Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 253 • 21/1/2016

Pátria Educadora

No dia de sua posse, a presidente Dilma anunciou que o Brasil seria a Pátria Educadora. Estava indicando que a Educação seria eixo fundamental do seu segundo governo. Educação básica, educação técnica e educação superior.

Porém, com a crise e o ajuste fiscal, essa meta ficou prejudicada. Aliás, o próprio Ministério da Educação se mostra em segundo plano, pois em apenas um ano viu Mercadante assumir a Pasta, depois ocupada por Janine Ribeiro e, meses atrás, voltar a ser conduzida pelo mesmo Mercadante.

No Estado de São Paulo, o governador Alckmin também põe a Educação em segundo plano ao tentar fechar um grande número de escolas. O mesmo governador não tem conseguido estabelecer uma relação trabalhista tranquila com o professorado, fato que gera seguidas e prolongadas greves.

Nessa conjuntura, a única notícia boa na Educação é que o governo federal aumentou o Piso do professor para R$ 2.135,64, superando a inflação do período. Vale lembrar que o professor – uma das profissões mais importantes da história – só foi conquistar Piso salarial em 2008, no governo Lula. Mesmo assim, em se falando de Pátria Educadora, eles merecem muito mais.

Na verdade, a Educação nunca foi assumida por nossos governantes como prioridade de seus projetos. Com uma única exceção, que merece registro. A exceção é Leonel Brizola, o líder trabalhista que defendia a Educação e investia maciçamente no setor. Brizola governou o Rio Grande do Sul entre o final dos anos 50 e começo dos 60. Lá, construiu a impressionante marca de 6.311 escolas – destas, 5.902 primárias, 278 técnicas e 131 ginásios.

Ao governar o Rio de Janeiro, duas vezes, nos anos 80, construiu cerca de 500 Cieps, escolas grandes, em período integral. Para se ter ideia do investimento, basta dizer que Brizola empenhou 52% do orçamento do Estado em Educação, incluindo os Cieps (projetados por Oscar Niemeyer), a reforma de todas as escolas da rede estadual e a melhoria salarial dos professores.

Fiz questão de escolher o tema Educação pela sua inquestionável importância social e estratégica e também a fim de mostrar que dá pra fazer, desde que exista vontade política. Pátria Educadora não pode ser apenas um slogan. Ao tratar do tema, quero homenagear também o gaúcho de Carazinho, órfão de pai, engraxate, operário braçal, engenheiro e governador de dois Estados.

Brizola faria 94 anos sexta, dia 22. Considero que o Brasil jogou fora uma grande oportunidade, quando, em 1989, levou Collor e Lula ao segundo turno. Brizola era da Internacional Socialista e ligado aos políticos mais avançados da época, como Willy Brandt, Mário Soares e Nelson Mandela. Teria feito o País avançar.

Os homens passam, os exemplos ficam. Viva Brizola.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 20 de janeiro.


Pesqueiro
Usuário fisga
tambaqui de 7 kg

Mauro Stefano tirou a sorte grande no sábado (16).

Frequentador assíduo do nosso pesqueiro, localizado no Clube de Campo (Parque Primavera), este usuário não precisou de muito tempo para fisgar um tambaqui com sete quilos.

No início de dezembro do ano passado, Fernando Correia, sócio usuário, pescou uma Carpa Cabeçuda pesando 8,5 quilos. Depois das pescarias, Mauro e Fernando garantem que vão voltar mais vezes ao Clube e ao pesqueiro.

Aproveite - O pesqueiro está aberto de quarta a domingo, das 8 às 18 horas.

A entrada é grátis para sócios e dependentes, que somente pagam pela espécie do peixe fisgado e o peso.


Mauro e o tambaqui fisgado


Metalúrgicos na linha de frente
em protesto contra juros altos

Delegação de Guarulhos foi uma das mais representativas


Vice-presidente Cabeça discursa em frente à sede do Banco Central, na Paulista

O Sindicato participou terça (19) de ato contra os juros altos, em frente à sede do Banco Central, na avenida Paulista, em São Paulo. A manifestação foi promovida pela Força Sindical e demais Centrais. Os metalúrgicos da base participaram em grande número.

O ato teve o objetivo de pressionar o Comitê de Política Monetária (Copom) a não aumentar a taxa básica de juros (Selic), que acabou sendo mantida em 14,25%. Além disso, a manifestação mostrou o descontentamento do sindicalismo com a política econômica.

O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), usou a palavra no carro de som. Ele afirmou: "Com o juro alto, o investidor põe o dinheiro no banco em vez de colocar na produção. O governo também perde, porque cresce a dívida pública. E o trabalhador perde o emprego. A Nação inteira perde, menos os especuladores".

Pereira - Nosso presidente Pereira avalia que a luta pela retomada do desenvolvimento é de todos. Ele chama: "Não adianta os empresários irem à imprensa e reclamar do juro alto e da falta de crédito. Temos de ir às ruas fazer pressão contra essa política econômica".

Outros - O centro das falas foi combater o juro alto, retomar o investimento público e sanear a Petrobras. O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), alerta: "Antes os empresários somente demitiam. Hoje encerram suas atividades".

Nossa participação é destaque na imprensa


Foto publicada no Estadão
A presença do Sindicato no ato contra os juros altos repercutiu na imprensa, quarta (20). O Estadão publicou foto (de Sérgio Castro) que registra a presença da nossa delegação no ato. A matéria saiu na página B3 - caderno Economia e Negócios.

Já o Guarulhos Hoje deu a notícia “Metalúrgicos da cidade participam de protesto”, com foto na página 8.


Sindicato e Atmag participam de ato na Paulista



Diretores e assessores na concentração

A Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados de Guarulhos (Atmag) e nosso Sindicato participaram nesta quinta (21) do “Carnaval de Protesto”, em São Paulo. A manifestação, organizada pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindinapi), levou à avenida Paulista um desfile ao som de samba-enredo criado. Nossa delegação contou com a participação de 80 pessoas.

O presidente da Atmag, Edmilson Felipe Nery, destaca: "Nossas reivindicações são: aumento acima da inflação para quem recebe benefício maior que o salário mínimo; manter as farmácias populares, antecipação da 1ª parcela do 13º para junho; fim do Imposto de Renda para aposentados; e contra a idade mínima para se aposentar".

Pereira estreia editorial no Voz do Trabalhador


Neste final de semana (23 e 24), o Voz do Trabalhador vai estrear o quadro "Fala Pereira!", primeiro editorial do nosso presidente José Pereira dos Santos. Com a sua fala, Pereira reforça a presença no programa, do qual é o idealizador. Ele sempre vai abordar temas de interesse público. Assista ao primeiro aqui.

Aposentados - No programa desta semana, o entrevistado é Edmilson Felipe Nery, presidente da Atmag. Ele fala sobre as conquistas dos aposentados ao longo dos anos e as reivindicações que ainda estão pendentes. O programa é especial, porque em 24 de janeiro é celebrado o Dia Nacional do Aposentado.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (23) e domingo (24), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Mais dois acordos assinados no Grupo 10


Na segunda (18), o Sindicato assinou acordos salariais com mais duas empresas do Grupo 10: Mecânica Braz Martins e M. Reis Prensas e Manutenção (ambas em Cumbica). Cerca de 20 trabalhadores foram beneficiados. O Grupo 10 é o único que não fechou acordo com nossa Federação na campanha salarial de 2015.

Nosso vice-presidente Cabeça informa: “As negociações foram nos moldes do Grupo 2, ou seja, aumento de 10,33%, sendo 8% a partir de 1º de novembro do ano passado e 2,33% a partir de 1º de março. Também foi confirmado abono de 20%, que será pago em breve aos funcionários”. Mais de 25 acordos já foram fechados.

Trabalhadores de outras três fábricas aprovam PLR



Cabeça e Carioca em assembleia na Mariplast

Os diretores do Sindicato seguem negociando PLR na base, a fim de melhorar os ganhos dos trabalhadores. Três propostas negociadas foram aprovadas pelos companheiros. Veja:

Tecnocuba (Arujá) - Os cerca de 60 funcionários vão receber R$ 800,00, com pagamento previsto para fevereiro.

Cromatec (Vila Nova Cumbica) - A PLR dos 70 trabalhadores será paga em fevereiro e abril.

Mariplast (Vila Nova Cumbica) - Após recusarem a primeira proposta, os cerca de 28 companheiros aprovaram a segunda. Pagamento em fevereiro e abril.

Enquete mostra equilíbrio de opiniões


O Sindicato postou enquete no site sobre as expectativas da categoria para 2016. Para 40,5%, 2016 será pior que o ano passado; 38,1% acham que será melhor que 2015; e para 21,4%, será igual.

Nova enquete: Por que os juros são altos no Brasil?

• Porque o capital financeiro manda na economia;
• Porque o governo não enfrenta os banqueiros;
• Porque juro alto ajuda a baixar a inflação.

Instituto Meu Futuro tem 48 novos alunos

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro retoma as atividades dia 1º de fevereiro. A novidade é a chegada de 48 novos alunos. A entidade atende 170 crianças e jovens carentes da região do Parque Primavera, com aulas de reforço escolar, informática, inglês, teatro, música, taekwondo, dança, pintura e artesanato, meio ambiente, além de garantir as refeições dos alunos.

Cursos - Estão abertas inscrições para cursos de marcenaria e corte e costura. Idade mínima de 16 anos. Para se inscrever, basta comparecer no Instituto (rua Galáxia, 208, Parque Primavera), levando um documento de identidade e comprovante de endereço.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.comNosso site é ágil
e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta.
Acesse:

www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos