Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 224 • 18/6/2015

Maioridade educacional

O Brasil tem inúmeras tarefas e urgências. Dentre elas, retomar o crescimento, assegurar emprego, distribuir renda e garantir programas de inclusão social, como a política de aumento real no salário mínimo.

Outra demanda urgente é fortalecer nossa indústria. A economia moderna depende do segmento industrial, não só por praticar os melhores salários, mas porque a indústria estimula novas tecnologias, que impactam positivamente a vida das pessoas.

Nosso País também tem dívidas a pagar, corrigindo defeitos históricos. Uma das dívidas é na educação básica. A má formação escolar influencia toda a vida nacional, exclui gerações e dificulta a inclusão. Tem impacto também na produtividade, pois a falta de base educacional cria barreiras para a qualificação profissional.

Poderia relacionar, ainda, outras demandas, como a reforma tributária, a reforma agrária e a reforma política, que podem dinamizar a economia, dar mais agilidade ao Estado e influenciar os rumos do País.

Todas as reformas e demandas que apontei pesam na vida de qualquer Nação, podem propiciar um pacto social concreto e ajudar a tornar efetivos os reais interesses da sociedade.

Não vejo entre tais desafios e demandas por que dar tanto peso a um tema como a redução da maioridade penal. Sei que vivo num país onde as leis deixam a desejar e a Justiça é lenta. Entendo os que clamam por punições mais duras. Porém, alerto que não podemos adotar o caminho fácil do justiçamento.

O Brasil trata mal nossas crianças e também falta à sociedade a solidariedade com seus setores mais frágeis. O sistema penal é incapaz de recuperar alguém. Lotar presídios de jovens infratores só irá piorar a situação, até porque, ao conviver com criminosos organizados, os aprendizes sairão de lá professores.
Eu não questiono as razões dos que pedem redução da maioridade penal. O que eu proponho é o debate racional sobre o tema. Não podemos jogar nas costas desses jovens os séculos de atraso e injustiça acumulados em nosso País.

Quando se fala em jovens e em educação, penso sempre em Darcy Ribeiro, que dedicou a vida ao ensino e à busca de avanços sociais. Reproduzo uma de suas reflexões: “Ultimamente, a coisa se tornou mais complexa, porque as instituições tradicionais estão perdendo o poder de controle e de doutrina. A escola não ensina, a igreja não catequiza, os partidos não politizam. O que opera é um monstruoso sistema de comunicação de massa, impondo padrões de consumo inatingíveis e desejos inalcançáveis, aprofundando a marginalidade dessas populações”.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 17 de junho.


Clube de Campo
fecha em junho para manutenção

O Clube de Campo do Sindicato (Parque Primavera) ficará fechado para manutenção e férias coletivas dos funcionários de 16 de junho a 17 de julho. Inclusive o pesqueiro.

Permanecem abertos o ginásio poliesportivo, para a realização do 11º Campeonato de Futsal, e o campo de gramado sintético.


Prainha ficará fechada

Sindicato se destaca em Brasília
na luta pela fórmula 85/95

Vamos seguir mobilizados para derrubar o veto no Congresso


Presidente Pereira, diretores e assessores participam de vigília na Capital Federal

Nossos diretores, assessores e companheiros aposentados estiveram na linha de frente da mobilização em Brasília, na terça (16), para garantir a fórmula 85/95. A proposta, aprovada pelo Congresso Nacional na votação da MP 664 (ajuste fiscal), melhora os critérios de aposentadoria e reduz parte dos impactos negativos do Fator Previdenciário.

Sindicalistas de todo o País se encontraram em frente à Catedral de Brasília. Houve caminhada até a Praça dos Três Poderes, onde ficamos em vigília por toda a noite. Antes disso, dirigentes da Força Sindical e demais Centrais se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL).

Guarulhos e Osasco - “A causa é justa”, afirma nosso presidente José Pereira dos Santos, que comandou a representação do Sindicato. A comitiva saiu da sede às 22 horas de segunda (15), passou por Osasco, onde outros companheiros se juntaram à delegação, que chegou às 16 horas da terça na Capital Federal.

Veto - A mobilização teve o objetivo de pressionar a presidente Dilma Rousseff a não vetar a emenda que adota a fórmula 85/95. Mas, apesar do apelo unânime de todas as Centrais Sindicais, o veto foi anunciado na noite da quarta (17). Pereira comenta: “Não vamos desistir de lutar para impedir que os trabalhadores tenham mais direitos cortados. Vamos trabalhar junto aos deputados e senadores para derrubar esse veto!”.

Força - “Agora só tem um caminho: derrubar o veto”, afirmou o presidente da Força Sindical, Miguel Torres. Em nota, a nossa Central lamenta que “mais uma vez o governo vira as costas para as demandas e anseios dos trabalhadores”. Outras Centrais também criticaram o veto.

PLR aprovada no Grupo Açotubo e na Vendap



Nildo durante assembleia com trabalhadores

Cerca de 500 funcionários do Grupo Açotubo (Cumbica) aprovaram quarta (17), por unanimidade, a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) negociada pelo Sindicato. O benefício pode chegar a 1.26 do salário nominal de cada trabalhador.

Na primeira parcela, a ser paga em agosto, já estão garantidos 20% do salário nominal. A segunda parcela, com apuração das metas, sai em janeiro do próximo ano.

Vendap - Os trabalhadores da empresa, em Água Chata, aprovaram a proposta de PLR que subiu 224%, podendo chegar a R$ 1.100,00. A empresa tem 40 funcionários. Na primeira parcela, a ser paga em agosto, cada trabalhador vai receber R$ 800,00. A segunda parcela, com apuração das metas, sai em fevereiro de 2016.

Visitas às fábricas intensificam sindicalização



Silvia sindicaliza companheiros

Os diretores e assessores seguem visitando as empresas da base, a fim de conversar com os trabalhadores, levantar demandas específicas, falar sobre os benefícios e o atendimento disponibilizados aos companheiros por nossa entidade e as vantagens da sindicalização.

Na quarta (17), as visitas ocorreram na Rodcar, Newtec e Techmar – todas localizadas em Cumbica, além da DKS – instalada no Jardim Maria Dirce. Hoje (18), serão visitadas as fábricas da Hulter (Cumbica) e Replay-Display (Jardim Albertina).

Benefícios - Atendimento jurídico, dentistas, médico do trabalho, manicure, barbeiro, Colônia de Férias (Caraguatatuba), Hotel-fazenda (Vargem), Clube de Campo (Parque Primavera), parcerias com escolas e faculdades estão entre as vantagens oferecidas aos associados e dependentes.

Se quiser agendar sindicalização em sua fábrica, ligue para o Sindicato (telefone 2463.5300) e fale com nossos diretores. Fique sócio! Você e sua família só têm a ganhar.

Voz do Trabalhador aborda o transporte público



Maurício Brinquinho e Júlio Abreu
O programa Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, aborda o transporte público em Guarulhos. O entrevistado será Orlando Maurício Júnior, o “Brinquinho”, presidente do Sindicato da categoria (Sincoverg), que também é vereador em Guarulhos pelo PT.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (20) e domingo (21), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Gildan paga e greve termina

A greve dos 25 funcionários da Gildan (Jardim Tranquilidade) foi encerrada segunda (15), depois que a empresa quitou as pendências salariais com os trabalhadores. A paralisação começou dia 10, motivada por atraso no pagamento dos salários, que deveria ter sido depositado dia 5, além de parte da antecipação salarial devida desde o mês anterior.

Rodada deste final de semana no futsal terá oito jogos


O 11º Campeonato de Futsal segue neste final de semana com oito jogos. Sábado (20) se enfrentam Marília e Permetal (9 horas); Yamaha e Steel-Rol (10 horas); e Feeder e Projinox (12 horas). No domingo (21), jogam Brunilo e Metalbrax (9 horas); Tecfil B e Granei (10 horas); CIP e Dyna (11 horas); Rasta FC e Tecfil A (12 horas); e Raft e Cummins (13 horas).

Os jogos acomtecem no ginásio poliesportivo do Sindicato, no Clube de Campo (Parque Primavera). A entrada é gratuita para os torcedores.

Futebol - Estão abertas as inscrições para o 22º Campeonato de Futebol, categoria principal. As fichas de inscrição devem ser retiradas na sede (rua Harry Simonsen, 202, 2º andar), com Carlos. Mais informações, ligue 2463.5300 e fale com um de nossos diretores.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos