Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 245 • 12/11/2015

Centrais e Dieese
pelo crescimento

As Centrais Sindicais se reuniram segunda (9) no Dieese, a fim de traçar um plano de ação importante para todos os brasileiros. Esse plano visa garantir empregos e retomar o crescimento econômico, sem o qual a crise econômica afundará o País, com graves consequências sociais.

Como toda caminhada tem um primeiro passo, Centrais e Dieese produziram o documento “Recuperar e fortalecer os empregos – A importância dos setores de petróleo, gás, construção e naval”, indicando que a retomada deve começar por esses segmentos, onde se insere, por exemplo, a Petrobras. A paralisia da petroleira está afetando gravemente extensas cadeias produtivas, com desemprego em massa.

Saúdo Centrais e Dieese e já adianto que nosso Sindicato apoia a iniciativa. Até porque, em nosso Seminário de Avaliação e Planejamento, em fevereiro, definimos o fortalecimento da indústria como um dos pilares da nossa atuação neste ano. Levamos essa resolução à Força Sindical e demos ampla divulgação por meio da mídia.

Mas reparo que a ação conjunta das Centrais deveria ter sido iniciada antes, embora sabendo que tarefas urgentes, como o combate ao nefasto projeto da terceirização e a aprovação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego), ocuparam nosso tempo, nosso esforço e nossas energias.

Ao apoiar a iniciativa unitária das Centrais e elogiar o chamamento do setor produtivo a essa luta, observo que precisamos ser amplos na ação e suprapartidários na articulação. A desorientação política que campeia no País pede que tenhamos cautela na condução das ações e fiquemos distantes das disputas político-partidárias.

No encaminhamento de nossas propostas e reivindicações, penso que devemos ser muito francos com governos, ministros, partidos, o Congresso e órgãos do Estado, como o Supremo Tribunal Federal e o TST – Tribunal Superior do Trabalho, entre outros. Devemos expor nossos pleitos e propostas, cobrando resposta e atendimento.

Do setor empresarial produtivo, não podemos excluir ninguém. Mas, ressalvo, não nos alinharemos a projetos personalistas, como, por exemplo, o de Paulo Skaf, presidente da Fiesp, cuja ambição política contamina qualquer iniciativa saudável. Com nossos parceiros do setor produtivo, devemos chamá-los à responsabilidade de que eles não podem se mobilizar apenas para atingir objetivos de seus segmentos, pois a proposta das Centrais é ampla e nacional.

Reafirmo que estamos juntos nessa luta e sugiro que façamos das Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara e Senado tribunas da nossa causa, que é urgente, justa e vai ao encontro do interesse da classe trabalhadora e da Nação.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 11 de novembro.


Psicoprofissional
Definidos cursos
de novembro

O GAP (Grupo de Apoio Psicoprofissional), idealizado pelo Sindicato e que conta com apoio do Senai, promove curso, teste e palestra em novembro.

Confira: dia 21, teste de interesse e habilidades profissionais; dia 27, curso de “5s – A base para a qualidade”; e, dia 28, palestra sobre “A importância da melhora contínua”.

Informações - Todos são grátis. Inscrições somente pelos telefones 2440.5930
ou 2463.5300.


Mês tem três atividades 

Jiu-Jitsu
Ginásio vai
sediar torneio

Domingo (15), acontece em nosso ginásio (Clube de Campo, Parque Primavera) o II Torneio de Jiu-Jitsu promovido pela ONG Olhar de Bia. Será a partir das 7h45. A entrada é um quilo de alimento não-perecível ou um litro de leite (caixa ou em pó).

Parte do que for arrecadado será destinado ao Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, e o restante para ações sociais da ONG. Participarão iniciantes ou praticantes de 5 a 15 anos (de ambos os sexos) e haverá competição especial para portadores de diversas síndromes (crianças, adolescentes e adultos).


Ong ensina esporte

Negociações com grupos
patronais prosseguem

Sindicato participou de todas as rodadas na Federação


Negociação com patrões do setor de Estamparia. Célio representou o Sindicato

Nosso Sindicato tem se destacado na negociação da pauta de reivindicações dos metalúrgicos com os grupos patronais. Participamos ativamente de todas as rodadas, sempre apresentando propostas que visam o melhor para a categoria.

O secretário-geral do Sindicato, Célio Ferreira Malta, representou nossa base nesta quarta (11), em reunião com os patrões do setor de estamparia. Célio comenta o andamento da campanha salarial: "A expectativa é fechar todos os acordos até a próxima semana. Porém, pra que isso aconteça, precisamos seguir pressionando na mesa de negociação".

Nesta quinta, foi assinada a Convenção do Grupo 19-3. As empresas do setor fabricam equipamentos ferroviários, rodoviários, esquadrias e construções metálicas, artefatos de metais não ferrosos e ferramentas. O acordo prevê 10% de aumento – sendo 8% em janeiro e 2% em abril. O abono será de 20%, com 10% em dezembro, 5% em fevereiro e 5% em abril.

Na próxima segunda (16), às 15 horas, haverá rodada de negociações com o Sindipeças. Célio avalia: "Esperamos sair dessa reunião com uma definição. Estamos confiantes em um desfecho positivo".

Assembleia - Na última sexta (6), assembleia na sede aprovou as negociações salariais fechadas com o Grupo 19-3 e Grupo 2. Os acordos garantem a renovação das cláusulas sociais das Convenções Coletivas.

Josinaldo José de Barros (Cabeça), vice-presidente do Sindicato, diz: “Começamos a campanha em meio a uma forte crise política e econômica. Nosso esforço foi garantir as negociações coletivas, reduzir as perdas da inflação e assegurar os abonos salariais. Com a renovação das cláusulas das Convenções, impedimos a quebra de direitos”.

Centrais se unem por emprego e crescimento



Encontro definiu três grandes atos

Força Sindical e demais Centrais se reuniram segunda (9) no Dieese, em São Paulo, para debater ações pela recuperação de setores produtivos importantes. Foram marcados três atos.

3 de dezembro - Debate sobre a economia e a retomada do crescimento, agregando sindicalistas, empresários, economistas e setor acadêmico. O local é a Casa de Portugal, em São Paulo.

8 de dezembro - Uma grande manifestação, no Rio de Janeiro, em frente à sede nacional da Petrobras. A escolha da petroleira se deve a seu peso no PIB nacional e na cadeia produtiva.

9 de dezembro - Será em Brasília. A ideia é levar propostas ao governo e ao Congresso Nacional. Os sindicalistas querem se reunir também com Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior do Trabalho e Controladoria Geral da União.

O presidente da Força, Miguel Torres, enfatiza a necessidade de proteção à indústria nacional. “A Petrobras, a indústria de construção pesada e outros segmentos que geram emprego e tecnologia são patrimônio de toda a Nação”, diz.

Base - A crise pegou pesado em nossa base. Dados da subseção do Dieese mostram que perdemos 16,5% dos postos de trabalho, em curto período. O economista Rodolfo Viana informa: "Em 2012, havia 54.791 metalúrgicos empregados. O número está agora em 45.715".

Sindicato comanda paralisação vitoriosa na GB



Barros e demais diretores em assembleia na GB

A produção da GB (Jardim Fátima) parou das 7 às 10h30 de quarta (11), até que as reivindicações dos cerca de 80 funcionários fossem atendidas. A ação foi vitoriosa: a empresa vai pagar PLR e a demissão por justa causa de um funcionário foi revertida. Toda a mobilização foi conduzida pelo Sindicato, com vários diretores e assessores na porta da fábrica.

Brasimpar (Ponte Grande) - A paralisação dos cerca de 100 funcionários, iniciada em 29 de outubro, terminou dia 4 com avanços para os trabalhadores. Eles decidiram cruzar os braços porque a empresa não queria abrir negociação de PLR. Após a pressão coordenada pelo Sindicato, a empresa recuou. A Participação será de R$ 1.100,00, com pagamento em novembro e março do ano que vem.

Acordos de PLR avançam em mais quatro fábricas



Lúcia comanda assembleia na MCE

O Sindicato realizou assembleias de Participação nos Lucros e/ou Resultados. Veja os acordos aprovados:

Stamplastec (Itapegica) - A PLR dos 12 funcionários sai em janeiro e junho de 2016.

Axxio (Jardim Silvestre) - Os dez funcionários receberão a PLR em novembro e dezembro.

Guaru-Aço (Itapegica) - A PLR pode chegar a R$ 1.144,00 para os 12 companheiros. O pagamento será de uma só vez em dezembro.

MCE (Vila Harmonia) - O benefício subiu 8% para cerca de 40 funcionários. Pagamento sai em março e até junho do próximo ano.

Pereira e Cabeça participam de curso em Havana



Cabeça e Pereira durante curso, em Cuba

Nosso presidente José Pereira dos Santos, que também é secretário de formação da Força Sindical, coordena uma delegação de 18 dirigentes sindicais brasileiros em Havana, Cuba, para curso de formação. O vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) integra a delegação.

A atividade faz parte de parceira entre a Força e a Central dos Trabalhadores de Cuba. A parte de conteúdo foi preparada pela Central cubana, que tem larga tradição em formação de quadros. A delegação nacional e composta por dirigentes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Santa Catarina, retorna dia 19.

Voz entrevista dr. Marcílio sobre direitos dos metalúrgicos



Doutor Marcílio e Júlio Abreu

O Voz do Trabalhador desta semana será dedicado às conquistas dos metalúrgicos nas Convenções Coletivas da categoria. O entrevistado é o advogado Marcílio Penachioni, que responde pelo Departamento Jurídico do Sindicato.

Ele vai falar especificamente sobre as cláusulas sociais das Convenções, que garantem direitos maiores que os da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Alguns assuntos abordados: aposentadoria, acidente do trabalho e licença-maternidade.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (14) e domingo (15), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Semifinal do 22º Campeonato será nesse final de semana



Competição tem jogos muito disputados

Júlio Simões, Elecon, Marília e Tecfil “A” disputam vaga na decisão do Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. Os quatro times jogam as semifinais domingo (15).

O diretor José Barros da Silva Neto, do Departamento de Esportes do Sindicato, lembra que Elecon e Tecfil 'A' jogam às 9 horas; e Júlio Simões e Marília, às 10h30. "A finalíssima é dia 29 de novembro. No mesmo dia, em partida preliminar, tem a disputa pelo terceiro lugar”, completa.

Todos os jogos são realizados no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera). A entrada é grátis para os torcedores. Veja a tabela da competição aqui.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate diário
de assuntos variados.
C
ompartilhe:

pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos