Visualização da Newsletter

• 20/8/2020
  
      

Live - Presidente foi entrevistado pelo jornalista João Franzin, quinta (20)

Sindicalismo deve atuar também pra garantir
cidadania aos trabalhadores, afirma Pereira

Nosso presidente José Pereira dos Santos falou na quinta (20), às 11 horas, na live semanal do Sindicato. Ele ressaltou a importância da continuidade nos projetos pela Chapa 1 - Metalúrgicos em Ação. Também destacou as conquistas de PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados.

Pereira relembrou lutas vitoriosas fora das fábricas, como o início do saneamento básico em Guarulhos, a construção de passarelas na Dutra e a pavimentação em Cumbica, entre outras. “Acabou o atoleiro, que prejudicava os trabalhadores e as empresas de Cumbica”, comenta.

Ele deixou uma mensagem de esperança: “O brasileiro sabe que somos um grande País. Precisamos, porém, de uma classe dirigente que tenha amor ao Brasil. Só depende de nós construir esse País”.

TRECHOS PRINCIPAIS:

Continuidade - Precisamos de uma mentalidade de avanço e crescimento. Desde que assumi o Sindicato, sabia que um dia teria que sair da presidência. O companheiro Cabeça, atual vice, já estava sendo preparado pra liderar. O momento chegou.

Começo - O Sindicato começou numa casinha, em 1963, com o companheiro José Inácio. E cresceu muito. Agora, é o momento de passar o bastão pra que outro dê continuidade.

PLR - Foi conquista no último dia de governo Itamar Franco. Ciro Gomes estava no Ministério da Fazenda e, na época, Paulinho da Força conseguiu garantir que o direito à PLR fosse assinado. Os metalúrgicos sempre negociaram. A Participação é uma das coisas que conseguimos implantar e o trabalhador tem praticamente hoje um 14º salário ou até mais.

Conquistas
- Temos feito muito fora da porta de fábrica. O asfalto no Primavera e Vila União foi conquista do Sindicato. A passarela na Yamaha foi uma reivindicação de anos, atendida na gestão do Almeida. Conseguimos também a passarela em frente à Modine. Se tem Poupatempo hoje em Guarulhos foi reivindicação nossa ao governo Covas. Nosso Sindicato auxilia muito no crescimento da cidade.

Ônibus - Conseguimos levar ônibus à baixada de Cumbica. Na década de 80, trabalhei lá. Descia do ônibus no Cecap, atravessava o rio sujo e tinha que tirar o sapato. Hoje tem toda uma infraestrutura graças à pressão do movimento sindical.

Pandemia - Nosso trabalho pela sociedade é constante. Nesta pandemia colocamos carros de som na rua a fim de alertar a sociedade sobre os cuidados e a importância do distanciamento social.

Protocolo - Nossos políticos não estavam prevendo o que aconteceria no País. Foi tudo muito rápido. Em Guarulhos, o prefeito iniciou um bom trabalho, mas depois a sociedade queria um retorno seguro. Nossa participação foi decisiva na criação do Protocolo de segurança no transporte público.

Eleição - A Chapa 1 é a continuidade de um trabalho de mais de 50 anos e fará jus à nossa história. Desejo sorte à futura diretoria. Agradeço a todos os que ajudaram a construir e agora cedem espaço aos jovens. O novo mundo do trabalho vai exigir mais da inteligência de cada um. Não é hora de desanimar!

Live - Clique aqui e assista entrevista completa.


Trabalhadores da SMRC
elegem novos cipeiros

Na semana passada, os companheiros participaram da eleição dos novos integrantes da Cipa. O processo foi acompanhado pelo Sindicato. Nove trabalhadores foram escolhidos para a gestão 2020/2021.  


Eleição reafirma unidade metalúrgica
"Os metalúrgicos de nossa base já participaram de eleições sindicais na democracia e na ditadura; com crescimento econômico ou recessão; durante governos progressistas ou sob governos reacionários. Mas a eleição atual, dias 10 e 11 de setembro, será diferente".  José Pereira dos Santos, presidente. Leia.

 

       
Assembleia aprova prestação
de contas sindicais de 2019

Na quarta (19), aconteceu assembleia de prestação de contas no Sindicato. A atividade cumpriu formalidades legais e estatutárias, com o objetivo de trazer à luz os temas explicitados no edital. Mais uma etapa cumprida!

 

Nildo celebra os 40 anos do Diesat

Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos, vice-presidente do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisa de Saúde e dos Ambientes de Trabalho, parabeniza a entidade pelos 40 anos de contribuição efetiva à saúde e segurança dos trabalhadores. Assista.