Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº236 • 10/9/2015

Acolher os migrantes

Chocou a todos a cena do garoto sírio morto e estendido numa praia da Turquia. A imagem correu o mundo e gerou forte indignação entre pessoas, entidades e vários governos.

Além de chocar e comover, a cena serviu para chamar a atenção a respeito do grave problema da imigração. Antes da morte do menino Aylan, já tínhamos assistido ao naufrágio de barcos com migrantes e ao tratamento desumano dado a pessoas que tentavam entrar em países europeus. Porém, nada choca mais que a morte trágica de uma criança inocente.

As pessoas deixam sua terra natal por umas poucas razões, entre elas fome, questões políticas ou perseguição religiosa. As famílias só abandonam seu local de origem pela imposição de forças acima de sua resistência. No caso dos migrantes do Norte da África e da Síria, é por tudo isso junto: fome, guerra, perseguições. Migrar, portanto, é a forma de escapar da miséria ou da morte e buscar uma nova chance de reconstruir a vida.

A Europa, felizmente, acordou para a dura realidade da migração. A forte solidariedade das pessoas e organizações sociais, bem como de vários governantes, isolou os setores racistas ou mesmo neonazistas, hostis a estrangeiros. A recepção dos migrantes terá um outro efeito benéfico, pois ajudará a desarmar as máfias que estimulam a migração ilegal e praticam todo tipo de extorsão contra as vítimas.

O Brasil é um país miscigenado e povoado por estrangeiros. A capital paulista é, por excelência, uma terra de migrantes. Eu mesmo, quando saí dos fundões de Minas Gerais para tentar a vida na cidade grande, vivi a dura condição de migrante, embora estivesse dentro do meu País, falando a mesma língua e tendo os mesmos costumes da imensa maioria da população. Fácil não foi. Mas certamente minha condição foi muito melhor do que a daqueles infelizes que saem de seus países para tentar a vida em terras estranhas.

Todos pertencemos à mesma espécie. Todos somos humanos e irmãos, ainda que cada um vivenciando sua religião e sua cultura. Somos viajantes da mesma nave. Aliás, essa lição está na própria história do Dilúvio. Conta-se que Deus pediu a Noé que colocasse na arca um casal de cada bicho. Durante 40 dias e 40 noites, todos tiveram de viver em harmonia, até que as águas baixassem.

A recente onda de imigração para a Europa não é fenômeno novo. Tempos atrás era a Europa, tomada por guerras e crises, que enviava levas para as Américas e outras regiões. A história de Noé é ainda mais velha. E ela nos ensina: temos de ser tolerantes e receptivos, pois, embora com as diferenças sociais, religiosas, políticas e culturais, estamos todos no mesmo barco.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 9 de setembro.

Campeonato
de futebol volta
no fim de semana

O 22º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos, categoria principal, volta a ser disputado neste final de semana.

Serão realizados sete jogos no Clube de Campo (Parque Primavera): três no sábado (12) e quatro domingo (13). Valem pela quarta rodada da primeira fase.

Jogos - Sábado: Elecon x Júlio Simões (9 horas); Phaynell x Yamaha (10h30); e Komatsu x Naville (12 horas). Domingo: Marília x Roll-For (8h30); Raft x U-Shin (10 horas); Joalmi x Cerviflan (11h30); e Granei x Aços Macom (13 horas). A entrada é gratuita para os torcedores.

Tabela - Confira a tabela do Campeonato aqui


ASSEMBLEIA DA CAMPANHA SALARIAL, DIA 18, NA SEDE
Participe e vote a pauta de reivindicações. Começa às 18 horas


2014 - Categoria lota auditório em assembleia que marcou início da luta por avanços

Companheiro(a): os 600 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical, no Estado de São Paulo,
estão em campanha salarial unificada. O momento é de definir a pauta de reivindicações. Para
isso, haverá assembleia na sexta, dia 18, em nossa sede. Começa às 18 horas.

A assembleia, dia 18, vai definir as reivindicações dos trabalhadores de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. Nossos pleitos ajudarão a compor a pauta de reivindicações da Federação dos Metalúrgicos e dos 53 Sindicatos filiados.

O Sindicato começa a distribuir boletim específico da campanha, chamando a categoria para a assembleia na sede.

Nosso Presidente José Pereira dos Santos afirma: "Vamos seguir buscando ganho real. O aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores é o melhor remédio contra crises. Funciona bem mais do que pacote fiscal e outras medidas neoliberais".


Cabeça gravou vídeo de convocação

Jornal Sindical - A recente edição do nosso jornal chama a categoria para se engajar na campanha salarial. No contato diário com os trabalhadores nas fábricas, durante a distribuição dos exemplares ou em assembleias, nossos diretores falam da importância da participação de todos.

O secretário-geral Célio Ferreira Malta diz: "O sucesso da campanha salarial depende não só do Sindicato, mas da mobilização efetiva dos metalúrgicos. Vamos à luta. Esse é o caminho".

Vídeo - Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) gravou vídeo convocando para a assembleia do dia 18, na sede. Está disponível em nosso canal no YouTube e pode ser visto aqui. Compartilhe com outros companheiros.

Qual deve ser a prioridade? Responda à enquete

O Sindicato quer saber qual deve ser o foco da luta na campanha salarial. São quatro opções. Veja e vote:

- Aumento real de salários;
- Preservação dos empregos;
- Ampliação dos benefícios;
- Valorização dos Pisos salariais.

Vote - A enquete está no canto superior direito do nosso site. Participe mesmo!


Sindicato negocia e PLR é aprovada em cinco fábricas



Cabeça e Pepe em assembleia na Lepe

Nossos diretores negociaram e propostas de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) foram aprovadas na Lepe, Viva Aer, Art Coating, ARL e Fama. Mais de 600 metalúrgicos foram beneficiados.

Na Lepe (Porto da Igreja) a assembleia com os cerca de 450 funcionários foi conduzida por nosso vice-presidente Cabeça e pelos diretores Josete Machado Filho (Pepe) e Lúcia Ottone de Amorim. O benefício subiu 8% e será pago em setembro do próximo ano, com metas.

Os diretores Sonia Regina Regina Dombski, José Carlos Santos Oliveira (Chorão) e Elenildo Queiroz Santos conduziram as assembleias na Viva Aer, Art Coating, ARL (todas na Vila Nova Bonsucesso). Veja:

Viva Aer - A PLR será paga aos cerca de 30 funcionários em setembro e novembro.

Art Coating - A Participação subiu 16,6%. O pagamento, aos cerca de 60 funcionários, será feito de uma só vez em março do próximo ano. Outro avanço: os companheiros voltarão a receber cesta básica ainda em setembro.

ARL - O benefício será pago de uma só vez aos cerca de 30 funcionários em setembro.

Fama (Cumbica) - O benefício foi aprovado pelos 45 funcionários. Assembleia conduzida pelo diretor José Dilton Braga da Silva (Vanuza). Pagamento em setembro e dezembro.

Aconteceu a primeira assembleia dentro da Gerdau!



Zóião e Cabeça com trabalhadores na Gerdau

Pela primeira vez, o Sindicato realizou assembleia dentro da Gerdau. Os 200 trabalhadores da unidade, instalada em Cumbica, deliberaram sobre banco de horas e PLR.

O encontro foi conduzido por nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) e o diretor Pedro Pereira da Silva (Zóião), que faz parte do Comitê Mundial dos Trabalhadores do grupo.

Nosso diretor Zóião conta: “Tivemos um encontro direto com todos os funcionários. Foi uma assembleia histórica”.

Empreendedorismo é assunto no Voz do Trabalhador



Fabio Carleto e Júlio Abreu

O Voz do Trabalhador deste final de semana, na TV Destaque, vai falar sobre empreendedorismo. O entrevistado é Fábio Carleto, idealizador do evento “Poder Empreendedor”. O tema interessa muito para quem pretende ter um negócio próprio. Sobretudo aos jovens.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (12) e domingo (13), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Assista também pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate diário
de assuntos variados.
C
ompartilhe:

pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos