Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 450 • 23/1/2020

A grave crise
na indústria

Todo país desenvolvido possui características em comum. Uma delas é indústria forte. Assim é na França, nos Estados Unidos, na Alemanha, no Japão, na China e demais.

Por outro lado, os países atrasados possuem, entre si, características semelhantes. Uma delas é indústria fraca. Sem indústria, não há desenvolvimento. Os empregos são precários, com baixos salários. Sem massa salarial, não se forma mercado interno. Sem mercado interno, o desenvolvimento trava ou engata marcha à ré.

Falo isso com tristeza, pois o Brasil vive um grave ciclo de desindustrialização. Quem é de Guarulhos vivencia essa crise. Nosso parque fabril tem encolhido e o setor de serviços, que cresce um pouco mais, não possui força suficiente pra levantar a economia.

Porém, o problema é mais amplo. No Estado de São Paulo, muitas indústrias fecharam ou se mudaram. E a situação no Brasil, como um todo, é trágica. Entre 2015 e 2018, ou seja, em quatro anos, 25.376 fábricas deixaram de funcionar. Cada unidade dessas gerava empregos diretos e indiretos.

A tragédia foi retratada na primeira página do jornal O Estado de S. Paulo, dia 17, cuja chamada dizia: “Na recessão, País perde 17 fábricas por dia”. Os paulistas perderam 7.312 fábricas. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O motivo principal dessa devastação é a crise econômica, cuja recessão atinge quase todos os segmentos. Mas não é só isso. No jogo pesado da geopolítica, os países ricos protegem suas economias para que as Nações dependentes não consigam desenvolver a indústria.

É uma luta antiga. Na época do Império, a Coroa Portuguesa proibiu indústrias na Colônia. O Brasil era apenas uma economia extrativista e, anos depois, centrada na produção de café e leite. Esse ciclo só foi quebrado na Revolução de 30, quando Getúlio Vargas, com as armas e apoio popular, derrotou a chamada elite “café-com-leite” e iniciou a formação da indústria de base.

Há dois problemas sérios na derrocada da indústria. Primeiro, a falta de uma efetiva política industrial do governo, com reflexos nos Estados e municípios. Segundo, a acomodação da chamada burguesia nacional, que pôs seu dinheiro no mercado financeiro ou migrou para o setor de serviços, que requer investimentos mais baixos, com lucros mais rápidos.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 22/1/2020.

Zóião comenta visita a Torricelli

Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) esteve nas dependências do Grupo Torricelli e fala do sucesso da parceria. Assista!


Acesse nossas Redes Sociais

Sindicato reforça ações na base,
fecha acordo e busca conquistas


Trabalhadores da Ferth aprovam reajuste salarial. Diretores Lula e Roseli coordenam

No retorno do recesso de final de ano, o Sindicato já retomou a ação na base. Nesta semana, nossos diretores negociaram aumento em fábricas e renovaram acordos de PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados da empresa. Nosso presidente José Pereira dos Santos comenta: “As demandas na base não param e cabe ao Sindicato cuidar disso e atender bem o metalúrgico”.

Na Papri (Nova Cumbica) e Ferth Automação (Cumbica), os companheiros aprovaram reajuste salarial negociado pelo Sindicato direto com as empresas. Elas pertencem ao Grupo 10, que não assinou a Convenção Coletiva de Trabalho na Campanha Salarial.

As assembleias foram conduzidas pelos diretores Eronides Rafael Galdino (Lula) e Roseli Lima. Roseli explica: “Os companheiros da Papri terão reajuste de 3%. Já na Ferth haverá aumento de 5%. Aproveitamos as assembleias pra falar sobre a importância da renovação dos direitos da Convenção Coletiva”.

PLR - Nossos diretores também negociaram e garantiram acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados em várias empresas. Na MCE (Vila Galvão), houve aumento de 8,6%. Os trabalhadores vão receber R$ 1.140,00, em três parcelas (abril, julho e agosto).

Também houve aumento na Starcast. Os metalúrgicos da empresa do Jardim São Geraldo aprovaram o benefício com aumento de 8,3%.

Os companheiros das empresas Henrisan e BTM também foram beneficiados.

METAL

Data Brasil abre cursos de férias com desconto de 45%



Venha conhecer nossos cursos

A Edutec Data Brasil está com matrículas abertas para os cursos intensivos de férias. As aulas começam dia 27 e duram duas semanas. O aluno sai certificado. Associados ganham desconto de 45%.

A escola oferece oito cursos de férias: NR10, Autocad (2017), CNC, Controle de Medidas, Desenho Técnico, Torneiro Mecânico, Excel Avançado e Informática.

A gestora da Instituição, Aryane Ballester informa: “Na Data Brasil, além de mais rápidos, os cursos intensivos também são mais baratos. Compensa muito”.

Formação -  A qualificação profissional é muito importante. O mercado de trabalho exige. Com a Data Brasil, nossos sócios podem aproveitar o desconto de 45% em qualquer curso.

Inscreva-se - As matrículas podem ser feitas na rua Harry Simonsen, 188, Centro (ao lado da nossa sede), de segunda a sexta, das 9 às 20 horas. Aos sábados, das 9 às 16 horas.

Mais - Informe-se pelo telefone 2440.6000 ou pelo site www.databrasil.com.br

METAL

Queremos saber se a empresa fornece café da manhã. Responda!


Responda nossa enquete

Nosso site tem nova enquete. Queremos saber se a empresa onde você trabalha fornece café da manhã e, em caso de fornecimento, se ele é gratuito.

O desjejum é um direito em várias fábricas. Mas em outras o trabalhador precisa se alimentar em casa ou tomar café em bares. O que traz custo e nem sempre garante qualidade. Acesse nosso site e vote!

METAL

Frequente e aproveite o Clube de Campo, no Primavera


Atenção, trabalhadores! Agora nosso Clube de Campo (Parque Primavera) está aberto a todos: associados, dependentes e população em geral.

Trabalha no setor metalúrgico e quer aproveitar todas as vantagens do Clube? Associe-se! Quer um espaço de lazer pra curtir com a família, mas não é metalúrgico? Adquira o Certificado e Uso e aproveite. Vale a pena! 

Nosso Clube tem piscinas com toboágua, playground, quiosques com churrasqueira e muito mais. Ligue 2402.3811 e saiba mais.


Acesse - www.metalurgico.org.br