Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 252 • 14/1/2016

Orientações
do Diap

Uma das boas criações do sindicalismo brasileiro é o Diap - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A entidade, sediada em Brasília, faz a conexão do sindicalismo com o Congresso Nacional e o governo e orienta o movimento a se posicionar sobre projetos e iniciativas da Câmara e do Senado.

O Diap, ao longo de seus 32 anos, tem feito um trabalho incansável, com resultados efetivos para os trabalhadores. Destaco sua atuação na Assembleia Nacional Constituinte, onde defendeu com muita eficácia a pauta trabalhista. Muitos dos direitos hoje assegurados na Constituição-cidadã são frutos da ação do Diap, junto com o movimento sindical.

No ano passado, o Diap ajudou concretamente o sindicalismo em matérias de impacto, como na questão das terceirizações, da mudança na fórmula do Fator Previdenciário e na garantia do legislado sobre o negociado. Mas seu diretor Antônio Augusto de Queiroz (Toninho) vem alertando para a necessidade de se acompanhar mais de perto projetos do Congresso e iniciativas do governo.

Em suas análises, o Diap mostra que o Congresso Nacional ficou mais conservador, mais ligado ao capital e, portanto, com menos simpatia para os temas trabalhistas. Junto ao Executivo, as condições também pioraram, porque, sem meios de oferecer desonerações fiscais às empresas, o governo acena com a reforma trabalhista. E esse tipo de reforma sempre tenta reduzir custos para o capital por meio de corte em direitos de trabalhadores.

O Brasil vive uma forte crise política e uma grave recessão econômica. Num ambiente assim, os setores conservadores da sociedade tentam impor sua pauta ao governo, ao Congresso e à Nação. O sindicalismo, alerta o Diap, precisa estar atento e ser mais efetivo na relação com os Poderes. Portanto, orienta Antônio Augusto de Queiroz, 2016 precisa ser um ano de forte resistência, muito diálogo e permanente articulação.

Cabeças - Todo o ano, o Diap publica o livro “Os cabeças do Congresso Nacional”, em que relaciona os 100 parlamentares mais influentes na Câmara e no Senado. Nosso companheiro Paulinho, que agora reassume a presidência da Força Sindical, tem sido reconhecido pela publicação como um dos deputados mais efetivos nas matérias de interesse dos trabalhadores.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 13 de janeiro.


Psicoprofissional
Programa divulga calendário de janeiro

O Grupo de Apoio Psicoprofissional (GAP) divulgou o calendário de cursos, seminários e palestras que serão realizados ainda em janeiro. As atividades são gratuitas. A idade mínima é de 16 anos e não há necessidade de ser sócio do Sindicato. A única exigência é que somente participam dos cursos profissionalizantes, seminários e palestras quem compareceu a um curso de ‘5S – A base para a Qualidade’.

Agenda - Dia 15, curso de “5S”; 16, reunião com os novos voluntários; 22, curso “5S”; 23, curso de culinária; 29, curso “5S”; e, dia 30, teste de interesse e habilidades profissionais. Para participar basta ligar para 2440.5930. Ou no Sindicato: 2463.5300.

Beneficiados - Somente no ano passado, foram beneficiadas mais de 1.500 pessoas. O GAP foi idealizado pelo Sindicato e tem apoio do Senai.


Lazer
Aproveite
as opções nas férias

Sócios e dependentes têm várias opções de lazer neste verão. Nosso Clube de Campo (Parque Primavera) é considerado o mais bem equipado de Guarulhos.

Além do pesqueiro, o Clube oferece parque aquático, saunas, lanchonetes e restaurante, quadra de futebol soçaite, prainha, cachoeiras e mais de 150 churrasqueiras. Tudo em meio a muito verde.

TEM MAIS – Vale a pena conhecer, também, nosso Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem, e a Colônia de Férias de Caraguatatuba.

Reservas - Hotel: telefone (11) 4598.1215, das 9 às 17 horas - disque zero, código de operadora e DDD para completar a ligação. Colônia: reservas no Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos) ou pelo telefone 2463.5300. Aproveite!


Prainha do Clube de Campo

Frequência do Hotel-fazenda
Vista Linda cresceu 40%

Qualidade atrai usuários dos equipamentos de lazer do Sindicato


Ampla piscina e outros atrativos garantem
aumento de usuários

A qualidade dos serviços, conforto, segurança, tranquilidade e, principalmente, o preço justo oferecido em nosso Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem, fizeram a taxa de ocupação crescer em 2015 e nos primeiros dias de 2016. A frequência aumentou em 40%.

O diretor Evandro Pereira, que gerencia o local, informa: “O Final de ano foi lotado e as reservas para o Carnaval precisaram ser encerradas, devido à alta procura. O número de hospedagens no hotel-fazenda só vem aumentando”.

Localizado numa área com mais de 700 mil m², junto às montanhas e com muito verde e ar puro, o hotel atrai hóspedes e também usuários diários (chamados day-user). “Temos 32 belos apartamentos para até quatro pessoas, com ar condicionado e aparelhos de TV nos dois compartimentos”, diz Evandro.

Aos visitantes, o Vista Linda oferece piscinas, quadras, playground, sala de jogos, sala de cinema e espaço para eventos. Com esse vasto leque de opções, o hotel-fazenda do Sindicato vai se firmando como uma das grandes opções de lazer dos metalúrgicos.

Opções -
Nosso associado pode se hospedar no hotel ou fazer um bate-volta, pagando uma taxa pelo uso diário, como se fosse um Clube. Vale a pena. “É o tipo de lazer adequado à família, porque tem muitas opções, é bonito, seguro e garante privacidade”, afirma nosso presidente José Pereira dos Santos.

Como chegar -
O Vista Linda fica à margem direita da Fernão Dias, sentido Minas. Após o segundo pedágio, pegar a Saída 4 e seguir à direita. Reservas no telefone (11) 4598.1215. Para ligar é preciso discar o código da operadora.

Colônia de Caraguá é outra ótima opção de lazer

Localizada em Caraguá, tem 38 apartamentos
Associados e dependentes têm outra excelente opção de lazer na Colônia de Férias do Sindicato em Caraguatatuba. Na avenida Primeiro de Maio, 1.420, Jardim dos Sindicatos, Praia de Porto Novo, possui 3.641,71 m², com área construída de 2.109,56 m².

São 38 apartamentos, piscinas (adulto e infantil), playground, restaurante, lanchonete, salão de jogos, sala de TV, lavanderia e estacionamento com 45 vagas.

O diretor Eduardo Apóstolo de Oliveira (Tieta), responsável pelo gerenciamento da Colônia, informa: “Somente no primeiro final de semana de janeiro (9 e 10) recebemos 115 pessoas em Caraguá. É um local para a família metalúrgica”. Reservas podem ser feitas somente na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos), ou pelo telefone 2463.5300.

Clique aqui e confira imagens da Colônia

Mais três empresas do Grupo 10 assinam acordo


Cerca de 100 companheiros serão beneficiados com o acordo salarial referente à data-base 2015/2016 assinado com a Eldtec (Arujá), Cotam Tambores (Jardim Nossa Senhora Aparecida) e Metalcores (Bonsucesso) – todas empresas do Grupo 10, que não assinou a Convenção Coletiva com a Federação nas negociações unificadas.

O secretário-geral do Sindicato, Célio Ferreira Malta, diz: "Continuamos em busca de acordos empresa por empresa. Nossa luta é para que os companheiros tenham os mesmos direitos dos empregados nas empresas dos demais grupos patronais”. Os resultados têm sido positivos.

Os trabalhadores da Cotam Tambores terão o mesmo aumento adotado no Sindipeças, com reajuste de 9% e abono salarial de 32%. A Eldtec e Metalcores seguem o Grupo 19-3: reajuste de 10% (8% a partir de 1º de janeiro, e 2% a partir de 1º de abril) e abono de 20%.

Marcílio
- Nosso advogado Marcílio Penachioni comenta: "Mais de 60% das fábricas de pequeno e médio porte, pertencentes ao Grupo 10, já assinaram o acordo e a renovação das cláusulas sociais. Em breve, novos acordos devem ser fechados”.

Atrasados são pagos e greve termina na Fitametal


Após 19 dias, a greve dos 50 trabalhadores da Fitametal (Cumbica) chegou ao fim. A empresa, pertencente ao grupo Messa, acertou os atrasados: vale e salário de dezembro; segunda parcela do 13º; pagamento dos abonos definidos na campanha salarial; e atualização nos valores do vale-alimentação. A paralisação durou do dia 21 de dezembro ao dia 8 de janeiro.


Diretores Zóião e Vanuza na Messastamp

Messastamp - A empresa instalada em Cumbica também é do grupo Messa.

Entretanto, os 200 funcionários da fábrica continuam de braços cruzados (a greve também começou dia 21 de dezembro). Nosso diretor Pedro Pereira da Silva (Zõião), que coordena a mobilização, informa: “O vale de dezembro e o 13º foram pagos, mas há outras pendências”.

Em assembleia na terça (12), os trabalhadores decidiram manter a paralisação. A empresa tinha se comprometido a atualizar o vale-transporte, pagar o restante do salário de dezembro e o vale-alimentação do mesmo mês, mas não cumpriu o acordo.

MBF tem até terça (19) para quitar abono


Os cerca de 100 trabalhadores da empresa, instalada no Bonsucesso, aprovaram terça (12) o envio de ofício dando prazo de cinco dias para a empresa quitar o abono salarial definido na data-base. Os diretores José João da Silva (Jau) e José Pedro da Silva conduziram a assembleia.

A MBF pertence ao grupo Sindipeças e ainda não aplicou o reajuste de 9% definido na campanha salarial, nem pagou as duas primeiras parcelas do abono (10% até 7 de dezembro e 10% até 12 de janeiro). Jau informa: “Caso não haja uma proposta, ou pelo menos uma negociação, é grande a possibilidade de greve na fábrica”.

Sindicato procura Soma para acertar vale e salário

Nossos diretores conduzem mobilização
A Soma (Cumbica) ainda não quitou o vale e o salário de dezembro dos 30 funcionários. O pagamento deveria ter sido feito dia 5. Diante do quadro, o Sindicato protocolou ofício na empresa dia 7, cobrando apresentação de proposta para solução do problema.

O documento foi aprovado em assembleia conduzida pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zõião) e José Dilton Braga da Silva (Vanuza), com apoio do assessor Edson Moreira (Araxá). “Se o vale e o pagamento não forem quitados, poderá haver greve”, adverte Vanuza.

Voz do Trabalhador entrevista novo presidente da ACE



William e Júlio no estúdio do Voz

O programa Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, recebe o empresário William Paneque, que assumiu a presidência da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos) dia 4 de janeiro. Com atuação nos ramos de automóveis e imóveis, ele falou sobre seus planos para sua gestão à frente da entidade, política, economia e problemas da cidade.

Assista -
O Voz do Trabalhador será exibido sábado (16) e domingo (17), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). A apresentação é do jornalista Júlio Abreu. Na internet, assista pelo site www.d11.com.br.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos