Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº239 • 1º/10/2015

Política e dinheiro

O financiamento das campanhas eleitorais é tema acalorado. Agora mesmo, o Supremo Tribunal Federal concluiu um processo demorado e decidiu, por oito votos a três, proibir doações de empresas privadas. Para a suprema corte da Justiça brasileira, são inconstitucionais as normas que possibilitavam às empresas doar para partidos e candidatos.

Quando o Congresso não legisla ou legisla mal, de forma atropelada, o Judiciário acaba suprindo seu papel. Foi o que fez o Supremo, cuja decisão fixa a norma, mas não encerra a polêmica. Nos meios políticos, há todo tipo de posição sobre essa matéria.

O que eu penso? Penso que, rigorosamente, a empresa não integra o processo democrático, pois democracia é o sistema baseado na vontade do cidadão. Mas, de todo modo, no Brasil, na prática, as empresas participam, apoiam, financiam, buscando influir no processo eleitoral.

Entendo que essa proibição deveria ocorrer, mas de forma gradativa, para que o financiamento empresarial fosse perdendo força e os partidos pudessem recompor sua base de financiamento. O ideal seria haver só duas formas de financiamento eleitoral: a pública e a contribuição do filiado ao partido, mediante fixação de um teto.

De todo modo, há um novo padrão a seguir e os partidos, candidatos e ativistas precisam se ajustar a ele, pois a normativa do STF já vale para as eleições de 2016. Uma das saídas para os partidos (e isso será positivo) deve ser a retomada de seus estatutos e compromissos. Ou seja, do perfil ideológico de cada agremiação. Um dos males gerados pela ingerência do poder econômico foi transformar os partidos numa geleia geral, despolitizando o processo político.

O Brasil, ainda que lentamente, tem evoluído na questão política. Leis como a da Responsabilidade Fiscal e da Ficha Limpa estabelecem critérios e responsabilidades. A decisão do Supremo vai no mesmo sentido. Mas não basta. A qualidade da política depende, em muito, da base educacional da população. Depende também de uma imprensa ativa, que critique, debata, mas não queira substituir partidos, pois esse não é seu papel.

Não existe solução mágica para a melhora dos costumes políticos. Tudo é um processo, que deve ir se aperfeiçoando, eliminando os erros e ampliando os acertos.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos
Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 30 de setembro

Prêmio Itaú-Unicef
Meu Futuro
é semifinalista

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro vai receber outro grande prêmio pelo trabalho social que desenvolve. A entidade é semifinalista regional do Premio Itaú-Unicef deste ano. A premiação será dia 20 (terça), das 19 às 21 horas, no Masp (avenida Paulista, 1.578).

Com o reconhecimento regional, o Meu Futuro está na disputa do prêmio nacional, que será entregue em novembro.


Alunos do Meu Futuro

Colônia de Férias
Sorteio será dia
13 de novembro

O Sindicato informa aos associados que o sorteio de vagas para a Colônia de Férias (Caraguatatuba), para o Natal e Ano Novo, ocorrerá dia 13 de novembro (sexta). Será a partir das 18 horas, no auditório da sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). São 38 vagas para o Natal e 38 para a virada do ano.

As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro (sexta), de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30; aos sábados, das 8h30 ao meio-dia. Os interessados devem se inscrever pessoalmente, somente na secretaria da sede.


Colônia é opção de lazer

Clube de Campo
Piscinas externas foram reabertas

Atenção sócios e dependentes: as piscinas externas do nosso Clube de Campo foram reabertas sábado (26). O forte calor antecipou a reabertura.

Até o horário de verão, que entra em vigor dia 18 de outubro, o funcionamento das piscinas será das 8h20 às 17 horas. No horário de verão, ficarão abertas das 8h30 às 18 horas. Exames médicos poderão ser feitos aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 14 horas.


Prainha do Clube

 

JORNAL SINDICAL CHAMA SETORES
PARA GRANDE ENCONTRO DIA 16


Companheiros da RTS recebem edição do Jornal Sindical. Foto: Claudio Omena 

Começou a ser distribuído nas fábricas o Jornal Sindical de setembro. A matéria principal, na primeira página e nas centrais, trata da campanha salarial, mostrando a assembleia de aprovação da pauta de reivindicações, entrega do documento na Fiesp e a outros grupos patronais, além da ação unitária dos 54 Sindicatos do Estado, com a Federação e a Força Sindical. “Categoria entrega pauta e reivindica aumento real”, destaca a manchete.

A diretoria do Sindicato está realizando várias ações de mobilização da categoria para a campanha salarial. Entre os atos, está a realização de um amplo encontro, na sede, dia 16 de outubro (sexta-feira). “Nesse encontro, vamos ouvir a base e avaliar os rumos da campanha”, adianta nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros.

Heleno - Matéria na página 8 dá conta do trabalho do nosso diretor e vereador Heleno Metalúrgico (PDT). Além das obras e melhorias obtidas por sua atuação parlamentar, o texto destaca o gabinete móvel, que percorre bairros, levanta demandas e encaminha reivindicações de moradores.

Outras - Repleto de assuntos do interesse dos metalúrgicos e da classe trabalhadora, o Jornal Sindical retrata o 20º Seminário de Saúde e Segurança, em nossa sede; a formatura do diretor Nildo Queiroz, na Faculdade de Ciências do Trabalho do Dieese; e a participação do presidente Pereira em congresso sindical na África.

Leia - Acesse nosso site e leia o jornal na íntegra.

Sindicalistas temem extinção do Ministério do Trabalho



Centrais Sindicais condenam fusão das Pastas

O movimento sindical reagiu à proposta do governo de fundir os Ministérios do Trabalho e Emprego e Previdência. Força, CUT, UGT, CTB, Nova Central e CSB publicaram nota conjunta combatendo a fusão. As Centrais alegam que a perda do Ministério do Trabalho desarticula parte importante da luta pelo trabalho decente e contra práticas patronais similares à escravidão.

No documento, com oito itens, as Centrais alertam: “Ao adotar tal medida, o poder da classe trabalhadora na luta por melhoria nas condições de trabalho será enfraquecido, desequilibrando ainda mais a relação capital e trabalho”. A nota lembra o governo que os insistentes pedidos por melhoria nas condições do Ministério, bem como pela contratação de mais Servidores, não têm sido atendidos.

O Ministério do Trabalho foi criado por Getúlio Vargas, em 1930, quando ele dirigia o governo revolucionário que desalojara do poder a chamada elite “café com leite” (ricaços de São Paulo e Minas), contrária a leis trabalhistas e a avanços sociais.

A pasta do Trabalho tem forte simbologia para os trabalhistas, tendo em vista que ministros como Jango e Almino Afonso atuaram de modo franco a favor dos trabalhadores. Jango, nos anos 50, aumentou em 100% o salário mínimo.

Pereira - Nosso presidente José Pereira dos Santos apoia a crítica das Centrais. Ele diz: “É mais um ataque que se arma contra os trabalhadores. A reação do sindicalismo é justa, forte e unitária”. E completa: “O Estado democrático não pode abrir mão de instrumentos que protejam o trabalho e ajudam a melhorar o padrão de relações entre capital e trabalho”.

Mais informações: sites da Força Sindical e da Agência Sindical

PROTESTE VOCÊ TAMBÉM!

Mande e-mail para os seguintes endereços eletrônicos, em Brasília.
gabinetepessoal@presidencia.gov.br
gabinetesg@presidencia.gov.br
assessoriaespecial.sg@presidencia.gov.br
gm@mte.gov.br

Ação sindical garante PLR em mais cinco empresas



Carioca com trabalhadores da Salma

O Sindicato negociou Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) em mais cinco empresas da base. As propostas foram aprovadas em assembleias pelos trabalhadores da Henrisan (Vila Augusta), Monicar (Jardim Maria Dirce), Mademetal e Metalquality (Jardim Presidente Dutra), e Salma (Vila Nova Cumbica).

Monicar - A PLR subiu 10%. Os oito funcionários recebem o valor de uma só vez em outubro.

Henrisan - O benefício para os dez funcionários subiu e pode chegar a R$ 1.030,00. O pagamento será agora em outubro e março de 2016.

Mademetal - A Participação será paga em fevereiro do ano que vem.

Salma - Com sete funcionários, a empresa paga o benefício agora em outubro.

Metalquality - Os 20 funcionários recebem a PLR em outubro e novembro deste ano.

Seminário de Segurança e Saúde lota auditório



Evento foi aberto a todos segmentos

Mais de 270 pessoas participaram do 20º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador, realizado sábado (26) no auditório da nossa sede. Além de metalúrgicos da base (sócios e não-sócios), o evento recebeu estudantes e profissionais de outros segmentos.

O seminário foi organizado pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, coordenado pelo diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo). Os inscritos acompanharam duas palestras. Houve sorteio de brindes.

Voz do Trabalhador entrevista diretor do Ciesp


Maurício Colin e Júlio Abreu

O empresário Maurício Carlos Colin, diretor em exercício do Ciesp, Regional Guarulhos, é o entrevistado desta semana no programa Voz do Trabalhador, na TV Destaque. Ele fala sobre o momento econômico e político, dificuldades do empresariado e, principalmente, sobre a disponibilidade de infraestrutura na cidade.

Assista - O Voz do Trabalhador é exibido sábado (3) e domingo (4), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Começa fase eliminatória do Campeonato de Futebol



A partir de agora, quem perder está fora

O 22º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos entra na fase decisiva. A rodada deste final de semana, no Clube de Campo (Parque Primavera), marca o início da segunda fase, quando começam as partidas eliminatórias. Ou seja, a partir de agora, perdeu está fora da competição.

Confira os jogos - Sábado (3): Yamaha x Elecon (9 horas) e Júlio Simões x Komatsu (10h30). Domingo (4): Cummins x Metaloucos (8h30); Leões de Itapegica x Tecfil “B” (10 horas); Modine x Marília (11h30); e Tecfil “A” x Marília (13 horas).

Domingo tem Festa da Criança no Clube

A grande festa que o Sindicato vai promover em homenagem ao Dia da Criança (12 de outubro) será neste domingo (4), das 10 às 16 horas. O local é o ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera). A criançada vai se divertir com muitas brincadeiras, shows, sorteio de brindes, brinquedos infláveis, além de pipoca, algodão doce, água e refrigerante.

Atrações - Cada criança, com até 13 anos, vai receber um brinquedo já na chegada. Os shows serão com grupos covers dos Minions (do filme Meu Malvado Favorito), Frozen, Patati&Patatá, Vingadores e outras atrações.

Atenção - A entrada é grátis, mas não se esqueça de levar a carteirinha de associado.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.comNosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos