Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 418 • 9/5/2019

Brasil não
merece isso

Não quero fazer alarde do pessimismo, mas o fato é que as coisas vão mal no País. Vão mal e sem expectativa de melhoras no médio prazo.

Sábado, dia 4, a "Folha de S.Paulo" deu de manchete: "Indústria cai 1,3% e reforça desconfiança sobre crescimento". E logo abaixo: "Pessimismo de investidores e consumidores desaquece mercado interno, que não compensa recuo em exportações". Diz mais ainda o texto de primeira página: "Em relação a março de 2018, a queda é de 6,1%".

A crise fez a tradicional Fecomercio pedir que os lojistas reforcem as promoções do Dia das Mães, uma data de forte movimento no comércio de rua, feiras e shopping centers. Os comerciantes esperavam vender 5% a mais em 2019. Agora, a expectativa cai pra 3%.

Nós, metalúrgicos, sentimos na pele o impacto da recessão prolongada e da insistência dos governos em aplicar o modelo neoliberal. Esse modelo não deu certo em lugar algum do mundo, já quebrou vários países e enfraqueceu o setor público de tal modo que o Estado ficou sem poder de investir e dinamizar setores do mercado.

Falo que sentimos na pele e é a dura realidade. A categoria vem sofrendo com o desemprego, a terceirização abusiva, a rotatividade crescente, o rebaixamento do padrão salarial e as dificuldades da ação sindical obter ganhos. Todo dia nossos diretores estão nas portas de fábrica, buscando pagamento de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados).

Somos persistentes, mas não tem sido fácil avançar nesses acordos.

Um famoso escritor disse: - Pobre o país que em vez de produzir riquezas produz só ricos. É a pura verdade. A riqueza produzida pode ser distribuída entre a sociedade, gerando benefícios coletivos. Já a produção de ricos só gera mais concentração de renda e exclusão social. Portanto, a arma que esmaga a recessão é a distribuição de renda. Não à toa, a Alemanha possui a melhor estrutura salarial do mundo e, na média, é o país onde o povo tem o mais alto padrão de vida.

Sexta (3) à noite, falei durante a comemoração dos 56 anos do nosso Sindicato. Lembrei de grandes lutas que fizemos contra o arrocho, por aumento salarial, pela PLR, dos acordos para fornecimento de café da manhã, refeição nas fábricas e condução para os trabalhadores e das ações cidadãs que resultaram em melhorias urbanas. Reforcei que o Brasil precisa crescer, com emprego e renda. E adverti que o caminho atual do governo só agrava os problemas.

As reformas que podem melhorar a vida das pessoas e gerar emprego eles não fazem, mais querem tirar dos pobres para ajudar os ricos com a reforma da Previdência Social. O caminho seria fazer a reforma política, fiscal e tributária.
Além da economia, o governo vai mal na política, com briga entre seus integrantes e apoiadores; agressões absurdas pelas redes sociais; e corte de verbas na Educação. Que investidor vai querer aplicar aqui seu dinheiro? Só se for o rentista, pra ganhar com a especulação e asfixiar o setor produtivo.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 7 de maio de 2019


Utilize serviços e benefícios, como o mais completo Clube de Campo da região e a Colônia de Férias em Caraguatatuba. Se associe ao Sindicato.

Agende visita dos diretores à sua empresa. Basta ligar para 2463.5300 e marcar em horário que não influencie na jornada normal da fábrica.

Sindicato celebra 56 anos e reforça
luta em defesa das aposentadorias


Diretoria, assessoria e sócios com seus familiares lotam auditório em nossa sede

O Sindicato completou, dia 30 de abril, 56 anos de fundação. A data foi celebrada dia 3, em nossa sede. Metalúrgicos, familiares, dirigentes sindicais e autoridades marcaram presença na cerimônia, que homenageou 37 companheiros com mais de 19 anos em nosso quadro social.

O presidente José Pereira dos Santos saudou os homenageados. Ele afirma: "A cerimônia é singela, mas recheada de respeito aos associados. Vocês são a força da base que ajuda a construir e a manter nosso Sindicato".

Bandeiras - Pereira reafirmou as lutas e conquistas do Sindicato ao longo de mais de cinco décadas. Ele convocou a categoria a lutar contra a reforma da Previdência, que ataca as aposentadorias e agride outros benefícios previdenciários do trabalhador.

"Por que Bolsonaro quer a reforma da Previdência? A reforma trabalhista gerou empregos? Não! Reforma que gera emprego é a tributária, é a fiscal. Essa reforma da Previdência só vai acabar com a aposentadoria e retirar direitos de quem já está aposentado", critica.

Guti - O prefeito de Guarulhos participou da cerimônia, que teve a presença de sindicalistas Químicos, Vigilantes, Frentistas, Têxteis, Metalúrgicos de SP e de outras entidades da região.

Sócios mais antigos
recebem homenagens

A cerimônia realizada em nossa sede homenageou grupo de sócios mais antigos, a quem entregamos medalhas em agradecimento pelos anos de participação ativa na vida sindical. Assista ao vídeo.


METAL

Diretoras vão às fábricas comemorar o Mês das Mães



Márcia, Roseli e Raquel com mães da Zinni & Guell

O Departamento Feminino do Sindicato preparou uma série de ações para homenagear a mãe metalúrgica. As atividades começaram na manhã desta quarta (8), com entrega de brindes às mamães que trabalham na Zinni & Guell (Água Chata) e distribuição de rosas às funcionárias do nosso Sindicato.

Roseli Lima, coordenadora do Departamento, explica a importância de as diretoras estarem presentes na base. Ela comenta: "Este ano faremos uma ação diferente no mês das mães. Ao invés de recebermos as trabalhadoras em nossa sede, nós é que vamos até elas. Informaremos também sobre as maldades da reforma da Previdência, que nos ataca brutalmente".

Brindes - A homenagem especial é para as gestantes e as mães que tiveram filhos recentemente. A diretora Márcia de Aquino diz: "Vamos entregar brindes a essas mães como forma de homenagem e agradecimento à parceria com o Sindicato".

Agenda - Nesta quinta (9), as diretoras estarão na Marília (Macedo). Sexta (10) vão à Dyna (Itapegica). Na segunda (13), a visita será na Starcast (Cumbica); e, terça, na Bristol (Cumbica).

A diretora Raquel de Jesus completa: "Essas guerreiras merecem todas as homenagens".

METAL

Sindicalistas participam de palestra sobre Previdência, na sede



Tolentino falou a sindicalistas

Dirigentes de várias categorias participaram sábado (4), em nossa sede, de evento sobre reforma da Previdência. A palestra foi ministrada por César Tolentino, com quatro décadas dedicadas ao tema. Ele analisou os impactos e prejuízos da proposta de Bolsonaro.

Tolentino abordou questões sobre direito previdenciário, adicionais de insalubridade, contagem de tempo de contribuição e regras de transição. Ele comenta: "A ideia é ajudar esses dirigentes a orientar corretamente seus companheiros nas bases".

Alerta - Ele adverte que a Aposentadoria Especial está ameaçada. Tolentino alerta: "Se a reforma da Previdência for aprovada, a aposentadoria especial do metalúrgico vai acabar".

Hoje, o trabalhador exposto a situações de insalubridade (calor, frio, ruído, agentes químicos etc.) pode fazer o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que ajudará na contagem do tempo, se aposentando mais cedo.

Os Sindicatos estão unidos pra combater o projeto, inclusive coletando assinaturas contra a PEC 06/2019. A outra é organizar uma ação conjunta para a Greve Geral anunciada EM 14 de junho.

METAL

 Pereira e dr. Marcílio participam de evento sobre Direito Sindical



Pereira e dr. Marcílio representam a categoria

Nosso Sindicato participa do 6º Congresso Internacional Direito Sindical, em Fortaleza (CE) nesta quinta (9) e sexta (10). O presidente José Pereira dos Santos e o advogado Marcílio Penachioni representam nossa entidade.

O evento aborda o cenário pós-reforma trabalhista, desde novembro de 2017.

O tema é "Sindicalismo - Reveses e Desafio Pós-Reforma". O Congresso será um grande palco de debates sobre as mudanças trabalhistas, especialmente no mundo sindical, onde foram alteradas relações coletivas de trabalho.

METAL

Só faça homologação no Sindicato. Evite prejuízos!



Quem trabalha em empresas do setor de autopeças faz SEMPRE homologação no Sindicato. Para os demais, é opcional.

O que o Sindicato recomenda? 
Recomenda que o acerto dos direitos seja sempre na entidade de classe, pois o Sindicato confere, fiscaliza e exige centavo por centavo. 

Atenção:  A empresa não tem o poder de impor a vontade dela. No caso do local da homologação, a última palavra é SEMPRE do empregado, e não do patrão.

CONTATO - Ligue 2463.5300. Fale com nosso Jurídico.


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com