Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 459 • 26/3/2020

Vacilo pode matar!

O que apaga incêndio é água, muita água. Enquanto o prédio queima, não dá pra discutir se o erro foi do arquiteto ou do pedreiro. Ou se a matéria-prima da obra é nacional, chinesa etc.

Quando alguém adoece na família, não temos o direito de ficar perguntando por que adoeceu. Temos que nos reunir, ver a forma com que cada um pode contribuir e tentar salvar o paciente. Se a família vai se endividar, essa é outra questão, pois o que importa é salvar o parente.

Assim deve ser a conduta dos governos ante os surtos de doenças. Ou seja, precisa agir, ser eficaz, mobilizar esforços e gastar. Dane-se que o Estado vai se endividar. A urgência impõe despesas. Portanto, o governo deve gastar e muito com o SUS, pra salvar pessoas. No caso, centenas de milhares. Afinal, a vida não tem preço.

Na verdade, entramos tarde nessa guerra. A essa altura, já deveríamos ter aplicado testes em milhões, como faz a Alemanha. O governo deveria ter formado um Gabinete de Salvação, com Estados, Municípios, Serviços públicos, Bombeiros, Forças Armadas, entidades sindicais e outras organizações. Quando se trata de saúde pública, melhor pecar pelo excesso.

Nesse sentido, saúdo a atitude do prefeito Guti e de seu secretariado pela correta ideia de erguer um centro de atendimento, como se fosse um hospital de campanha. Guarulhos tem o Aeroporto Internacional. Estamos, portanto, na rota do vírus trazido por estrangeiros ou brasileiros que regressaram de zonas contaminadas do Exterior.

Aproveito esse espaço pra pedir aos trabalhadores e à população obediência às normas das autoridades médicas. Temos, todos nós, que reaprender hábitos, inclusive na higiene cotidiana. Peço atenção especial (e paciência) com os idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas, pois integram grupos de risco. Risco de vida.

Lamento que tenhamos um presidente da República tão despreparado. Seu mau exemplo estimula a ignorância e ignorar, numa hora dessas, é botar fogo em capim seco. Senhor Bolsonaro: já muito faz quem não atrapalha. Se Vossa Excelência não atrapalhasse já teríamos avançado no enfrentamento do coronavírus.

SAÚDE - Deixo meu abraço solidário a todos, principalmente aos valorosos profissionais de saúde, que colocam a vida em risco pra atender a população. E volto a pedir: Vamos nos prevenir. Vamos ser solidários. E mais: vamos exigir dos governos que invistam o máximo na saúde pública, e já. Não dá pra vacilar: um simples vacilo pode matar.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 25/3/2020.
VÍDEO
Lançamento
de biografia lota auditório
Nosso Sindicato sediou, dia 11de março, lançamento do livro que conta a vida do ex-presidente Edmilson Felipe Nery. Assista!

Acesse nossas Redes Sociais
Coronavírus gera onda de férias
coletivas. Nossa luta é por emprego

Presidente Pereira e vice Cabeça reunidos com dirigentes na Federação, em SP

Ante a expansão do Cororanívus, metalúrgicas da nossa base adotam medidas preventivas, principalmente a concessão de férias coletivas.  Muitas fábricas estão em coletivas.

Desde o dia 23, os trabalhadores são colocados em recesso, com prazos entre 14 e 30 dias. As empresas asseguram que os salários serão pagos. A medida é uma das formas que o patronato encontra pra que o funcionário continue recebendo salário e a empresa não sofra dificuldades financeiras.

LISTA - Já adotaram férias: U-Shin, Soluções Usiminas, Tower Automotive, Cummins, Steel Rol, Marília, Inox Brito, Dyna, Mahle Berh, Nino Faróis, Zinni & Guell, Gestamp, Tecfil, Yamaha, Enersystem, Modine, FW, Preck Teck, Continental, Therbrec, NTN Reydel e SMRC.

EMPREGO - Quarta (25), nosso presidente José Pereira dos Santos e o vice Josinaldo José de Barros (Cabeça) se reuniram com líderes da Força Sindical, CUT, Federação dos Metalúrgicos e Sindicatos filiados, além de representantes patronais, a fim de normatizar medidas trabalhistas frente à crise econômico e ao avanço do coronavírus.

Além dos dirigentes presentes, houve participações por videoconferência. A meta é garantir a saúde e o emprego dos metalúrgicos. O acordo está ajuste final e será divulgado em breve.

METAL

Sindicato atende a categoria de forma online, desde quarta


Zóião explica mudanças no atendimento. Assista!

Atenção: Devido ao coronavírus, nosso atendimento passou a ser online desde quarta, 25. A mudança também cumpre decreto de calamidade pública do governo do Estado de SP, que suspende atividades e serviços, exceto os essenciais.

CONTATOS - O Sindicato disponibiliza canais de comunicação no WhatsApp dos diretores. As denúncias e informes devem ser enviadas por mensagem.

  

Nossa diretoria está à sua disposição!

Anote:
- CABEÇA - Josinaldo José de Barros - 11 97246.3144
- PEPE - Josete Machado Filho - 11 97228.9034
- ALEX LIMA - 11 97163.6520
- FALA MANSA - Antonio Francisco da Silva 11 97228.9034
- ZÓIÃO - Pedro Pereira da Silva - 11 97199.9645
- CÉLIO - Ferreira Malta 11 97228.9034
- COMUNICAÇÃO - 11 99703.2284

JURÍDICO - Em caso de homologações ou problemas jurídicos, contate nosso advogado Marcilio Pennachioni, responsável pelo Departamento. Ligue 9997.95761.                 

OUTROS - Vale lembrar que os atendimentos presenciais, no Sindicato, estão suspensos.


METAL

Nota das Centrais denuncia MP 927 e ataques de Bolsonaro


Clique aqui e leia a Nota
Jair Bolsonaro não tem condições de liderar o País contra o coronavírus e em defesa da economia nacional, pela preservação dos empregos e proteção do sistema produtivo. Além de perder as condições, ele ainda retoma os ataques aos trabalhadores, por meio de Medidas Provisórias maléficas, como a 927. 

Em Nota, segunda (23) as Centrais Sindicais chamam o Congresso Nacional a assumir a direção política e comandar a resistência e a proteção ao povo.

Nosso presidente José Pereira dos Santos reforça a posição das Centrais: "Neste momento de angústia e instabilidade econômica, o trabalhador precisa de proteção. É pra isso que existe governo. Chega de covardia e ataques a direitos".           
        

METAL

Guarulhos abre vagas de emprego na área da saúde


Equipe da Prefeitura no futuro Centro de Combate

A Prefeitura criou um Centro de Combate ao coronavírus e contrata pessoas. O Sindicato apoia essa iniciativa.
 

Nosso diretor José Carlos Santos Oliveira (Chorão), que é secretário-adjunto na Secretaria do Trabalho, informa: "Os interessados devem enviar currículo para combatecoronavirusgru@gmail.com. As vagas não são para serviço voluntário. E serão remuneradas".

Há vagas urgentes para serem preenchidas de técnicos de enfermagem, médicos, recepcionistas, equipes de higiene e limpeza e equipe de apoio (construção, TI e manutenção).

Saiba mais - Acesse o site da Prefeitura - www.guarulhos.sp.gov.br