Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 416 • 25/4/2019

56 anos metalúrgicos

Na próxima terça, dia 30, nosso Sindicato completa 56 anos. No dia 3, em nossa sede, vamos homenagear e entregar medalhas a sócios mais antigos. Fazemos assim todo ano, como reconhecimento às gerações de associados que formam a base da nossa entidade e nos apoia em todas as horas.

Nosso Sindicato foi fundado em 30 de abril de 1963 no governo de João Goulart (Jango), cujo ministro do Trabalho, Almino Afonso, assinou a Carta Sindical. Por isso, Jango e Almino são duas personalidades de muito respeito no Sindicato e em meio à nossa categoria.

Nascemos na democracia, mas um ano depois veio o golpe de 1964. Nosso recém-formado Sindicato sofreu intervenção e muitos companheiros acabaram perseguidos pela ditadura. Anos depois, com a reconquista da democracia e, em seguida, graças à nova Constituição, passamos a viver sem riscos de perseguição política.

A caminho dos 60 anos, nosso Sindicato tem muitas histórias, lutas, conquistas e procura manter aceso o sonho dos nossos fundadores. Até porque, como diz aquela canção de Milton Nascimento, "os sonhos não envelhecem".

E qual o sonho do sindicalismo e da categoria, hoje? Antes de tudo, viver em um País democrático, sem restrições à liberdade. É sonho nosso também viver com pleno emprego, trabalho decente, respeito a direitos e segurança no trabalho.

Porém, estamos muito longe disso. Aliás, creio que o aniversário de 56 anos se dará na conjuntura mais difícil de nossa existência sindical. Vivemos hoje sob um governo hostil, que ataca direitos, e numa recessão severa, com imenso desemprego e avanço do subemprego.

Também é grave a situação do setor industrial. Segundo o próprio IBGE, a participação da indústria no Produto Interno Bruto nacional regride aos patamares de 1945. Na prática, o País vive um inacreditável retrocesso de 70 anos. Ou seja, estamos num atoleiro e precisamos sair dele, urgentemente.

Projeto - Nesses 56 anos, tivemos raros projetos de Nação, com Jango, Geisel, FHC e com Lula. Um momento especial se deu na Assembleia Nacional Constituinte, que nos legou uma Carta avançada e um Estado socialmente progressista. Esse Estado precisa ser resgatado, para que a Constituição cumpra seu papel.

Ao fazer essa reflexão e saudar as gerações metalúrgicas, quero fazer um apelo a toda categoria, da ativa e aposentados. Esse apelo é pra que lutem contra a reforma da Previdência do presidente Bolsonaro. Essa reforma, se aprovada, será um duro golpe contra os brasileiros, a Constituição e o futuro da Nação.

Salve o Sindicato. Salve a categoria metalúrgica. União e Ação, ontem, hoje e sempre!

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 10 de abril de 2019


Abaixo-assinado contra reforma
tem forte adesão em nossa base


Metalúrgicos da Modine assinam documento contra a PEC 6/2019


O abaixo-assinado em defesa da Previdência Pública e contra o fim da aposentadoria já circula nas fábricas há semanas. Diretores percorrem por toda a base metalúrgica coletando assinaturas dos companheiros. Eles não medem esforços para registrar seus nomes no documento.

O documento já passou pela SEW (Arujá), Itefal (Vila Paraíso), Aresta (Cidade Satélite) Modine e Golin (Bonsucesso), MBF (Parque das Nações) e Estribopeças (Ponte Grande). Além disso, encontra-se em nossa sede, em Guarulhos, na subsede de Arujá, Terra Preta (Mairiporã) e Clube de Campo (Parque Primavera).

Pereira - O presidente José Pereira dos Santos diz: "O trabalhador está entendendo que a reforma prejudica sua vida, que ela só vai beneficiar banqueiros. Essa medida será um mal ao País. Por isso todos estão assinando".

Zóião - Segundo o secretário-geral Pedro Pereira da Silva, a meta é coletar o máximo de assinaturas. "Centenas já assinaram. Mas falta muito. Peço a você, que deseja se aposentar ou não quer perder direitos, que compareça à nossa sede e deixe seu nome no abaixo-assinado".

Centrais - O documento foi idealizado pelas Centrais Sindicais. O objetivo é coletar assinaturas e entregar ao Congresso Nacional, para pressionar os parlamentares a votar contra a PEC.

Site - Nosso site (www.metalurgico.org.br) disponibiliza o documento para impressão.

METAL

Sindicato completa 56 anos e homenageia sócios mais antigos



Diretores examinam terreno da futura sede

Nosso Sindicato presta homenagem a cerca de 70 metalúrgicos que fazem parte do quadro social da entidade há mais de 20 anos. O evento acontece dia 3 de maio (sexta), às 18 horas, como parte da celebração dos 56 anos de fundação.

Os associados receberão medalhas em reconhecimento ao apoio em todos esses anos. O presidente José Pereira dos Santos afirma: "Entre esses sócios, há muitos que ainda estão no chão da fábrica, trabalhando pelo progresso do País. Também há aposentados que já deram duro durante toda a vida. Será um momento de congraçamento de companheiros".

Fotos - Em comemoração aos 56 anos, o Departamento de Comunicação divulga fotos históricas, que marcam nossa trajetória. Entre as fotos selecionadas, há ações como assembleias, greves, cursos, protestos, seminários e também a evolução patrimonial da entidade.

Acesse nosso site ou o Facebook e viaje no tempo conosco.

METAL

Utilize o serviço odontológico e obtenha até 60% de desconto



 Descontos vantajosos a sócios e dependentes

Desde março, funciona parceria com a clínica PlasDent. O convênio propicia várias opções e descontos, que variam de 10% a 60% dependendo do procedimento. O atendimento é feito nas unidades Centro e Jardim Presidente Dutra.

A PlasDent é especializada em clínica geral, periodontia, ortopedia funcional e próteses. O dr. Luis Carlos Saraiva, responsável pela clínica, afirma: "Trabalhamos com profissionais experientes e habilitados para as especialidades. Aproveite os descontos".

Agende - O atendimento é com horário marcado. No ato da consulta, o sócio deverá apresentar carteirinha do Sindicato e documento com foto.

Endereços:
Unidade I - Rua Benedito Faustino de Morais, 168, Centro. Telefone 2408.8859.
Unidade II - Avenida Papa João Paulo I, 3.090, Presidente Dutra. Telefones 97769.6450 e 98485.4960.

METAL

Sindicato homologa demitidos da Dyna e garante pagamentos



Assista aqui

Os 75 demitidos pela Dyna (Itapegica/Guarulhos) fizeram as homologações no Sindicato, segunda (22).  A Convenção Coletiva de Trabalho assegura este direito. Com a homologação, houve conferência dos valores, garantindo-se aos companheiros a integralidade dos pagamentos a que tinham direito.

No vídeo, o diretor Antônio Francisco da Silva (Fala Mansa), que também é funcionário da empresa, fala sobre a importância de fazer o acerto de contas no Sindicato.



Fortaleça sua entidade de classe. Utilize serviços, como o mais completo Clube de Campo da região e Colônia de Férias em Caraguá.

Agende visita dos nossos diretores à sua empresa. Basta ligar no 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.

FIQUE SÓCIO. VALE A PENA.


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com