Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº232 • 13/8/2015

Nas ruas, por
indústria forte!

Força Sindical, UGT e CGTB são as entidades de trabalhadores que vão se unir a empresários do setor produtivo em manifestação pelo resgate da indústria brasileira. Será na avenida Paulista, em São Paulo, nesta quinta (13).

Há décadas, a indústria perde força perante o Produto Interno Bruto. Isso tem explicações básicas: a primeira, e mais evidente, é que o País carece de uma política industrial efetiva. Sem essa política, a indústria patina e vê crescerem o comércio e o setor de serviços.

A bem da verdade, o Brasil, nos últimos anos, surfou na onda das commodities, com excelentes resultados na exportação, valendo-se de um ciclo de aumento no preço desses produtos (minério de ferro, soja etc.). Esse ciclo se esgotou.

A segunda explicação é: mesmo com faturamento em alta, crédito farto, isenção de impostos na folha e mercado interno em expansão, o Estado e a indústria não fizeram o necessário empenho para enfrentar a concorrência estrangeira desleal, abrir mercados no exterior ou, ainda, preparar a mão de obra competitiva frente à alta qualificação dos trabalhadores dos países mais ricos.

Em razão dessa inoperância e dos erros, o fato é que a indústria perde força. O enfraquecimento da indústria induz ao empobrecimento do País, além do que gera desemprego e estimula o trabalho precário, se não nas empresas-chave dos ramos, na cadeia produtiva que serve às maiores. A precarização do trabalho se expressa, também, no arrocho salarial e no aumento dos acidentes e doenças do trabalho. Mais acidentes e doenças, mais despesas previdenciárias e aumento dos gastos públicos.

Em fevereiro deste ano, nosso Seminário da diretoria e assessorias teve como slogan “Direitos, emprego e indústria forte”, expressando preocupação real ante tão importante desafio. Portanto, hoje, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região foi com força ao ato na Paulista.

O Brasil é a sétima economia do mundo e tem condições de avançar mais. O crescimento da indústria, apoiado no crédito, no mercado interno e na melhora da nossa infraestrutura (portos, estradas, ferrovias, armazenagem etc.) é o caminho seguro para continuarmos avançando.

Já escrevi neste espaço, mais de uma vez, que a luta no mundo de hoje não é entre capital e trabalho, esquerda e direita. A grande batalha é entre o setor produtivo e o especulativo. Ou seja, entre quem busca ganhos por meio do trabalho e quem quer obter frutos financeiros sem esforço, só à base da especulação.
Lamentavelmente, nossa presidente Dilma resolveu fazer política voltada aos interesses dos especuladores financeiros, deixando de lado a grande força na oferta de emprego, que é a indústria.

Volto a observar que o resgate da indústria depende da soma de esforços entre trabalho, capital e governantes. Mas todos os níveis de governo. Muito pode ser feito no âmbito dos Municípios e dos Estados. Esse esforço coletivo tem um sentido patriótico, que nos motivou a fazer um forte ato em defesa da indústria, pela garantia dos empregos e contra os juros altos.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 12 de agosto.

Dia dos Pais
Mais de 400 vão
à homenagem

O auditório da sede ficou lotado na sexta (7) à noite, quando o Sindicato realizou uma grande festa em homenagem ao Dia dos Pais. Participaram mais de 400 metalúrgicos, a maioria nossos associados, muitos deles acompanhados de familiares.

Os metalúrgicos participaram do sorteio de dezenas de brindes. Além disso, assistiram a uma explanação sobre a conjuntura econômica com Airton dos Santos, economista do Dieese. Nosso presidente José Pereira dos Santos falou da Campanha Salarial: “Nossa data-base é em novembro, mas precisamos nos unir desde já para que tenhamos uma campanha vitoriosa.

No final, houve um coquetel. O evento foi organizado pelo Departamento Feminino do Sindicato.


Homenagem lotou sede

Futebol
Veja regulamento
e tabela do torneio

O Departamento de Esportes do Sindicato divulgou a tabela, regulamento e todos os detalhes do 22º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos, categoria principal. A competição vai envolver 24 equipes, que mobilizarão mais de 500 trabalhadores, entre atletas e integrantes das comissões técnicas, todos sócios do Sindicato.

Houve alteração na data de início do Campeonato. O diretor José Barros da Silva Neto, do Departamento de Esportes, conta: “O Campeonato começaria dia 15 de agosto, mas confirmamos abertura para o dia 16, para adequação de tabela. Haverá, na primeira fase, equipes que jogarão somente aos sábados”.

Tabela - Confira a tabela do 22º Campeonato aqui.

Regulamento - Confira alguns itens do regulamento do Campeonato aqui.


Scai foi a última campeã


Metalúrgicos de Guarulhos jogam peso
no ato por emprego e indústria forte

Protesto na Paulista cobra mudanças na política econômica


Diretores do Sindicato e trabalhadores de várias fábricas na linha de frente da luta

Movimento sindical e setores do empresariado produtivo somam forças contra os juros altos e pela retomada do crescimento da economia. Foi o que ocorreu na manhã de quinta (13), em São Paulo, durante o ato por indústria forte e emprego. Mais de 5 mil pessoas na avenida Paulista.

O ato foi convocado pela Força Sindical, UGT, CGTB e empresários do setor produtivo, especialmente os fabricantes de máquinas (Abimaq). Entidades estudantis, de mulheres e outras ligadas às lutas sociais também participaram.

Nosso Sindicato teve participação destacada, com mais de 300 trabalhadores, de diversas fábricas, diretores, assessores e ativistas.

Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) foi um dos oradores. Segundo Cabeça, “sem indústria, emprego e renda, o País não fica de pé e a exclusão social se agrava”. O secretário-geral Célio Malta destaca que Guarulhos “está sempre presente e na linha de frente das lutas trabalhistas”.

O presidente José Pereira dos Santos está em viagem a serviço da Força Sindical. Ele fez questão de manifestar seu apoio. “A indústria gera empregos de mais qualidade, paga os melhores salários, estimula as novas tecnologias e dá base sólida para a economia. Sem indústria forte, a própria soberania nacional corre risco”, diz Pereira.

O presidente da Força, Miguel Torres, considera a união entre trabalhadores e empresários produtivos “necessária e urgente para a economia voltar a crescer”. Ele avalia que “a sociedade está se mobilizando, a fim de encontrar o caminho que supere a crise”.

As entidades denunciam que, de janeiro a maio, a produção industrial caiu 6,9% e milhares de trabalhadores foram demitidos. Dispensas ocorreram principalmente devido aos juros extorsivos, que dão altos lucros aos especuladores, mas dificultam a vida de quem trabalha e produz.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Carlos Pastoriza, é urgente baixar as taxas de juros “que matam o consumidor e as empresas”.

Documento - Lideranças sindicais e do setor produtivo vão elaborar documento com propostas para a retomada da produção e geração de empregos, que será entregue no Congresso e ao governo federal.

Mais informações - Sites do nosso Sindicato, da Força e da Agência Sindical. Acompanhe também a página do Sindicato no Facebook.

Pereira coordena curso de formação em Brasília



Pereira organiza cursos em todo o País

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, está em Brasília coordenando outro curso de formação de lideranças sindicais. Participam dirigentes ligados à Força Sindical do Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Acre e Paraíba. Esta é a segunda turma inscrita para o módulo 1.

Pereira, que é secretário nacional de Formação Sindical da Força, destaca: “Participam dos cursos representantes de Sindicatos de todas as regiões do País. Recentemente, realizamos um em nosso Hotel-fazenda, em Vargem, que alcançou grande sucesso”.

A meta dos cursos é preparar o dirigente sindical para enfrentar os desafios da economia globalizada. O próximo curso de formação será de 24 a 28 de agosto, no Rio de Janeiro, somente para sindicalistas ligados à Força Sindical naquele Estado.

Metalúrgicos participam de Congresso Sindical do PDT


Sindicalistas e lideranças do PDT
Nosso presidente José Pereira dos Santos defende a participação política dos trabalhadores. Essa militância torna Pereira referência no setor, como se viu nesta sexta (7), quando ele foi eleito presidente do Movimento Sindical pedetista do Estado de São Paulo, em Congresso Sindical realizado na Capital.

O movimento terá 13 dirigentes, de várias categorias profissionais, como metalúrgicos, químicos, rurais, alimentação entre outras. O Congresso pedetista contou com a presença de Carlos Lupi, presidente do PDT, além de cinco Centrais (Força, UGT, CTB, Nova Central e CSB).


Sindicato negocia PLR em mais quatro fábricas



Zóião comanda assembleia na Anglo Metais

A Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), referente a 2015, vai subir 8% para os cerca de 50 funcionários da Machine (Terra Preta, Mairiporã). O benefício pode chegar a R$ 1.448,00, se atingidas as metas, com pagamento em setembro deste ano e fevereiro de 2016. O acordo foi aprovado pelos trabalhadores em assembleia na quarta (12) pela manhã.

Anglo Metais - Os cerca de 30 empregados da empresa, instalada na Cidade Satélite (Cumbica), aprovaram em assembleia na última sexta (7) a proposta de PLR negociada pelo Sindicato. O benefício será de R$ 900,00, com aumento de 28,57% sobre o valor de 2014. Pagamento em agosto e novembro.

Inec - Também foi aprovada proposta de PLR pelos 17 funcionários da empresa, localizada no Parque Brasília. O pagamento será em agosto e novembro. A proposta foi apresentada aos companheiros pelos diretores José João da Silva (Jau) e Roseli do Carmo Lima.

Marzo Vitorino - Os cerca de 50 funcionários da Marzo Vitorino, empresa que fica em Terra Preta (Mairiporã), aprovaram o benefício, que subiu 8% e será pago em duas parcelas, com vencimento em setembro e novembro.

Heleno garante melhorias em três bairros



Almeida e Heleno na Nova Guataporanga

Uma reivindicação antiga dos funcionários da Cummins (Jardim Cumbica), e dos moradores da rua Nova Guataporanga, está sendo atendida graças à interferência do vereador Heleno Metalúrgico (PDT), que também é diretor do nosso Sindicato.

Heleno encaminhou indicação ao Executivo, apontando a necessidade de pavimentação e revitalização da via pública. Com a sugestão aprovada, os trabalhos já foram iniciados. Essa é mais uma iniciativa do vereador, que visa garantir mais qualidade de vida para os moradores e trabalhadores, em particular da Cummins, empresa onde Heleno trabalhou.

A luta para obter o benefício começou em 27 de março de 2013, quando foi enviado o ofício 147/2013, que trata da indicação. Agora, no início de agosto, Heleno esteve na Nova Guataporanga acompanhado do prefeito Sebastião Almeida (PT), para vistoriar as obras.

Ele diz: “A reclamação de todos era de que a rua estava intransitável, inclusive para pedestres, além do excesso de poeira nos dias de sol e muita lama quando chovia. Felizmente, esses problemas estão perto do fim”.

Outras - Na avenida Emílio Ribas (trecho entre o Jardim Tranquilidade e a Vila Galvão), moradores e comerciantes pediram ao vereador pedetista que intercedesse em prol da permissão para o estacionamento de veículos na via entre os números 2502 ao 2700. O pedido foi encaminhado e liberado pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos.

A luta, agora, é para o recapeamento e melhoria da sinalização viária na rua Canadense (Itapegica), onde se localiza a empresa Dyna. Heleno esteve no local acompanhado de Arnaldo Souza, secretário-adjunto de Obras do município. As providências serão tomadas, segundo afirmou o representante do Executivo.

Voz do Trabalhador especial 4º aniversário



Presidente Pereira e Júlio Abreu

O Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, será sobre o aniversário de quatro anos do programa. A edição vai ser especial, com uma retrospectiva dos temas e entrevistas apresentadas durante o período. Entre os entrevistados, está o idealizador do Voz, nosso presidente José Pereira dos Santos.

Assista - O Voz do Trabalhador é exibido sábado (15) e domingo (16), às 19 horas, pela TV Destaque (canal 15, da NET). Você também pode assistir pelo site www.d11.com.br. Apresentação do jornalista Júlio Abreu.

Marília e Yamaha na semifinal do Campeonato de Futsal



Marília (amarelo) é a primeira classificada

A equipe da Marília (Macedo) foi a primeira classificada para a semifinal do 11º Campeonato de Futsal. A vaga, como primeira colocada no Grupo H, foi garantida após vitória por 4 a 0 sobre a Granei, no domingo (9). A outra vaga no grupo será definida entre Granei e Raft, que se enfrentam dia 16.

Na chave G, a Yamaha encaminhou sua classificação após vencer a Metalúrgica Brunilo por 6 a 2.

Soluções Usiminas e Brunilo se enfrentam domingo (16) e o resultado define os classificados.
O diretor José Barros da Silva Neto, do Departamento de Esportes do Sindicato, informa: “A próxima rodada vai definir a fase decisiva do campeonato. A final deve ser dia 30 de agosto”.

Os jogos são disputados no ginásio poliesportivo do Sindicato, no Clube de Campo (Parque Primavera). A entrada é grátis para os torcedores.

Tabela - Confira a tabela completa em nosso site.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos