Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 405 • 7/2/2019

Jogo sujo,
rios imundos

Os países desenvolvidos procuram cuidar bem do meio ambiente. O entendimento é o de que a vida humana não está descolada de toda a cadeia ecológica. Ao contrário. É parte dela e precisa conviver de forma harmônica com os reinos animal, vegetal e mineral.

Uma das faces mais visíveis desse cuidado é a conservação, recuperação e revitalização dos seus rios. Infelizmente, não é o que vemos em nosso País. Aqui, os rios, córregos e o próprio lençol freático urbano estão dramaticamente contaminados.

Nas áreas distantes, muitos rios sofrem assoreamento - devido ao desmatamento acelerado - ou contaminação por mercúrio e outros metais tóxicos, principalmente por causa da mineração descontrolada e tantas vezes ilegal.

É bom prestarmos mais atenção ao crime de Brumadinho, sob responsabilidade da Vale. A imprensa fala em lama, mostra o imenso lamaçal se movendo e nos expõe imagens do rio Paraopeba tomado pela massa escura escorrida da barragem.

Passa-se a impressão de que é um tsunami de lama. Porém, infelizmente, é muito mais. As barragens são depósitos de resíduos tóxicos, de metais pesados e de agentes químicos altamente nocivos à saúde das pessoas, dos bichos, das plantas e de todas as formas de vida.

Já tínhamos visto esse filme de terror em Mariana, de onde a lama escorreu pela calha do Rio Doce e foi parar no mar do Estado do Espírito Santo. Uma devastação impressionante não só para o meio ambiente, como também aos pescadores, agricultores e produtores rurais em toda a extensão do vale do rio.

Não quero comparar catástrofes diferentes. Mas as sequelas de uma explosão atômica (Hiroshima, Nagasaki, Chernobil etc.) costumam durar décadas ou mais. Os vazamentos em Mariana e agora o de Brumadinho deixarão estragos por décadas, certamente. O tamanho desse estrago é gigantesco, mas pode ser ainda pior do que imaginamos.

Tudo isso aconteceu, gerou comoção, fez estragos, matou gente, sujou ainda mais a imagem mundial do Brasil e comprometeu a vida numa enorme região. A Vale sabia do risco e nada fez. Por isso, tão chocante quanto o vazamento é saber que seus diretores continuam livres, sem qualquer punição.

Se um lavrador for pego com sua cartucheira, após abater uma paca pra alimentar a família, vai preso sem dó nem piedade. Aqui, pegaram até agora dois engenheiros desconhecidos, dois bois de piranha. Lamento dizer. Mas, enquanto continuarmos assim, punindo só o gandula, o jogo sujo vai prosseguir impunemente.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 6 de fevereiro de 2019.


FIQUE SÓCIO
DO SINDICATO!

Fortaleça sua entidade de classe. Utilize serviços e benefícios, como o mais completo Clube de Campo da região e a Colônia de Férias em Caraguatatuba. Se associe ao Sindicato.

Agende visita dos diretores ou assessores à sua empresa. É fácil!

Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.

 


Sindicato garante PLR que chega
a R$ 5.938,00 na Cummins Filtros


Trabalhadores satisfeitos com proposta apresentada por Fala Mansa, Cabeça e Knupp


Os trabalhadores da Cummins Filtros (Bonsucesso) aprovaram terça (5) a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) negociada pelo Sindicato. O benefício pode chegar a R$ 5.938,00, se as metas forem atingidas. Também foi aprovado o custeio sindical para não-sindicalizados.

O pagamento da Participação ocorre em duas parcelas, que vencem nos próximos meses. A assembleia foi conduzida por nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) e os diretores Antônio Francisco da Silva (Fala Mansa) e Augusto Knupp.

Cabeça afirma: “Foi mais um acordo satisfatório. Conseguimos garantir aos trabalhadores um benefício com valor que está entre os mais altos da nossa base”.

Mais - Se a sua empresa não paga PLR ou atrasa o benefício, procure o Sindicato. Temos diretores atuantes e um Departamento Jurídico competente. Telefone 2463.5300.


Clique aqui e assista

Vídeo com economista do Dieese analisa ganhos da PLR

As negociações da Participação no Lucros garantem um reforço na renda de milhares de trabalhadores. Rodolfo Viana, responsável pela subseção do Dieese no Sindicato, destaca que, em alguns casos, a PLR é como uma espécie de 14ª salário, sua soma impacta na economia da região.


METAL

Campanha de arrecadação termina nesta sexta (8)




Márcia e Roseli fazem doação à campanha

A campanha de arrecadação de donativos, organizada pelo Sindicato para ajudar os desabrigados pelas chuvas termina nesta sexta (8). Desde o lançamento dia 29, o ponto de coleta na sede recebeu muitas doações de trabalhadores e da coletividade.

Nossa diretora Roseli Lima, coordenadora da campanha, diz: “Estamos felizes pelas colaborações. Nossa iniciativa já é um sucesso, mas continuamos a pedir o apoio de todos. Até sexta ainda é possível ajudar os guarulhenses que, neste momento, estão necessitando”.

Doe - Nosso ponto de arrecadação está na sede do Sindicato, que fica à rua Harry Simonsen, 202, Centro de Guarulhos.

METAL

Fechado reajuste em mais uma empresa do Grupo 10



Lula e Jau com companheiros da Tecno Casting

Os metalúrgicos da Tecno Casting (Cumbica) aprovaram a negociação. A fabricante de equipamentos industriais é ligada ao Grupo 10 patronal, que há anos se recusa a negociar com nossa categoria na campanha salarial.

Assembleia do dia 31 foi conduzida pelos diretores José João da Silva (Jau) e Eronides Rafael Galdino (Lula). Jau explica: “Eles terão reajuste de 5% a partir de janeiro, pagamento de abono salarial de 10% em duas parcelas, que vencem em fevereiro e março”.

Os funcionários estão com os direitos garantidos com a renovação da Convenção Coletiva.

METAL

Domingo acontece a segunda rodada do mata-mata



Outra rodada decisiva na competição

Neste domingo (10), acontece a última rodada da segunda fase do 25º Campeonato de Futebol do nosso Sindicato. Três jogos agitam esta fase, que já tem três times garantidos na próxima etapa. Steel Rol, Rod-Car e Julio Simões venceram suas partidas na rodada anterior e aguardam os resultados deste final de semana para conhecer seus adversários.

Domingo - Às 9 horas, a atual campeã U-Shin reedita a última final do campeonato contra a Elecon. Depois, a Golin enfrenta a União Metalúrgica. Na última partida, a Feeder joga contra a Jomarca.

Participe - Todos os jogos da tradicional competição metalúrgica são disputados no gramado sintético do nosso Clube de Campo, na rua da Galáxia, 50 - Parque Primavera. A entrada é grátis. Participe!

METAL

Participamos da retomada do Brasil Metalúrgico



Pereira presente no encontro em São Paulo

O Sindicato participou sexta (1º) de encontro do Movimento Brasil Metalúrgico, que debateu ações para enfrentar a chantagem da General Motors com ameaças de flexibilização de direitos e fechamento de fábricas no País. A reunião aconteceu na sede do Sindicato da categoria em São Paulo.

Nossa base foi representada pelo presidente José Pereira dos Santos e os diretores Eronides Rafael Galdino (Lula), Evandro Pereira e Adriano Alves de Oliveira (Madeira).

O presidente Pereira afirmou que as ameaças da multinacional também afetam a categoria na base territorial do Sindicato. “Prestamos serviços para as montadoras”, diz.

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com