Visualização da Newsletter


Boletim eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 464 • 30/4/2020
  

Solução para a indústria e a saúde

Infelizmente, O ciclo da Covid-19 será longo, com grandes perdas humanas, prejuízos pesados à economia, mais desemprego e agravamento da pobreza.

O que temos de fazer agora é exigir que os governos gastem o máximo em defesa das vidas, no fortalecimento do sistema público de saúde e também na reorganização da nossa economia, durante e depois da pandemia.

Há cerca de um mês, o médico Ubiratan de Paula Santos, do Hospital das Clínicas, concedeu entrevista ao Valor Econômico, na qual propunha a chamada “reconversão industrial”, ou seja, que parte do nosso parque fabril fosse reorganizado pra produzir equipamentos médicos, remédios e insumos hospitalares.

Segundo o médico, estamos em meio a uma guerra, de duração incerta. Portanto, precisamos de meios pra enfrentar essa guerra. E esses meios viriam da reconversão da nossa produção para: a) Atender de pronto as demandas geradas pela doença; b) Evitar que o Brasil dependa de importações desses produtos e insumos.

O mundo já conhece essa experiência. Na Segunda Guerra, Stálin reorientou a produção fabril soviética, pra enfrentar a invasão alemã. Fábricas foram deslocadas ou passaram a produzir armamentos e artefatos a fim de abastecer a linha de frente. Aqui, na guerra da pandemia, falta o básico ao pessoal médico e demais profissionais. Por que não produzir respiradores, ventiladores, remédios e ingredientes de testes?

Prefeituras, governos estaduais e governo federal poderiam estimular a reconversão. Universidades e órgãos técnicos entrariam com o suporte científico, programas de computação e de engenharia, garantindo qualidade e eficiência às novas linhas de produção. Bancos forneceriam crédito subsidiado. Enfim, se faria um amplo engajamento dos setores público e privado. Ao final, além de atender às necessidades internas, o Brasil se firmaria como um polo produtor e fornecedor de equipamentos médicos e insumos para a América Latina. E geraríamos empregos.

Guarulhos - Nossa cidade pode fazer isso? Pode, pois reunimos todas as condições, como um forte parque industrial, mão-de-obra qualificada e logística, por meio de nossas rodovias e um dos maiores aeroportos do mundo. Com isso também reduziríamos a ociosidade das nossas fábricas, garantindo emprego e renda.

ISOLAMENTO - Quem assistiu ao Fantástico domingo pôde constatar a situação calamitosa em vários Estados e Capitais, com aumento de mortes e hospitais saturados. Sem falar na dor das famílias, que sequer podem se despedir dos entes queridos. Frente a isso, a solução mais razoável é o isolamento social.

DIA DO TRABALHO - O 1º de Maio unificado deste ano será online, devido à pandemia. Importante não deixarmos de manifestar nossas propostas e reivindicações. O que move o mundo é o trabalho. E são os trabalhadores da saúde que estão salvando vidas e nos dando esperanças. Viva o trabalho! Viva a classe trabalhadora!

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no Guarulhos Hoje, dia 29/4/2020.
VÍDEO

Presidente da Força
saúda Sindicato

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e Sindicato dos Metalúrgicos de SP envia sua mensagem de felicitação aos 57 anos do nosso Sindicato. Assista!

      
Sindicato completa 57 anos
 Parabéns, trabalhadores!
  


Fundado em 30 de abril de 1963, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região completa hoje 57 anos. A Carta Sindical foi concedida pelo presidente João Goulart e traz assinatura de Almino Afonso, então ministro do Trabalho. Jango dá nome ao auditório em nossa sede.

Um ano após a fundação, o Sindicato sofreu intervenção pela ditadura. “Policiais vasculharam tudo e diziam estar à procura de armas”, relembra Edmilson Felipe Nery, fundador da entidade e seu presidente de 1978 a 1987.

Filiado à Força Sindical, o Sindicato tem forte atuação na base e também nas lutas sociais. “Procuramos praticar o sindicalismo-cidadão. O trabalhador e sua família têm direito a uma vida digna e à cidadania plena”, afirma nosso presidente José Pereira dos Santos.

Homenagem - Todo ano, por ocasião da data, realizamos evento na sede e homenageamos sócios antigos. Porém, devido à pandemia do coronavírus, neste ano não haverá solenidade.

Isolamento - Reconhecemos a gravidade da pandemia e temos feito constantes apelos ao isolamento. “O momento é de alerta. Orientamos aos trabalhadores e empregadores que adotem todos os cuidados, a fim de barrar a contaminação nos locais de trabalho”, afirma Pereira. 

Além da pandemia, a grande preocupação da diretoria “União e Ação”, hoje, é com o emprego dos trabalhadores. O Sindicato negocia com as empresas, firma acordos coletivos e tenta por todos os meios legais preservar os postos de trabalho.

FIQUE SÓCIO - O Sindicato é seu órgão de classe. Participe. Obtenha serviços e benefícios.

METAL

Diretores gravam vídeos e exaltam as lutas da categoria


Clique aqui e assista

Em alusão aos 57 anos do Sindicato, nossos diretores gravam vídeos, com mensagens à base e também sobre fatos que marcam essa trajetória. Os vídeos são diários e publicados em nosso Facebook, site e YouTube.

Nosso site também publica diariamente matérias sobre a história do Sindicato, relembra lutas e destaca conquistas.

O primeiro foi com o vice Josinaldo José de Barros (Cabeça). Ele relembrou o início da história da entidade e citou o golpe militar um ano após a fundação. “Em 1964, o Sindicato sofreu intervenção. A diretoria foi cassada. Porém, não desistimos da luta. Mesmo sob um regime autoritário, o Sindicato jamais deixou de lutar e buscar conquistas por empresa ou para o conjunto da categoria”, comenta.

Assista - Acesse nossas redes sociais. Contamos com sua participação e audiência. Afinal, você é personagem central e decisivo dessa história.

METAL

Terça marcou o Dia Mundial contra acidentes de trabalho


Terça, 28 de abril, marcou mais um Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Nosso Sindicato, todo ano, promove ações em fábricas ou eventos na sede. Mas, devido à crise gerada pela pandemia do Coronavírus, não haverá ações presenciais.

Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo) responde pelo Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho no Sindicato. Nildo, que é técnico em segurança, também já presidiu o Diesat, colegiado sindical voltado para a saúde dos trabalhadores. Ele diz: “A data registra a posição sindical contra acidentes e em defesa da vida. O trabalho não pode ser um local que mutila e mata gente”.

DENUNCIE - Caso seu ambiente de trabalho seja inseguro, denuncie ao Sindicato. Ligue no 2463.5300, telefone geral. Ou, então, para 97240.5693 (WhatsApp). Fale com Nildo ou Rodrigo.

      

Nossa diretoria está à sua disposição!


- CABEÇA - Josinaldo José de Barros - 97246.3144
- PEPE - Josete Machado Filho - 97228.9034
- ALEX LIMA - 97163.6520
- FALA MANSA - Antonio Francisco da Silva 97228.9034
- ZÓIÃO - Pedro Pereira da Silva - 97199.9645
- CÉLIO - Ferreira Malta 97228.9034
- COMUNICAÇÃO - 99703.2284

JURÍDICO - Em caso de homologações ou temas jurídicos, contate o advogado Marcílio Penachioni, responsável pelo Departamento. Ligue 9997.5761.

OUTROS - Os atendimentos presenciais no Sindicato continuam suspensos.

Mais informações - www.metalurgico.org.br