Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 456 • 5/3/2020

O sindicalismo debate

O debate das questões trabalhistas e nacionais é tradição do movimento sindical brasileiro. Essa tradição foi reforçada terça (3) por centenas de dirigentes e ativistas de mais de 40 categorias profissionais, que lotaram o auditório dos Metalúrgicos de São Paulo durante palestra de Flávio Dino, governador do Maranhão (PCdoB).

Ele abriu o ciclo “O Brasil que queremos”, pelo qual a Força Sindical debaterá com personalidades da política e da economia meios de fortalecer a democracia e de retomarmos o desenvolvimento.

Flávio Dino foi advogado trabalhista e juiz de Direito. Ele governa o Estado pela segunda vez e investe pesado na Educação, na contramão do que propõe o modelo neoliberal. Já construiu 900 escolas num dos Estados mais carentes do País e paga o maior Piso de professor em âmbito nacional.

Quem tem razão não precisa radicalizar. E assim fez Flávio Dino perante a Força Sindical e outras seis Centrais ao expor sua visão de mundo, sua concepção política e seu compromisso com o Estado Democrático de Direito. Ao apontar agressões ao Estado de Direito, o governador propôs a formação de uma frente ampla, antes e independentemente do processo eleitoral deste ano e de 2022. Ele relembrou que, quando da ditadura, foi a frente popular que ajudou a reconquistar a democracia e, depois, importantes direitos trabalhistas e sociais.

Mas o ex-juiz Flávio Dino foi duro ao responsabilizar o presidente da República pelo agravamento da crise institucional. Segundo ele, Bolsonaro alimenta motins contra a legalidade, ainda que pra isso tenha que se apoiar em policiais militares insubordinados e em setores milicianos.

O governador maranhense também quer rediscutir a reforma trabalhista e sindical, iniciada por Temer e agravada no atual governo. Segundo suas palavras, ambas devem ser revogadas, para que os Sindicatos recuperem seu poder de mobilização e possam proteger o trabalho, buscando melhorar a renda da classe trabalhadora.

Aproveito este espaço pra saudar a iniciativa comandada por Miguel Torres, presidente da Força Sindical. O ciclo “O Brasil que queremos” vai prosseguir e nós divulgaremos pelo site do nosso Sindicato as rodadas de debate e as linhas gerais apontadas pelos debatedores. O movimento sindical cumpre sua responsabilidade social e política ao debater temas de interesse nacional.

CIRO - Nosso Sindicato formalizou convite a Ciro Gomes para palestra em nossa sede, dia 17 de março (terça-feira), às 17 horas. Aguardamos confirmação. Em sendo confirmada, você será informado pelo Sindicato, no site e também nas redes sociais.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 4/3/2020.

Raquel fala sobre campanha de sindicalização

Muitos trabalhadores se associaram ao nosso Sindicato na última semana. Seja sócio você também! Ligue 2463.5300 e fale com um de nossos diretores. Assista!


Acesse nossas Redes Sociais

Departamento Feminino realiza atividades do Mês da Mulher


Homens e mulheres conscientes se unem na mesma causa. Foto: sede do Sindicato


O Departamento Feminino do Sindicato organiza o Março Mulher, com atividades voltadas às trabalhadoras. Neste mês, as diretoras Roseli Lima, Márcia Aquino e Raquel de Jesus percorrerão as fábricas pra conversar com as metalúrgicas, chamando atenção principalmente quanto às perdas trazidas pela reforma da Previdência e sobre o aumento da violência contra a mulher.

 

As visitas também convidarão para o evento do dia 28, a partir das 9 horas, em nossa sede. Haverá palestras, sorteio de brindes, música ao vivo e muito mais!

Coordenadora do Departamento, Roseli destaca a importância do evento. “As palestras são ricas em conteúdo. Falaremos dos graves problemas no País, especialmente dos que afetam diretamente a vida da mulher”, ela comenta.

 Palestras - A inspetora de Patrulhamento de Ações Civis Maria da Penha, Darcy Maria Feitosa dos Santos, falará sobre Violência contra a Mulher. A advogada, professora e especialista em Previdência, dra. Tonia Galleti, abordará o impacto da reforma da Previdência na vida das trabalhadoras.

Boletim - O Sindicato produziu boletim específico do Março Mulher. As diretoras entregam nas fábricas, mas o material também pode ser lido em nosso site - www.metalurgico.org.br

Participe - O Março Mulher ocorrerá dia 28 (sábado), às 9 horas, à rua Harry Simonsen, 202, Centro. Acompanhe mais em nossas Redes Sociais.

METAL

Debate com Flávio Dino reforça lutas democráticas e sindicais


Pereira cumprimenta Dino após palestra

Na terça (3), delegação do nosso Sindicato esteve nos Metalúrgicos de SP em palestra de Flávio Dino, governador do Maranhão (PCdoB). Ele abriu o ciclo “O Brasil que queremos”, pelo qual a Força Sindical reunirá personalidades da política e da economia pra debater como fortalecer a democracia e retomar o desenvolvimento, com emprego e renda.

O presidente José Pereira dos Santos comenta: “Foi um debate rico em conteúdo. O governador é progressista e esclarecido. Ele já construiu 900 escolas num dos Estados mais pobres do País”. O vice Josinaldo José de Barros (Cabeça) completa: “É bom ver que políticos como o Flávio Dino estão preocupados com a vida do povo e o futuro da Nação”.

A mesa de trabalhos teve presença da Força Sindical, CUT, CTB, Nova Central, CSB, CGTB, Federações e dezenas de Sindicatos.

METAL

Livro sobre Edmilson Neri será lançado em nosso Sindicato

O livro que conta a história do ex-presidente do Sindicato, Edmilson Felipe Neri, será lançado quarta (11), em nossa sede, a partir das 14 horas. “Uma biografia sindical” é o título da obra escrita por Marco Antonio Mota, assessor na Federação dos Metalúrgicos de São Paulo.

Perfil - Esse valoroso paraibano, além de dirigir nossa entidade de 1978 a 1987, e ser um dos fundadores do Sindicato, presidiu a Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados de Guarulhos. É um homem com muitas e boas histórias sobre o movimento sindical.

Em sua gestão, foram concluídas várias obras que engrandecem e patrimônio do Sindicato, como a sede antiga (inaugurada em 1975); o Clube de Campo, no Primavera; a Colônia de Férias, em Caraguatatuba; entre outras.

Participe - “Uma biografia Sindical” será lançado dia 11 de março, as 14 horas, à rua Harry Simonsen, 202, Centro. Para mais informações, ligue no Sindicato: 2463.5300.

METAL

Participe de assembleia nesta sexta (6) em nossa sede 



Diretora Roseli entrega boletim de convocação

O Sindicato convoca os metalúrgicos, associados ou não, para assembleia nesta sexta (6), às 18 horas, na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos).

Vamos debater e deliberar sobre a concessão ou não de autorização coletiva para a contribuição sindical, sobre a folha de pagamento de março.

Horário - Primeira chamada, às 18 horas. Segunda, com qualquer número de presentes, às 19 h.