Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 453 • 13/2/2020

Geração de empregos
é questão central

Candidato a prefeito que quiser falar com o povo, e obter apoio popular, terá que colocar o emprego como item prioritário no seu programa de governo.

Há uma frase do líder argentino Juan Domingo Perón que resume bem essa questão. Dizia: - Governar é gerar trabalho. Pois bem. Passados tantos anos, é isso que o trabalhador espera dos governantes. É isso também que o setor produtivo almeja, com uma estrutura tributária mais justa e um mercado interno forte.

A subseção do Dieese em nosso Sindicato acompanha a situação do emprego, na cidade, Estado e no País. Veja o caso de Guarulhos. Se a cidade gerar o número de postos de trabalho do ano passado (foram 1.670), levaremos 15 anos pra Guarulhos retomar o nível de emprego que tínhamos em 2004.

Portanto, será necessário bem mais que boa vontade. A geração de empregos exigirá uma política local de desenvolvimento, de estímulo ao setor produtivo e, mais que isso, de estratégias que apontem resultados de curto, médio e longo prazos. Guarulhos ainda mantém sua tradição industrial. Precisamos retomar esse histórico, por meio de incentivo ao parque aqui instalado, modernização do maquinário e atração de novas indústrias.

O município tem tudo pra isso. Temos mão de obra experiente, temos terrenos grandes, há estradas que nos ligam ao Interior do Estado, a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro, temos o maior aeroporto do Hemisfério Sul, com uma infra-estrutura ao redor que se moderniza a cada dia.

Mas crescer, reconstituir nosso parque industrial e gerar empregos de qualidade não são tarefas simples. É preciso haver competência política, habilidade, diálogo com os agentes econômicos e prestígio junto aos governos do Estado e da União, bem como relações consistentes com agentes públicos, como o BNDES e os diversos programas de fomento à atividade econômica.

Uma questão de fundo, que sempre persiste, é a educação e, no caso do emprego, a qualificação profissional. Vejo no sindicalismo completa afinidade sobre a questão da formação profissional. Sei que assim também pensam o Ciesp, outras entidades empresariais, bem como as entidades ligadas ao Sistema S.

O Brasil vive um momento de crise e nossa cidade não está imune a isso. Mas Guarulhos precisa romper o impasse: Ou planeja e constrói seu futuro ou vive de lamentar um passado fabril que não existe mais. Precisamos, portanto, criar bases para um novo desenvolvimento na cidade.

Já fomos ultrapassados por Osasco e Campinas. No plano nacional, São Luiz do Maranhão agora ocupa a 14ª posição em empregos formais e nos empurra para o 15º lugar. Acorda, Guarulhos. Mas acorda com os pés no chão e a cabeça no lugar. Nossa cabeça deve estar voltada para a geração de empregos. Essa é a prioridade máxima e urgente.

Até quando vamos ter que conviver com essa política de rixa entre governo estadual e do município, que não articulam políticas de desenvolvimento econômico e geração de empregos pra Guarulhos?

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 12/2/2020.

Torricelli é referência em tecnologia

Assista reportagem sobre nossa visita ao Grupo Educacional Torricelli, novo parceiro do Sindicato. Assista!


Acesse nossas Redes Sociais

Sindicato participa de protesto
contra filas no INSS. Nesta sexta


2017 - Fomos linha de frente no ato em defesa da Previdência Social

Nesta sexta (14), haverá protesto em frente à agência do INSS no Itapegica, Guarulhos. A mobilização é convocada pelas Centrais Sindicais, em diversas cidades, contras as filas, por melhorias no atendimento do INSS e em solidariedade aos Servidores do Instituto. Ato acontece a partir das 9 horas, em frente à agência, à rua Brasileira, 399, Vila Endres.

José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato, afirma: “É importante que a população também participe, porque vamos reivindicar do governo melhor atendimento a quem está prestes a se aposentar e pra quem solicita benefícios previdenciários”.

Segundo José Barros da Silva Neto, coordenador da Força Regional e nosso diretor, diversos Sindicatos, ligados à Força Sindical, CUT, UGT e CSB se somarão no protesto, sexta. “Vamos alertar o povo e barrar o desmonte do INSS. Vamos fazer um ato forte”, afirma Barros.

METAL

Negociado, com êxito, pacote de benefícios na Cummins


Diretor Alex explica condições do pacote

O Sindicato negociou pacote de benefícios pra 35 trabalhadores demitidos da Cummins (Cumbica). As demissões decorrem do fechamento da fábrica da Ford, em São Bernardo, afetando a produção da Cummins.

Além das verbas rescisórias, os companheiros receberão adicional
de R$ 10.800,00 (para todos); três meses de convênio médico ou quatro meses de indenização; e seis meses de cesta básica.

Nosso diretor Alex Lima destaca os delegados sindicais: “Foi muito importante a participação dos companheiros. Jaciel Barbosa dos Santos (Jassa) e Rogério da Silva Santos (Rogerinho) deram grande apoio para conseguir os benefícios aos metalúrgicos dispensados”.

METAL

Trabalhadores da Continental rejeitam alterações nas folgas



Assembleia votou e rejeitou

Os funcionários da Continental (Itapegica) rejeitaram, por unanimidade, a proposta da empresa de alterar folgas em sábados alternados. Ação é conduzida pelo Sindicato. Negociações continuam. Participaram de negociação na empresa nossos diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça), Márcia de Aquino, Josete Machado Filho (Pepe) e José Pedro da Silva (Carioca).

Márcia, funcionária da empresa, explica: “Conquistamos sábados alternados, com dois dias trabalhados e um de folga. A empresa quer três por um, com trabalho aos feriados. Mas os companheiros não aceitaram”. Por enquanto prevalece esquema de dois por um.

METAL

Ação sindical garante reajuste salarial na Sempre de Arujá



Diretor Antônio fala a companheiros da Sempre

Os funcionários da Sempre - Sistemas de Energia (Arujá) foram beneficiados com reajuste salarial de 5%. Proposta foi apresentada em assembleia segunda (10) pelos diretores Antonio F. da Silva (Fala Mansa) e Elenildo Queiroz (Nildo).

Fala Mansa informa: “A Sempre faz parte do Grupo 10 patronal, que não concluiu as negociações da Campanha Salarial. Conseguimos reajuste maior que o aplicado em novembro, que já está valendo, e garantimos todos os direitos da Convenção Coletiva”.

Se sua empresa ainda não negociou ou se recusa a negociar aumento, ligue no Sindicato. Faremos a pauta de reivindicações. Ligue 2463.5300 e fale com um de nossos diretores.

METAL

Guarulhos registra retomada lenta no nível de emprego


Clique aqui e assista a reportagem

O economista Rodolfo Viana, da subseção do Dieese no Sindicato, estudou a geração de empregos em 2019. Os números não são otimistas. Ele afirma: “serão necessários 15 anos pra retomar o nível de emprego de 2014, a melhor época”.

Acorda, Paulo Guedes. Sua política econômica está afundando o Brasil!

 

 

METAL

Campanha de sindicalização segue forte e obtém adesões



Diretora Raquel presente na base

O Sindicato faz campanha de sindicalização na base. Em todas as empresas onde nossos diretores fazem visitas a adesão é grande. Terça (11), por exemplo, diretores Evandro Pereira e Raquel estiveram na Fermaz (Cumbica) e a maioria dos companheiros se associou.

Raquel conta: “Nosso trabalho na busca por benefícios foi reconhecido e, no mesmo dia, trabalhadores ficaram sócios; outros estiveram ao Clube de Campo e nesta terça mais adesões aconteceram. O reconhecimento dos metalúrgicos torna nossa entidade ainda mais forte”.

Para agendar visita, é fácil. Ligue para 2463.5300 e procure por um dos diretores ou assessores.

METAL

Inscreva sua equipe no Campeonato de Futsal Metalúrgico

Sócios do Sindicato podem participar do 16º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos, que será disputado a partir de março. Jogos serão no ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis para os torcedores. Mais informações, ligue 2463.5300 e fale com os diretores Alex, Evandro ou Jau, ou assessor Feijão.