Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 246 • 19/11/2015

Paz em lugar
de terror

O fim da Guerra Fria afastou o fantasma da guerra nuclear, retirando do horizonte o risco de uma hecatombe capaz de ameaçar nossa própria existência. Foi um avanço histórico na construção de um mundo mais seguro e pacífico.

Porém, muitos dos interesses conflitantes entre nações e povos permaneceram ou se agravaram. Isso foi empurrando as populações mais pobres do Oriente Médio e de nações africanas para o islamismo radical, onde encontram identidade e voz. Os jovens, principalmente, são atraídos para o radicalismo e engrossam as fileiras de grupos armados locais ou ligados ao terror internacional.

Nas últimas décadas, surgiram com força grupos como o Taleban, Al-Qaeda e Estado Islâmico. Infelizmente, a realidade é que todos eles, em algum momento, foram instrumentalizados por potências ocidentais a fim de interferir na geopolítica regional. O pano de fundo é o controle do petróleo e também o escoamento de armamentos produzidos pela indústria bélica.

Portanto, enquanto não mudar o padrão de relações – culturais, políticas e econômicas – entre as potências e esses povos a situação não evoluirá. É preciso colocar o diálogo na frente das armas, pois dialogar será sempre mais eficaz. Os países mais ricos, especialmente Estados Unidos e membros da União Europeia, estão diante desse desafio. Precisam agir com racionalidade, caso contrário o radicalismo encontrará mais adeptos, especialmente entre jovens do Oriente ou descendentes de muçulmanos das periferias de metrópoles da Europa.

A violência covarde praticada contra civis na França revolta a todos nós. A possibilidade de novos ataques obriga governos a adotar medidas severas de segurança, que, mal ou bem, acabam atiçando a indústria de armas, para a qual nada mais contraproducente do que a paz. Já vimos isso ocorrer depois do ataque às torres gêmeas, nos Estados Unidos.

Observe que a recente onda de terror na França ocorre num momento de forte fluxo migratório para a Europa. Parte desses migrantes tem origem em muitas regiões africanas onde crescem focos de radicalismo religioso. Isso quer dizer que vão aumentar as restrições à entrada de estrangeiros, agravando os problemas sociais e o chamado terror econômico gerado pela exclusão.

Nada é mais grave, dramático e caro que a guerra. A superação da Guerra Fria foi um progresso fabuloso para a humanidade. Mas as potências e órgãos como a ONU não conseguiram avançar o suficiente na prevenção e combate ao terror. Os atentados terroristas na França mostram que isso precisa ser feito, com urgência. É justo que as nações cuidem de sua segurança. Mas, sem esquecer, que o objetivo final é a paz, sem a qual não haverá o progresso material e cultural real.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 18 de novembro.


Psicoprofissional
Definidos cursos
de novembro


Mês tem três atividades

O GAP (Grupo de Apoio Psicoprofissional), idealizado pelo Sindicato e que conta com apoio do Senai, promove curso, teste e palestra em novembro.

Confira: dia 21, teste de interesse e habilidades profissionais; dia 27, curso de “5s – A base para a qualidade”; e, dia 28, palestra sobre “A importância da melhora contínua”.

Informações - Todos são grátis. Inscrições somente pelos telefones 2440.5930
ou 2463.5300.


Sorteio define
vagas na Colônia
de Caraguá

O auditório do Sindicato, na sede, ficou completamente lotado dia 13 à noite, durante o sorteio de vagas no Natal e Ano Novo para nossa Colônia de Férias de Caraguatatuba. No total, 263 sócios fizeram inscrição e a maioria compareceu ao sorteio. Muitos estavam com seus familiares.

Foram sorteados 76 vagas – 38 para cada data, ou seja, Natal e virada do ano. Os sorteados foram imediatamente cadastrados, a fim de assegurar a vaga.


Auditório lotado

Campanha salarial
Negociações avançam e garantem
acordos para mais quatro grupos


Diretores Célio e Cabeça na primeira rodada de negociação com o Sindipeças

Apesar das dificuldades impostas pela crise econômica e política, as negociações da Campanha Salarial 2015 avançaram. Oito acordos coletivos foram assinados (relação abaixo), quatro deles nesta quinta (19).

A renovação das cláusulas sociais das Convenções Coletivas também foi assegurada em todos os acordos fechados até agora. O secretário-geral do Sindicato, Célio Ferreira Malta, acompanhou a maioria das reuniões realizadas com os grupos patronais na sede da Federação dos Metalúrgicos e na Fiesp. Célio comenta: “As negociações que já foram finalizadas representam mais de 90% dos trabalhadores de nossa base”.

Acordos

Grupo 19-3 - Aumento de 8% em 1º de janeiro; 2% a partir de abril de 2016. Abono de 20% - 10% até 20 de dezembro; 5% até 20 de fevereiro; mais 5% até 20 de abril.

Grupo 2 - 8% em 1º de novembro, mais 2,33% a partir de março. Abono de 20%, com pagamento de 10% até 17 de dezembro; e 10% até 11 de janeiro de 2016.

Fundição - 8% a partir de 1º de janeiro, mais 1,86% a partir de 1º de abril. Abono de 20%, com 10% a ser pago até 21 de dezembro; e 10% até 21 de janeiro de 2016.

Sindal - Aumento de 8%, a partir de 1º de janeiro; mais 2,33%, a partir de 1º de março. Abono de 20%, com 10% a ser pago até 5 de dezembro; e 10% até 19 do mesmo mês.

Sindipeças - Aumento de 9%, a partir de 1º de janeiro. Abono de 32%, com 10% a ser pago até 7 de dezembro; 10% até 12 de janeiro e 12% até 12 de abril.

Estamparia - Aumento de 10%, sendo 8% a partir de 1º de janeiro e 1,852%, a partir de 1º de abril, sobre salário atualizado. Abono de 20%, sendo 10% até 21 de dezembro e 10% até 21 de março.

Sindisider - 10% - 8% a partir de 1º de janeiro e 1,86%, a partir de 1º de abril, sobre salário atualizado. Abono de 20% -10% até 5 de dezembro e 10% até 19 de dezembro.

Sicetel - 10% - 7,80% a partir de 1º de janeiro e 2,04%  cumulativo, em 1º de março. Abono de 20% - 8% até 21 de dezembro, 6% até 22 de fevereiro e 6% até 21 de abril.

Acordos de PLR beneficiam mais quatro empresas



Diretora Lúcia na Alvoli

O Sindicato realizou mais quatro assembleias, todas em empresas de pequeno porte, para apresentar propostas de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). Veja os valores:

Alvoli (Vila Galvão) - A empresa tem oito funcionários, que vão receber uma Participação de R$ 800,00. O valor será 8% maior que no ano passado. O pagamento será de uma só vez, em abril de 2016.

Estribopeças (Ponte Grande) - Negociação garantiu aumento de 8% na PLR, que será paga aos 20 funcionários. O valor será depositado de uma só vez em março do próximo ano.

Libasil (Ponte Grande) - Os três companheiros que atuam na empresa receberão o benefício em fevereiro e março próximos.

Ampri (Vila Endres) - A PLR foi aprovada e será paga de uma só vez aos cerca de 50 funcionários, em fevereiro de 2016.

Pressão conquista pagamento na Litocargo

A intervenção do Sindicato, com total apoio dos funcionários, foi decisiva para barrar uma injustiça contra cinco demitidos da Litocargo (Vila São Rafael). Os trabalhadores da empresa, que emprega 35 metalúrgicos, cruzaram os braços dia 10 em apoio aos companheiros, que após serem dispensados não tinham previsão de recebimento das verbas rescisórias.

A paralisação durou uma hora, até que a empresa confirmou o pagamento dos ex-funcionários para a terça (17). Também foi marcada a homologação.


Metalúrgicos da Dyna elegem seis novos cipeiros


Diretor Nildo e companheiros eleitos na Dyna
Os trabalhadores da Dyna (Itapegica) elegeram terça (17) os seis novos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Eles terão mandato de um ano, que se encerra em novembro de 2016, mas todos terão mais um ano de estabilidade no emprego. A eleição foi acompanhada pelo nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que responde pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador no Sindicato.

Foram apurados 433 votos, do total de 495 funcionários que a Dyna tem em seu quadro. O primeiro colocado, com 51 votos, foi Anderson Apolinário Andrade dos Santos. Na sequência vem Cícero Alves de Lima, 43; Alexandre Martins Pereira Silva, 41; Francisco Pereira da Silva, 41; Alessandro José Dias Vaz, 34; e Everton Carvalho da Silva, 29.

Voz do Trabalhador entrevista diretor do Senac



Juvenal e o apresentador Júlio Abreu
O programa Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, vai abordar o trabalho desenvolvido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), uma das maiores entidades profissionalizantes de ensino do Brasil.

O entrevistado é Juvenal Francisco Loures, gerente da unidade de Guarulhos, na rua Padre Celestino (Centro). Ele falou sobre economia, trabalho e os cursos que o Senac oferece.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (21) e domingo (22), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). A apresentação é do jornalista Júlio Abreu. Na internet, assista pelo site www.d11.com.br

Consciência Negra
Oficina sobre racismo e desigualdade lota auditório



Diretor Célio fala no evento
O Sindicato realizou dia 12, uma Oficina sobre racismo e desigualdade. O evento, promovido em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, reuniu cerca de 200 pessoas no auditório da sede – a maioria afrodescendentes.

Um dos pontos altos foi a entrega do prêmio Abdias Nascimento, criado pelo Sindicato para distinguir pessoas que atuam e contribuem para garantir que haja respeito e valorização do legado dos afrodescendentes ao País.

O prêmio é uma homenagem a Abdias Nascimento, escritor, poeta, ator, pesquisador, escultor, professor, deputado e senador que muito fez pela causa da igualdade racial.

Sindicato apoia marcha da mulher negra em Brasília


Diretor Fala Mansa na Marcha

Movimentos sociais, Centrais Sindicais e o Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir) promoveram quarta (18), em Brasília, a primeira Marcha das Mulheres Negras. O evento reuniu mulheres de vários cantos do País, que marcharam contra o racismo e em defesa de direitos.

O Sindicato apoia a mobilização. Nosso diretor Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa), membro da diretoria executiva do Inspir, participou da organização do evento e esteve em Brasília para acompanhar a marcha.

Elecon e Marília fazem final do Campeonato de Futebol



Jogadores da Elecon comemoram

As equipes da Elecon (Parque das Nações) e Marília (Macedo) vão disputar a final do 22º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. O jogo será dia 29 de novembro, a partir das 10h30, no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera). Na preliminar, a partir das 9 horas, se enfrentam Júlio Simões (Cumbica) e Tecfil “A” (Cumbica), valendo a terceira colocação.

As semifinais foram disputadas domingo (15). Os jogos só foram decididos na cobrança de pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal. A Elecon ganhou da Tecfil por 6 a 5, e a Marília venceu a Júlio Simões por 5 a 4.Veja a tabela da competição aqui.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate diário
de assuntos variados.
C
ompartilhe:

pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos