Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 200 • 18/12/2014
Combate à corrupção

Nos últimos anos, líderes políticos de peso vêm pregando a necessidade de ampliação dos mecanismos mundiais de combate à corrupção. Um dos pontos seria monitorar a movimentação de dinheiro de pessoas e empresas.

A ideia ganha apoios, mas encontra resistências reais de implementação, até porque existe um forte emaranhado de leis nacionais que precisam ser observadas. Sem um tratado internacional, negociado entre as nações, fica difícil estabelecer uma norma mundial.

Há também reações políticas. Uma das reações diz respeito à preservação da soberania nacional. A outra vem dos próprios setores ligados às redes de negócios ilícitos, como o tráfico de drogas, que movimenta, na calada da noite, imensas somas de dinheiro. Tudo o que essa gente não quer é ter seus negócios sob a luz do dia.

Mas, apesar disso tudo, é sempre possível fazer alguma coisa. E o Brasil tem avançado. Um dos marcos desse avanço é a Lei de Responsabilidade Fiscal, que já tem 14 anos. Depois, vieram a criação da CGU – Controladoria Geral da União; o Portal da Transparência; e outras medidas, entre as quais a lei anticorrupção de 2013, que "dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências". Ou seja, visa pegar o agente ativo, que é o corruptor.

Há muitas formas de se combater a corrupção, em amplos setores. A pior forma é a moralista e direitista. Penso que é melhor ser didático, mostrando às pessoas que, hoje, a corrupção é poder político mundial. Mostrar que devemos fugir de soluções mágicas. É como na medicina: doença antiga, solução demorada.

Outra forma eficaz é expor as perdas que a corrupção traz a pessoas e países. Não há números precisos sobre isso, mas estudos indicam que essas perdas são imensas. Se as pessoas entenderem o tamanho do estrago, e que isso piora sua vida cotidiana, certamente terão disposição de apoiar ações legais e governamentais contra esse mal.

No Brasil, uma medida urgente seria mudar o financiamento de partidos e candidaturas, reduzindo a influência do poder econômico na política. Há muitos outros meios que podem ser usados. A democracia dispõe desses recursos. Mas eles precisam ser fortalecidos e massificados entre a população.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 17 de dezembro


Indique um amigo para receber
o boletim Expresso Metalúrgico

E-mail: boletim@metalurgico.org.br

Psicoprofissional
entrega certificados

O Programa de Apoio Psicoprofissional para Desempregados, desenvolvido com apoio social do Sindicato e em parceria com o Senai, entregou sábado (13) os certificados de participação nos cursos e seminários realizados no segundo semestre deste ano. A solenidade foi no auditório da sede do Sindicato.

Os certificados foram entregues por nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) e o diretor Josete Machado Filho (Pepe) às 74 pessoas, de várias categorias profissionais, que participaram dos cursos.

A psicóloga Solange Moncia, uma das coordenadoras do Programa, fez palestra com o tema "Pegadinhas no Processo de Seleção".

Sindicato entra em recesso dia 19 de dezembro

A sede e subsedes de Arujá e Mairiporã (Terra Preta) fecham dia 19 e retornam dia 5 de janeiro. A partir de 19 de dezembro, haverá plantão na sede. Veja como fica o atendimento:

Sede - Atende até 18 de dezembro, às 18h30. Depois, haverá plantão de diretores, do Jurídico, secretaria, barbearia e manicure dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro, das 8h30 às 12h30.

Hotel-fazenda Vista Linda - Atendimento normal todos os dias, exceto em 19 de dezembro.

Colônia de Férias (Caraguá) - Funciona normalmente. Vagas para a semana do Natal e Ano Novo foram preenchidas por meio de sorteio, realizado em novembro.

Clube de Campo (Guarulhos) - Horários especiais, incluindo pesqueiro: fecha dias 22, 23, 24, 25, 29, 30 e 31 de dezembro; também em 1º de janeiro.


Utilize a rede de
lazer do Sindicato
Clube de Campo completo, em Guarulhos; bela Colônia de Férias na praia, em Caraguá; belíssimo Hotel-fazenda em Vargem. Tudo isso é do metalúrgico. Fique sócio. Desfrute!






























































Ano difícil. Mas de avanços reais para
a classe trabalhadora e a democracia!


Trabalhadores participam do encontro setorial em setembro, em nosso hotel-fazenda, em Vargem

Prezado(a) companheiro(a): Este Expresso Metalúrgico é o último de 2014. Portanto, antes de qualquer outra consideração, vimos agradecer os metalúrgicos de nossa base, o movimento sindical e todos os demais que acompanham as lutas e o trabalho do nosso Sindicato.

O ano que se encerra foi de dificuldades econômicas, inclusive com demissões na indústria. Porém, a conjuntura desfavorável não esmoreceu o Sindicato, que tinha a meta de fechar acordo coletivo com aumento real pelo 11º consecutivo e conseguiu atingir esse objetivo.

Também progredimos quanto às conquistas de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), que hoje já beneficia 95% da nossa base, em Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. Afora as lutas sindicais, conseguimos expandir o patrimônio da categoria, ampliar as opções de lazer e oferecer mais serviços à família metalúrgica.

Vale registrar que, mesmo com a economia marcando passo, o Brasil ainda gerou um número expressivo de vagas com Carteira assinada, a informalidade diminuiu e a renda dos assalariados cresceu.

Durante todo o ano, nosso Sindicato se fez presente nas lutas sociais e cidadãs, inclusive obtendo melhorias nos bairros, porque é no bairro que mora e vive o trabalhador. O asfaltamento da rua Cedibra, que liga ao nosso Clube de Campo, é uma conquista que merece destaque.

Atuamos, ainda, no esporte, realizamos trabalho social, e retomamos o programa Psicoprofissional, que atende desempregados. Ao ensejo dos 51 anos do Sindicato, fizemos justiça ao ex-presidente da República, João Goulart, cujo nome agora identifica e valoriza nosso auditório na sede.

Eleições - A eleição presidencial foi fortemente disputada e o povo brasileiro escolheu a opção que julgou mais adequada a seus interesses. A agressividade, exagerada, deixou um clima político de conflagração, que em nada ajuda o País. A democracia, mais uma vez testada e aprovada nas urnas, requer disputas, mas sempre buscando o debate de projetos que ajudem a Nação. O interesse nacional deve suplantar questões partidárias.

Natal - A proximidade da data que marca o nascimento do Menino Jesus é sempre uma oportunidade de reflexão e revisão de valores. Devemos, todos, ajudar a construir um mundo de paz, colaboração e fraternidade. A mensagem de Cristo "amai-vos uns aos outros" resiste, perdura e ilumina.

Feliz Natal. Próspero Ano Novo.

Sindicato garante reivindicações na Soluções Usiminas

As negociações do Sindicato em prol de pauta de reivindicações protocolada na Soluções Usiminas, unidades Jardim São Roque e Bonsucesso, deram resultado. Os pleitos foram atendidos, beneficiando mais de 500 trabalhadores.

Benefícios - A cesta de Natal, que a empresa pretendia cortar este ano, será entregue até dia 23; equiparação salarial será discutida a partir de janeiro de 2015; não haverá mais desconto referente a alimentação, para trabalhadores que não almoçam no restaurante da fábrica; e o banco de horas será regularizado.

Trabalhadores da Molas Aço fazem greve

Mais de 200 funcionários da Molas Aço (Vila Endres) estão em greve desde ontem (17), em protesto contra atraso no pagamento e outras pendências. Irregularidades: não saiu o pagamento, que deveria ter sido depositado dia 5; a primeira parcela do 13º não foi paga; trabalhadores que saíram em férias não receberam; a empresa demitiu 12 funcionários, mas não quitou as verbas rescisórias.

A mobilização na fábrica está sendo conduzida pelo Sindicato. Houve tentativa de negociação, mas, sem proposta satisfatória por parte da empresa, a greve continua.

Gildan (Jardim Tranquilidade) - As 40 funcionárias da empresa, que fabrica tacógrafos, entraram em greve nesta quinta (18). Motivo: a empresa já anunciou que não vai efetuar o pagamento da segunda parcela do 13º salário, que vence nesta sexta-feira (20).

Voz do Trabalhador entrevista Silvan, dos Químicos


Silvan e Júlio
O programa Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, entrevista o sindicalista Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos (Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região). O dirigente fala sobre a campanha salarial vitoriosa da categoria, segurança no trabalho, política e a festa de 52 anos de fundação da entidade, entre outros assuntos.

O Voz do Trabalhador será exibido sábado (20) e domingo (21), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Roteiro de exibição do Voz durante o recesso da TV

Dias 27 e 28 de dezembro - Reprise da entrevista com o economista Rodolfo Viana (subseção do Dieese) e Marcílio Penachioni, sobre a Campanha Salarial 2014.

Dias 2 e 3 de janeiro - Entrevista com nossos diretores Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) e Roseli do Carmo Lima.

Dias 7 e 8 - Entrevista com o diretor Evandro Pereira, sobre as atividades do Departamento de Esporte do Sindicato.

Vereador Heleno Metalúrgico deseja Feliz Natal

Metalúrgico da Cummins, diretor do Sindicato e vereador pelo PDT, Heleno Metalúrgico externa seu abraço fraterno a toda a família metalúrgica.

Diz sua mensagem: "O mandato popular é um instrumento para o bem coletivo. Assim penso, assim trabalho, buscando sempre o melhor para as pessoas. Tenho trabalhado com afinco na Câmara e também nos bairros, sem abrir mão de minha responsabilidade perante o Sindicato. Agradeço a todos e chamo a categoria a acompanhar a atuação dos eleitos, em todos os cargos, por todos os partidos".

Time da Usiminas fica com título do futsal
 
Campeões posam com o troféu do 10º Campeonato

A equipe da Soluções Usiminas (Jardim São Roque) conquistou domingo (14) o 10º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos. Na final, disputada no ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera), o time venceu a Prec-Tech (Itapegica) por 3 a 2, de virada. A Randon (J. Cumbica) venceu a Joalmi (J. Frizzo) por 5 a 4, ficando na terceira colocação.

Os jogos foram emocionantes. A Prec-Tech chegou a abrir dois gols de vantagem, mas a Soluções Usiminas foi para o tudo ou nada, virou o marcador, e ficou com o título. Na disputa da terceira colocação, a Randon estava ganhando por 5 a 2 e quase cedeu o empate.

O artilheiro do campeonato foi Maurício Gonçalves Pereira Júnior, da Soluções Usiminas, com 14 gols. Luís Alves, da Prec-Tech, o goleiro menos vazado, com 14 gols tomados. Todos os quatro primeiros colocados, mais goleiro e artilheiro receberam troféus.

Maurício elogiou a competição: "O Campeonato do Sindicato só tem boas equipes. É um dos mais equilibrados e bem organizados de Guarulhos".


Site é nosso
jornal diário
Leia o blog de nosso
presidente Pereira
Siga o Sindicato
no Facebook
Nosso site é um informativo
ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse: www.metalurgico.org.br
Espaço para o debate de ideias,
o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse:www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos