Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 406 • 14/2/2019

É nosso dever alertar

Este artigo não tem lado partidário. É meu dever, porém, enquanto dirigente de classe, alertar para os ataques crescentes aos trabalhadores da ativa e aposentados.

Não só alertar, mas também chamar os trabalhadores em geral a prestar atenção a recentes medidas do governo e propostas que estão sendo divulgadas. Todas muito ruins.

MP 871 - A fim de consertar irregularidades (reais), o governo baixou Medida Provisória que também incluiu os trabalhadores rurais, dificultando a aposentadoria. Desde os anos 70, os Sindicatos fornecem carta atestando que a pessoa trabalhou em determinado local, durante determinado tempo. Essa carta ajuda a obter a aposentadoria rural. Agora, o interessado terá de procurar um órgão público, ficando sujeito a ingerências políticas.

Carteira verde-amarela - A ideia inicial de Bolsonaro era criar uma segunda forma de registro, sem os benefícios da lei, sem Previdência e sem cobertura da Convenção Coletiva. Mas se respeitariam os direitos fixados na Constituição. Agora, já se fala em descumprir o que está na Constituição. A ideia é fazer, a médio prazo, desaparecer a Carteira azul, na qual o registro garante os direitos trabalhistas e previdenciários.

Aposentadoria para alguns - Mas a grande facada é mesmo a reforma da Previdência. O governo ainda não divulgou seu texto, mas o jornal “Estadão” vazou o conteúdo, tomando por base informações passadas pelo próprio ministro da Economia, Paulo Guedes.

Com base nisso, um diretor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz, escreveu um longo texto sobre o que está por vir. O artigo é complexo, mas vale ser lido por sindicalistas, advogados e segurados em geral.

Na prática, o governo quer, após um período de transição, privatizar a Previdência. E isso será feito aos poucos, com a adoção de medidas lesivas a contribuintes e a pessoas de baixíssima renda, que hoje têm direito a um abono. A prevalecer o que propôs o ministro Guedes, muitos passarão a receber abaixo do salário mínimo. Ou seja, aposentadoria de fome.

Agronegócio - Porém, não só o trabalhador sofre ataques. O governo radicaliza o projeto neoliberal e corta o imposto da importação de leite. Os produtores estão temerosos, pois há risco de quebradeira e desemprego no setor. Outra ameaça é cortar subsídios ao agronegócio, cujo financiamento teria de se submeter às pesadas taxas dos bancos privados. Ou seja, tornaria os produtos mais caros e também perderíamos espaço no mercado externo.

Alertar é importante. Mais importante é entender, esclarecer e resistir. Vale ainda perguntar: Cadê o corte de privilégios na Previdência? Ou será que só os pobres pagarão a conta?

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 14 de fevereiro de 2019


Sindicalização segue forte na base

Nossos d iretores percorrem a base, fortalecendo a campanha de sindicalização. Saldo positivo em todas as visitas, com muitos companheiros preenchendo as fichas e se tornando sócios.

Somente na quarta (13), estivemos na Cummins Filtros (Bonsucesso) e na Projinox (Parque São Miguel).

Pra agendar visita a seu local de trabalho é fácil: ligue no 2463.5300.


Fala Mansa na Cummins Filtros

Sindicalização na Projinox


Boletim de janeiro informa
e mobiliza nas fábricas da base


Companheiros da Cummins Filtros recebem nossa publicação


A diretoria do Sindicato percorre a base e entrega aos trabalhadores o boletim “Companheiro Metalúrgico”. A publicação traz como manchete as conquistas de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), após a garantia de aumento real na campanhasalarial, pagamento de abono de 10% e garantia de direitos com a renovação da Convenção Coletiva.

Nossos diretores e assessores já distribuíram em um grande número de empresas. O informativo já chegou às mãos de trabalhadores da Dywidag (Itapegica), Gecede (Vila Galvão), Sky Master (Sítio Pinheiro), Cummins Motores (Cumbica), Usilux (Ponte Grande), Fabrima e Golin (ambas em Bonsucesso), além de São Rafael, Komatsu, Phaynel (Arujá) e vários outros locais.

Conteúdo - O boletim, em formato duplo ofício, informa sobre os acordos salariais fechados com empresas do Grupo 10 patronal, que não assinou Convenção Coletiva com a nossa Federação na data-base. Mais: pede que os empregados dessas empresas aumentem a pressão pelo recebimento.

O “Companheiro Metalúrgico” entrevista o economista Rodolfo Viana, responsável pela subseção do Dieese no Sindicato. Ele mostra o peso que o reajuste de 5% em nossa data-base tem na economia da região. No site: acesse o www.metalurgico.org.br e leia o boletim na íntegra!

METAL

Assembleias em duas fábricas aprovam compensação de folgas



Diretor Nildo com trabalhadores da Phaynel

Os trabalhadores da Cummins Motores (Cumbica) e Phaynel (Arujá) aprovaram propostas de compensação da folga que terão no Carnaval.

Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), que participou das negociações, informa que o objetivo do Sindicato foi compatibilizar a jornada com o merecido descanso a que os metalúrgicos têm direito.

Cabeça diz: “Sempre negociamos a folga em feriados-pontes. Como oficialmente o Carnaval não é feriado, a negociação definiu a compensação que os companheiros terão durante o período. A compensação será nos feriados-ponte”.

Os metalúrgicos das duas empresas descansam dias 4, 5 e 6 de março (Carnaval). Em troca, vão cumprir horário normal de trabalho no dia 9 de julho (terça), feriado da Revolução Constitucionalista, dia 7 de setembro (sábado) e dia 12 de outubro (sábado), feriado de Nossa Senhora Aparecida.

METAL

Campanha solidária arrecada meia tonelada



Diretor Chorão, presidente Pereira e diretora Roseli

Devido às fortes chuvas em Guarulhos, nosso Sindicato organizou Campanha de Arrecadação para os desabrigados. Foram arrecadados alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal. A diretora Roseli Lima, responsável pela Campanha, conta: “Conseguimos meia tonelada de donativos, graças ao forte espírito solidário de todos”.

Os produtos foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade, que coordena a distribuição às famílias vítimas das enchentes.

Nosso presidente José Pereira dos Santos, que participou da entrega na Prefeitura, enfatiza o sindicalismo-cidadão. Ele diz: “As enchentes viraram um problema sério nas grandes cidades. Muito entulho, lixo e sujeira só agravam a situação. E o sindicalismo-cidadão é isso. Estamos levando pra essas famílias os donativos recolhidos. Essa arrecadação ajudará as vítimas”.

Chorão - Diretor do Sindicato e secretário-adjunto do Trabalho, José Carlos Oliveira (Chorão) informa: “O Fundo Social de Solidariedade mapeia as áreas mais carentes, que precisam dos donativos”. E alerta: “A temporada de chuvas não acabou. Portanto, todo cuidado com o descarte de entulho”.

Viver - O projeto social Viver, por meio do Projeto Resgate, de Artur Alvim, doou 15 cestas básicas. A diretora Roseli agradece.

Pontos - O Fundo Social e a Defesa Civil seguem recebendo donativos. Locais: Alameda Tutóia, 534, Gopoúva (Fundo); Defesa Civil, à rua Orlândia, 261, Jardim Santa Francisca.

METAL

Terceira fase do Futebol começa com dois jogos no domingo



Jogos vai definir os semifinalistas

Mais três times se classificaram para a terceira etapa do 25º Campeonato de Futebol do nosso Sindicato. Feeder, U-Shin e Golin venceram suas partidas no último domingo (10) e seguem no torneio.

Terceira fase - Esta etapa volta a ser disputada em grupos. Os seis classificados serão divididos em dois grupos com três times cada. Os dois melhores de cada chave avançam à semifinal da competição.

Grupo F - Júlio Simões, Rod-Car e Golin
Grupo G - Steel Rol, U-Shin e Feeder

Domingo - A primeira rodada da terceira fase acontece neste domingo (17). Júlio Simões encara a Rod-Car a partir das 9 horas. Depois, a U-Shin joga contra Steel Rol.

Todos as partidas são realizadas no gramado sintético do nosso Clube de Campo, no Parque Primavera. Endereço: rua da Galáxia, 50. Entrada grátis para os torcedores.

METAL

Trabalhador da Umicore conta como vai utilizar sua PLR



Clique aqui e assista

O metalúrgico Douglas de Almeida é um dos beneficiados com a Participação nos Lucros e/ou Resultados da Umicore (Itapegica).

A empresa pagou R$ 6.160,00 aos trabalhadores.

Douglas exalta os companheiros de produção, agradece a empresa, elogia o Sindicato pela negociação e conta como será a utilização da PLR. Assista.

 


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com