Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 410 • 14/3/2019
 

Um problema
que se repete

Nos países frios, os governos adotam medidas preventivas contra as nevascas. Mobilizam forças do Estado na prevenção e socorro e mantêm brigadas civis prontas pra entrar em ação.

Aqui, nada disso ocorre. Somos um País tropical, onde, em certas épocas do ano, chove e chove muito. Aliás, até o compositor Tom Jobim registra isso em sua famosa canção, na qual diz "são as águas de março fechando o verão".

Pois bem. Em São Paulo, a última chuva forte matou 12 pessoas. Como isso já se tornou rotineiro, a gente acaba nem se dando conta do tamanho da tragédia. Mas, além da morte de 12 pessoas, restaram perdas materiais, trânsito paralisado por horas, prejuízos econômicos e, claro, doenças trazidas pelas águas sujas e contaminadas.

Em Guarulhos, guardadas as proporções, não foi diferente. As chuvas castigaram a cidade, atingindo principalmente a periferia, onde vive o povo pobre. Em vários momentos, a cidade parou, pessoas não puderam ir ao trabalho, imóveis foram inundados, com as perdas econômicas e grandes transtornos para os moradores.

Penso que nossos governantes precisam chegar a um acordo com a natureza, até porque não se vai impedir chuva forte por meio de decreto. O que precisam, portanto, é adotar medidas preventivas e fazer as obras necessárias para escoar a água ou conter o impacto das enchentes.

Evidentemente que o estrago causado pelas chuvas fortes tem a ver com a ocupação indevida do solo urbano, o desmatamento descontrolado, construções em várzeas e estrangulamento urbano de áreas baixas, que são o caminho natural das águas.

Os governos também ignoram medidas simples, e de custo razoável, como o plantio de árvores adequadas para reter a água na copa e no solo, calçadas permeáveis e piscinões.

Educação -
Outro fator é a Educação. Quando a água baixa, choca ver a quantidade de resíduos, lixo, garrafas pet, sofás, geladeiras, pneus e tantas outras coisas que a própria população joga. Por que os governos e a mídia não fazem campanhas preventivas? Por que as escolas não tratam desse tema com os alunos, especialmente as crianças?

Não podemos mais ficar impassíveis ante as tragédias anunciadas, que prejudicam a todos.

MULHER - Parabenizo o Departamento Feminino do Sindicato pelo "Março Mulher". As companheiras Roseli, Márcia e Raquel, apoiadas por nossos diretores, têm ido às fábricas alertar sobre a reforma previdenciária. As maiores vítimas serão as mulheres. Portanto, é uma reforma que atinge duramente o núcleo familiar. Alertar, conscientizar e resistir: esse é o nosso papel.

 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 14 de março de 2019


         
FIQUE SÓCIO
DO SINDICATO!

Fortaleça sua entidade de classe. Utilize serviços e benefícios, como o mais completo Clube de Campo da região e a Colônia de Férias em Caraguatatuba. Se associe ao Sindicato. 

Agende visita dos diretores ou assessores à sua empresa. É fácil! 

Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.



  
Diretoras do Sindicato mobilizam
fábricas em defesa da aposentadoria


          Márcia, Roseli e Raquel distribuem boletim e mobilizam na Bristol


O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. A origem da data está ligada às lutas contra a exploração e por igualdade, pois reverencia a memória de operárias norte-americanas mortas em 1911 ao fazer greve contra jornada que durava até 16 horas. 

Como faz todo ano, o Sindicato marca a data homenageando as trabalhadoras. Nosso Departamento Feminino organizou uma série de atividades durante este mês, que foi denominado "Março Mulher".  

As ações começaram dia 8, na Dyna (Itapegica). Nossas diretoras distribuíram boletim, alertando as companheiras sobre as agressões contidas no projeto de reforma previdenciária de Bolsonaro. 

Depois da Dyna, foram visitadas Continental (Itapegica), Marília (Macedo), Cummins (Cumbica) e Bristol (Cidade Satélite). 

Agenda - Nesta quinta (14), nossas diretoras participaram de café da manhã na Federação da Alimentação, em SP, organizado pela Força Sindical. Houve debate sobre os impactos da reforma para a mulher. Sexta (15), elas retomam o "Março Mulher", na Permetal (Cumbica). 

Mensagem - A diretora Roseli Lima diz: "A mulher é a maior vítima dos ataques à Previdência, porque terá que trabalhar mais, contribuir mais tempo e vai receber uma aposentadoria menor". Ela conclui: "O papel do Sindicato é alertar e pedir a mobilização geral da categoria".

Pereira - Nosso presidente José Pereira dos Santos afirma: "Em qualquer governo, toda vez que a classe trabalhadora foi atacada, o Sindicato denunciou. Agora, não será diferente". 

Informações - Ligue 2463.5300 ou 4965.5336. O Departamento também atende denúncias de abusos e discriminações contra a mulher no ambiente de trabalho.

Fale com as diretoras Roseli, Márcia e Raquel.

 

METAL

Negociamos e garantimos PLR em mais quatro empresas




Márcia e Ricardo na Rotocrom

Nesta semana, os trabalhadores aprovaram as propostas de Participação nos Lucros e/ou Resultados na TB-Fil (Parque São Luiz), Rotocron (Terra Preta/Mairiporã), Guaru Tem (Bonsucesso) e Ensitran (Cumbica).
 

TB-Fil - Os cerca de 60 funcionários recebem o benefício em abril e maio. O valor pode chegar a R$ 1.030,00. Assembleia foi conduzida pelos diretores Alex Lima, Daniel Hermínio e José Pedro de Oliveira (Carioca). 

Rotocron - Participação aprovada será paga em abril. Negociação foi conduzida pelos diretores Ricardo Pereira, Márcia de Aquino e Josete M. Filho (Pepe). Empresa tem 132 funcionários. 

Guaru Tem - Com 28 funcionários. As PLRs de 2017 e 2018 estavam atrasadas. O Sindicato negociou e garantiu o pagamento. Os companheiros recebem em maio e até agosto. Assembleia coordenada pelos diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça) e Antônio da Silva (Fala Mansa). 

Ensitran - Benefício pode chegar a R$ 1.000,00. Primeira parcela vence em março. Segunda, até maio. Os diretores Cabeça e Eronides Rafael Galdino (Lula) conduziram a assembleia.

 

METAL

Protesto na Truckvan cobra reintegração de cipeiros


 

Diretor Cabeça orienta companheiros
Os cerca de 300 funcionários da Truckvan (Bonsucesso) protestaram quarta contra a demissão de um integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e um ex-cipeiro, que apesar de já ter cumprido mandato ainda tinha estabilidade na empresa.  

A ação foi conduzida pelos diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça), Antônio Francisco da Silva (Fala Mansa), Elenildo Queiroz (Nildo) e o assessor Valdir. 

Nildo - Nosso diretor é responsável pelo departamento de Saúde e Segurança no Trabalho. Ele diz: "Fomos procurados pelos trabalhadores, que informaram das demissões. Eles têm estabilidade. Não podiam ser demitidos. Por isso exigimos reintegração imediata".

O Sindicato protocolou documento, dando prazo de 48 horas para a empresa reintegrar os companheiros, sob pena de ser acionada judicialmente. 

Procure - A Cipa objetiva a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Se a sua empresa não tem a Comissão, procure o Sindicato. Ligue 2463.5300.         

          

METAL

Semifinalistas no Campeonato de Futebol jogam domingo


As equipes da Julio Simões (Cumbica), Steel Rol (Jardim Santa Helena), U-Shin (Jardim Santo Afonso) e Golin (Bonsucesso) estão classificadas para a semifinal do 25º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. Os jogos serão neste domingo (17), no Clube de Campo.
 

Às 9 horas, a Julio Simões enfrenta a Steel Rol. Às 10h30, jogam U-Shin e Golin. Os vencedores decidem o título dia 24; já os perdedores se enfrentam para decidir o terceiro lugar.

O diretor Alex Lima, do Departamento de Esportes do Sindicato, informa: "Serão entregues troféus aos quatro primeiros colocados, além de medalhas para os três primeiros. Além disso, serão homenageados o goleiro menos vazado, artilheiro e o atleta-destaque da final". 

Participe - A entrada é grátis. Compareça e prestigie o esporte amador!

     

U-Shin defende o título e encara a Golin na semifinal

 
VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com