Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 248 • 3/12/2015

Obrigado, Dieese!

Neste mês, o Dieese completa 60 anos. Foi criado em 1955 por um grupo de sindicalistas preocupados em dotar o movimento sindical de um órgão capaz de calcular o custo de vida real, municiar as entidades com pesquisas e dados (exemplo, salário mínimo justo para todos os brasileiros), mas, principalmente, oferecer suporte nas negociações com a classe patronal.

O Dieese foi uma criação que deu certo. Após essas seis décadas, soma um efetivo saldo de serviços ao sindicalismo brasileiro e ao nosso País. Devemos ao Dieese não só o fortalecimento da vertente de pensamento econômico que defende o desenvolvimento. O Dieese tem sido, principalmente, um forte aliado da luta pela distribuição de renda e por trabalho decente.

Pessoalmente, tenho uma longa relação com o Dieese, que já presidi. Outros dois diretores do nosso Sindicato, os companheiros José Dilton Braga (Vanuza) e Josinaldo José de Barros (Cabeça), também já presidiram o órgão. Ao longo desses anos, a parceria avançou e hoje contamos em nossa sede com uma subseção do Dieese, a cargo do economista Rodolfo Viana.

É motivo de alegria constatar que o Dieese chega forte aos 60 anos. E chega com credibilidade, graças à qualidade de seus quadros técnicos e aos efetivos compromissos com os trabalhadores. Ninguém, em sã consciência, questiona os dados e pesquisas do Dieese. Lembro que ministros da ditadura tentaram fazer isso, mas acabaram desmoralizados pela evidência dos números e dos fatos.

Outro fator que explica a solidez e credibilidade do Dieese é o seu regimento interno, que destina a direção técnica a especialistas e a presidência, ou seja, a direção política, a dirigentes sindicais. Nessas seis décadas, os economistas e técnicos do Dieese e os sindicalistas têm sabido manter o foco da pauta, sem jamais se desviar dos objetivos do órgão, que é a defesa do emprego decente, do salário e das condições de trabalho.

Uma instituição se credencia muito pelo que faz e também pelo que não faz. A folha de serviços do Dieese é conhecida e respeitada. Mas a entidade deve ser valorizada também pelo que não faz. E, justiça seja feita, nesses 60 anos o Dieese não fez o jogo de governos ou de partidos. Ao contrário: tem se relacionado com todos, dialogado com todos, sem abrir mão de seus princípios e ideais.

Ao saudar o Dieese, pelos 60 anos, não poderia deixar de rememorar a lucidez de seus fundadores. Aquele grupo original de sindicalistas foi visionário na criação do órgão e lúcido ao definir seu formato e seus objetivos. A planta cresceu porque era boa a semente plantada. Longa vida ao Dieese. E muito obrigado, em nome dos metalúrgicos de Guarulhos e Região.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 2 de dezembro.


Feriado
Atendimento muda
no Sindicato

Terça (8) é feriado em Guarulhos (aniversário de 455 anos). O expediente na sede e nas subsedes de Arujá e Mairiporã (Terra Preta) termina às 18h30 de sexta (4) e retorna às 8h30 de quarta (9).

Clube de Campo - Aberto de sábado (5) a terça (8), incluindo o pesqueiro. Fecha quarta (9) e quinta (10).

Hospedagem - Na Colônia de Férias de Caraguatatuba e no Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem, o atendimento será normal todos os dias.


Vargem
Reservas de Ano
Novo esgotaram

As reservas para hospedagem nos 30 apartamentos do nosso Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem, estão encerradas. Os metalúrgicos garantiram lotação máxima. As estadas serão entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro.

Férias - As reservas normais para nosso hotel-fazenda voltam dia 5 de janeiro, pelo telefone (11) 4598.1215, das 9 às 17 horas - é preciso discar zero, código de operadora e o DDD para completar a ligação. Janeiro é mês de férias escolares. Leve a família.


Reservas só em janeiro

Futebol
Time sub-14
é campeão estadual

A equipe sub-14 da Escolinha de Futebol, mantida pelo Sindicato, conquistou o título de campeã Estadual dia 28, após vencer a Art Bloco, de Guarulhos, por 4 a 3 nos pênaltis (três a três no tempo normal). Os gols do nosso time foram marcados por Júnior (2) e Juan.

O técnico Luciano Souza Melo informa: “Também podemos ser campeões nas categorias sub-12, 13, 15 e 16. Todas estão classificadas para as semifinais do estadual”.


Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com

VISITE NOSSO SITE

Nosso site é ágil e dinâmico,
um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

Campanha salarial
Grupo 10 é o único que não fechou acordo
Sindicato faz negociação por empresa


Diretores Célio e Cabeça em negociação com grupos patronais na Federação

Desde segunda (30), o Sindicato está nas fábricas que compõem o Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico, móveis, entre outros), a fim de mobilizar os companheiros para pressionar as empresas a abrirem negociações e, assim, fechar o reajuste salarial da nossa data-base.

O Grupo 10 ainda não apresentou proposta de acordo coletivo. Por isso, a estratégia do Sindicato é buscar negociação direta empresa por empresa. Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) informa: “Como o grupo patronal está dificultando um acordo geral, partimos para a negociação individual e já encaminhamos ofícios às fábricas. Algumas se manifestaram positivamente e podemos avançar na definição do reajuste salarial”.

Cerca de cinco mil trabalhadores da nossa base estão empregados nas indústrias do Grupo 10. Esse grupo patronal é o único que não assinou acordo coletivo, definindo o reajuste salarial e as cláusulas sociais da Convenção Coletiva.

Cabeça adverte que o Sindicato vai mobilizar os companheiros nas fábricas, caso as empresas relutem em negociar um acordo coletivo. Nas assembleias poderão ser deliberadas paralisações.

Empresas - O Sindicato já encaminhou ofícios às seguintes fábricas: Conexão (Arujá); Alumax (Nova Bonsucesso); GB (Jardim Fátima); Sil, Morilllo, Maxfort, Fanem, Roll-For, Armco Staco, Aro, Aresta, Gerdau e Marcatto (Cumbica); Sky Master (Jardim Santo Afonso); Direção da Luz (Jardim Albertina); Cromadora Racional (Vila Nova Cumbica); Flexform, Mademetal (Jardim Presidente Dutra); Securit (Jardim Cumbica); Cerviflan (Vila Aeroporto); Macom Instrumental (Parque Ferreira Fernandes); FW Cobertec (Itapegica); Fortlight (Porto da Igreja); Brasfilter (Ponte Grande); Maxmol e Metadil (Vila Endres); e Corona (Bonsucesso).

Acordo fechado também no setor de funilaria e pintura

Dia 27, foi assinada a Convenção Coletiva com o Sindifupi (funilaria e pintura). Agora, são nove os grupos patronais que fecharam acordo na Campanha Salarial dos metalúrgicos no Estado de São Paulo.

Como ficou - Aumento de 8%, a partir de 1º de janeiro de 2016 sobre salários de 31 de outubro; mais 1,86%, a partir de 1º de março, sobre os salários já reajustados. Empresa que conceder 10% a partir de 1º de novembro não precisa pagar o abono.

Abono - De 20%, com pagamento de 10% até 20 de dezembro próximo; mais 10% até 20 de janeiro de 2016. Os Pisos subiram: a partir de 1º de janeiro serão de R$ 1.166,00 nas empresas com até 50 trabalhadores; e R$ 1.248,00 naquelas com mais de 50.

Marcamos presença em ato pelo crescimento econômico



Pereira, diretores e assessores durante o ato

Diretores e assessores do nosso Sindicato participaram nesta quinta (3) do lançamento do documento ‘Compromisso Permanente pelo Desenvolvimento’. Trabalhadores e empresários apresentaram propostas pela retomada do crescimento econômico do País. O ato aconteceu no Espaço de Eventos Hakka, em São Paulo.

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, afirma: “O movimento tem por objetivo estimular os investimentos na produção e garantir os empregos”.

Dilma - O documento, do qual o Sindicato é signatário, deve ser entregue à presidente Dilma Rousseff quarta (9.

Jornal anuncia Pereira como pré-candidato

O jornal Guarulhos Hoje entrevistou nosso presidente José Pereira dos Santos. A matéria foi publicada na terça (1º). Com chamada de capa, o texto ocupou toda a página oito e abre com a manchete “Pereira se prepara para disputar pela primeira vez a Prefeitura de Guarulhos”.

Na entrevista, Pereira chama à unidade política. Diz: “Vamos trabalhar para que haja um consenso de partidos”. Sobre plano de governo, ele relaciona prioridades: “A cidade precisa desenvolver infraestrutura viária. Ter mais praças, parques, educação para seus filhos e saúde digna”. Para nosso presidente, o governante “precisa fazer a cidade funcionar”, destravando gargalos e gerando investimentos.

Coração - Migrante que chegou jovem à cidade e sequer sabia assinar o nome, Pereira manifesta gratidão a Guarulhos. “Penso que devemos fazer as coisas com a cabeça e o coração”. Quanto à experiência administrativa, Pereira valoriza muito seu aprendizado à frente
do Sindicato. Leia a entrevista na íntegra
aqui.

Fique de olho nos prazos de pagamento


A Lei 4.090, de 1962, determina que a primeira parcela do 13º deve ser paga entre fevereiro e novembro, com limite até 30 de novembro; e que a 2ª parcela seja paga até o dia 20 de dezembro. Fique atento aos prazos, e qualquer dúvida ou problema, procure o Sindicato.

O responsável pelo Departamento Jurídico do Sindicato, dr. Marcílio Pennachioni, diz: “Se a empresa não cumprir com estes prazos, o trabalhador deve procurar o Sindicato. São várias medidas que podem ser tomadas para que o pagamento seja feito. Por exemplo: negociação direta com a empresa; parcelamento da dívida, e, em último caso, ingressar com ação trabalhista”.

Vote na nova enquete em nosso site

 O Sindicato traz enquete sobre o que os companheiros farão com o 13º salário. São três opções: pagar contas; comprar presentes; ou viajar de férias. Clique aqui e vote!

Pressão garante PLR de R$ 1.780,00 na Aços Maçom



Zóião e Cabeça comandam assembleia
A atuação firme do nosso Sindicato garantiu Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) de R$ 1.780,00 para os 220 funcionários da Aços Macom (Cumbica). A empresa não pretendia pagar o benefício este ano. Diante da situação, o Sindicato convocou os trabalhadores, que se mobilizaram. A pressão deu resultado.

Acordo - A PLR será paga em duas parcelas de R$ 890,00, agora em dezembro e em fevereiro de 2016.

Ação sindical faz Therbrec atender reivindicações



Lúcia, Ricardo, Pepe e assessor Elizeu

O Sindicato agiu para que as reivindicações dos cerca de 60 trabalhadores da Therbrec (Terra Preta, Mairiporã) fossem atendidas. Os companheiros entraram em greve na terça (1º), porque a empresa atrasou a primeira parcela do 13º salário; o pagamento das férias; dois meses de cesta básica; e os depósitos do FGTS.

Como ficou - Na quarta (2) foram quitadas as duas cestas básicas; na quinta (3) a primeira parcela do 13º; e na próxima semana a empresa se comprometeu em negociar com o Sindicato o pagamento das férias e dos depósitos do Fundo de Garantia.

Elecon conquista o 22º Campeonato de Futebol

Após vencer a Marília nos pênaltis por 2 a 1, a equipe da Elecon conquistou domingo (29) o título de campeã do 22º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos. O jogo terminou em 0 a 0 no tempo normal. O time da Tecfil “A” ficou em terceiro lugar. Venceu a equipe da Julio Simões por WO.

A partida teve arbitragem de Leandro Bizzio Marinho, do quadro principal da Federação Paulista e da Confederação Brasileira de Futebol. O diretor José Barros da Silva Neto, do Departamento de Esportes do Sindicato, comenta: “A decisão foi equilibrada e prevaleceu o espírito esportivo dentro de campo. Não houve jogada desleal”.

Vídeo - Assista aqui à festa dos campões.


Equipe da Elecon faz a festa com o troféu de campeã ao lado dos diretores

Voz do Trabalhador entrevista dirigente dos Engenheiros


O Voz do Trabalhador desta semana entrevista o engenheiro Jorge Marques da Silva Santos, diretor da Asseag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos). Ele fala sobre a verticalização da cidade e conta histórias interessantes sobre o município.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (5) e domingo (6), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.