Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº241 • 15/10/2015

As razões
dos Servidores

O grande fato sindical de Guarulhos na semana passada foi a greve dos Servidores. A categoria – com integral apoio do Sindicato, o Stap– realizou uma greve muito forte, contestando o projeto do prefeito que visava implantar regime jurídico único para o funcionalismo. Por esse sistema, acabariam os celetistas e todos seriam estatutários.

O projeto foi encomendado à Fundação Getúlio Vargas e resultou num calhamaço com mais de 700 artigos. Houve vários debates sobre seu conteúdo, mas os Servidores entenderam que o novo regime traria prejuízos e corte de direitos. Por isso, o rejeitaram.

Essa rejeição não mudou o objetivo do prefeito Almeida, que enviou o PL à Câmara, confiando na maioria. Porém, a pressão maciça da categoria levou à suspensão da sessão que apreciaria a matéria. Esse fato fortaleceu os Servidores e o resultado foi a maior greve do funcionalismo em Guarulhos. Assembleia na praça Getúlio Vargas reuniu, segundo a imprensa, 15 mil trabalhadores.

A força do movimento fez o prefeito recuar e anunciar a retirada do projeto da Câmara Municipal. Os Servidores haviam atingido seu principal objetivo. Assim, após audiência no Tribunal do Trabalho, nova assembleia da categoria decidiu pelo fim da paralisação.

A Força Sindical e os Sindicatos locais filiados à Central apoiaram o movimento, que tinha, também, apoio de diversas associações de Servidores da Prefeitura. O vereador Heleno Metalúrgico manteve sua coerência classista e apoiou a luta e a greve dos funcionários municipais. O movimento obteve, ainda, forte repercussão na imprensa local e nacional. As redes sociais foram bastante utilizadas pela categoria e o Sindicato, ampliando a força da própria paralisação.

O Sindicato dos Servidores, Stap, em nenhum momento se negou a conversar e a buscar solução por meio do diálogo. Mas a negociação sobre o regime não prosperou. O prefeito, num erro de cálculo político, imaginou que a matéria passaria na Câmara, como passara em maio o reajuste salarial – mas não conseguiu.

Não vou entrar no mérito de que regime é mais adequado aos Servidores de Guarulhos, porque o assunto é complexo. Ficou claro, porém, que a categoria quer um regime jurídico único melhor, que não crie insegurança jurídica ou ameace direitos. Se o prefeito quiser estabelecer um regime novo terá de rever o modelo feito pela Getúlio Vargas e atender os pontos que os Servidores já indicaram. É o caminho para solucionar o impasse.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 14 de outubro.


LAZER
Conheça a estrutura do Sindicato

Companheiro(a): nossa vida como profissional metalúrgico é desgastante. Por isso, o lazer é imprescindível para termos boa qualidade de vida. Nosso Sindicato possui ampla estrutura destinada aos momentos de descanso dos trabalhadores e suas famílias.

Colônia de Férias - Leia abaixo.

Clube de Campo - Localizado no Parque Primavera (rua Galáxia, 126), é o maior e mais completo da região, com piscinas (inclusive duas cobertas e aquecidas); 160 churrasqueiras; campo de futebol com arquibancadas; pesqueiro; saunas; ginásio poliesportivo; reserva de mata natural; e outros atrativos. Para informações ligue 2402.3811.

Hotel-Fazenda - Na cidade de Vargem, em meio a muito verde, fica a 90 quilômetros de Guarulhos (pela rodovia Fernão Dias). Possui 32 apartamentos equipados com frigobar, TV e banheiro. Dispõe, ainda, de campo de futebol, quadras esportivas, parque aquático, saunas, restaurante e lanchonete. Reservas pelo telefone (11) 4598.1215, das 9 às 17 horas.

Como chegar - Rua Nicolau Chede, 1.428, Centro, Vargem. Seguindo pela rodovia Fernão Dias, após o segundo pedágio pegar a Saída 4 e seguir à direita.


Hotel-fazenda Vista Linda

Colônia de Férias
Sorteio será dia
13 de novembro

O Sindicato informa aos associados que o sorteio de vagas para a Colônia de Férias, em Caraguatatuba, para o Natal e Ano Novo, ocorrerá dia 13 de novembro (sexta). Será a partir das 18 horas, no auditório da sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). São 38 vagas para o Natal e 38 para a virada do ano.

As inscrições podem ser feitas até dia 30 (sexta), de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30; aos sábados, das 8h30 ao meio-dia. Inscrição pessoalmente na secretaria da sede.

Informações - Ligue no Sindicato (2463.5300) e tire suas dúvidas.


Colônia é opção lazer


Sindicato faz assembleia na Cummins
e chama categoria à luta por ganho real


Diretores Heleno e Alex comandam ato na fábrica de Cumbica

Na quarta (14), nosso Sindicato realizou assembleia da campanha salarial na Cummins Motores (Cumbica). A reunião mobilizou cerca de 1.500 trabalhadores, que foram convocados a participar da luta por aumento real. Os companheiros também reforçaram os demais itens da pauta de reivindicações, que inclui reposição da inflação, valorização dos Pisos e renovação das cláusulas sociais das Convenções Coletivas.

O diretor Heleno Metalúrgico, funcionário da Cummins e vereador em Guarulhos (PDT), diz: “Teremos uma negociação difícil, devido à crise. Mas, com união e luta, vamos avançar”. As reivindicações foram entregues aos grupos patronais dia 22 de setembro.

Também participaram da assembleia os diretores Alex Lima, Lúcia Ottone de Amorim, Elenildo Queiroz Santos (Nildo), Eronides Rafael Galdino (Lula) e Daniel Hermínio Estevan.

Nosso presidente José Pereira dos Santos afirma: "Este é o momento de intensificarmos a mobilização da categoria, para conquistar ganhos reais". Pereira lembra que entre 2004 e 2014 os metalúrgicos tiveram 34,69% de aumento acima da inflação.

Campanha - Outras ações serão feitas pelo Sindicato em fábricas de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. A campanha, com data-base em 1º de novembro, é unificada com outros 53 Sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos e à Força Sindical.

Negociações com empresários já começaram


Nosso diretor Célio e Eliseu Costa, de Jundiaí

Também na quarta, nosso diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça) e Célio Ferreira Malta representaram o Sindicato na primeira rodada de negociação com os patrões. A reunião foi na sede da Federação, em São Paulo, com o setor de Estamparia e o Sindipeças.

Nesta quinta (15), houve negociação com o setor de Fundição; e na sexta (16), estão marcadas reuniões com o Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) e o Sindimaq (máquinas e equipamentos mecânicos).


Pereira e Cabeça falam à imprensa sobre o PPE



Presidente Pereira concede entrevista à TV Brasil

A atuação do Sindicato em defesa dos metalúrgicos chamou a atenção da grande imprensa.

Nosso presidente Pereira e o vice Josinaldo José de Barros (Cabeça) deram entrevistas sobre os acordos feitos na base, visando a manutenção dos empregos e sobre o PPE – Programa de Proteção ao Emprego.

Pereira concedeu entrevista à TV Brasil nesta quarta (14), na sede do Sindicato; e Cabeça falou à Agência Brasil. Antes, nosso vice havia falado ao jornal Valor Econômico. A reportagem foi manchete da edição que circulou no final de semana e saiu com destaque na página A3.

Cabeça foi entrevistado, ainda, pelo repórter José Roberto Burnier, da TV Globo. A reportagem foi exibida no Jornal Nacional de terça (assista aqui).

Trabalhadores aprovam PLR na General Roller



Knupp e Nildo em assembleia na General Roller

O Sindicato negociou e os 30 metalúrgicos da General Roller (Vila Nova Bonsucesso) aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). O benefício será de R$ 900,00, no mínimo, com pagamento em março e abril do próximo ano.

O valor da PLR pode ser maior, porque foi incluída meta de faturamento. A outra meta é de absenteísmo (falta não justificada). Assembleia conduzida pelos diretores Nildo e Augusto Knupp.

Refrisat (Itapegica) - Dia 9, o Sindicato protocolou documento para que a empresa apresente nova proposta de PLR. Os cerca de 60 funcionários rejeitaram a primeira proposta. Os companheiros querem um aumento, em relação ao valor de 2014. Os diretores Josete Machado Filho (Pepe), Lúcia Ottone e Ricardo Pereira de Oliveira conduziram a assembleia.

Leonam (Arujá) - Foi aprovada a proposta de PLR negociada pelo Sindicato para cerca de 20 funcionários da empresa. O benefício será pago em outubro e março. Assembleia conduzida pelos diretores Augusto Knupp e José Pedro da Silva (Carioca)

Messastamp paga salários atrasados e greve acaba



Zóião e Vanuza na Messastamp

Os cerca de 200 funcionários da Messastamp (Cidade Satélite, Cumbica) encerraram quarta (14) a greve de sete dias, após a regularização dos salários atrasados. O pagamento foi feito na tarde de terça (13).

A mobilização na fábrica teve apoio dos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) e José Dilton Braga (Vanuza).

Aro - Os 400 funcionários da Aro retornaram ao trabalho nesta quinta-feira (15) pela manhã, após greve de um dia por atraso no pagamento. A empresa apresentou proposta de quitar o pagamento (que deveria ter sido depositado dia 5) até segunda-feira (19) e a antecipação salarial (prevista para dia 20) ser paga dia 30.

Colocada em votação durante assembleia, a proposta foi aceita. Entretanto, se os prazos não forem cumpridos haverá nova paralisação. Os diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião), Josinaldo José de Barros (Cabeça), José Dilton Braga (Vanuza) e Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) conduziram a assembleia.

Meu Futuro será homenageado em premiação



Alunos, professores e diretores do Sindicato na festa

Na próxima terça (20), ocorre a semifinal regional do Prêmio Itaú-Unicef. Por estar na disputa como entidade de médio porte, o Instituto Meu Futuro será homenageado. O evento será a partir das 19 horas, no Masp (avenida Paulista, 1.578, Bela Vista).

Caso receba o reconhecimento regional, o Meu Futuro passa a concorrer ao prêmio nacional, que será entregue em novembro.

Dia das Crianças - Nesta quinta (15), o Instituto comemorou o Dia das Crianças com grande festa para seus alunos. Foi no ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera). A entidade também comemorou 13 anos de atividade, completados segunda (12).

Voz do Trabalhador recebe Heleno Metalúrgico



Heleno e o apresentador Júlio Abreu

Vereador pelo PDT, nosso diretor Heleno Metalúrgico é o entrevistado do Voz do Trabalhador que vai ao ar no final de semana, na TV Destaque.

Ele fala de sua atuação na Câmara Municipal, visando atender demandas, como melhoria na qualidade de vida nos bairros e defesa dos interesses dos trabalhadores.

Assista - O programa Voz do Trabalhador será exibido sábado (17) e domingo (18), das 19 às 20 horas, pela TV Destaque (canal 15 da NET). Apresentação do jornalista Júlio Abreu.

Domingo tem rodada do Campeonato de Futebol



Apenas seis equipes podem chegar ao título

O 22º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos volta a ser disputado normalmente domingo (18), com a realização da primeira rodada da terceira fase. São seis times que participam desta etapa, divididos em dois grupos de três, e somente os dois primeiros de cada grupo vão se classificar para a semifinal da competição.

Jogos - As partidas serão no Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada gratuita para os torcedores. Às 9 horas jogam Elecon e Metaloucos. Às 10h30, a Júlio Simões enfrenta os Leões de Itapegica.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate diário
de assuntos variados.
C
ompartilhe:

pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos