Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 457 • 12/3/2020

Ciro fala na terça.
Você está convidado.

Abro este artigo com um convite a todos os sindicalistas, demais dirigentes classistas, imprensa, trabalhadores, empresários e população em geral. É o convite para uma palestra seguida de debate. O palestrante é Ciro Gomes.

O evento acontecerá em nossa sede, por iniciativa do Sindicato. A data é 17 de março, que cai numa terça-feira. A partir das 17 horas. O endereço é rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos. Aberto ao público.

Ex-governador do Ceará, ex-ministro em dois governos e professor de Direito, Ciro Gomes vai analisar a conjuntura política e econômica nacional. Como falará em uma casa de trabalhadores, irá abordar também o desafio da geração de trabalho num novo ambiente produtivo, marcado pelas novas tecnologias.

Ciro Gomes, que concorreu à presidência da República em 2018, ficando em terceiro lugar, é um dos mais qualificados quadros da política brasileira. Além de dominar vários assuntos ligados à gestão pública, ele se destaca por seu apurado senso de análise política. Membro do PDT e, sendo assim, portador de uma mensagem nacionalista, Ciro critica o modelo neoliberal, que desemprega, desmonta o Estado e sacrifica a indústria brasileira.

PIB - A economia brasileira vai muito mal. Nosso Produto Interno Bruto cresceu só 1,1% durante o ano passado. Esse resultado ainda não mede os reflexos do coronavírus, que têm feito estragos não apenas nas bolsas de valores, mas na economia real de diversos países. Portanto, nosso PIB não tem viés de alta, infelizmente.

Eu sou metalúrgico. E estou longe da formação de um economista. Mas minha experiência profissional, vivência sindical e visão de mundo me colocam bem longe do modelo neoliberal. Eu já vi o neoliberalismo quebrar diversos países. Não vi dar certo em nenhum país. Aliás, esse ministro Guedes que aí está foi quem urdiu o modelo econômico chileno, que leva miséria a idosos, promove exclusão social e gera uma forte convulsão popular entre os chilenos.

Precisamos evitar que esse tipo de modelo estrangule a economia brasileira, paralise ainda mais o setor produtivo, esparrame o desemprego, alimente a precarização e quebre, de vez, a indústria nacional. Ciro Gomes tem sido uma voz lúcida e corajosa contra essas barbaridades. Creio que sua palestra, dia 17, trará conhecimento e orientações a todos os que querem um Brasil com justiça e paz.

MULHER - Ao ensejo do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, externo meu abraço fraterno e solidário a todas as mulheres, que são a fonte da vida e exemplo de coragem. Paz entre nós. Basta de violência!

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 11/3/2020.
Diretores convidam para o Março Mulher

Diretoras Roseli, Raquel e Márcia, integrantes do Departamento Feminino, convidam as trabalhadoras para participar de evento Março Mulher. Assista!


Acesse nossas Redes Sociais

Ciro Gomes palestra no Sindicato
na terça, às 17 horas


2018 - Presidente Pereira participa de evento na Força Sindical com Ciro Gomes

Candidato a presidência da República em 2018, Ciro Gomes (PDT) ministra palestra em nosso Sindicato na próxima terça (17), às 17 horas. O tema será “Conjuntura política e geração de trabalho dentro do novo modelo produtivo”.

Para o nosso presidente José Pereira dos Santos, Ciro Gomes é um dos mais qualificados quadros da política brasileira. Ele diz: “Além de dominar vários assuntos ligados à gestão pública, ele se destaca por seu apurado senso de análise política”. E completa: “Ciro é portador de uma mensagem nacionalista, critica o modelo neoliberal, que desemprega, desmonta o Estado e sacrifica a indústria brasileira”.

Perfil - Ciro Ferreira Gomes nasceu em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, em 1957. Além de político, é advogado e professor universitário. Foi deputado estadual por duas legislaturas no Ceará, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda e ministro da Integração Nacional.

Participe - Dia 17 de março, às 17 horas, à rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos.

Mais informações - 2463.5300.

METAL

Lançamento de livro sobre Edmilson lota auditório


Edmilson Neri, ex-presidente discursa ao público

Nosso Sindicato sediou, na quarta (11), o lançamento do livro que conta a vida do ex-presidente Edmilson Felipe Neri. O evento lotou o auditório, com a presença de aposentados, trabalhadores da ativa e sindicalistas de diversas categorias profissionais. O autor de "Uma Biografia Sindical" é Marco Antonio Mota, integrante da Federação dos Metalúrgicos de SP.

Segundo Mota, a biografia do metalúrgico Edmilson é marcada por dois traços característicos: a resistência e a coerência. "Ao escrever o livro, constatei que a vida sindical e política do biografado foi marcada por uma forte capacidade de articulação do sindicalismo e do setor progressista da sociedade. Edmilson tem a marca da coerência", declara Mota.

Edmilson autografa livro para Eliseu

Pereira - Presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos destaca a importância da memória. "As gerações atuais têm o direito de conhecer as lutas sindicais e os homens que as lideraram. Narrar a história do companheiro Edmilson é registrar mais de meio século de atuação firme, corajosa e coerente".

Federação - Eliseu Silva Costa, presidente da Federação, disse ser um prazer prestar essa homenagem em vida a um homem que tanto trabalhou, não só pelo Sindicato e Federação, mas também por todo o Brasil. Ele conta: “Essa biografia é um pouco do muito que o Edmilson fez para nós. Então, nada mais justo do que fazermos o lançamento desse livro aqui na casa que ele presidiu”.

METAL

Participação negociada na Garret pode ultrapassar R$ 3 mil

Fala Mansa coordena assembleia na empresa

Nosso Sindicato negociou mais um acordo de PLR para os metalúrgicos. Agora, são beneficiados 40 funcionários da Garret (Bonsucesso).

Na segunda (9), os funcionários aprovaram a proposta. O benefício pode chegar a R$ 3.373,25. Na primeira parcela, sem metas, eles recebem 50% do valor. O pagamento cai em agosto. A segunda será paga em fevereiro, conforme as metas.

Assembleia foi conduzida pelos diretores Antônio Francisco da Silva (Fala Mansa) e Eduardo Oliveira (Tieta). Fala Mansa informa: “A meta do Sindicato é conseguir pagamento de PLR em toda a base”.

PLR - A Participação nos Lucros é um direito do trabalhador e o empregador deve cumprir. Se sua empresa não está pagando, procure o Sindicato. Ligue 2463.5300 e fale com nossos diretores.

METAL

Sócios têm desconto de 50% em academia na subsede Arujá



Academia possui equipamentos modernos

A nossa subsede de Arujá que tem parceria com a academia Focus Health Care para nossos associados.

O espaço tem na área de nutrição, fisioterapia, tratamento estético, além de aulas de dança, artes marciais, pilates e musculação. Algumas atividades podem chegar a 50% aos nossos sócios.

A academia fica à rua Silmar Montoni, 215, Center Ville, Arujá. Informações, ligue 4653.1221.