Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 229 • 23/7/2015

Nosso programa
de televisão

Há mais de quatro anos, vai ao ar o programa Voz do Trabalhador. Começou na antiga TV Cantareira e agora é exibido, aos sábados e domingos, das 19 às 20 horas, na TV Destaque.

O Voz foi concebido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região como tribuna de debate de temas que interessam ao conjunto da sociedade, especialmente aos trabalhadores e às forças comprometidas com a democracia e o desenvolvimento nacional.

Já passaram pelo Voz autoridades do Executivo e Legislativo, sindicalistas, empresários, artistas, esportistas, ativistas do movimento negro e da causa ambiental, entre outros. O programa repercute os que se destacam em funções públicas ou em atividades de importância social.

Uma das metas é dar espaço ao trabalhador, não só nas demandas trabalhistas. Queremos ouvir o metalúrgico, o condutor, o comerciário, o servidor e o aposentado, entre outros, sobre o que pensam da economia, da política, da cultura, da segurança, da saúde e da própria mídia, até porque a grande imprensa não escuta o cidadão.

A diretoria do Sindicato que presido tem debatido a importância da comunicação. No Brasil, a mídia está nas mãos de poucas famílias, que impõem seu ponto de vista ao conjunto da sociedade. Também fazemos a crítica de que a mídia contraria a Constituição, porque pouco difunde educação e cultura.

O advento da internet propicia a gradativa democratização da mídia. Mas ainda estamos longe de fazer contrapeso efetivo ao poder avassalador dos grandes meios, quase sempre patronais. Nosso Sindicato utiliza as redes sociais e estimula a categoria a fazer o mesmo.

Um programa de TV, sozinho, pode pouco, mas a construção de uma casa é tijolo por tijolo. Mais importante é fazer a obra, abrir debates, expor a diversidade de opiniões e posições.

Nestes pouco mais de quatro anos com o programa Voz do Trabalhador, o sindicalismo-cidadão que defendo tem oferecido um importante canal de diálogo e debate com a sociedade. E ajudado a romper o círculo de ferro da concentração midiática. Monopólios fazem bem a um pequeno grupo, mas lesam o interesse da maioria.

Brizola - Ao falar de mídia, quero homenagear o saudoso Leonel Brizola, que não teve medo de enfrentar o monopólio das Organizações Globo e denunciar seu poder abusivo.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 22 de julho.

Pesqueiro
Aposentado fisga carpa de 14 quilos

Na reabertura do nosso Clube de Campo sexta (17), Manoel Gonçalves Filho, metalúrgico aposentado da Cummins (Cumbica), aproveitou o dia no pesqueiro e fisgou uma carpa de 14 quilos.

Manoel é sócio do Sindicato desde 1991. O pesqueiro foi um dos locais mais procurados no Clube por sócios e dependentes. Associados (ou não) do Sindicato têm feito bonito durante as pescarias.

Sócio entra de graça no pesqueiro, pagando apenas o peixe fisgado, espécie e peso. Quem não é sócio paga uma taxa, mais peso e espécie. Aposentados não-metalúrgicos pagam meia entrada.


Manoel exibe a carpa

Não fique de fora
Arraiá dos metalúrgicos é sábado!


Grandes shows animarão o público durante o arraiá

A tradicional Festa Julina promovida por nosso Sindicato chega à sexta edição. O arraiá será no Clube de Campo do Sindicato, neste sábado (25), das 16 às 22 horas, com entrada gratuita! Participe com a sua família.

O homenageado deste ano será o cantor José Rico, falecido em março. Para relembrar os sucessos do grande nome da música sertaneja, haverá show com o cantor Dalvan, da dupla sertaneja “Duduca & Dalvan”.

Outras atrações - Buzão do Forró, Caju e Castanha, Trio Canapi, Bonde dos Playboys e mais artistas completarão a festa.

Barracas - Haverá comidas e bebidas típicas das festas julinas: pipoca, milho verde, paçoca, bolos, quentão e vinho quente. Não fique de fora!

Arraiá do Metalúrgico
Quando:
25/7 (sábado), das 16 às 22 horas.
Local: Clube de Campo dos Metalúrgicos – Rua Galáxia, 126 – Parque Primavera – Guarulhos.

Entrada gratuita!

Sindicato comanda paralisação vitoriosa na Litocargo


Cerca de 40 funcionários da Litocargo (Vila São Rafael) cruzaram os braços por três horas na quarta (22). A ação na fábrica, que terminou com vitória dos trabalhadores, foi conduzida pelo Sindicato.

O diretor Josete Machado Filho (Pepe) diz: “O atraso na antecipação salarial gerou a paralisação. Também foi eleita pauta de reivindicações. O sucesso na negociação é mérito de todos”.

Conquistas - Quitação da antecipação salarial na sexta (24); acerto de pagamento de férias e pagamento do fornecedor da cesta básica (que voltará a ser entregue); segunda (27) retorna o café da manhã (desjejum) para os funcionários; compromisso de negociação de PLR em outubro.

PLR sobe 15% para os funcionários da Imecal



Diretora Sonia em assembleia na Metal Alfa

Os funcionários da Imecal (Vila Oliveira) vão receber Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) que pode chegar a R$ 1.091,00. O valor é 15% maior que o de 2014. O pagamento sai em agosto e setembro.

Metal Alfa (Arujá) - A proposta de PLR negociada pelo Sindicato é maior do que a do ano passado. Os cerca de 100 companheiros vão receber o benefício de uma só vez, em outubro.

GVS (Terra Preta, Mairiporã) - A primeira parcela do benefício sai em julho. A última será paga em fevereiro do próximo ano.

Voz do Trabalhador fala sobre as lutas dos vigilantes



Amauri Rodrigues e Júlio Abreu

O programa Voz do Trabalhador deste final de semana (25 e 26) fala dos vigilantes. Amauri Rodrigues dos Santos, presidente do Sindicato da categoria, fala sobre sua militância no PCB (Partido Comunista Brasileiro); de como entrou no sindicalismo e sobre as conquistas dos vigilantes.

Assista - O Voz do Trabalhador é exibido sábado e domingo, das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Diretores acompanham eleição de Cipa na Tecfil

Nossos diretores José João da Silva (Jau) e Elenildo Queiroz Santos (Nildo) acompanharam a eleição da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), na Tecfil (Cumbica). Os eleitos terão mandato de um ano.

Jau, que é funcionário da empresa, diz: "O Sindicato se preocupa muito com a segurança dos trabalhadores, e os cipeiros eleitos assumiram o compromisso de cuidar para que todos tenham jornadas tranquilas de trabalho”. Foram apurados 701 votos.

Zinni & Güell (Bonsucesso) - Nossos diretores Sonia Regina Dombski e José Carlos Santos Oliveira (Chorão) coordenaram a eleição da Cipa na fábrica, na segunda (20).

Conheça os classificados para segunda fase do futsal



Equipe da Marília é uma das classificadas

A partir deste domingo (26), Yamaha, Júlio Simões, Joalmi, Marília, Soluções Usiminas, Cummins, Rafty, Tecfil (equipes A e B), Brunilo, Granei e Naritech disputam a segunda fase do 11º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos.

Agora, quem perder está eliminado. Em caso de empate no tempo normal, o classificado sai da disputa por pênaltis.

Domingo - Yamaha x Júlio Simões (9 horas); Joalmi x Marília (10 horas); Soluções Usiminas x Cummins (11 horas); Raft x Tecfil A (12 horas); Metalúrgica Brunilo x Tecfil B (13 horas); e Granei x Naritech (14 horas). As partidas são no ginásio do Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis para os torcedores. Veja vídeo com diretor Carioca sobre o campeonato aqui.

Tabela - Confira a tabela completa do 11º Campeonato de Futsal em nosso site.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.comNosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos