Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 458 • 19/3/2020

Unidos no combate
ao vírus!

Houve tempos em que o progresso andava devagar. Agora, anda depressa e em todas as direções. É o efeito da globalização, turbinada pela tecnologia da informação e as redes sociais.

Só o progresso anda depressa? Antes fosse. As guerras pelo petróleo, a crise do subprime nos Estados Unidos e, agora, a acelerada expansão do coronavírus, tudo isso atropela o que está pela frente.

Governos, povos, empresas, instituições e Nações deveriam estar preparados pra reagir. Mas não estão. A China, por ter um governo centralizado, fechou a área onde havia o foco e pôs milhões em recesso. Parece que está dando certo.

O Brasil só começou a acordar quando o vírus atacou a Itália e paralisou o país. Mas demorou demais. As vozes do bom senso tentaram nos alertar, mas foram execradas nas redes sociais. O próprio Bolsonaro disse que havia “fantasia” em torno do coronavírus, confrontando até o ministro da Saúde, Luiz Mandetta. O presidente fez pior. Num gesto de extrema irresponsabilidade compareceu a ato público domingo, mesmo com suspeita de estar contaminado.

O alerta sobre as dimensões da epidemia é correto. Mas não basta. A crise atual faz lembrar Napoleão Bonaparte, quando lhe perguntaram de que precisava pra ganhar a guerra. Resposta: - Dinheiro, dinheiro e dinheiro. E o que falta em nossa rede pública? Também: dinheiro, dinheiro e dinheiro.

O dr. Adib Jatene teve a ideia de criar um imposto sobre operações bancárias - o IMPF, que depois passou a CPMF. Além de ser modesto, o imposto não atingia os salários, com a vantagem de permitir cruzar dados sobre lavagem de dinheiro. Mas a mídia fez tanta pressão, a classe média chiou tanto que a CPMF foi extinta.

Um novo golpe viria em 2016, quando Michel Temer fez aprovar a Emenda 95, que por 20 anos congela investimentos públicos em Saúde e Educação. Como a crise se agravou, muita gente não teve mais como pagar planos privados e migrou para o Sistema Único de Saúde. É esse Sistema fragilizado que terá agora de enfrentar a epidemia do coronavírus. Mas o SUS não tem meios suficientes.

O Sistema Único de Saúde foi uma das mais importantes criações do Estado brasileiro e está garantida na Constituição. A saída mais eficaz hoje é fortalecer o SUS, carrear recursos materiais, financeiros e humanos para o Sistema. E isso tem que ser pra ontem. E todos nós temos que abraçar essa causa.

Empresários - Peço às empresas que não vacilem na prevenção ao coronavírus e que ajudem a conscientizar seus funcionários. Devemos fazer de tudo pra não parar a produção, a fim de manter os empregos e a renda dos trabalhadores. As Cipas podem também ajudar muito nesse sentido.

Servidores - Saúdo auxiliares, enfermeiros, médicos e demais integrantes da rede pública. Vocês são os principais soldados dessa batalha. Parabéns pelo trabalho valoroso e corajoso. Muito obrigado a todos vocês!

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 18/3/2020.

Acesse nossas Redes Sociais

Por prevenção, nosso Clube
de Campo suspende atividades


Clube e Pesqueiro fecham por tempo indeterminado

Nosso Clube de Campo, no Parque Primavera, ficará fechado por tempo indeterminado, a partir deste final de semana. A suspensão é necessária devido à pandemia do Coronavírus e por cuidados com a saúde da população.

Atenção - Atividades como jogos no campo de futebol e no ginásio poliesportivo, hidroginástica e do pesqueiro também estão suspensas. O presidente José Pereira dos Santos diz: “O momento é de atenção e prevenção. Vamos seguir as orientações das autoridade médicas”.

Mais - Em caso de dúvidas, ligue no 2463.5300 e fale com um de nossos diretores.

Sindicato adota novo horário de atendimento

Por cuidados com a saúde dos funcionários, dos frequentadores da sede e da diretoria, a partir de hoje (20), o Sindicato funciona das 10 às 15 horas.

Ante a pandemia do Coronavírus, é necessário tomar medidas preventivas.

Atenção - O novo horário de atendimento vai até o dia 31 de março. Nosso secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zóião) avisa: “Após isso, vamos avaliar a situação e, se preciso, tomar novas decisões”.

Barbearia e manicure • Desde quinta (19), barbearia e manicure suspendem atendimento por tempo indeterminado.

PLANTÕES • A cada dia, um direto do Sindicato dará plantão na sede. O plantão será por setor da base. A saber: setor A, B, C, D e E. O trabalhador não ficará sem assistência.   

Outras alterações nos serviços serão comunicadas, oportunamente.

Dúvidas - Ligue na sede e fale com um dos nossos diretores: 2463.5300.


METAL

Falta de pagamento gera paralisação na Aro - Cumbica

Raquel, Zóião e Evandro em assembleia

Os funcionários da Aro cruzaram os braços segunda, dia 16. O motivo é a falta de pagamento, que deveria ter sido feito dia 5. Porém, não saiu. E não há proposta para quitação do vale quinzenal.

Nossos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), Evandro Pereira, Raquel de Jesus e José João da Silva (Jau) conduziram as ações.

Zóião diz: “Além do calote no salário, a empresa não tem proposta pra saldar a dívida. Protocolamos documento na Aro de garantia de greve. Os metalúrgicos só voltam ao trabalho com dinheiro no bolso”.

METAL

Sindicato publica e distribui boletim de combate ao coronavírus


Clique aqui e leia

A partir desta sexta (20), o Sindicato vai distribuir nas fábricas panfleto com orientações de prevenção e combate ao coronavírus. O material é destinado aos trabalhadores, mas também pede a empregadores que forneçam meios e equipamentos de proteção a seus funcionários.

A atual pandemia pegou despreparados o governo e a própria sociedade. Por isso, todo nosso esforço é alertar, prevenir e dar pronto combate à doença.

Nosso presidente José Pereira dos Santos cobra as empresas. “É necessário fornecer equipamentos de proteção e meios para a prevenção no ambiente de trabalho”, afirma.

Cipas - O diretor Elenildo Queiroz, que é técnico em Segurança no Trabalho e dirige o Departamento de Saúde e Segurança no Sindicato, pede apoio das Cipas. “Solicito aos cipeiros que orientem o todos no combate a ao coronavírus, pra evitar a disseminação”, afirma em vídeo.

METAL

Evento das Mulheres precisou ser cancelado

Por precaução, o Sindicato suspendeu todos os eventos deste mês. O Encontro das Mulheres, dia 28, foi suspenso.

A diretora Roseli Lima explica: “Estamos num período de alerta no País. Precisamos evitar o contágio da doença e seguir as recomendações médicas”. Roseli completa: “É um ciclo, que vai passar”.

Dúvidas - Mais informações, ligue 2463.5300 e fale com Raquel, Márcia ou Roseli.

VÍDEO - CHAMAMOS OS CIPEIROS À LUTA CONTRA O VÍRUS

Nosso diretor Nildo Queiroz expõe a preocupação do Sindicato ante o coronavírus. Ele pede o engajamento dos cipeiros na prevenção, orientação e combate à epidemia. Assista!