Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 249 • 10/12/2015

Soluções necessárias

A sociedade reúne forças e energia para tirar o Brasil da recessão e recolocar a economia no trilho do crescimento. Com essa convicção e certas de que o Brasil é maior que a crise, Centrais Sindicais, associações empresariais e entidades do movimento social lançaram quinta (3), em São Paulo, o movimento “Compromisso Pelo Desenvolvimento”.

A meu ver, trata-se do mais importante acontecimento deste ano para o mundo do trabalho e o setor produtivo. Explico. O movimento é oportuno; reúne os polos dinâmicos da sociedade, ou seja, capital e trabalho; é amplo; tem uma pauta definida; e, felizmente, não nasce contaminado pela agenda negativa das disputas político-partidárias.

Aproveito para saudar Miguel Torres, presidente da Força Sindical, que fez um discurso correto, firme e marcadamente trabalhista. Parabenizo também os dirigentes da UGT, CTB, CUT, CSB e Nova Central pela unidade construída e clareza na definição da pauta. E agradeço o Dieese, que assessorou as Centrais na elaboração do manifesto lançado dia 3.

Entre as demais manifestações, registro a de Luiz Moan, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), segundo o qual nenhuma das entidades filiadas reduzirá os investimentos previstos para até 2018. A fala do dirigente empresarial, de certa forma, sintetizou o sentimento geral de que o Brasil é maior que as crises.

O movimento “Compromisso pelo Desenvolvimento” fará diversos atos e manifestações ainda este mês, incluindo uma forte articulação em Brasília, junto ao governo federal, ao Congresso e a órgãos do Estado, como Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior do Trabalho e Procuradoria Geral da União.

No manifesto, são elencados sete pontos pela retomada do crescimento. Entre eles, destaco o primeiro: “retomar rapidamente o investimento público e privado em infraestrutura produtiva, social e urbana, ampliando os meios de financiamento, bem como criando um ambiente regulatório que garanta segurança jurídica”.

O documento também propõe retomar os investimentos na ampla cadeia naval, da energia, petróleo e do gás, mirando o fim da crise na Petrobrás. Também pede fortalecimento da indústria, incentivo à exportação de produtos pela indústria de transformação, mais crédito e fortalecimento do mercado interno.

O “Compromisso pelo Desenvolvimento” não é o fim dos problemas brasileiros, mas, quem sabe, pode ser o início das soluções.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 10 de dezembro.


Pesqueiro
Sócio usuário fisga carpa de 8,5 quilos

Fernando Correia não é metalúrgico, mas decidiu se associar ao Clube de Campo do Sindicato, no Parque Primavera, para usufruir das opções de lazer que nossa entidade oferece. E há um motivo: ele gosta de pescar.

No último sábado (5), logo após ter se associado, foi imediatamente ao pesqueiro. Logo no primeiro dia, teve sorte grande: fisgou uma carpa pesando 8 quilos e 500 gramas. Como sócio usuário, Fernando tem direito às mesmas condições dos sócios metalúrgicos.


Fernando é sócio novo


Jornal Sindical chega às fábricas
e destaca ação pelo crescimento


Companheiros da Almeida Metais receberam o Jornal Sindical nesta quinta (10)

A edição de novembro/dezembro do Jornal Sindical está sendo distribuída nas portas das fábricas por nossos diretores. Com 12 páginas, o jornal dos metalúrgicos traz a manchete "Trabalho e capital se unem pelo crescimento do Brasil". A matéria fala do lançamento do “Compromisso pelo Desenvolvimento”, movimento que une Centrais e entidades empresariais do setor produtivo na luta por investimentos e empregos.

Nas páginas centrais, o Jornal Sindical relaciona os acordos salariais, que já abrangem quase 100% da categoria, com os índices e abonos em cada grupo patronal. É destaque, ainda, a final do 22º Campeonato de Futebol, vencido pela Elecon, dia 29 de novembro. Nosso presidente José Pereira dos Santos afirma: "O nosso jornal é importante ferramenta de mobilização e informação dos trabalhadores. É a maneira mais eficaz de chegar ao chão de fábrica".

A distribuição começou pelas fábricas de Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, na terça (8). Em Guarulhos, começou na quarta (9), devido ao feriado municipal de aniversário da cidade.

Pereira - A página 11 é ocupada com entrevista do presidente Pereira, que fala do seu trabalho à frente da Secretaria Nacional de Formação da Força Sindical.

Direitos - A seção do jornal que conta a história dos direitos destaca a “complementação salarial” a acidentados, garantida em nossa Convenção Coletiva de Trabalho.

Leia o jornal aqui.

Sindicato assina acordo com empresas do Grupo 10

O Sindicato vem firmando acordos com empresas que compõem o Grupo 10, o único que não concluiu as negociações coletivas. O número de beneficiados cresce com os recentes acordos. Ao todo, mais de quatro mil metalúrgicos trabalham nas fábricas em que o Sindicato negociou o reajuste salarial diretamente.

Nosso presidente José Pereira dos Santos diz: “Já negociamos o reajuste com cerca de 40 empresas. Também garantimos os direitos da Convenção Coletiva”. Entre as empresas que assinaram acordo estão Flexform, FW Service, Tecdony, Mademetal, Maxi Plating, Metadil, Maxmol, Sil e JNC Ciclos Automáticos.

Aumento - Será de 10%, sendo 8% a partir de 1º de janeiro e 2% a partir de abril. O abono é de 20% pra quem não conceder reajuste a partir de 1º de novembro. Quem reajustar a partir de novembro fica desobrigado do abono. Em várias empresas, estamos conseguindo com que o abono de 20% seja pago de uma única vez.


Sindicato presente nos 60 anos do Dieese



Nildo representou o Sindicato no evento

O aniversário de fundação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que completa 60 anos dia 22 de dezembro, está sendo marcado por vários eventos em todo o País. Nosso Sindicato esteve presente em duas atividades realizadas semana passada em São Paulo.

Dias 3 e 4, foi realizado seminário internacional com o tema “A centralidade do trabalho no desenvolvimento e nas políticas públicas”, o auditório da Apeoesp (Sindicato dos Professores). Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo) participou.

Na sexta (4), houve solenidade em comemoração aos 60 anos, realizada no auditório da Escola Dieese de Ciências do Trabalho. No evento, foi lançado o primeiro volume da coleção “Porque Cruzamos os Braços – Greves no Brasil – Depoimentos de Lideranças”. O livro conta a história das ações sindicais desde 1968 e, nesta edição há o depoimento de Edmilson Felipe Neri, ex-presidente do Sindicato e atual presidente da Atmag (Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Guarulhos).

Metalúrgicos aprovam PLR em mais seis fábricas



Diretor Jau na Ensitran

Nosso Sindicato realizou seis assembleias de Participação nos Lucros e/ou Resultados nas fábricas da base. Em todas o benefício foi aprovado. Veja:

MTA (Arujá) - A PLR subiu 8% e pode chegar a R$ 1.400,00. Pagamento de uma só vez, em março do próximo ano.

Ensitran (Cumbica) - O benefício é 6,6% maior que no ano passado. O benefício sai agora em dezembro e até fevereiro.

Microvip (Jardim Nova Cumbica) - PLR será de um salário mínimo, com pagamento em fevereiro e abril.

DMV (Vila Aeroporto) - Participação pode chegar a R$ 870,00. Pagamento de uma só vez agora em dezembro.

Starcast (Jardim São Geraldo) - Pagamento será efetuado em fevereiro e abril de 2016.

Vick Power (Cumbica) - Primeira parcela da PLR foi paga em novembro, e a segunda sai em dezembro.

Voz do Trabalhador entrevista comandante dos Bombeiros



Waldir Pires e Júlio Abreu

O tenente-coronel Waldir Pires, comandante do Corpo de Bombeiros de Guarulhos, é o entrevistado do programa Voz do Trabalhador, que será exibido sábado (12) e domingo (13).

O militar falou sobre os problemas enfrentados pela corporação na cidade, como o fechamento do grupamento no Taboão, e por que utilizar água potável nas ocorrências. O coronel Waldir deu informações importantes.

Assista - O Voz do Trabalhador é exibido sábado e domingo, das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Psicoprofissional entrega certificados



Entrega de certificados em 2014

O GAP (Grupo de Apoio Psicoprofissional), idealizado pelo Sindicato e que tem apoio do Senai, realiza sábado (12) a cerimônia de entrega de certificados das pessoas que participaram dos cursos e seminários realizados no segundo semestre do ano.

Será a partir das 8 horas no auditório da sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro).

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate diário
de assuntos variados.
C
ompartilhe:

pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos