Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 222 • 3/6/2015

Sindicalismo unido

O Brasil tem várias Centrais Sindicais. Essa variedade mostra a pluralidade de posições e a diversidade na própria composição do sindicalismo.

Essa variedade às vezes afasta as cúpulas sindicais, às vezes expõe divergências, às vezes coloca entidades em posições opostas.

Natural. Até porque formamos um País com grande multiplicidade cultural e somos uma democracia. E a divergência é a própria essência do regime e da convivência democrática.

Porém, essa diversidade não impede a unidade. O sindicalismo tem sabido superar diferenças e caminhar unido em torno de questões importantes para a classe trabalhadora e temas de real interesse nacional.
Relaciono alguns pontos que nos unem.

Democracia - O movimento sindical, em todos os seus segmentos, defende o regime democrático e as garantias contidas no Estado de Direito.

Direitos - O sindicalismo sabe que os direitos impactam positiva e concretamente a vida do povo, são base para o progresso e a dignidade do cidadão e da Nação. Em direito, não se mexe.

Crescimento - A defesa de um modelo econômico desenvolvimentista é bandeira histórica da classe trabalhadora. O desenvolvimento gera renda e qualidade de vida. Sem desenvolvimento não há soberania nacional.

Renda - Em anos recentes, as Centrais Sindicais conseguiram do governo uma política de recomposição do valor do salário mínimo. Nesse período, muitas categorias profissionais conquistaram seguidos aumentos de salário. Renda é qualidade de vida; é dignidade; é futuro para as famílias.

Juros - Nas últimas semanas, o sindicalismo tem batido pesado na taxa de juros. Juros altos (na verdade, extorsivos) deslocam o dinheiro da produção para a especulação. Quem não trabalha ganha e quem trabalha (operários, pequenos negócios e empresas do setor produtivo) é penalizado. O trabalhador é quem mais sofre, porque os juros altos inibem a produção e geram desemprego.

Os pontos acima expostos unem e mobilizam as Centrais Sindicais e o conjunto do movimento. Esses pontos têm sido destacados nas recentes manifestações, como no Dia Nacional de Protesto, em 29 de maio, e no ato contra os juros, nesta terça, dia 2, em São Paulo.

A unidade do sindicalismo faz bem ao Brasil, porque sua pauta é a própria pauta do povo brasileiro, dos trabalhadores e do setor produtivo.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 3 de junho.


Meu Futuro oferece vagas de empregos

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro abriu duas vagas de empregos, ambas para instrutores. Uma delas é na área de informática, com registro em Carteira. A outra, para instrutor de meio ambiente, com contrato. É necessário que os candidatos tenham nível superior ou estejam cursando.

Interessados - Ligar para 2401.0722 ou 2407.8790, falar com Alexandra, Marta ou Gisele. E-mail: meufuturoproj@ig.com.br.


Clube de Campo
fecha em julho para manutenção

O Clube de Campo do Sindicato (Parque Primavera) ficará fechado para manutenção e férias coletivas dos funcionários de 17 de junho a 16 de julho. Inclusive o pesqueiro.

Permanecem abertos o ginásio poliesportivo, para a realização do 11º Campeonato de Futsal, e o gramado sintético.


Prainha ficará fechada

Sindicato comanda atos contra
terceirização e pacote fiscal
(Protestos param mais de quatro mil em sete fábricas)


Presidente Pereira com diretores Célio e Heleno em frente à Maxion

Foi forte nosso protesto contra o PL da terceirização e o pacote fiscal (MPs 664 e 665). Dia 29 de maio, o Sindicato comandou a paralisação de mais de quatro mil trabalhadores em sete fábricas no Itapegica, Santa Helena e em Arujá.

Paralisamos as turmas da manhã na Maxion, Umicore, Cobertec, Dyna, Continental, Steel Rol e Tower. O Sindicato distribuiu boletim, explicando as perdas com a terceirização e o pacote fiscal. Os atos foram parte do Dia Nacional de Paralisação e Mobilizações, organizado por diversas Centrais e entidades do movimento social.

O presidente José Pereira dos Santos avalia: “A adesão foi muito boa. O pessoal está informado dos riscos do pacote e da terceirização na atividade-fim”. Em todas as fábricas, os trabalhadores aprovaram a ideia de realizar um dia nacional de greve, em defesa dos direitos, do emprego e por crescimento econômico.

Força - Para Josinaldo José de Barros (Cabeça), os metalúrgicos não aceitam corte em direitos. “O trabalhador repudia arrocho e ataques a conquistas”, afirma nosso vice-presidente.

Metalúrgicos em ato contra juros e por emprego na Paulista

Diretores e assessores em ato das Centrais
Governo aumenta juros, ataca direitos e paralisa a economia. Resultado: bancos ganhando como nunca, setor produtivo parado e desemprego crescendo. Contra essa conjuntura, a Força Sindical e demais Centrais se manifestaram em frente ao Banco Central, em São Paulo. Nosso Sindicato estava lá.

O secretário-geral Célio Ferreira Malta afirma: “A política neoliberal já mostrou o quanto é nefasta. Vimos isso no governo de FHC. Se Dilma persistir nessa política, vai quebrar o País”. Nosso diretor Pedro Pereira da Silva (Zóião) enfatiza: “É inaceitável que os frutos do nosso trabalho sejam apropriados por bancos e especuladores, que não produzem um único parafuso”.

Unidade - Força, UGT, Nova Central, CSB, CGTB e setores da CUT participaram do ato e reforçaram a necessidade da união da classe trabalhadora.


Sakaguchi paga vale, trabalhador volta ao trabalho


Na segunda (1º), terminou a greve dos cerca de 100 metalúrgicos da Sakaguchi (Arujá). A paralisação, iniciada dia 25, reivindicava o pagamento da antecipação salarial, atrasada desde o dia 20. Com apoio integral do Sindicato, o movimento foi vitorioso.

Nossos diretores José Barros da Silva Neto, Augusto Knupp, Elenildo Queiroz Santos (Nildo) e Sonia Regina Dombsky coordenaram as atividades na fábrica. “Com a pressão e a negociação feita pelo Sindicato, a empresa efetuou o depósito na tarde da sexta (29)”, lembra Knupp.

Estamparia São Jorge - Com cerca de 40 funcionários, a empresa instalada no Parque Maria Helena ficou parada das 7 às 10 horas na segunda-feira. Os trabalhadores cobravam a regularização dos depósitos do FGTS e do INSS, melhoria nos critérios de entrega da cesta básica e negociação da PLR. A empresa pediu 90 dias para regularizar as pendências.

Na OIT, Pereira defende padrão para o trabalho decente

O presidente José Pereira dos Santos integra delegação da Força Sindical e representa nosso Sindicato na 104ª Reunião Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra. Ele tem assento no grupo dos países de língua portuguesa.


Pereira integra delegação da Força na reunião da OIT

Pereira vai propor a seu grupo a adoção de medidas que valorizem o produto decente. Ele explica: “O Brasil não pode mais continuar sofrendo concorrência de produtos feitos à base da exploração do trabalhador. Devemos fechar o mercado para esse tipo de produto”.

Redes - Outra proposta do presidente é a consolidação de redes sindicais nos países de língua portuguesa. “Precisamos garantir um padrão de relações do trabalho nas empresas que operam na comunidade. Queremos assegurar trabalho decente”, argumenta Pereira.

Voz entrevista novo presidente do Solidariedade



Kiko Magalhães e Júlio Abreu
O Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, fala sobre política. O entrevistado é o empresário Rodrigo Magalhães Argoso Gonçalves, conhecido como Kiko Magalhães. Ele é o novo presidente municipal do partido Solidariedade.

Kiko tem muitos planos à frente de um partido novo em Guarulhos. Confira! O programa está muito interessante.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (6) e domingo (7), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Sede e subsedes não abrem no feriado de Corpus Christi


Em razão do feriado de Corpus Christi, na quinta (4), o expediente na sede (Guarulhos) e subsedes de Arujá e Mairiporã será encerrado nesta quarta (3), às 19 horas. O retorno do atendimento normal será na próxima segunda (8), às 8h30.

Lazer - Quem pretende aproveitar o feriado prolongado se divertindo com a família, temos ótimas opções. O Clube de Campo (Parque Primavera), a Colônia de Férias (Caraguatatuba) e nosso Hotel-Fazenda Vista Linda (em Vargem, 90 km de Guarulhos pela Fernão Dias), funcionam normalmente. Informações, ligue 2463.5300.

Goleadas marcam rodada do Campeonato de Futsal


A segunda rodada do 11º Campeonato de Futsal dos metalúrgicos teve sete partidas no final de semana passado. Foram registradas três goleadas: a Naritech venceu a Metalbrax por 8 a 1; a Granei ganhou da Projinox por 10 a 1; e a Joalmi derrotou a Júlio Simões por 9 a 0.

Resultados - Elecon 1 X 0 Yamaha; Permetal 4 x 3 Steel Rol; Raft 5 x 3 Prec-Tech; e Soluções Usiminas 5 x 2 U-Shin/Valeo. As partidas são disputadas no ginásio poliesportivo do Sindicato, no Clube de Campo (Parque Primavera). A entrada é grátis para os torcedores.

Atenção - Por conta do feriado prolongado, não haverá rodada neste final de semana.

Tabela - Confira a tabela completa do 11º Campeonato de Futsal em nosso site.

Modine vence o Festival de Futebol Veteranos

Diretores e time da Modine (campeão)
A equipe da Modine (Bonsucesso) foi a vencedora do Festival de Futebol, na categoria veteranos. Na decisão, ganhou por 2 a 0 da Steel Rol (Jardim Santa Helena). Também participaram da competição as equipes da Tecfil (Jardim Cumbica) e Tower (Arujá).

O evento foi realizado pelo Sindicato no domingo (31). Os jogos foram disputados no gramado sintético do Clube de Campo.



Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com.br
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos