Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 454 • 20/2/2020

É HORA DE UNIÃO

Saúdo a justa greve dos petroleiros, a maior empresa nacional. A Petrobras foi criada por Getúlio Vargas, com muita luta. As petroleiras multinacionais não queriam uma estatal no setor e seus agentes internos infernizaram a vida de Getúlio, por causa de sua persistência.

No seu auge, há cerca de 10 anos, a cadeia produtiva da Petrobras representava perto de 12% do PIB nacional. A empresa é a mais avançada do mundo em vários setores, inclusive na prospecção em águas profundas, como o pré-sal. Na sua fase mais próspera, a Petrobras era, na prática, a maior escola de engenharia do mundo, pois dava qualificação profissional e possibilitava aperfeiçoamento a praticamente todas as funções dentro da engenharia.

Os petroleiros são organizados em Sindicatos regionais e, nacionalmente, há duas Federações que representam as entidades de base. Essa greve, que na segunda-feira chegava ao 17º dia, é resultado da unidade da categoria, de seus Sindicatos e das Federações. A paralisação, que a grande mídia errou em ignorar, foi crescendo dia a dia. Se a greve persistir, em pouco tempo começa a faltar combustível nos postos.

O sindicalismo tem manifestado apoio à greve e entidades da sociedade, inclusive de advogados, mostram-se a favor do movimento. Registro, por questão de Justiça, que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, David Alcolumbre, receberam as Centrais Sindicais e entidades dos petroleiros, comprometendo-se a buscar a abertura de diálogo com a direção da Petrobras.

Há uma ideia equivocada, em certos setores da sociedade e dos governos, de que o sindicalismo gosta de fazer greve. Não é verdade. A tradição sindical brasileira é de diálogo. A greve, embora respaldada pela lei, é sempre o último recurso dos trabalhadores. A greve dos petroleiros é em defesa dos empregos, pois a empresa fechará sua unidade no Paraná e tem feito cortes constantes no número de empregados.

UNIDADE - Importante frisar que a força da greve dos petroleiros resulta principalmente da unidade sindical das entidades. A união entre as direções passa mensagem de força e estímulo à base. Num momento de crise econômica, desemprego, precarização do trabalho e ataques duros aos direitos trabalhistas, a união ganha ainda mais força e poder. Sendo assim, temos que combater toda tentativa de divisionismo.

MARTINELLI - Manifesto aqui, em nome do Sindicato e da categoria, meu abraço de despedida a Raphael Martinelli, que morreu domingo, aos 95 anos. Líder ferroviário, dirigente do CGT, nacionalista e militante das causas justas, o companheiro foi um exemplo de lucidez, coerência e coragem. No sindicalismo e na política, era uma voz pela unidade das forças progressistas e do nosso povo. Era amigo do presidente João Goulart, com quem tive o orgulho de militar no PCB e acompanhar, por convite da família de Jango, no enterro dos restos mortais do presidente em São Borja (RS).

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 19/2/2020.

Torricelli é referência em tecnologia

Assista reportagem sobre nossa visita ao Grupo Educacional Torricelli, novo parceiro do Sindicato. Assista!


Acesse nossas Redes Sociais

Participamos de ato em defesa
de melhorias no INSS


Fomos linha de frente no ato em defesa da Previdência Social

As Centrais Sindicais realizaram, dia 14, atos em frente as agências e superintendências do INSS em diversas cidades brasileiras. A mobilização reivindicou melhorias nos serviços, agilidade no atendimento e respeito aos servidores do Instituto. Em Guarulhos, o protesto aconteceu em frente à agência da Vila Endres e reuniu sindicalistas dos metalúrgicos (com todos os seus diretores e assessores), químicos, servidores, vigilantes, têxteis, trabalhadores da alimentação, e dirigentes das Centrais da Força Sindical e da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).

Somente durante a realização do ato, por pouco mais de uma hora, cerca de 250 pessoas aguardavam pelo atendimento, feito por apenas sete funcionários distribuídos nos 60 guichês da agência. Devido ao processo de sucateamento promovido pelo governo, faltam funcionários, investimentos e o sistema implantado sem adequação correta não funciona.

Nosso vice-presidente, Josinaldo José de Barros (Cabeça), comenta “Quem sofre com essa situação é o Servidor. Ele precisa trabalhar em dobro para atender a população e suprir a ausência de outro companheiro”.

No encerramento do ato, dirigentes sindicais entregaram documento ao coordenador da agência de Guarulhos, Henrique Toshiaki Nakamura, cobrando melhorias no atendimento. Este documento será entregue aos seus superiores.

METAL

Funcionários da Flanjaço e Coneflan têm reajuste


Fala Mansa e Nildo com metalúrgicos da Coneflan

O Sindicato teve avanços importantes em negociações de direitos para os mais de 100 funcionários da Flanjaço e Coneflan, situadas em Bonsucesso. Pertencentes ao Grupo 10 patronal, que não negocia em nossa Campanha Salarial, conquistamos reajuste nos salários, pagamento de abono e renovação da Convenção Coletiva, com todos os direitos. Também foi aprovada Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) com 8% de aumento.

Gecede - Nesta empresa, localizada na Vila Galvão, foi aprovada compensação de folgas nos feriados prolongados até o final do ano.

METAL

Mais trabalhadores sãobeneficiados com PLR



Aprovação de benefício foi por unanimidade

Os 60 funcionários da Lincoln Eletric (Cumbica) aprovaram a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), negociada pelo Sindicato. Valor pode chegar a R$ 3.000,00, de acordo com metas, para todos. Pagamento em julho e janeiro.

Também foram beneficiados os companheiros de outras duas empresas localizadas em Cumbica: Almeida Metais e Cromatec. Na Almeida valor será de R$ 1.081,50, maior que a do ano passado. Pagamento sai em fevereiro e março. Na Cromatek será depositada em março e maio.

METAL

Diretor assume cargo no Conselho de Saúde



Nosso diretor Nildo Queiroz durante a posse

O Sindicato tem um novo representante no Conselho Municipal de Saúde. Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo) foi eleito vice-presidente do órgão na quinta (13). Na presidência ficou Luciana Zanotto, funcionária de carreira da Prefeitura e responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde. Mandato vale por um ano.

Nildo, que responde pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador no Sindicato e é presidente do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho), diz: “O Conselho é muito importante em todos os municípios. Ele tem o caráter deliberativo, fiscalizatório e consultivo. Tudo aquilo que for feito na área de saúde em uma cidade é obrigação da Prefeitura, além de também consultar os conselhos, para que o dinheiro dos cidadãos seja gasto com o que realmente interessa à população”.

METAL

Clube de Campo vai abrir no feriado prolongado


Quem quiser passar momentos de puro lazer nos quatro dias de folia já tem compromisso certo. O Clube Esportivo Colônia e Lazer Parque Primavera vai abrir durante o feriado prolongado de Carnaval de sexta (21) a terça (25), das 9 às 18 horas.

Exames médicos para uso das piscinas poderão ser feitos nos cinco dias. Horários: das 9h30 às 14 horas e das 15 às 17 horas. O Pesqueiro também abre no Carnaval, das 8 às 18 horas.

Sede e subsedes - Não haverá atendimento em nossa sede e nas subsedes de Arujá e Terra Preta (Mairiporã) na segunda e terça da próxima semana. Sede reabre na quarta (26), das 8h30 às 18 horas.

METAL

A vida de Edmilson Felipe Neri em livro



“Uma biografia sindical” é o título do livro escrito por Marco Antonio Mota de Araújo, assessor na Federação dos Metalúrgicos de São Paulo. É uma homenagem a Edmilson Felipe Neri, ex-presidente do nosso Sindicato e da Atmag (Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados de Guarulhos), que teve uma atividade constante e positiva em Guarulhos.

Lançamento do livro será dia 11 de março, a partir das 14 horas em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). Participe!

METAL

Nota de repúdio do nosso Departamento Feminino


Em nome do Departamento Feminino do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, e de todas as trabalhadoras brasileiras, deixo o nosso repúdio à declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, que mais uma vez praticou atentado à democracia e insultou a jornalista da Folha de S.Paulo, Patrícia Campos Mello.

A fala grotesca e covarde do presidente deve ser vista como um ataque à democracia e às mulheres. Ele ofendeu a todas, tentando intimidar e atacar a liberdade de Imprensa. Até quando vamos aceitar esse desrespeito às mulheres? Queremos respeito!