam nas fábricas. Entre as ações, seguem as negociações por empresa, a fim de garantir o reajuste salarial nas metalúrgicas do Grupo 10 patronal, único que não fechou acordo coletivo na campanha salarial.

O ano começou bem para os 50 funcionários da Alumax, indústria de extrudados (perfis) de alumínio ,instalada no bairro Bonsucesso.

A negociação assegurou aumento salarial de 5%, a partir de 1º de janeiro, além do pagamento de abono de 10% em duas parcelas. Também está assegurada a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), garantindo todos os direitos por mais um ano.

Antes do Natal e Ano Novo, outros 250 trabalhadores foram beneficiados com o reajuste: 130 na Rotocrom (Terra Preta, Mairiporã), 80 na HRM (Arujá) e 50 na Alumax (Bonsucesso).

Outros - Em todos os grupos já fechados, garantimos reajuste de 5% nos salários; pagamento de abono de 10% em duas parcelas e renovação da Convenção Coletiva, com manutenção de todos os direitos. Nas empresas ligadas ao Grupo 10, a negociação direta segue com sucesso. Com isso, já foi beneficiada mais de 90% da nossa base.

Nosso presidente José Pereira dos Santos diz: “A meta é garantir aumento salarial e os direitos da Convenção a todos na base. Agradeço o apoio dos companheiros à luta do Sindicato”.

METAL

Aproveite as férias e faça curso profissionalizante no Data Brasil



Escola oferece descontos a sócios e dependentes 

O Instituto Data Brasil de Educação Profissional, parceiro do Sindicato, está com inscrições abertas para intensivos de férias. As aulas ocorrem de 21 de janeiro a 1º de fevereiro, com quatro horas diárias. Entre os cursos estão: Excel Avançado, Controle de Medidas, Desenho Técnico e Tornearia Mecânica. Sócios e dependentes têm até 45% de desconto.

Todos os cursos técnicos são reconhecidos, com direito ao registro nos conselhos de classe (CREA/CFT e DRT conforme o curso).

Matrículas na rua Harry Simonsen, 188, Centro (ao lado da nossa sede). Segunda a sexta, das 9 às 20 horas. Sábados, das 9 às 16 horas.

Para mais informações, ligue 2440.6000 ou pelo site www.databrasil.com.br

METAL

Utilize as opções de lazer que o Sindicato oferece


Parque aquático em nosso Clube de Campo
O Sindicato oferece ótimas opções nestas férias, que vão de uma tarde sossegada no Pesqueiro até um dia agitado no Litoral. Confira:

Clube de Campo -
O maior da região, com piscinas, 160 churrasqueiras, ginásio poliesportivo, saunas, mata natural e outros atrativos. Funciona de sexta a domingo, das 8 às 18 horas.

Pesqueiro - Com grande variedade de peixes, como Tambaqui, Carpa, Dourado e Pacu, é um dos atrativos do Clube.

Endereço: rua Galáxia, 126, Parque Primavera, Guarulhos. Telefones 2402.3811 e 2405.8386.

Colônia de Férias -
Em Caraguatatuba, está disponível diariamente. Possui piscina, amplas acomodações, restaurante, playground e estacionamento. Reservas no Sindicato, de segunda a sexta, das 8h30 às 18 horas.

METAL

Diretor Zóião recebe homenagem por 25 anos de Umicore


Homenagem é entregue por funcionária da empresa

Nosso secretário-geral, Pedro Pereira da Silva (Zóião), completou 25 anos na Umicore (Itapegica) e foi homenageado. Ele recebeu Cartão de prata e lembrança, entregues por Rosemery Toledo, coordenadora de Relações Industriais.

Ele agradeceu: "Dediquei 25 anos à fábrica, sem esquecer minhas obrigações trabalhistas e sempre buscando direitos e benefícios a meus companheiros. Só tenho a agradecer à empresa e aos amigos pelos bons momentos que passamos juntos".

Entrevista na TV - Nosso diretor também foi entrevistado pela jornalista Nete Comitre, do Guaru Agora, na TV Guarulhos. O programa foi exibido quarta (9), às 17h30. Clique aqui e assista.

METAL

Campeonato retorna com cinco jogos no final de semana


O 25º Campeonato de Futebol dos metalúrgicos vota a ser disputado neste final de semana. Serão cinco partidas no Clube de Campo, válidas pela quinta rodada da primeira fase.

Jogos - Sábado (12): Julio Simões x Reydel (9 horas) e Feeder x Marília (10h30). Domingo (13): Roda de Ouro x Chassix/SMB (9 horas), Tec-Fil x Steel-Rol (10h30) e Komatsu x Elecon (12 horas). Entrada grátis para os torcedores.

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com