Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 409 • 7/3/2019

Agressão às famílias

Várias razões levaram Jair Bolsonaro a vencer a eleição presidencial. Como não foi a debates e mal divulgou seu plano de governo, ele foi eleito na base do discurso. E qual o centro retórico do discurso? A defesa dos valores da família.

Mas pode o homem que defendeu a família, poucas semanas depois, apresentar um projeto que ataca o núcleo familiar, que é o pilar da ordem social? Não deveria. Mas é o que ocorre com sua reforma da Previdência.

Observe: ao aumentar tempo de trabalho e de contribuição, sua proposta altera projetos de vida e planos familiares. As pessoas terão de trabalhar mais, contribuir por mais tempo e irão receber menos.

Por que a proposta desestabiliza a família? Por muitas razões. Como, por exemplo, pelo aumento na idade mínima da mulher, que faz dupla e ou mesmo tripla jornada. Nem as professoras escapam, pois só se aposentarão com a idade dos professores, aos 60 anos.

O governo espertamente faz propaganda do regime de capitalização da Previdência, para beneficiar simplesmente os banqueiros e as grandes seguradoras. A ideia é de que, no futuro, o trabalhador faça a própria poupança, individual, sem contribuição de empresa ou do Estado. No Chile deu errado. Lá, só metade dos trabalhadores se aposentou e 90% recebem meio salário mínimo.

A proposta também é reduzir o que ganham os chamados pensionistas. A situação desses idosos vai piorar, pois não poderá mais haver acúmulo de benefícios. Quem irá amparar essas pessoas? Se não é o Estado, será a família. Mas todos têm família? E a família tem condições de ajudar financeiramente?

Eu não quero aqui atirar pedra em governantes. Mas é meu dever alertar que essa reforma, na prática, afetará as famílias, especialmente nas classes mais pobres. É evidente que o enfraquecimento da renda e do amparo familiar provocará exclusão e desagregação na base social.

Existe agressão maior à família do que isso?

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 7 de março de 2019


Aprovada PLR na TB-Fil

Os funcionários da TB-Fil (Jardim Presidente Dutra) aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) negociada pelo Sindicato. O benefício pode chegar a R$ 1.030,00, de acordo com metas.

O pagamento sai em duas parcelas, que vencem em agosto e fevereiro. A assembleia com os cerca de 70 trabalhadores foi realizada quarta (6) à tarde pelos diretores Alex Lima, Daniel Hermínio e José Pedro (Carioca).


Alex, Carioca e Daniel na TB-Fil


FIQUE SÓCIO. VALE MUITO À PENA!

Fortaleça sua entidade de classe. Utilize serviços e benefícios, como o mais completo Clube de Campo da região e a Colônia de Férias em Caraguatatuba. Seja sócio.

Agende visita dos nosso diretores à sua empresa.

Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não atrapalhe a jornada na fábrica.



Sindicato mobiliza fábricas e orienta sobre prevenção de doenças


Diretor Nildo em ação com trabalhadores da HRM Caldeiraria


O Dia Mundial de Combate às Ler/Dort, instituído a partir do ano de 2000 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), é celebrado anualmente dia 28 de fevereiro. Para reforçar o combate às Ler (Lesão por Esforço Repetitivo) e Dort (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), nosso Sindicato percorreu diversas fábricas nos dias 27 e 28, afim de alertar e orientar os trabalhadores sobre os males e perigos destas doenças.

O diretor Elenildo Queiroz (Nildo), responsável por nosso Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho, esteve em três empresas: HRM Caldeiraria (Arujá), MTA (Vila Galvão) e Flanjaço (Bonsucesso). Os diretores Daniel Hermínio, José João da Silva (Jau), José Dilton Braga da Silva (Vanuza) e Evandro Pereira conduziram as atividades na Lincoln Eletric (Cumbica), Partec (Cidade Satélite), Cindumel (Itapegica) e Gecede (Vila Galvão).

Além de palestras sobre doenças profissionais, os diretores distribuíram aos companheiros materiais com informações sobre sintomas, diagnóstico, sequelas, prevenção e tratamento.

Nildo - Para nosso diretor, alertar os metalúrgicos é importante, pois, mesmo com a modernização das máquinas e ferramentas, o número de trabalhadores que sofrem com as Ler/Dort vem aumentando. Ele diz: “No Brasil, a cada ano, 100 mil trabalhadores são afastados do trabalho por doenças. Os companheiros precisam saber como se prevenir e quais são os seus direitos”.

Sintomas - No início, é comum a sensação de desconforto, como peso e cansaço do membro afetado. Surgem dores localizadas, formigamentos, fisgadas, choques, inchaços, calor localizado, rangido, dormência e perda de força muscular. Caso você sinta algum destes sintomas com persistência, procure o Sindicato! Nosso Departamento de Saúde e Segurança prestará todo o apoio, com informações e orientações sobre o que você deve fazer. Ligue 2463.5300.

METAL

Departamento Feminino organiza ações para o Mês da Mulher



Roseli fala no evento do ano passado

Nosso Sindicato fará várias atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março. As ações começam nesta sexta e se estenderão por todo o mês na base metalúrgica de Guarulhos e região.

Nossas diretoras farão visitas na Marília (Macedo), Continental e Dyna (ambas no Itapegica), além da Bristol (Cidade Satélite) - todas fábricas onde atuam grande número de mulheres. Além de parabenizar as companheiras, serão repassadas orientações sobre os prejuízos que a reforma da Previdência quer impor principalmente às mulheres.

Roseli - Coordenadora do Departamento Feminino do Sindicato, a diretora Roseli Lima diz que o objetivo é reforçar a luta pelos direitos das mulheres. Ela comenta: “Por isso, não faremos apenas o Dia da Mulher, e sim o Mês. Vamos percorrer muitas empresas, levando a mensagem de protesto, principalmente contra essa reforma da Previdência de Bolsonaro que só nos prejudica”.

As diretoras Márcia de Aquino e Raquel de Jesus também fazem parte do Departamento Feminino.

METAL

Participamos de debate sobre a reforma da Previdência



Presidente Pereira discursa sobre a reforma

Dia 28, o Sindicato participou de reunião na Força Sindical, em São Paulo, que debateu os impactos da reforma da Previdência (PEC 6/2019) apresentada pelo governo. O encontro também serviu para detalhar um plano de ações na luta em defesa da aposentadoria.

Nosso presidente José Pereira dos Santos, o vice Josinaldo José de Barros (Cabeça) e os diretores José Barros da Silva Neto, Roseli Lima e Raquel de Jesus representaram nossa entidade. No encontro, a base forcista ratificou a decisão das Centrais Sindicais de realizar um dia nacional de lutas em 22 de março.

Pereira diz: “Faremos manifestações também em Guarulhos. Vamos reunir os Sindicatos da cidade, para definir como será o nosso protesto”.

Cabeça denuncia em vídeo ataques às aposentadorias

Nosso vice-presidente gravou vídeo alertando os trabalhadores sobre as maldades da reforma previdenciária de Bolsonaro. Na peça, com quase três minutos de duração, ele adverte que, se a proposta for aprovada, o metalúrgico “vai trabalhar mais, contribuir por mais tempo e receber menos”.


Assista
aqui.


METAL

Meu Futuro faz integração pedagógica no Carnaval



Alunos dançam com a coreógrafa Rayane

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro entrou no clima da festa mais popular do Brasil e organizou duas matinês para os educandos. Os eventos aconteceram sexta (1º de março), na sede da entidade, no Parque Primavera.

De acordo com a coordenadora Valclécia Trindade, além da diversão, os assistidos pelo projeto realizaram trabalhos pedagógicos, como a confecção das máscaras e decoração do espaço. Ela explica: “Unimos a alegria e a cultura do Carnaval com atividades lúdicas e pedagógicas. Nosso objetivo é fazer com que as crianças e adolescentes se divirtam e aprendam”.

Desfile - Os educandos participaram de desfiles de máscaras que eles mesmos confeccionaram e também apresentaram danças com coreografia de frevo. Além de dançar, eles aprenderam sobre a nomenclatura dos passos e como eles se desenvolvem.

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com