Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº237 • 17/9/2015

Por que
indústria forte!

Há décadas, o Brasil tenta reestruturar nosso parque industrial. Mas não tem tido sucesso. Desde os anos 80, essa queda se acentua. Tivemos um respiro no governo Lula, com resultados mais efetivos na indústria naval e petroleira e também no agronegócio.

Mas o crescimento não se sustentou. Pior, sofreu um duro golpe com o “petrolão”, afetando não só a Petrobras, como também gigantes da construção civil. A Petrobras, sozinha, tem impacto em 12% do PIB nacional. É gigante não só em tamanho, como em tecnologia e inovação.

O Brasil é o único país do Hemisfério Sul a dispor de um parque industrial potente. Mas não chegamos a esse patamar por obra do destino. Ao contrário. A criação da base industrial demandou duras lutas. O exemplo emblemático é a criação da Petrobras, em 1953, combatida pelos opositores de Getúlio Vargas.

Os conservadores (muitos deles fazendeiros de café ou criadores de gado, com força no Congresso e na mídia) alegavam que nossa vocação era agrícola. Getúlio levou quase 10 anos pra conseguir a usina de Volta Redonda, cujo aço forjou os alicerces do nosso parque fabril. Não fossem essas iniciativas, seríamos ainda hoje uma espécie de Paraguai de dimensões continentais.

País com indústria forte integra o clube das potências, tem voz na OMC, no Banco Mundial, no FMI e em outras instâncias internacionais de peso, inclusive na ONU. Passa a ser protagonista e a debater os grandes negócios mundiais. Mais que poder econômico, obtém influência política.

Nosso País precisa enfrentar esse jogo pesado e romper o círculo vicioso da exportação de commodities. Para isso, mais do que um plano industrial, precisamos de um projeto para o Brasil. Afinal, não haverá indústria forte e competitiva, se não formos eficientes também em tecnologia, logística, energia e na educação de qualidade, especialmente a técnica. A par disso, precisamos de uma nova estrutura tributária, que não pese tanto sobre o setor produtivo. E, claro, a urgente redução dos juros, que estão fazendo a alegria dos banqueiros, enquanto estrangula o setor produtivo.

Como sindicalista, sei que os melhores empregos são gerados na indústria, que também paga, na média, os melhores salários. Portanto, o fortalecimento do segmento industrial tem impacto direto na vida dos trabalhadores e no mercado interno, pois a massa salarial mais elevada potencializará o poder de compra, fazendo girar a roda dos negócios e da economia.

No Brasil de hoje se debate de tudo e todo mundo tem opinião sobre tudo. Mas eu não vejo ideias, projetos e inciativas efetivas em prol da indústria. Mesmo no Congresso Nacional, onde se deveria debater o País, não se vê iniciativa concreta em prol da indústria nacional. Tem muito discurso, e pouco além disso.

O Brasil já venceu muitos desafios; também já perdeu grandes oportunidades de progredir. Deveríamos aproveitar a crise atual para travar um debate honesto sobre a indústria, apontando meios efetivos para sua expansão. Reafirmo: trata-se de um debate técnico e político, pois só haverá indústria forte se existir também um projeto nacional de desenvolvimento.

Pacote - Lamento, mais uma vez, a posição da presidente Dilma que vem com mais um pacote de arrocho contra os trabalhadores e prejudicando mais uma vez a indústria. Fez isso sem discutir com os sindicalistas e empresários, dando mostra de um autoritarismo que não nos leva a lugar algum.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 16 de setembro.

Chuva de gols
Goleada é destaque no 22º Campeonato

O 22º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos, categoria principal, teve sequência no final de semana, com sete jogos válidos pela quarta rodada da primeira fase. Foram marcados 19 gols. O destaque foi a vitória da Komatsu sobre a Naville, por 7 a zero.

Nosso diretor José Pedro da Silva (Carioca), do Departamento de Esportes, destaca: “Mesmo com o tempo nublado e um pouco de chuva, muitos torcedores acompanharam as partidas”.

Resultados - Júlio Simões 1 x 0 Elecon; Yamaha 3 x 0 Phaynell; Komatsu 7 x 0 Naville; Marília 3 x 1 Roll-For; Raft 1 x 0 U-Shin; Cerviflan 2 x 0 Joalmi e Granei 1 x 0 Aços Macom (WO).

Próxima - A quinta rodada será disputada no próximo final de semana, com seis partidas. No sábado (19), jogam Komatsu x Yamaha (13 horas) e Elecon x NTN (14h30). No domingo (20), se enfrentam Raft x Tecfil B (8h30), Metaloucos x Cerviflan (10 horas), Granei x Modine (11h30) e Marília x Tecfil A (13 horas).

Os jogos são no Clube de Campo (rua Galáxia, 126, Parque Primavera), com entrada grátis para os torcedores.

Tabela - Confira a tabela do Campeonato aqui.


Rodada terá seis jogos



ASSEMBLEIA DEFINE
NOSSAS REIVINDICAÇÕES

Amanhã (18), a partir das 18 hora, na sede. Participe!


Diretora Lúcia Ottone de Amorim entrega boletim de convocação a trabalhadora

Compareça à assembleia geral nesta sexta (18), a partir das 18 horas. Vamos debater e aprovar a pauta de reivindicações (Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel). Será na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro). O que for definido será levado à assembleia geral dos metalúrgicos no Estado de São Paulo e, posteriormente, entregue aos grupos patronais.

Os metalúrgicos da base, associados ou não, estão convocados. O presidente José Pereira dos Santos comenta: “Queremos auditório lotado, para que o metalúrgico mostre sua força. Será uma campanha das mais difíceis dos últimos anos, mas não vamos desistir de conseguir aumento real e avanços nas cláusulas sociais”.

Boletim - A diretoria distribui boletim específico, chamando para a assembleia na sexta (18). Diretores e ativistas do Sindicato entregam aos trabalhadores nas fábricas da base.

Unificada - Além de Guarulhos, serão realizadas assembleias em outras regiões do Estado. A campanha é unificada, com participação de 53 Sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos de São Paulo e à Força Sindical. Serão mobilizados mais de 600 mil metalúrgicos.


Cabeça gravou vídeo de convocação

Vídeo - Cabeça gravou vídeo convocando os trabalhadores para assembleia. Veja aqui.

Ato - Está confirmada para dia 22 (terça-feira), às 10 horas, a entrega do documento na Fiesp (Federação das Indústrias), na avenida Paulista.

Participe! - Vá à assembleia na sede, sexta, às 18 horas. Convide outros companheiros.

Informações - Ligue no Sindicato (2463.5300) e fale com nossos diretores.

Qual deve ser a prioridade? Responda à enquete

O Sindicato quer saber qual deve ser o foco da luta na campanha salarial. São quatro opções. Veja:

- Aumento real de salários;
- Preservação dos empregos;
- Ampliação dos benefícios;
- Valorização dos Pisos salariais.

Vote - A enquete está no canto superior direito do nosso site. Participe mesmo!


Pereira coordena curso em Campo Grande



Pereira fala aos participantes do curso

Nosso presidente Pereira foi a Campo Grande (MS), onde coordena novo ciclo de formação. O curso, para sindicalistas do Centro-Oeste e Tocantins, começou segunda (14) e termina sexta (18).

Secretário Nacional de Formação da Força, Pereira já coordenou vários cursos. Pereira diz: “Aqui são 36 sindicalistas, de várias categorias. O objetivo é que os dirigentes se preparem para enfrentar os desafios da economia globalizada”.

Estão previstos mais quatro cursos até o final do ano: de 28 de setembro a 2 de outubro, em Natal (RN), com sindicalistas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas; de 19 a 23 de outubro, em Sergipe, com representantes do Espírito Santo e Minas Gerais; de 9 a 13 de novembro, em São Paulo; e, de 23 a 27 de novembro, no Rio de Janeiro.

Sindicato conduz paralisação e obtém vitória na Schwing



Ricardo e Pepe conduzem ação na fábrica

Os trabalhadores da Schwing Stetter (Terra Preta, Mairiporã) cruzaram os braços dia 11. A mobilização vitoriosa foi em defesa da estabilidade no emprego até o dia 31 de dezembro deste ano. A ação foi conduzida pelos diretores Ricardo Pereira de Oliveira (que coordena a subsede em Mairiporã) e Josete Machado Filho (Pepe).

O diretor Ricardo destaca: “Havia grande preocupação na fábrica. Os companheiros acionaram o Sindicato e nossa mobilização teve sucesso”. Após a negociação, a proposta foi colocada em votação e a paralisação terminou.

Veja como ficou -
Os cerca de 180 funcionários terão estabilidade no emprego até 31 de dezembro; se houver demissão em janeiro, ou seja, após o período de estabilidade, o trabalhador vai receber, além das verbas rescisórias, dois salários nominais a mais, quatro meses de convênio médico e quatro meses de cesta básica; em caso de demissão em fevereiro, além das verbas rescisórias, o trabalhador terá mais um salário nominal.

Sindicato pressiona e Brasimpar atende reivindicações



Lúcia e Pepe em assembleia na Brasimpar

Após mobilização comandada pelo Sindicato, que resultou em paralisação de um dia e meio, a Brasimpar (Ponte Grande) cedeu e negociou as reivindicações dos cerca de 80 funcionários. Os trabalhadores aprovaram a resposta da empresa em assembleia nesta quinta (17).

Nossos diretores Josete Machado Filho (Pepe) e Lúcia Ottone de Amorim coordenaram a mobilização e as negociações na empresa. Pepe comenta: “O atendimento das reivindicações é resultado da união dos funcionários. Eles permaneceram firmes na luta por seus objetivos”.

Pauta - Veja aqui o que ficou decidido e aprovado na assembleia.

PLR sobe 15,38% na Delmatec e 8% na Hayner



Negociação é aprovada na Delmatec

Na terça (15), trabalhadores de duas empresas aprovaram propostas de PLR negociadas pelo Sindicato.

Delmatec (Cidade Satélite, Cumbica) - A PLR dos cerca de 40 funcionários pode chegar a R$ 1.500,00. Pagamento em fevereiro e abril de 2016. Benefício 15,38% maior que em 2014. Meta de absenteísmo. Assembleia conduzida pelo diretor Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa).

Hayner (Jardim Arapongas) - Os 15 funcionários vão receber a Participação nos Lucros este mês e em fevereiro de 2016. Assembleia conduzida pelo diretor José Pedro da Silva (Carioca).

Festa da Criança será dia 4 em nosso Clube de Campo



Patati&Patatá cover será uma das atrações

O Sindicato realizará dia 4 de outubro (domingo) a tradicional festa em homenagem ao Dia da Criança. Será das 10 às 16 horas em nosso ginásio poliesportivo (Clube de Campo).

Atrações - As crianças vão ganhar brinquedos. Água, refrigerante, pipoca e algodão doce serão grátis. Haverá sorteio de brindes, pintura facial e brinquedos infláveis.

Shows - Com grupos covers dos Minions, Frozen, Patati&Patatá, Vingadores e outras atrações.

O presidente Pereira comenta: “Será um dia de muita diversão para quem for ao nosso ginásio”.

Sócios - A festa é para sócios do Sindicato e dependentes. Será necessário apresentar a carteirinha de associado.

Campanha salarial é destaque no Voz do Trabalhador


O programa aborda nossa campanha salarial. Cabeça, vice do Sindicato, e Rodolfo Viana, do Dieese, participam.

Cabeça falou sobre a organização da campanha. Rodolfo apontou números que podem ajudar a categoria nas negociações com os grupos patronais.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (19) e domingo (20), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, NET). Na internet: www.d11.com.br. Apresentação de Júlio Abreu.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate diário
de assuntos variados.
C
ompartilhe:

pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos