Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 449 • 17/1/2020

Fé, trabalho
e sindicalismo

Um Sindicato é uma coletividade. Assim sendo, representa uma categoria, que é única do ponto de vista profissional. Mas o Sindicato é também representante de um grupo múltiplo, sob os mais diversos aspectos.

Na base metalúrgica, por exemplo, temos pessoas de diferentes origens, de escolaridade e formação também díspares. Homens, mulheres, jovens, pessoas de meia idade e ainda idosos, que se aposentam e continuam a trabalhar.

Esse coletivo, quando se trata da questão religiosa, é bem variado. Nossa base tem católicos, protestantes de diversas igrejas, umbandistas, espíritas e, nos últimos anos, passou a ter crescente número de pessoas ligadas às chamadas igrejas neopentecostais.

Não é a questão religiosa o eixo central do sindicalismo. Mas a entidade de classe não pode relegar esse fato tão importante, pois quase cem por cento da categoria é de adeptos religiosos - a esmagadora maioria segue o cristianismo.

Como os religiosos veem o Sindicato? Será que o espírita tem a mesma concepção que o presbiteriano? O neopentecostal vê o Sindicato da mesma maneira que o batista? Em suma, a formação religiosa influi no modo com que um metalúrgico se relaciona com seu Sindicato? E os líderes - pastores, padres etc. - que orientação passam aos fiéis sobre reivindicações, negociações ou mesmo greves?

Levanto todas essas indagações e coloco aqui o tema em debate. Aliás, nosso Sindicato, há cerca de dois anos, promoveu encontro com lideranças religiosas. Mas, por falta de tempo e condições, não tivemos como prosseguir nessa iniciativa. No entanto, eu (que sou católico) defendo que devemos aprofundar o diálogo entre sindicalismo e religiões.

Pesquisa - A Folha de S. Paulo, dia 13, publicou uma bela pesquisa sobre a composição religiosa brasileira. Os cinco primeiros itens mostram: 1) 50% são católicos; 2) 31% são evangélicos; 3) 10% não têm religião; 4) 3% são espíritas; e 5) 2% são umbandistas, do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. Quanto ao universo evangélico, três indicadores chamam atenção. Primeiro, 59% são negros; depois, 58% são mulheres; e, por fim, entre os jovens - até 34 anos - os evangélicos têm boa vantagem de preferência em relação aos católicos. E no Nordeste? Pois bem, 59% são católicos e 27% se declaram evangélicos.

Volto ao sindicalismo pra reafirmar nosso caráter agregador e inclusivo, nosso cuidado com os mais frágeis, a fim de evitar a exploração do capital. A Folha entrevista um pastor da Assembleia de Deus no Norte brasileiro. Ele diz: “Deus sempre olha mais para aqueles desfavorecidos. Esse tipo de gente é mais sensível às coisas de Deus”.

Deixo aqui essas reflexões, reafirmo minha confiança no poder do diálogo e aproveito pra desejar a todos um ano de saúde, paz e prosperidade.

 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 16/1/2020.

Dr. Marcílio explica pagamento de 13º

Coordenador do departamento jurídico do nosso Sindicato, dr. Marcílio Penachionni alerta sobre o pagamento do 13º salário. Ele diz: "Se sua empresa ainda não pagou, procure o Sindicato". Assista!


Acesse nossas Redes Sociais

Sindicalizado tem assistência
grátis na aposentadoria


César Tolentino tem 46 anos de experiência na área

O Sindicato amplia a rede de serviços aos metalúrgicos. Agora, na área de aposentadorias.
Para tanto, firmamos parceria com a Tolentino Aposentadorias.

Trata-se de escritório especializado em Previdência, com 46 anos de atuação e mais de 50 mil aposentadorias efetivadas.

O escritório cuidará das aposentadorias dos trabalhadores interessados.

GRÁTIS - Segundo nosso presidente José Pereira dos Santos, a assistência aos sindicalizados, da nossa base, será gratuita.

Tolentino afirma: “Cuidaremos de todas as fases da aposentadoria, do começo ao fim. Isso vai do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), contagem de tempo de serviço, contagem do tempo de contribuição, atualização do Cadastro/CNIS e outras providências”.

CUIDADO - Um erro na aposentadoria será por toda a vida. Por isso, a assessoria profisissional é indispensável. A recente reforma da Previdência piorou tudo para os trabalhadores. Todo cuidado se faz necessário.

AGENDAR - Os atendimentos de aposentadoria serão realizados nos escritórios de César Tolentino. Em Guarulhos, a empresa fica localizada na Rua Siqueira Campos, 144, Centro. Telefone 2409.7070 ou 2229.1815. Há uma unidade também na Mooca, Rua Guaimbé, 223. Telefone 2601.0181 ou 2268.3001.

ERRATA - No Boletim Expresso Metalúrgico, quinta (17), saiu texto errado. Dizia: “Bacharel em Direito, Tolentino afirma que toda a assistência aos metalúrgicos de Guarulhos e Região será gratuita”.
O certo: a assistência é grátis APENAS aos sócios do Sindicato.


METAL

Sindicato visita Torricelli e constata qualidade do ensino



Nossos sócios têm 60% de desconto

O Sindicato visitou quarta, dia 15, a Faculdade e Colégio Torricelli (Macedo), a fim de conhecer a estrutura e as instalações, que já estão disponíveis aos nossos sócios e dependentes, por meio de parceria recentemente firmada.

Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) foi recebido pelo presidente do Grupo, Paulo Roberto Cesso. Ele diz: “Fiquei satisfeito com o que vi. Tenho certeza de que não apenas os sócios, mas toda a população de Guarulhos tem uma ótima opção para fazer uma graduação. E o melhor, com um valor que cabe no bolso”.

Paulo Roberto Cesso comenta: “Investimos pesado pra oferecer ensino de ponta aos nossos alunos, especialmente na parte tecnológica. Somos uma faculdade moderna”.

Desconto - Neste mês de janeiro, nossos sócios terão até 60% de desconto nas mensalidades para qualquer curso da instituição, até o final da graduação. Entre em contato com o Torricelli e faça sua matrícula. Mande uma mensagem para (11) 96383.3812.

METAL

Diretores vão à base, ouvem reivindicações e buscam melhorias


Jau e Raquel reunidos na Vick Power

Nossa diretoria está na base metalúrgica, sempre atenta às reivindicações dos trabalhadores. Nesta quinta (16), aconteceram duas ações sindicais importantes.

A primeira foi uma conquista para os trabalhadores. Conseguimos aumento de 8,6% na Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) para os companheiros da MCE (Vila Galvão). Os funcionários vão receber R$ 1.140,00 em três parcelas: abril, julho e agosto.

O diretor José Pedro da Silva (Carioca) conduziu a assembleia. Ele diz: “Tivemos um avanço maravilhoso. Ficamos felizes que os companheiros aprovaram a negociação. E aproveito para informar que caso você, trabalhador, não receba PLR, procure o Sindicato que nós lutamos por você”.

Vick Power - Outra ação importante aconteceu na Vick Power (Cidade Satélite). Nossos diretores José João da Silva (Jaú), Evandro Pereira e Raquel de Jesus foram ao local nesta quinta (16) e cobraram atraso de salário, fim do banco de horas e nova negociação de PLR. Foi protocolado um documento dando prazo de cinco dias para que a empresa dê um retorno aos trabalhadores sobre as reivindicações.

METAL

Frequente nosso Clube de Campo, no Primavera



Atenção, trabalhadores! Agora nosso Clube de Campo (Parque Primavera) está aberto pra todos: associados, dependentes e população em geral.

Trabalha no setor metalúrgico e quer aproveitar todas as vantagens do Clube? Associe-se! Quer um espaço de lazer pra curtir com toda a família, mas não é metalúrgico? Adquira o Certificado e Uso e aproveite. É barato!

Nosso Clube tem piscinas com toboágua, playground, quiosques com churrasqueira e muito mais. Ligue 2402.3811 e saiba mais.


Acesse - www.metalurgico.org.br