Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 255 • 4/2/2016

Vírus Zika
e saneamento

No segundo turno da eleição municipal de 2012, um grupo de metalúrgicos decidiu apoiar o candidato do PT, Sebastião Almeida. O apoio foi firmado em torno de compromissos, numa carta que o candidato assinou publicamente. Um dos itens recomendava forte investimento em saneamento básico, setor no qual Guarulhos estava atrasada há décadas.

Por incrível que pareça, o próprio Município atentava contra o meio ambiente. Uma das vítimas era nosso Clube de Campo, cujo córrego sofria despejos pelo SAAE. Cobramos o fim desse absurdo e logo no início do governo o despejo foi suspenso. O ganho foi duplo, pois acabou a poluição e o Sindicato economizou no custoso tratamento que tinha de fazer.

O saneamento básico em Guarulhos saiu do zero, mas está longe do ideal. A condição nacional, no entanto, é muito pior, pois grande parte da população não tem água limpa e esgoto tratado, além do que comunidades inteiras vivem às margens de córregos imundos ou de lixões. Isso é gravíssimo para a saúde.

A epidemia do vírus Zika vem denunciar o descaso dos governos. A Organização Mundial da Saúde alerta que os casos do vírus que afeta grávidas e lesiona bebês pode chegar a 1,5 milhão. Segundo dirigente da OMS, “a disseminação das doenças geradas pelo Aedes Aegypti passou de ameaça moderada para alarmante”.

O que fazer? Primeiro, realizar uma verdadeira guerra de infantaria contra o mosquito, em todo o território nacional, acompanhada de uma forte campanha de esclarecimento. A imprensa também precisa massificar informações e orientações. E a rede pública tem de receber o aporte necessário para dar conta da demanda real.

O Brasil entrou atrasado na elaboração de políticas para o setor. O Plano Nacional de Saneamento Básico só veio em 2007. A Lei 11.445 define como saneamento o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. Cabe o comando ao governo federal e a coordenação ao Ministério das Cidades.

Guarulhos avançou no saneamento graças à iniciativa da nossa diretoria e assessoria. Não é de agora que tenho sugerido ao movimento sindical empunhar essa bandeira e disputar recursos no âmbito do Plano de Diretrizes Orçamentárias. Saneamento básico é a verdadeira ecologia dos pobres. Mas o vírus Zika, embora se manifeste mais em locais carentes, não escolhe classe social pra atacar.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 3 de fevereiro.


Carnaval
Sede e subsedes mudam atendimento

Devido ao carnaval, o atendimento na sede (Guarulhos) e nas subsedes de Arujá e Mairiporã (Terra Preta) será alterado. O expediente se encerra na sexta (5), às 18h30, e retorna ao normal quarta-feira (10), às 8h30.

Lazer - O Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem, funciona normalmente, mas não há vagas para hospedagem. A opção para os sócios e dependentes, que ainda não conhecem nosso hotel-fazenda, é fazer um bate e volta.

Praia - A Colônia de Férias, em Caraguá também estará com lotação máxima. O Clube de Campo (Parque Primavera) funcionará de sábado a terça-feira, incluindo o pesqueiro. Fecha nos dias 10 e11 (quarta e quinta).


Hotel-fazenda Vista Linda


Desempregados
Heleno reapresenta projeto do passe-livre

O vereador Heleno Metalúrgico (PDT), que é diretor do Sindicato, vai reapresentar o projeto que institui o "Vale-transporte Social ao desempregado do Município de Guarulhos". A proposta foi aprovada em 2015, mas o prefeito Sebastião Almeida (PT) vetou.

Heleno explica: “Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) lançou o ‘Bilhete Único Especial do Trabalhador Desempregado’, e tem dado muito certo. Vai dar certo em Guarulhos também”.

Nosso Sindicato apoia a iniciativa de Heleno. O vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) comenta: “Dado ao seu alcance social, este projeto é de muita importância para quem quer e precisa voltar a trabalhar”.


Heleno na Câmara

Jornal Sindical destaca
rede de lazer da categoria


Diretor Augusto Knupp entrega jornal aos companheiros na Designer Renascer

Os diretores do Sindicato já começaram a entregar aos companheiros, nas fábricas, a recente edição do Jornal Sindical. O jornal dos metalúrgicos dedica as duas páginas centrais à rede de lazer de nossa entidade.

A publicação traz depoimentos de metalúrgicos e familiares. É o caso de Edmilson Barreto, operador de máquinas na Tecfil (Cumbica), que visitou o Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem. "O nome já diz tudo, é uma vista linda. Estamos aproveitando muito, mais uma vez. Falo pros companheiros da fábrica aproveitarem com a família este paraíso. É nosso, é dos metalúrgicos", diz o trabalhador.

Além do hotel, a edição também destaca as opções de lazer oferecidas no Clube de Campo (Parque Primavera) e na Colônia de Férias em Caraguatatuba. Nosso presidente José Pereira dos Santos afirma: "Também é função do Sindicato propiciar lazer de qualidade aos associados. Os companheiros trabalham duro o ano inteiro e merecem ótimos momentos de descanso com a família".

Atos - O Jornal Sindical também destaca a participação do Sindicato em atos, na avenida Paulista, em São Paulo, nos dias 19 e 21 de janeiro. No primeiro, as Centrais Sindicais protestaram contra os juros em frente ao Banco Central. Dia 21, foi a vez dos aposentados e pensionistas ocuparem a Paulista em defesa de direitos e contra a reforma da Previdência.

O jornal traz, ainda, ações na base, como negociações de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR); e negociações salariais com empresas do Grupo 10 - único que não fechou acordo com a Federação na data-base.

Editorial - Na página 2, artigo do presidente José Pereira dos Santos afirma que teremos um ano inteiro de forte atuação por emprego, direitos e na busca pela retomada do crescimento da economia.

Leia - O Jornal Sindical pode ser lido aqui.

Fechamos acordo em mais duas empresas do Grupo 10



Diretores Nildo na Bellapox

Na segunda (1º), o Sindicato fechou mais dois acordos com empresas do Grupo 10. O reajuste foi assinado na Bellapox (Água Chata) e JS Usinagem (Nova Bonsucesso). Cerca de 45 trabalhadores foram beneficiados.

Os diretores Elenildo Queiroz Santos (Nildo), José Carlos Santos Oliveira (Chorão) e Sonia Regina Dombski apresentaram as propostas aos funcionários das duas empresas. Nildo informa: “Além da aprovação do reajuste, 13 companheiros assinaram fichas de sindicalização”. Veja como ficaram:

Bellapox - O aumento será de 8% a partir de 1º de fevereiro, mais 1,85% em abril. O abono de 20% será pago em fevereiro e maio.

JS Usinagem - 8% a partir de 1º de fevereiro e 2% a partir de abril. O abono de 20% sai em fevereiro e março.

Paralisação na Cumulus continua



Pepe e Lúcia na Jomatic

Os 18 funcionários da Cumulus (Bonsucesso) seguem em greve, devido ao atraso no pagamento dos salários, que deveriam sair em 5 de janeiro, além do vale que era pra ser pago dia 20. A paralisação começou dia 21.

O movimento tem apoio integral do Sindicato. Os diretores Elenildo Queiroz Santos (Nildo) e José Carlos Santos Oliveira (Chorão) acompanham a mobilização. Nildo diz: “Os companheiros só voltam ao trabalho com dinheiro no bolso. A empresa, por enquanto, ainda não apresentou proposta”.

Jomatic (Itapegica) - Os 25 funcionários da empresa fizeram paralização na terça (2), por três horas e meia, cobrando o pagamento de atrasados. A pressão deu resultado. A empresa se comprometeu a quitar a dívida no dia seguinte. O dinheiro já está na conta dos trabalhadores. Os diretores Josete Machado Filho (Pepe) e Lúcia Ottone de Amorim coordenam a mobilização e negociação.

Metalúrgicos apoiam luta dos aeroviários e aeronautas



Chorão e Vanuza em Congonhas

Aeroviários e aeronautas estão em campanha salarial e reivindicam 11% de reajuste. As categorias paralisaram as atividades por duas horas na quarta (3), em 12 aeroportos do País, incluindo Guarulhos e Congonhas. Nosso Sindicato participou da mobilização.

Os diretores José Dilton Braga da Silva (Vanuza) e José Carlos Santos Oliveira (Chorão), além do assessor Elizeu Sipriano, estiveram com os trabalhadores no aeroporto de Congonhas. Vanuza diz: “É uma reivindicação justa dos companheiros, que têm trabalho muito estressante”.

Defesa Civil é destaque no Voz do Trabalhador



Ronaldo, Margarete e Júlio Abreu

O Voz do Trabalhador de sábado (6) vai abordar a Defesa Civil de Guarulhos. Margarete Martins, coordenadora, e o engenheiro civil Ronaldo Barbosa, serão entrevistados e vão falar sobre todos os problemas de uma cidade com 318 km2 e mais de 1,3 milhão de habitantes.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (6) e domingo (7), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Escolinha de futebol vai disputar Eurocopa

Os times das categorias sub 14, 15, 16 e 20, da escolinha de futebol do Sindicato, vão disputar o torneio Eurocopa. A competição começa dia 13 (sábado). Organizado pela Federação Paulista de Futebol, o campeonato terá a participação de alguns dos principais times de São Paulo.

Novidade, a equipe sub-20 é composta por trabalhadores de fábricas da base; por jovens da região do Parque Primavera; e por atletas que já passaram pela escolinha, mas que estouraram o limite de idade da sub-16.

Inscrições - As inscrições para nossas escolinhas de futebol estão abertas. Para participar, gratuitamente, basta comparecer ao Clube de Campo (rua Galáxia, 126, Parque Primavera) e se apresentar ao professor Luciano. De quarta a sexta, das 8h30 às 17 horas.

É necessário levar xerox de documento de identidade, declaração escolar e atestado médico comprovando que está apto a praticar futebol. Somente garotos que tiram boas notas na escola continuam participando dos treinos e competições.


Professor Luciano orienta treinamento na escolinha de futebol

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate de ideias, o blog traz, todo dia, vários assuntos. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.comNosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos