Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 451 • 30/1/2020

Guedes agride
nossa inteligência

Dois Estados brasileiros sofrem forte impacto ambiental nas últimas semanas: Espírito Santo e Minas Gerais. Passa de 50 o número de mortos e, somados, há mais de 30 mil desabrigados. Semanas atrás, o sofrimento acontecia no Rio de Janeiro, onde a água marrom fornecida pelo Estado mostrava-se imprópria ao consumo humano.

Quando a gente olha as fotos dos locais mais duramente atingidos ou assiste às reportagens de TV, constata que as vítimas são quase sempre pobres. Ou muito pobres. Moradores de ocupações nos vales ou de terrenos nas encostas de morros. Nos vales, sofrem com as enchentes. Nas encostas, são atingidos pelos desmoronamentos.

O mundo se urbanizou muito rapidamente e sem planejamento. E, a bem da verdade, com a elite pouco se lixando com a segurança, a saúde ou mesmo a vida desses milhões de seres humanos, inclusive as crianças. Nessa elite, se incluem praticamente todos os governos.

Digo tudo isso a propósito da fala inaceitável do ministro Paulo Guedes, no fórum dos ricos, em Davos, Suíça. Ao tratar da questão ambiental, ele teve o desplante de culpar a pobreza pelo desmatamento ou destruição ambiental. Mas Guedes mentia. O ministro, que é um homem esclarecido, sabe que a principal vítima dos desastres ambientais são as famílias pobres.

Ambiente - Guarulhos passou décadas sem tratamento de esgoto. Quanto isso custou à saúde do nosso povo? Em que nível está hoje a contaminação de nossos córregos, rios, lençol freático e do solo? Todos, de certo modo, sofrem com isso. Mas, sem dúvida, quem mais sofreu e ainda pena são as pessoas pobres, na periferia.

Nosso Sindicato não quer parecer exemplo. Mas durante anos investimos pesado na limpeza dos mananciais em nosso Clube de Campo, no Primavera. Tratamos mananciais, limpamos nascentes e devolvemos água limpa para o córrego que margeia o Clube. Enquanto isso, faltava água nas torneiras das casas e a Prefeitura cobrava por um tratamento de esgoto que não existia.

Paulo Guedes é um homem rico e apátrida. Não faz muito tempo, ao enfrentar dificuldades com a votação da reforma da Previdência, simplesmente ameaçou ir embora pra Miami, onde moram milionários do mundo todo.

Sua fala infeliz em Davos chocou o bom senso das pessoas que têm um mínimo de respeito à natureza e à vida. Ao abordar a questão do meio ambiente, ele bem poderia ter anunciado investimentos na prevenção e parcerias com governos ou entidades internacionais. E não só para a Região Amazônica, mas voltadas ao saneamento básico, cuja precariedade gera doenças, provoca epidemias, contamina regiões e mata pessoas.

Não bastassem as agressões por parte do presidente da República, agora temos seu principal ministro também falando besteiras. Ele tem esse direito? Enquanto homem público, não. Aliás, nem ele, nem qualquer outro.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 29/1/2020.

Zóião comenta visita a Torricelli

Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) esteve nas dependências do Grupo Torricelli e fala do sucesso da parceria. Assista!


Acesse nossas Redes Sociais

Participação aprovada pelos
metalúrgicos da TBFil e da Nord


Diretores Cabeça e Alex comandam assembleia na TBFil

Mais de 120 metalúrgicos da base foram beneficiados com negociações de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), feitas pelo nosso Sindicato. Assembleias realizadas na quarta (29) mobilizaram os cerca de 70 trabalhadores da TBFil (Presidente Dutra) e 55 da Nord (Taboão). Diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça), Alex Lima e Daniel Herminio, conduziram mobilização na TBFil.   

Cabeça comenta: “Nas duas empresas os metalúrgicos reconheceram o trabalho que o Sindicato desenvolve e aprovaram desconto da taxa negocial, dos que não são nossos sócios”.

Alex informa: “Valor pode chegar a R$ 1.070,00, de acordo com metas, e será pago em agosto e fevereiro. Outra conquista importante: a empresa terá CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o Sindicato vai acompanhar todo o processo para sua criação”.


Daniel e Alex com trabalhadores da Nord

Nord - Alex e Daniel Hermínio, estiveram na empresa do Taboão. O benefício será pago de uma só vez, ainda em janeiro. A empresa alegou dificuldades financeiras, mas tivemos sucesso na negociação. Os trabalhadores ficaram satisfeitos e a aprovação foi unânime.

O Sindicato está sempre atento aos pagamentos da Participação nas empresas. Se a fábrica que você trabalha não paga PLR ou se recusa a negociar, procure nosso Sindicato. Mande mensagem para: (11) 99703.2284 (WhatsApp). Ou ligue 2463.5300 e fale com nossos diretores.

METAL

Trabalhadores da Bristol elegem cinco novos Cipeiros


Foram eleitos cinco titulares e cinco suplentes

O Sindicato acompanhou o processo de eleição de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com os funcionários da Bristol (Cumbica). Foram eleitos cinco titulares e quatro suplentes, no total de 256 votos apurados.

A diretora Raquel de Jesus, que é funcionária da empresa, diz: “A Cipa é uma das ações mais importantes dentro da fábrica, e os eleitos vão com certeza zelar pela segurança e a saúde dos companheiros”.

Resultado - Titulares: Flávio Cavalcanti de Morais (35 votos), Maria Risoneide Ferreira Lima (31 votos), Maria Rosilene Torres da Silva (30 votos), Fabiana Santana da Silva (24 votos), José Cícero da Silva Feitosa (23 votos). Suplentes: Joseilda Mendes de M. Nascimento (21 votos), Maria Conceição Melo Lima (19 votos), Maria Mercia Falcão de Maris (18 votos), Alfredo Fernandes Galindo (12 votos). Os titulares terão dois anos de estabilidade no emprego.

METAL

Fechamos parceria com o Laboratório Sonolayer

O Sindicato oferece mais uma opção de convênio para os sócios na área de saúde. Atendimento de vários exames podem ser agendados com a Sonolayer – Centro de Diagnósticos, localizada na avenida Salgado Filho, 342, Centro.

Associados e dependentes têm descontos especiais, de 20 a 40% em um dos principais laboratórios da cidade.

Alguns dos exames: ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, exames de sangue, cardiológicos, toxicológicos e laboratoriais, além de vacinas diversas.

Para agendar ligue 2713.6400. Mais informações, 2463.5300.  

METAL

Passe bons momentos de lazer na Colônia de Caraguá


O Sindicato mantém excelentes opções de lazer para nossos sócios e dependentes. Passe bons momentos ao lado de seus familiares em nossa Colônia de Férias de Caraguatatuba, Litoral Norte de SP.

A Colônia foi o primeiro equipamento de lazer construído pelo Sindicato para os metalúrgicos de nossa base. Localizada na avenida Primeiro de Maio, 1420, Jardim dos Sindicatos, no Porto Novo, possui 38 apartamentos; piscinas adulto e infantil; restaurante; lanchonete; salão de jogos; sala de TV; secretaria; lavanderia; almoxarifado; playground; e estacionamento para 45 carros. Café da manhã e jantar estão inclusos na diária.

Reservas - Devem ser feitas na secretaria do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Mais informações 2463.5300.