Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 434 • 5/9/2019

O que vi
na Rússia

Na última quinzena de agosto, participei na Rússia de uma competição muito interessante: a 45ª edição do WorldSkills. Trata-se do maior torneio de educação profissional do mundo.

Em Kazan, onde aconteceu o evento, nossa delegação conquistou medalhas em 13 das 56 ocupações em disputa, ganhando também certificados de excelência em 28 delas. O Brasil ficou na honrosa terceira colocação geral, superando até a Coreia do Sul, a quarta colocada. A competição reuniu 1.354 jovens, de 63 países.

Conseguimos duas medalhas de ouro (Desenho Mecânico em CAD e Manutenção de Veículos Pesados), cinco pratas (Computação em Nuvem, Tecnologia da Moda, Tornearia CNC, Engenharia de Moldes para Polímeros e Cuidados de Saúde e Apoio Social) e seis bronzes (Instalações Elétricas Prediais, Segurança Cibernética, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Tecnologia de Laboratório Químico, Mecatrônica e Soldagem).

Como já publiquei aqui, integro o Conselho do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, onde represento a Força Sindical. Pois bem: dos 63 brasileiros na disputa, 56 foram treinados pelo Senai e sete pelo Senac - o que mostra a eficácia do Sistema S na qualificação e formação dos trabalhadores, especialmente os jovens.

Mas na Rússia eu não vi apenas jovens promissores, capazes de renovar nossa esperança na evolução técnica e científica do País. Estive na Rússia no período em que as queimadas devastaram parte da Mata Amazônica, com um governo paralisado e sob forte crítica internacional.

A Rússia é o maior país do mundo (mais de 17 milhões de quilômetros quadrados). Tem muito gelo e também mata típica. Mas quero falar aqui daquilo que vi nas cidades. Vi cidades bem cuidadas, em ordem, com muitas praças, parques e rios limpos. Sim. Vi pessoas pescando em rios que cortam grandes cidades.

Também me chamou a atenção o cuidado que eles dedicam à Educação. O índice de alfabetização - entre os nove e os 49 anos de idade - chega a 99,8%. O ciclo educacional secundário só se completa com onze anos de estudos. Herança ainda da extinta União Soviética, o ensino é centrado na ciência e na tecnologia.

O evento do qual participei teve presença do primeiro-ministro Dmitri Medvedev. Ele exerce seu papel institucional, embora o comando político e efetivo esteja nas mãos de Vladimir Putin, que ainda tem muito prestígio.

Sistema S - O excelente desempenho do Brasil nessa copa do mundo do ensino técnico merece nosso reconhecimento. Esse reconhecimento precisa ser estendido ao Sistema S, que desde os anos 40 forma gerações de brasileiros tecnicamente qualificados. Vale sempre registrar: trabalhador qualificado ganha mais, encontra trabalho com mais facilidade e seu ciclo no emprego é mais longo. Com isso, ganha o trabalhador, ganha a empresa e ganha o Brasil.
Viva a Rússia. E viva o Brasil!

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 4/9/19


Tabela do Futsal sai
na próxima semana
As inscrições para o 15º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos já estão encerradas, mas algumas equipes ainda dependem de confirmação. Assim, na próxima semana serão definidos todos os detalhes da competição.
O Departamento de Esportes do Sindicato decide até sexta (6) a data para realização do encontro, pra definir regulamento, início e tabela.
   
VÍDEO
Sindicato preserva mata atlântica
Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) fala da importância da preservação ambiental da área do Clube de Campo. Assista!

COMEÇA CAMPANHA SALARIAL
Sexta, 13, tem assembleia. Participe!


O Sindicato convoca a categoria para a assembleia de abertura da Campanha Salarial. Será na próxima sexta (13), na sede. A assembleia aprovará a pauta de reivindicações a ser negociada com os grupos patronais.

Horário -
Primeira chamada, às 18 horas; segunda, às 19 horas.

Presença -
O presidente José Pereira dos Santos reforça o convite: “Peço a presença de todos. Uma campanha forte começa com uma assembleia representativa”.

Empresas - Nossos diretores já começaram a mobilizar nas fábricas, como Fibrasil, Dyna, Modine e Mascote/Dacon.

Participe - A assembleia da sexta será na rua Harry Simonsen, 202, 5º andar, Centro Guarulhos. A partir das 18 horas. Convide outros companheiros.

 

METAL

Metalúrgicos de todo o País elegem direção da CNTM


Célio e Pereira com dirigentes da CNTM

Dia 2, segunda, representantes da categoria, de todo o País, elegeram a diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos - CNTM. O dirigente paulista Miguel Torres foi reeleito na presidência. Nosso presidente José Pereira dos Santos será o secretário para Assuntos Parlamentares.

Filiada à Força Sindical, a CNTM reúne 154 entidades (145 Sindicatos e 9 Federações), representando cerca de 1,5 milhão de metalúrgicos em todo o País.

Pereira diz: “A prioridade máxima da diretoria é a defesa do emprego e dos direitos. Mas também vamos buscar ampliar o diálogo com os poderes públicos e o capital produtivo. Precisamos nos unir pra tirar o Brasil da recessão e da crise, até porque a maior vítima disso é a classe trabalhadora”.

    

METAL

Novos acordos na base ampliam pagamento de PLR

Cabeça, Pepe e Carioca em assembleia na Lepe
Nossos diretores conduziram assembleias e os trabalhadores aprovaram acordos Participação nos Lucros e/ou Resultados. Foram mobilizados mais de 400 companheiros da Lepe (Porto da Igreja) e os sete da Magnus (Itapegica).

Na Lepe, benefício pode chegar ao máximo de R$ 1.005,00 (proporcional), conforme metas. Pagamento será feito de setembro a fevereiro. Na Magnus, o aumento é de 5%. Benefício será pago em setembro e outubro.

Imprensa mostra nossa ação ambientalista

Nosso trabalho de preservação da natureza, no Clube de Campo (Parque Primavera), teve grande repercussão na imprensa no último final de semana. Folha Metropolitana e Guarulhos Hoje publicaram matérias em suas edições impressas de sábado e domingo. A Folha também deu destaque em seu site. Houve, ainda, registro nos sites da Força Sindical e Agência Sindical.

Mais - Leia matéria completa em nosso site. Clique aqui 


METAL

Trabalhadores se associam ao Sindicato

   
Madeira e Roseli com trabalhadoras da Mademetal
 

A campanha de sindicalização segue firme e muitos companheiros estão se associando. Nossos diretores estiveram na J.Gianini e Mademetal, ambas no Jardim Presidente Dutra; Modine (Bonsucesso); Tecfil (Cumbica); e na Lealfer (Bonsucesso).

Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) dá boas vindas aos novos sócios. “São companheiros que chegam pra somar e fortalecer a entidade de classe. Isso sempre é bom, mas principalmente nessa fase de Campanha Salarial”, ele diz.

Fique sócio - Agende visita à sua fábrica. Ligue no 2463.5300. Fale com um diretor ou assessor.

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil
e dinâmico, um jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste
suas mensagens; curta. Acesse:
www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos
Espaço para o debate. O blog traz assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico
.blogspot.com