Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 247 • 26/11/2015

Lições cubanas

Estive em Cuba, a trabalho, na primeira quinzena de novembro. Na condição de secretário de Formação Sindical, da Força Sindical, integrei delegação com 18 dirigentes brasileiros, para curso de formação em Havana. O curso decorre de convênio entre nossa Central e a CTC local.

Foram 40 horas de aprendizado muito útil e de fraterna convivência com dirigentes preparados e detentores de elevada formação política e cultural. Minha ideia, que levarei à Força Sindical, é trazer ano que vem uma delegação de cubanos para que deem curso semelhante aqui, no Brasil.

Dias antes da viagem, um sindicalista amigo provocou: - Vai fazer o que em Cuba; o que eles têm a nos ensinar? Pois bem. Responderei neste artigo.

Os companheiros cubanos, de um país onde não há nada sobrando (muito pelo contrário), possuem algo precioso: a essência. Os dirigentes com quem convivi foram o tempo todo educados, fraternos e companheiros – um companheirismo que tantas vezes nos faz falta por aqui.

Convivi com homens e mulheres de extrema simplicidade, mas de alta cultura, cuja formação lhes permite analisar concretamente seu país e entender a conjuntura internacional. Pessoas sinceramente comprometidas com um projeto social e de nação fora dos padrões capitalistas.

Todo povo tem suas características. O cubano é alegre e expansivo. Várias vezes encontrei pessoas cantando nas ruas. Mesmo na fábrica que visitei – onde não acontece acidente de trabalho há cinco anos – vi operários e operárias muito alegres. O povo cubano é também bastante saudável – outra de suas marcas visíveis.

Em Cuba, ao contrário do Brasil, a educação é continuada. A partir dos quatro anos, até o ciclo superior, todos podem estudar, de graça. Entre meus colegas locais de curso havia vários com mestrado e doutorado. Até os 18 anos não se trabalha. Até essa idade, apenas estudos.

Pouco tempo tive para andar por Havana. Mas onde andei não vi qualquer risco de violência ou assaltos, tão comuns por aqui. Soube, por um colega de lá, que o porte ilegal de arma é punido com 25 anos de prisão e que a pena para o tráfico de drogas é de 15 anos.

O sindicalismo cubano está, evidentemente, ligado a um projeto de poder. Ídolos como Fidel Castro e Che Guevara são muito cultuados. Nas empresas maiores, o Sindicato tem uma base local. Os dirigentes são eleitos pelos delegados. A prática de congressos sindicais é uma tradição na ilha. Locais de trabalho elegem delegados e estes, os dirigentes; de baixo para cima.

Já visitei muitos países e respeito as formas do sindicalismo local, porque cada experiência é original e única. Mas confesso que aprendi muito nessa estada na terra de Fidel e parabenizo a Força Sindical pela feliz iniciativa de aproximação com a Central dos Trabalhadores de Cuba.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 25 de novembro.


Hotel-fazenda
Vagas para o Natal estão esgotadas


Vista do hotel em Vargem

Nosso Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem, encerrou as incrições para hospedagem no período de Natal. Todos os 30 apartamentos já foram reservados pelos associados do Sindicato.

Atenção - As vagas foram preenchidas no prazo de duas horas. Portanto, os interessados em passar o feriado do Reveillon no hotel-fazenda devem se apressar. As reservas estarão abertas a partir de segunda (30), com ocupação entre 29 de dezembro a 4 de janeiro.


Consciência Negra
Sindicato presente em Marcha


O Sindicato deu apoio integral à 10ª edição da Marcha da Consciência Negra, realizada na manhã da última sexta (20), pelas principais ruas do Centro de Guarulhos. O evento mobilizou centenas de pessoas, a maioria afrodescendentes.

Os assessores Jorge Gonçalves (Mangueira), Sandra Santos, Sílvia Julião e Valdir Planas representaram nossa entidade na marcha. O Sindicato também cedeu o caminhão de som, que acompanhou todo o trajeto da caminhada.


Sílvia, Mangueira e Sandra

Campanha salarial na reta final
Acordos fechados até agora
já cobrem mais de 90% da base


Dia 6 - Vice Cabeça conduz assembleia que aprovou primeiras negociações

As negociações da Campanha Salarial dos metalúrgicos filiados à Força Sindical no Estado de São Paulo avançaram nos últimos dias, chegando a oito o número de acordos coletivos com os grupos patronais. A campanha envolve 600 mil trabalhadores, que são representados pela Federação da categoria e 54 Sindicatos filiados.

O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), participou de várias rodadas de negociação na Federação, junto com o secretário-geral Célio Ferreira Malta.

Cabeça faz um balanço da campanha: “Com os acordos fechados até o momento, cerca de 90% dos metalúrgicos foram beneficiados em nossa base. As negociações seguem com o Sindifupi, Grupo 10, Sindicel e Sindimotor”. As cláusulas sociais das Convenções Coletivas foram renovadas. Veja como ficaram os índices econômicos:

Grupo 19-3 - Aumento de 8% em 1º de janeiro, mais 2% a partir de abril de 2016. Abono de 20%, sendo 10% até 20 de dezembro; 5% até 20 de fevereiro de 2016; mais 5% até 20 de abril.

Grupo 2 - Reajuste de 8% em 1º de novembro, mais 2,33% a partir de março. Abono de 20%, com pagamento de 10% até 17 de dezembro; e 10% até 11 de janeiro de 2016.

Fundição - Índice de 8% a partir de 1º de janeiro, mais 1,86% a partir de 1º de abril. Abono de 20%, com 10% a ser pago até 21 de dezembro; e 10% até 21 de janeiro de 2016.

Sindal - Aumento de 8%, a partir de 1º de janeiro; mais 2,33%, a partir de 1º de março. Abono de 20%, com 10% a ser pago até 5 de dezembro; e 10% até 19 do mesmo mês.

Estamparia - Reajuste de 8% a partir de 1º de janeiro, mais 1,852% a partir de 1º de abril de 2016. Abono de 20%, com pagamento de 10% até 21 de dezembro; mais 10% até 21 de março de 2016.

Sindipeças - Aumento de 9% a partir de 1º de janeiro. Abono de 32%, com pagamento de 10% até 7 de dezembro; 10% até 12 de janeiro de 2016; e mais 12% a ser pago até 12 de abril.

Sindisider - Índice de 8% no salário a partir de 1º de janeiro, mais 1,86% a partir de 1º de abril de 2016. Abono de 20%, com pagamento de 10% até 5 de dezembro; e 10% até 19 de dezembro.

Sicetel - Reajuste de 7,80% a partir de 1º de janeiro, mais 2,04% a partir de 1º de março de 2016. Abono de 20%, com pagamento de 8% até 21 de dezembro; 6% até 22 de fevereiro; e 6% a partir de 21 de abril.

Veja mais informações em nosso site.

Sindicato participa de protesto contra juros altos



Diretores e assessores no Banco Central

Na quarta (25), diretores e assessores do Sindicato participaram de mais um protesto contra os juros altos e o desemprego. A manifestação em frente ao Banco Central, em São Paulo, reuniu cerca de mil sindicalistas e trabalhadores, mobilizados pela Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). Nosso Sindicato esteve na linha de frente, com uma delegação de aproximadamente 20 pessoas.

O ato foi marcado para ocorrer na data da última reunião deste ano do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central. O objetivo foi pressionar o governo a rever a política de juros altos. No início da noite, o BC anunciou a manutenção da taxa básica de juros (Selic) nos atuais 14,25% ao ano.

Pereira coordena último curso de formação do ano

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, coordena no Rio de Janeiro, o último ciclo do curso de formação sindical de 2015, organizado pela Força Sindical.

As aulas começaram segunda (23) e terminam nesta sexta (27). Sindicalistas de várias categorias estão participando. Pereira é secretário nacional de Formação da Força Sindical.

Negociamos PLR com aumento de 10% na Flock Color



Proposta de PLR é apresentada na Flock Color

Os funcionários da Flock Color (Vila Augusta) aprovaram terça (24) a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), negociada pelo Sindicato. O benefício deste ano será 10% maior que o pago em 2014. Pagamento sai em janeiro e fevereiro do próximo ano.

Outras - Também foi aprovada a PLR para os cerca de 200 companheiros da Fabrima (Bonsucesso). O benefício será de R$ 900,00, com pagamento em fevereiro e março de 2016. Na Bapi (região central de Guarulhos), o benefício subiu 8,1%. O pagamento será feito de uma só vez, agora em dezembro.

Rio Verde (Jardim Santo Afonso) - Os cerca de 15 funcionários aprovaram a Participação, que pode chegar a R$ 620,00. O benefício será pago em novembro e dezembro.

Voz entrevista empresária líder da Asec



Loredana Glasser e Júlio Abreu

O Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, entrevista Loredana Glasser, empresária no ramo da construção civil e atual presidente da Asec (Associação dos Empresários de Cumbica). Ela fala sobre economia, política, de sua experiência à frente de uma grande empresa, preconceito e problemas da cidade.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (28) e domingo (29), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). A apresentação é do jornalista Júlio Abreu. Na internet, assista pelo site www.d11.com.br

Árbitro da CBF apita final do 22º Campeonato de Futebol



Bizzio já apitou São Paulo x Corinthians

A final do 22º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos será neste domingo (29), entre Elecon (Parque das Nações) e Marília (Macedo), a partir das 10h30. O jogo, no gramado sintético do Clube de Campo (Parque Primavera), terá arbitragem especial. Será apitado por Leandro Bizzio Marinho, do quadro principal da Federação Paulista e da Confederação Brasileira de Futebol.

Nosso diretor José Barros da Silva Neto, do Departamento de Esportes do Sindicato, comenta: “Em todas as finais do Campeonato convidamos árbitros de renome para apitar as partidas. É uma atração a mais na grande decisão”. Na preliminar, às 9 horas, se enfrentam Júlio Simões (Cumbica) e Tecfil “A” (Cumbica). A entrada é grátis para os torcedores.

Leandro Bizzio arbitrou partidas importantes este ano, como os clássicos São Paulo e Corinthians e Santos e São Paulo, ambos pelo Campeonato Paulista. Também atuou nas sérias A-1 e A-2 do Paulista; e nas séries A e B do Campeonato Brasileiro.


Equipe da Marília se classificou para final após vencer a Júlio Simões nos pênaltis

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate diário
de assuntos variados.
C
ompartilhe:

pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos