Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº244 • 5/11/2015

É preciso ter raça!

Novembro será marcado por diversas ações ligadas ao movimento negro e ao combate às formas de racismo. Nosso Sindicato, alinhado ao sindicalismo-cidadão, apoia as manifestações. Relaciono três: dia 12, Oficina temática em nossa sede; dia 18, Marcha Nacional das Mulheres Negras a Brasília; e dia 20, Marcha da Consciência Negra, em Guarulhos.

No dia 12, em nossa sede, além de Oficina e palestras, acontecerá a entrega do prêmio Abdias Nascimento. A ideia dos organizadores é instituir uma distinção anual a quem se destaque nas ações por igualdade racial e combate ao preconceito. O nome de Abdias (ator, escritor, pesquisador, escultor, professor, deputado e senador) foi bem escolhido, por tudo o que fez em prol da dignidade dos afrodescendentes.

O Brasil foi o último país a banir a escravatura e, só 100 anos depois, ou seja, na Constituição de 1988, o racismo passou a ser crime inafiançável. Temos uma dívida para com a gente negra, cujos ancestrais foram arrancados da Mãe África e aqui serviram de escravos ao capitalismo selvagem, ajudando muita gente a fazer fortuna de forma criminosa e desumana. Infelizmente, situações de desigualdade subsistem até hoje nos locais de trabalho.

Mas não temos apenas dívidas. Devemos ser gratos a tudo o que nos legaram os remanescentes das nações africanas – cultura, religião, hábitos, culinária, música, palavras, expressões, sensualidade – tornando o Brasil um país multirracial e multicultural, cuja variedade étnica e cultural tanto encanta o mundo.

O Brasil tem evoluído nos costumes e nas leis, é verdade. Mas ainda estamos atrasados em muitos pontos. Talvez o que expresse melhor esse atraso é o mercado de trabalho. Negro ganha menos; mulher negra ganha menos ainda; negro é o último a ser contratado e o primeiro a ser demitido. Do sindicalismo ao Parlamento, o número de representantes dos afrodescendentes deixa a desejar. No Judiciário, então, essa discrepância é ainda maior. Homens como o ministro Joaquim Barbosa são, na verdade, quase que acidentes de percurso.

A luta pela igualdade e o combate ao racismo devem ser constantes e tocados em várias frentes. Novembro, por ser o mês com o feriado da Consciência Negra (dia 20), é um período em que esses assuntos vêm à tona e são debatidos com mais ênfase. Mas é preciso fazer mais. Por exemplo: tirar do papel a lei do próprio Abdias Nascimento que torna obrigatório na rede pública o ensino da cultura dos afrodescendentes.

Programa - Dias 7 e 8, o Voz do Trabalhador, programa de TV sob cuidados do nosso Sindicato, debate a questão da negritude. Participam a professora Sandra Santos, que é assessora da nossa entidade, e Mabel Assis, da Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Guarulhos. O programa vai ao ar na TV Destaque, das 19 às 20 horas – Canal 15 da NET. Vale assistir e, mais ainda, apoiar todas as iniciativas contra a discriminação.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 4 de novembro.


Delegado sindical
Metalúrgica Golin elege representante

O operador de máquinas Diogo Rodrigues da Silva foi eleito delegado sindical na Metalúrgica Golin (Bonsucesso). Ele teve 144 votos e seu mandato será de um ano, com estabilidade no emprego.

A empresa tem cerca de 280 funcionários, e outros três metalúrgicos concorreram à eleição: Reginaldo Bernardo de Souza (40 votos); José Ilton dos Santos (40 votos) e Ronaldo Aguiar de Freitas (13 votos).


Diogo recebeu 144 votos


TODOS À ASSEMBLEIA NA SEDE
Será nesta sexta (6), às 17h30
 
Sindicato convoca trabalhadores nas fábricas


Metalúrgicos da Umicore recebem Jornal Sindical na entrada de turno

Companheiro(a): nesta sexta (6), vamos fazer assembleia para debater e votar as propostas patronais referentes à nossa campanha salarial. Começa às 17h30. O Sindicato fica na rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos. Participe! A assembleia é para todos os metalúrgicos sócios e não-sócios da entidade.

Durante esta semana, nossos diretores estiveram nas portas das fábricas, intensificando a convocação dos companheiros para a assembleia. Nas visitas, os trabalhadores receberam o Jornal Sindical, que fala da campanha salarial unificada dos metalúrgicos da Força Sindical e divulga outras ações do nosso Sindicato.

Nosso diretor Pedro Pereira da Silva (Zóião) diz: "O Jornal Sindical é instrumento de mobilização. Vamos levá-lo a toda a base e chamar os metalúrgicos para fortalecer a luta por melhores salários e por avanços nas cláusulas sociais". Na quarta (4), Zóião entregou o jornal na Umicore.

Cabeça - O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), afirma: “Estamos mobilizando os companheiros nas fábricas e explicando a importância da presença maciça na assembleia desta sexta. Assembleia lotada é sinônimo de categoria forte e unida”.

Pereira - A orientação do nosso presidente José Pereira dos Santos é manter a mobilização e a pressão. Ele diz: "Os trabalhadores só conseguem ganhos efetivos quando pressionam. E não há patrão que resista a uma mobilização organizada e forte".

Negociações - Prosseguem as negociações com os grupos patronais na Federação dos Metalúrgicos. Nosso Sindicato participa e reafirma as reivindicações da pauta.

Sindicato realizará Oficina sobre racismo e desigualdade



Assessores do Sindicato em ato ano passado

O Sindicato vai sediar Oficina sobre racismo e desigualdade, dia 12 de novembro (quinta). O evento faz parte das homenagens ao Dia da Consciência Negra (comemorado dia 20). Além da questão racial, palestras enfocarão as diferenças e o preconceito no mercado de trabalho. Será no auditório da sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro), a partir das 9 horas.

Na Oficina, será entregue o prêmio Abdias Nascimento, em homenagem ao escritor, poeta, ator, pesquisador, escultor, professor, deputado e senador que muito fez pela causa da igualdade racial. Entrada grátis.

Dia 18, o Sindicato estará representado na Marcha das Mulheres Negras, em Brasília. Para lembrar: dia 20 de novembro será feriado em Guarulhos e o Sindicato participará das manifestações.

Trabalhadores aprovam Participação em mais três fábricas 



Trabalhadores aprovam PLR na Python

Nesta semana, diretores do Sindicato estiveram em três fábricas, para apresentar propostas de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) aos companheiros.

Em todas as assembleias o benefício foi aprovado. Veja como ficaram os acordos:

Python (Cidade Tupinambá) - Os 36 funcionários receberão a PLR de uma só vez, em novembro.

TS e TK3 (Jardim Aracília) - As duas empresas pertecem ao mesmo grupo, que tem mais de 100 metalúrgicos. O pagamento da Participação será de uma só vez.

Voz do Trabalhador aborda o Dia da Consciência Negra



Sandra, Júlio Abreu e Mabel

O Voz do Trabalhador deste fim de semana será especial sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O programa é exibido pela TV Destaque, das 19 às 20 horas

Sandra Santos, pedagoga, assessora do nosso Sindicato e conselheira do Compir (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial); e Mabel Assis, gerente técnica da Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Guarulhos, vão falar sobre as ações de valorização da negritude, combate ao racismo e à desigualdade social.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (7) e domingo (8), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Campeonato de Futebol fará rodada decisiva



Competição está cada vez mais acirrada

O 22º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos tem rodada decisiva domingo (8), no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera). Serão disputados dois jogos, que vão definir os quatro semifinalistas.

Confira - Metaloucos x Marília (9 horas) e Júlio Simões x Tecfil “A” (10h30). A entrada é grátis para os torcedores. A semifinal acontece dia 22, e a grande final está marcada para 29 de novembro. Veja a tabela completa aqui.

Sorteio para Colônia de Caraguá tem 263 inscritos



Concorrência para época de Festas é grande

Como em todos os anos, foi concorrida a inscrição para o sorteio de vagas na Colônia de Férias, em Caraguatatuba, para o Natal e Ano Novo. No total, 263 sócios confirmaram presença no sorteio, que ocorrerá dia 13 de novembro (sexta).

Os associados que poderão desfrutar dos dias de descanso serão conhecidos a partir das 18 horas, no auditório da sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). A Colônia de F érias em Caraguá disponibiliza 38 vagas para o Natal e 38 para a virada do ano.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate diário
de assuntos variados.
C
ompartilhe:

pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos