Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 201 • 8/1/2015
O que deve
ser ajustado

Governos, assim como pessoas e famílias, não devem gastar mais do que arrecadam ou ganham. Quando isso ocorre, são necessários ajustes.
No caso de pessoa, ou família, é mais simples. Basta cortar gastos supérfluos, consumir marcas mais baratas, suspender eventuais viagens ou adiar a troca do carro, a reforma da casa etc.

Os gastos governamentais são muito mais complexos, por envolver custeio da máquina, salários de Servidores, quitação de precatórios, investimentos em obras ou programas sociais, pagamentos de juros da dívida, entre outras.

No caso de uma família, a decisão dependerá apenas da própria família. Já o governo precisa estar atento a leis, a compromissos, à cobrança da mídia e a pressões de interesses eventualmente contrariados, incluindo-se a pressão parlamentar, pois deputados e senadores correm atrás de emendas para obras e projetos em suas bases.

O que faz um governo, geralmente? Opta pelo mais cômodo. E o mais cômodo é cortar dos mais desprotegidos, ou seja, trabalhadores da ativa, desempregados, aposentados e pensionistas. Enfrentar o poder econômico, aplicando imposto sobre grandes fortunas ou controlar remessa de lucros das multinacionais, isso raros topam fazer.

Ninguém é contra cortar abusos, na concessão de benefícios previdenciários (para uma elite privilegiada, especialmente de Servidores) ou no fornecimento, fraudulento, de guias do seguro-desemprego. Mas cortar de forma horizontal, atingindo a todos, é cometer injustiça em cima dos cidadãos.

Digo isso para afirmar que a equipe econômica da presidente Dilma errou na forma e no conteúdo ao baixar o pacote que reduz benefícios. Forma: decidiu antes de tomar posse; não consultou nem buscou negociar com Sindicatos e Centrais; anunciou as medidas às vésperas do Natal, que é época festiva. Conteúdo: o pacote que atinge os mais fracos não dá qualquer sinal de que haverá medidas contra os privilegiados.

Bom governante dá exemplo. Não se sabe, quanto ao governo federal, de redução no número de cargos comissionados (milhares), do corte de despesas supérfluas (flores, vinhos, caviar etc.), do congelamento de ganhos dos aliados nos conselhos de estatais e autarquias (onde se paga regiamente). Esses cortes resolveriam o problema fiscal do Brasil? Não. Mas dariam exemplo. Bons exemplos.

Salário - Onde Dilma acertou? Acertou ao desautorizar Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, que havia anunciado mudanças na fórmula de aumento real para o salário mínimo. E poderá acertar mais. Para isso, precisará ouvir a sociedade, especialmente o setor produtivo e os trabalhadores.
Fazer ajustes, sim. Mas ajustes que atinjam privilegiados, na política e na economia.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 7 de janeiro


Indique um amigo para receber
o boletim Expresso Metalúrgico

E-mail: boletim@metalurgico.org.br

Sindicato retoma suas atividades regulares


Terminou o recesso de final de ano. Segunda (5), todos os setores do Sindicato, na sede e nas subsedes de Arujá e Mairiporã (Terra Preta), retornaram ao atendimento normal. No plantão de final de ano, a sede funcionou quatro dias (22, 23, 29 e 30).

Agora, os associados já podem utilizar os serviços de barbearia e manicure, secretaria, e jurídico (na sede), bem como os dentistas nas subsedes de Arujá e Terra Preta.

O Clube de Campo (Parque Primavera), a colônia de férias de Caraguatatuba e o Hotel-fazenda Vista Linda (Vargem) funcionaram normalmente, sem interrupções.

No Clube de Campo (Parque Primavera), por exemplo, somente no sábado (3) mais de cinco mil sócios e dependentes utilizaram as dependências, principalmente o belíssimo parque aquático.

Para se ter uma ideia do movimento no Clube, todos os 128 quiosques foram utilizados pelos metalúrgicos, para a tradicional churrascada, aproveitando o dia de muito calor.


Utilize a rede de
lazer do Sindicato
Clube de Campo completo, em Guarulhos; bela Colônia de Férias na praia, em Caraguá; belíssimo Hotel-fazenda, em Vargem. Tudo isso é do metalúrgico. Fique sócio. Desfrute!






























































Programa para Desempregados fará cursos a partir de 16 de janeiro. Grátis


Solange Moncia, coordenadora do Programa, durante palestra no auditório do Sindicato

O Programa de Apoio Psicoprofissional para Desempregados, desenvolvido em parceria com o Senai e apoio social do Sindicato, reinicia atividades dia 16 de janeiro, com o primeiro curso de “5s - A base para a qualidade”. É grátis e podem participar pessoas com idade mínima de 16 anos, empregadas ou não.

A psicóloga Solange Moncia, uma das coordenadoras do programa, destaca: “Ainda estamos elaborando o roteiro de cursos e seminários do primeiro semestre, mas posso garantir que ainda em janeiro haverá um curso de qualificação profissional”.

Participe - O curso “5s” será na rua José Triglia, 143, Centro. Para se inscrever, basta ligar para 2463.5300 ou 2440.5930.

Pereira - Nosso presidente José Pereira dos Santos é um entusiasta do projeto. Ele afirma: “O programa atende desempregados originários das mais diversas categorias profissionais. Somos uma porta de chegada para quem busca requalificação e funcionamos também como porta de entrada desses companheiros no mercado de trabalho, quando buscam uma nova chance na vida”.

Força Sindical apoia greve metalúrgica
por emprego na Volks e Mercedes

Os 13 mil metalúrgicos da Volks em São Bernardo do Campo entraram em greve terça (6) contra a demissão de 800 companheiros. O Sindicato local exige reabertura de negociações pela montadora. A Força Sindical expediu Nota de apoio aos companheiros. Nosso Sindicato também externa solidariedade aos metalúrgicos das múltis alemãs que estão demitindo: Mercedes-Benz e Volkswagen.

NOTA DA CENTRAL

“A Força Sindical manifesta solidariedade aos 800 trabalhadores da Volkswagen em São Bernardo do Campo ameaçados de demissão no retorno das férias coletivas e aos 244 funcionários da Mercedes-Benz, que ficaram de fora do programa de lay-off (suspensão temporária de contratos de trabalho) que foi renovado por cinco meses.

As montadoras se beneficiaram com a isenção fiscal e com a desoneração da folha de pagamento. Não podemos aceitar que a contrapartida seja a demissão de trabalhadores.

Estamos juntos com os companheiros do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na luta contra as demissões, inclusive nos protestos que devem ser realizados.”

A Central é presidida por Miguel Torres.

E-mail: pres@fsindical.org.br

TV entrevista Evandro sobre esporte da categoria

Evandro e Júlio Abreu
O programa Voz do Trabalhador de sábado (10), com reprise no domingo (11), exibe entrevista com Evandro Pereira. Ele é diretor do Sindicato e um dos responsáveis pelo Departamento de Esportes da entidade.

Evandro destacou a importância dos campeonatos de futebol e futsal promovidos por nosso Sindicato, que envolvem centenas de sócios, e o patrimônio esportivo construído pelas diretorias da entidade ao longo dos anos.

O Voz do Trabalhador é exibido todo sábado, das 19 às 20 horas, e reprisado aos domingos, no mesmo horário, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br

Nosso Campeonato de futebol será retomado dia 18

O 21º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos volta a ser disputado dia 18 de janeiro (domingo), com jogos decisivos.

Serão disputadas três partidas no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera). A saber: Yamaha x Roll-For (9 horas); Elecon x Maxion/Borlem – Amigos Metalúrgicos (10h30) e Modine x Soluções Usiminas (meio-dia).

Os jogos são eliminatórios (quem perde está fora da luta pelo título). A entrada é gratuita para os torcedores.

Local - Clube de Campo, à rua Galáxia, 126, Parque Primavera.

Horário - A partir das 9 horas. Sempre aos domingos.

Vereador Heleno Metalúrgico deseja um 2015 próspero

Diretor do Sindicato, funcionário da Cummins e vereador pelo PDT, Heleno Metalúrgico deseja à família metalúrgica e a toda a categoria um 2015 de avanços.

Ele afirma: "Neste ano, inicio meu terceiro ano como vereador. Reafirmo minha disposição para continuar meu trabalho na Câmara, casa por onde pude ampliar minha atuação para garantir mais qualidade de vida a milhares de guarulhenses. Reafirmo, ainda, manter meu empenho como diretor do Sindicato, função, também, que me fortalece para continuar a luta por melhores condições de trabalho nas fábricas metalúrgicas. E que 2015 seja um ano de muito trabalho, sucesso, saúde, paz e prosperidade para todos".

Aulas no Meu Futuro recomeçam em fevereiro

Está confirmado: dia 2 de fevereiro as 170 crianças e jovens atendidas pelo Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro retomam as atividades. Todos têm aulas de reforço escolar, além de cursos dos mais variados (inglês, taekwondo, informática, teatro, música e dança). Os alunos, seus pais e outros interessados podem, ainda, participar de cursos profissionalizantes (corte e costura, marcenaria e panificação). Inscrições estão abertas, até o dia 13 de fevereiro.

Alexandra Gomes, coordenadora do Instituto, destaca: “Neste início de ano teremos 25 novos alunos, de várias faixas etárias. Eles vão, primeiro, passar por um processo de adaptação”. Muitos jovens que saem do Meu Futuro, aos 16 anos, seguem direto para o primeiro emprego, em vagas mantidas por empresas parceiras da instituição. Informações: 2401.8790; 2401.0722; ou 2407.6906.


Site é nosso
jornal diário
Leia o blog de nosso
presidente Pereira
Siga o Sindicato
no Facebook
Nosso site é um informativo
ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse: www.metalurgico.org.br
Espaço para o debate de ideias,
o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse:www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos