Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº243 • 29/10/2015

Construção permanente

A respeitabilidade das instituições é construída permanentemente. Essa construção depende de todos, mas, principalmente, das decisões de seus dirigentes. A regra vale para partidos, corporações e também Sindicatos.

Neste momento, nosso Sindicato participa da campanha salarial unificada dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, ligados à Força Sindical. É um momento crucial para os 54 Sindicatos filiados à Federação, porque, além do reajuste salarial anual, estamos discutindo também direitos que integram ou podem vir a integrar a Convenção Coletiva de Trabalho.

A campanha salarial transita por dois caminhos - o da mobilização na base e o da negociação com o patronato - pelos quais buscamos convergir para um acordo coletivo benéfico aos trabalhadores que representamos. Uma campanha salarial bem conduzida virá reforçar nossa representatividade. Por isso, o comando das negociações busca fazer a melhor campanha.

Mas não é só isso que o Sindicato faz nesse momento. Ao contrário. Atuamos em várias frentes de ação. Quero citar uma importante vitória, que acabamos de ter junto à empresa Visteon, que é a reintegração de uma trabalhadora ao emprego, após 21 anos de demanda tocada pelo Jurídico do nosso Sindicato. Esse tipo de ação, bem conduzida, aumenta a confiabilidade da categoria em seu órgão de classe.

O Brasil passa por uma crise séria. E um dos aspectos dessa crise é o descrédito em governantes e instituições. É chocante, também, que apenas 5% dos brasileiros confiem em nossa imprensa. Também chama atenção a enorme rejeição a líderes políticos conhecidos.

Alguma coisa está errada, e muito errada. Há uma visível corrosão da confiança do nosso povo, o que é perigoso para a própria democracia. Há, também, uma distância abissal entre governantes e governados – colocando em cheque mandatos e formas tradicionais de representação.

O sindicalismo está atento a isso. Na própria Força Sindical, tenho participado de debates sobre a chamada autorregulação da estrutura sindical e sobre a transparência no custeio e na destinação dos recursos arrecadados. Isso, certamente, nos tornará mais fortes e representativos, para defender os interesses representados e a fim de cobrar governos e patrões.

É fundamental manter este custeio do sistema sindical, porque existe também o sindicato patronal, que tem arrecadação imensamente superior à instituição dos trabalhadores – e com uma grande organização, apoio da mídia e influência política.

Não estamos em época de arroubos. Ao contrário. É hora de fazer cada coisa de uma vez, com o mínimo de erros, com firmeza e resultados efetivos. Seja a reintegração de uma trabalhadora a seu emprego, seja a realização de uma boa campanha salarial – ainda que a campanha possível ante a crise econômica, social e moral do País.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 29 de outubro.


Feriado
Muda atendimento
na sede e subsedes

Em razão do feriado do Dia de Finados, celebrado na segunda (2), nossa sede e subsedes de Arujá e Terra Preta (Mairiporã) não funcionam sábado (31).

O expediente na sede termina às 19 horas da sexta (30) e retorna terça (3), às 8h30. Nas subsedes, haverá expediente até as 18h30 de sexta. Em Terra Preta, o retorno será às 8 horas da próxima terça; em Arujá, às 8h30.

Lazer - O Clube de Campo (Parque Primavera) funciona sábado (31) e domingo (1º), mas fecha na segunda (feriado), incluindo o pesqueiro. As atividades no Clube voltam na quarta (4).

Hospedagem - A Colônia de Férias (Caraguatatuba) e o Hotel-fazenda Vista Linda (Vargem) funcionam normalmente e estão abertos a reservas.


Piscina do hotel-fazenda


Praia Grande
Avançam obras
do Hotel-colônia

O Sindicato está ampliando as opções de lazer para os metalúrgicos e seus familiares. Temos completo Clube de Campo, Colônia de Férias em Caraguá, Hotel-Fazenda em Vargem, e teremos Hotel-colônia em Praia Grande. As obras estão em andamento, utilizando exclusivamente recursos da nossa categoria.

Localizado na avenida Paulo Cockey, Solemar, quase divisa com Mongaguá e de frente para a praia, nosso hotel está situado em terreno de 3.300 m2, com área construída de 8.600 m2. Terá 93 apartamentos; garagem para 220 carros; duas piscinas; quadra poliesportiva; auditório para 500 pessoas; sala de cinema e vídeo e salão de jogos.


Pereira e diretores em obra


Dia 6, sexta, tem assembleia
de campanha salarial. Participe!


Diretores Heleno, Cabeça e Nildo em assembleia com trabalhadores da Maxion e Dyna

Companheiro(a): sexta da semana que vem, dia 6, faremos assembleia no Sindicato, a partir das 17h30. Vamos nos reunir e apreciar as propostas patronais referentes à nossa pauta de reivindicações. Também decidiremos, juntos, sobre ações na base e eventuais paralisações em fábricas.

O Sindicato convoca e mobiliza a categoria para a assembleia, colocando também à disposição nosso Jurídico e a assessoria econômica. Mas quem decide é a base; é você; é a categoria metalúrgica.

Fábricas - Desde o dia 23, nossos diretores estão reunindo trabalhadores em portas de fábricas para fortalecer a mobilização em nossa campanha salarial. O objetivo é ampliar a pressão sobre a classe patronal em prol do atendimento da nossa pauta de reivindicações. Já foram realizadas assembleias com trabalhadores da Maxion, Dyna, Modine, Facchini, Fabrima e Cummins Filtros. Foram mobilizados cerca de três mil trabalhadores.

Negociações - Estão ruins este ano as negociações coletivas com os grupos patronais. O patronato usa o argumento da crise - econômica e política - para tentar arrochar salários e brecar direitos e conquistas. Pela lógica deles, quem deve pagar a conta das encrencas nacionais deve ser o povo, especialmente o trabalhador.

Isso é inaceitável. Vá à assembleia dia 6, na sede do Sindicato, à rua Harry Simonsen, 202, Centro. Convide outros companheiros!!!

Propostas patronais não atendem categoria


Diretor Barros representou base na Federação

As negociações da pauta de nossa campanha salarial com as entidades patronais prosseguem na Federação, em São Paulo. Mas as contrapropostas dos empresários estão longe de atender nossas expectativas. A última, feita pelo Sindipeças na quarta (28), foi rejeitada pelos trabalhadores.

Antes, o mesmo grupo havia proposto reajuste de 2% abaixo da inflação. Nosso diretor José Barros da Silva Neto, que representou nossa base na reuniã afirma: "Não tem como aceitarmos as propostas que esse grupo patronal apresentou até o momento”. Dia 5 de novembro foi agendada nova reunião com o Sindipeças, às 15 horas, na Federação.

Outras - Nesta quinta (29), houve reunião com o grupo 19-3. As negociações começaram dia 14 deste mês. Todos os encontros têm sido na sede da nossa Federação.


Ação na Justiça reintegra trabalhadora após 22 anos



Oficial de Justiça e Rute entram na Visteon

Depois de 22 anos de batalha judicial encampada por nosso Departamento Jurídico, a metalúrgica Rute Bezerra do Nascimento Ferreira foi reintegrada à Visteon como operadora de manufatura - função para a qual foi contratada pela em 1986. Ela foi demitida em 1993 após desenvolver doença ocupacional no braço.

Rute voltou à fábrica na segunda (26), acompanhada do Oficial de Justiça Carlos Gaet, que formalizou o reingresso, e de nosso diretor Josete Machado Filho (Pepe), também funcionário da Visteon. Pepe diz: "Em dezembro de 2014 a Justiça já havia decidido pela reintegração, mas a empresa descumpriu a sentença em abril, voltando a demitir a companheira. Com a reafirmação da sentença, a Visteon não pode mais recorrer".

Advogado - Nosso advogado Marcílio Penachioni afirma: “O Sindicato fez o que nos cabia, defendendo a trabalhadora ante a injustiça praticada pelo empregador”. A trabalhadora tem direito de receber os salários pelo tempo em que ficou afastada indevidamente.

Greve acaba na W. Zanoni após acerto de salários



Jau comanda paralisação na fábrica

Os trabalhadores da W. Zanoni (Vila Paraíso) voltaram ao trabalho na segunda (26), após fim da greve iniciada dia 20. A paralisação foi contra o atraso no salário, que deveria ter sido depositado dia 5.

Nosso diretor José João da Silva (Jau), que comandou a ação na fábrica, explica: “A W. Zanoni depositou o pagamento na tarde de sexta (23), quando todos os funcionários já tinham ido para casa".

Metalúrgicos de três empresas aprovam acordos de PLR

Os diretores do Sindicato negociaram Participação nos Lucros e/ou Resultados em três empresas. Os acordos foram aprovados em assembleias. Confira:

A.F. Dutra (Vila Paraíso) - A PLR será paga ainda em outubro e em março de 2016.

La Lupe (Jardim Cumbica) - O benefício, de 2014, sai este mês e em novembro.

Aparmaq (Vila Galvão) - PLR aumentou 4,2%. Sai em novembro e janeiro.

Sindicato realiza oficina sobre racismo e desigualdade


Sindicato presente na luta

Novembro é o mês da Consciência Negra. Para refletir sobre o tema, nosso Sindicato vai debater o racismo e a desigualdade, dia 12 de novembro (quinta), no auditório, às 9 horas. Serão duas palestras. O evento é aberto ao público.

Temas - Sandra Santos, assessora do Sindicato e conselheira do Compir (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial), vai falar sobre “Desigualdades de Gênero e Raça no mercado de trabalho”; e Mabel Assis, gerente da Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Guarulhos, aborda o tema “Conversando sobre racismo”.

Data - O Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão, mostrados pelos palmarinos, fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar suas lutas.

Meu Futuro realiza sétima Mostra Cultural



Diretores do Sindicato visitam mostra

A 7ª Mostra Cultural do Meu Futuro, nesta quinta (29), exibiu trabalhos dos alunos. A cada ano, um novo tema é abordado. Em 2015 foi "Guarulhos e suas curiosidades". Uma das salas foi dedicada à história do Sindicato e nossas conquistas.

Alexandra Gomes, coordenadora do Instituto, diz: “Foram abordados vários assuntos, como esporte, cultura e educação”. Houve, ainda, apresentação de dança dos alunos do Meu Futuro e da Escola Municipal Virgilina Serra de Zoppi.

Belgas - Sindicalistas metalúrgicos da Bélgica visitaram a instituição e nosso Sindicato na segunda (26). A comitiva, formada por Frank Dams, Wim Leyzex, Marc Pottelancie e Eddy Goovaerts foi recebida no Meu Futuro, por diretores e assessores do Sindicato, pelas coordenadoras, professores e alunos.

O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), comenta: “Os companheiros belgas são pessoas que não medem esforços para ajudar”.

Jornalista Martinho Risso participa do Voz do Trabalhador



Júlio e Martinho

O programa deste fim de semana vai entrevistar Martinho Risso, que é jornalista, advogado, sociólogo, radialista e publicitário. Ele apresenta o programa TV Cidade, na TV Guarulhos. Na conversa, temas relacionados à imprensa, política e filantropia.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (31) e domingo (1º), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Campeonato de Futebol não terá rodada domingo


O 22º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos não terá rodada domingo (1º de novembro) devido ao feriado de Finados. A rodada decisiva da terceira fase será disputada dia 8 de novembro com dois jogos: Metaloucos x Marília (9 horas) e Júlio Simões x Tecfil “A” (10h30).

Semifinal - Três equipes estão classificadas: Elecon, pelo Grupo G (a outra vaga será definida entre Metaloucos e Marília); Júlio Simões; e Tecfil “A”, pelo Grupo H. Leões de Itapegica está fora. Os jogos são no Clube de Campo (Parque Primavera), com entrada grátis para os torcedores.

Tabela - Confira a tabela dos jogos aqui.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate diário
de assuntos variados.
C
ompartilhe:

pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos