Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 424 • 19/6/2019

Repúdio à política
do ódio

A política manda no mundo. Sãos os atos e decisões dos políticos que afetam nosso emprego, nosso acesso à saúde, nossa educação, nossa mobilidade, enfim, nossa qualidade de vida.

A boa política é aquela em que o dirigente, ao entender a variedade e a complexidade de um País, procura governar para todos, adotando medidas justas, mas, principalmente, o diálogo entre as forças sociais.

Trata-se, como se vê, de uma atividade que exige racionalidade, tolerância, jogo de cintura, paciência e respeito ante às posições divergentes. Não há, portanto, jeito de fazer boa política com ressentimentos, pelo simples fato de que o ódio divide pessoas e instiga perseguições entre grupos e povos.

Política, portanto, é para os fortes. E o forte, de verdade, é sempre alguém paciente, persistente e capaz de entender que não é dono da verdade. O bom político sabe a hora de avançar, mas compreende que também, muitas vezes, é preciso recuar.

Digo tudo isso por ver com tristeza um ambiente de ódio no comando político nacional. Ódio traduzido em medidas governamentais, agressões verbais e também irradiado nas redes sociais, por gente ou robôs contratados. Não só vejo, mas alerto: isso não vai construir nada ou resolver qualquer problema sério brasileiro.

Todo governante é obrigado, ao assumir, a jurar respeito à Constituição e fazer com que a mesma seja praticada. Nossa Constituição é avançada, no que tange ao Estado de Direito e também na questão dos direitos individuais. Acho que Bolsonaro precisa ficar longe das redes sociais e mais perto da nossa Constituição, porque ela é um guia seguro.

Na vida pessoal ou na vida pública, o ódio nunca foi bom conselheiro. O Brasil precisa voltar a crescer, gerar empregos, distribuir renda, ampliar a inclusão social e proteger os mais frágeis. Isso não é caridade ou favor. É fazer o que está escrito na Constituição-Cidadã.

Diálogo - Dia 14, o sindicalismo promoveu uma greve forte e nacional contra a reforma da Previdência. Não nos movemos pelo ódio. Se tivesse sido assim, os atos teriam degenerado em pancadaria e depredações. Ao contrário. Foi uma greve pacífica e nacional.

O que quer o sindicalismo? Quer diálogo com os Poderes, a fim de expor e debater nossas propostas, buscando sempre o melhor para a classe trabalhadora. Da nossa parte, sempre haverá o respeito e a tolerância. O trabalhador, o homem do povo, repudia o ódio.

Esperemos que o presidente e seus auxiliares também entendam isso e passem a governar buscando o melhor para o Brasil. Já tivemos um presidente perturbado - Jânio Quadros. Sua renúncia abriu as portas para a ditadura. Houve outro, Collor de Mello, que era descontrolado e agressivo. Acabou mal e meteu o País na crise. Temos agora Bolsonaro, que espuma de ódio e ressentimentos. A história ensina que isso sempre acaba mal.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 19 de junho de 2019




SÓ HOMOLOGUE
NO SINDICATO!


Na hora de acertar as contas das verbas rescisórias, não deixe de procurar o Sindicato. Caso você vá sair da empresa ou seja por ela dispensado, passe antes no Sindicato para simularmos os valores a receber. Atenção: a mudança na lei NÃO TE OBRIGA a fazer homologação fora do Sindicato. Essa opção é do trabalhador. E, claro, você optará pelo mais seguro. Portanto, ligue 2463.5300 e oriente-se.

Greve nacional fortalece luta
em defesa da Previdência pública


Nosso Sindicato parou cinco fábricas na sexta, dia 14, entre elas a Júlio Simões (foto)

A Greve Geral realizada pelos trabalhadores em todo o País, dia 14, foi forte e representativa. O balanço das Centrais Sindicais e demais entidades contabiliza atos, paralisações e protestos em cerca de 400 cidades, incluídas as Capitais.

Houve também protestos em rodovias, portos e terminais de transportes. Em São Paulo, o Metrô parou por várias horas.

Guarulhos - A Greve teve forte impacto devido à paralisação geral do transporte público. Em nossa base, o Sindicato comandou atos em cinco empresas, mobilizando cerca de 2,5 mil trabalhadores. Houve manifestações na Tec-Fil e Cummins, ambas em Cumbica, mais U-Shin, NTN e Reydel, todas no Jardim Santo Afonso.

Pereira - O presidente José Pereira dos Santos diz: "A greve é direito garantido na Constituição. Saúdo todos os que participaram ou apoiaram o movimento, que reforça a luta do nosso povo por um amanhã melhor para as futuras gerações. A reforma da Previdência é muito ruim".

Nota - Em reunião na segunda (17), as Centrais Sindicais avaliaram como positiva a Greve Geral. Novo encontro dos dirigentes está marcado para segunda (24). O objetivo é ampliar a mobilização e a pressão junto ao Congresso Nacional contra a retirada dos direitos da Previdência e da Seguridade Social.

Imprensa - Nossas ações na Greve tiveram grande repercussão na mídia. Os jornais Guarulhos Hoje e Folha Metropolitana, programas de televisão e portais publicaram matérias e entrevistas. A TV Guarulhos (Canal 3 da NET) exibiu uma coletiva de imprensa de 1h30, com presença de sindicalistas e vários jornalistas.

Reportagem mostra nossos atos por Previdência justa

Assista reportagem sobre os atos do nosso Sindicato nas fábricas de Guarulhos. Paramos cinco empresas na Greve Geral de sexta (14) e protestamos contra o fim da aposentadoria, corte nos empregos e em defesa da Educação. Veja aqui.


METAL

Negociação obtém PLR em mais três empresas da nossa base



Diretores Ricardo e Carioca na Daniela Dias

O Sindicato negociou e garantiu dinheiro no bolso dos trabalhadores de mais três fábricas.

Segunda, dia 17, e terça, 18, assembleias na Climetal (Bonsucesso), João Luiz Paes Guedes (Vila Barros) e Daniela Dias, no distrito industrial de Terra Preta, em Mairiporã, aprovaram propostas de Participação nos Lucros e/ou Resultados.


Funcionários da Climetal aprovaram proposta

Daniela Dias - Valor chega a R$ 1.414,00, com aumento de 5% sobre o ano passado. A primeira parcela sai até o final de julho. O restante em dezembro.

Climetal - Os cerca de 40 funcionários aprovaram a Participação, que será paga ainda este ano: julho e agosto.

João Luiz Paes Guedes - Os companheiros recebem o pagamento, que estava atrasado, das Participações referentes a 2017 e 2018. O valor total será pago em duas parcelas.

METAL

Diretores sindicalizam na U-Shin e em outras empresas



Diretores Alex, Roseli e Márcia na U-Shin

As diretoras Roseli Lima, Márcia Aquino e o diretor Alex Lima, estiveram dia 17 na U-Shin Sistemas Automotivos (Jardim Santo Afonso). O objetivo da visita foi ampliar a sindicalização na base.

Associados - Mais 20 trabalhadores da empresa associaram. Segundo Alex, "foi positivo, pois trouxemos novos companheiros pra reforçar o quadro social e as nossas lutas em prol da categoria".

Fique sócio - Haverá novas ações em outras empresas. Fique sócio e ganhe benefícios, como Clube de Campo, Colônia de Férias e convênios, que garantem descontos na obtenção de serviços em diversas áreas.

Informações - No Sindicato, telefone 2463.5300. Fale com um de nossos diretores.

METAL

Feriado prolongado muda atendimento na sede e subsedes



Colônia tem vagas disponíveis para o feriado

Em razão do feriado de Corpus Christi, nesta quinta (20), o atendimento na sede e subsedes será alterado. O expediente na sede vai até quarta (19), às 18 horas. O retorno às atividades normais é na segunda (24), às 8h30.

As subsedes de Arujá e Terra Preta (Mairiporã) não abrem sexta (21).

Lazer - Desde segunda (17), nosso Clube de Campo (Parque Primavera) está fechado para manutenção e férias coletivas dos funcionários. O Pesqueiro, localizado no Clube, também ficará fechado. O retorno às atividades normais será em 31 de agosto.

Litoral - Colônia de Férias de Caraguá tem vagas disponíveis neste feriado. Para fazer a reserva, basta comparecer no Sindicato até ás 18 horas da quarta.


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate de ideias. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com