Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 256 • 11/2/2016

Eleição nos EUA
e reflexos no mundo

O mundo acompanha, com interesse real, o processo eleitoral nos Estados Unidos. É natural esse interesse. Afinal, estamos falando da maior potência econômica, científica e militar do planeta. O perfil do futuro governante norte-americano dirá muito sobre como será a relação comercial e militar de seu país com o mundo e, especialmente, com a América Latina.

Embora seja um sistema testado e aprovado pelos partidos hegemônicos - Democrata e Republicano -, o modelo não é à prova de surpresas. Décadas atrás, ninguém acreditaria que um país fortemente marcado pelo racismo fosse eleger um presidente negro – Barack Obama. Nem que esse presidente fosse restabelecer relações com Cuba.

A surpresa da eleição atual é o senador democrata Bernie Sanders, que vem ganhando prévias e colocando em risco a candidatura de Hillary Clinton, experiente advogada, esposa de ex-presidente e poderosa ex-secretária de Estado. Mas o fato é que Sanders está avançando.

E qual a sua plataforma? A crítica ao conservadorismo dos partidos, ao financiamento político-partidário e à distância entre a política oficial e o mundo real. Após vencer a prévia em New Hampshire, ele falou: “Os norte-americanos não aceitam mais um sistema de financiamento eleitoral corrupto, dirigido pelo 1% dos mais ricos. Não podemos continuar com um país onde os bilionários podem comprar as eleições".

Cá pra nós, se o candidato democrata estivesse falando do Brasil, também estaria coberto de razão. Afinal, os velhos modelos eleitorais – ainda que aprovados em sucessivas eleições – mostram forte desgaste. Na verdade, a influência do dinheiro chegou a um patamar intolerável, que as pessoas não aceitam mais como natural ou democrático.

Também chama atenção na campanha de Sanders o discurso ligado à temática social e mais próximo da esquerda tradicional. A postura do senador de 72 anos tem atraído o apoio de jovens e agitado as redes sociais. Aliás, daqui pra frente, essas redes serão cada vez mais influentes no debate político e no processo eleitoral.

O Brasil tem uma sólida relação com os Estados Unidos, que durante décadas foi nosso primeiro parceiro comercial. Não tem sido uma relação tranquila sempre. Basta lembrar que o golpe de 1964 foi bancado pela potência do norte, que, por cerca de duas décadas, deu sustentação e ajudou o regime ditatorial a se manter.

Sanders pode até não passar no funil das prévias. Pode passar, disputar a eleição e perder para um republicano conservador. Mas sua mensagem ecoa lá e cá, mostrando que a população quer eleições mais transparentes, mais democráticas e sem o peso esmagador do dinheiro, porque os que financiam hoje correm amanhã a buscar os dividendos.
Como estamos cansados de ver por aqui. Estamos cansados de ver e não aceitamos mais.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 11 de fevereiro.

Sindicato inicia campanha
de combate ao Aedes aegypti


Diretores Cabeça, Roseli e Nildo mobilizam trabalhadores na Bardella

As cidades que compõem nossa base (Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel) também sofrem com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Atento à gravidade do problema, o Sindicato iniciou campanha de combate à dengue, à chikungunya e ao zika vírus nas fábricas.

Na sexta (5), os trabalhadores da Bardella (Cumbica) e da Metalúrgica Scai (Bonsucesso) receberam informativo sobre prevenção às doenças. Elenildo Queiroz Santos, diretor do Sindicato responsável pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador, comenta: “Temos de travar uma verdadeira guerra contra o mosquito. Os companheiros foram informados sobre os próximos passos da campanha e tivemos total apoio de todos”.

Dia D - Nildo, que é funcionário da Bardella, diz que será marcado o “Dia D” na fábrica para vistoriar todas as dependências. O objetivo é identificar possíveis focos do Aedes aegipty. “Vamos mobilizar cipeiros, segurança, voluntários e toda a fábrica para ver calhas, caixas d´agua, vasos e tudo que possa servir de meio de reprodução do mosquito”, completa nosso diretor.

Casos - Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano passado foram registrados mais de 1,5 milhão de casos de dengue. O recorde anterior, em 2013, era de 1.452.489 pessoas infectadas.

Sindicalização - Durante a visita na Bardella, 32 trabalhadores se filiaram ao Sindicato. Presente ao encontro com os funcionários, nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) diz: “A chegada dos companheiros fortalece a luta por avanços nos benefícios, por trabalho decente e demais conquistas. Eles podem, ainda, desfrutar de todos os serviços que o Sindicato oferece”.

Os novos associados poderão usufruir de grande estrutura de lazer e recreação, como o Clube de Campo (Parque Primavera), o Hotel-fazenda Vista Linda (Vargem) e a Colônia de Férias em Caraguatatuba. Além de Cabeça e Nildo, a diretora Roseli Lima também participou das ações na Bardella e na Scai.

Fechamos mais dez acordos salariais no Grupo 10



Diretores Nildo, Sonia e Chorão na Bellapox

O Sindicato atua para garantir o reajuste salarial dos companheiros que trabalham nas fábricas do Grupo 10 - único que não fechou acordo coletivo na data-base. As negociações feitas pelos diretores têm sido positivas. Dessa vez, dez empresas fecharam acordo com nossa entidade.

O vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) destaca: “Como esse grupo patronal não selou o acordo na Federação, optamos por buscar acordos individuais, empresa por empresa. As negociações já beneficiaram mais de 70% dos companheiros que trabalham em empresas vinculadas ao Grupo 10”. Cabeça lembra que é um trabalho difícil, porque são muitas empresas, muitas delas de pequeno porte. “Mas temos avançado”, diz.

Acordos - Foram assinados com a Guarutanques (Cumbica), Hepam Metais (Cumbica), Mecânica Kafmorg (Vila Paraíso), FVR Ferramentaria e Estamparia (Vila Nova Cumbica), Pixel Serviços Industriais (Cumbica), Metalbrax (Cumbica), JS ZAK Usinagem (Nova Bonsucesso), Bellapox (Água Chata), Viva Era (Vila Nova Bonsucesso) e Polidora Rossini (Vila Galvão).

Trabalhadores da Permetal e Metalgrade aprovam PLR



Célio e Cabeça na Permetal

Os diretores do Sindicato seguem negociando Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) para os trabalhadores da base. Dessa vez, cerca de 200 trabalhadores da Permetal e Metalgrade foram beneficiados com os acordos. As fábricas pertencem ao mesmo grupo e ficam em Cumbica. Confira:

O acordo de 2015 foi renovado (valor de PLR e metas). O pagamento sai em agosto deste ano e em março de 2017. A assembleia foi coordenada pelo diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça), Célio Ferreira Malta e José João da Silva (Jau). Cabeça destaca: “O grupo tentou reduzir o valor. Mas com apoio dos trabalhadores, garantimos um bom acordo”.

Voz do Trabalhador destaca 20 anos da subsede de Arujá



Professor Bill, Júlio e diretor Augusto Knupp

O Voz do Trabalhador dos dias 13 e 14 vai abordar os 20 anos da subsede do Sindicato em Arujá, completados dia 3. Participam o diretor Augusto Knupp, que responde pela subsede; e o professor José Maria da Silva (Bill), que ensina violão, viola caipira, cavaquinho, flauta e gaita no local.

No quadro “Fala Pereira!”, nosso presidente José Pereira dos Santos vai abordar o curso de formação em Cuba - parceria da Força Sindical com a Central de Trabalhadores Cubanos.

Assista - O programa é exibido sábado e domingo, das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, vários assuntos. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.comNosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos