Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 258 • 25/2/2016

Agradecimento

No dia 20, sábado, ato na Câmara Municipal lançou minha pré-candidatura à Prefeitura de Guarulhos. O lançamento foi prestigiado por amplos setores da sociedade e personalidades como Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda, que implantou no Plano Real e a PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) para os trabalhadores; Carlos Lupi, presidente nacional do PDT; e João Vicente Goulart, trabalhista histórico, filho do grande brasileiro João Goulart, o Jango.

Agradeço às cerca de 300 pessoas presentes, aos 15 partidos que lá compareceram, às dezenas de sindicalistas, às lideranças políticas e comunitárias, aos empresários do setor produtivo, à imprensa, aos ex-ministros Ciro e Lupi e também ao meu fraterno amigo João Vicente.

O pré-lançamento foi um ato forte e representativo, o que faz aumentar minha responsabilidade e meu compromisso com um projeto político coletivo e progressista. Uma vez realizado o pré-lançamento, já saí a campo a fim de ouvir os cidadãos, entidades da sociedade e autoridades das mais diversas áreas. E assim farei, porque, como já disse e reafirmo, a sociedade quer um novo padrão político para o Brasil - com mais democracia e transparência.

Infelizmente, muitas campanhas eleitorais se tornaram reféns do poder econômico. A força do dinheiro, evidentemente, leva à manipulação eleitoral e despolitiza a própria política e o processo eleitoral. Penso que devemos fugir dessa camisa de força e recolocar no centro dos debates as ideias, as propostas e os projetos socialmente avançados.

A condição de militante político e sindicalista me ajudou a formar uma visão de mundo, no campo da esquerda democrática e do setor progressista. Ao consultar pessoas e instituições, pretendo colher propostas que ajudem a formatar um projeto democrático e progressista. Entendo a política como instrumento coletivo para o avanço democrático e a melhoria das condições sociais.

Guarulhos é a segunda maior cidade do nosso Estado e maior que várias Capitais. Nosso povo é trabalhador e tem forte capacidade empreendedora. Eu sei que existe um dinamismo social muito forte, que, infelizmente, está separado das ações políticas.

Se conseguirmos definir um projeto que aproxime a sociedade da política, todos ganharão com isso.

Estou à disposição e, mais uma vez, externo o meu muito obrigado.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 24 de fevereiro.


Reajuste
Sindicato fecha
mais um acordo

O Sindicato segue negociando individualmente reajuste salarial para os metalúrgicos que trabalham nas fábricas do Grupo 10 - único grupo patronal que não fechou o acordo em nossa Federação.

Dessa vez, a negociação foi com a Guarutanques (Cumbica). Veja como ficou: os companheiros terão 8% de reajuste a partir de 1º de fevereiro, e mais 2% a partir de abril. O abono salarial de 20% será pago em fevereiro e até abril.


Jau e Roseli


Aedes aegypti
Saiba como
combater o mosquito

O Aedes aegypti transmite a dengue, a chikungunya e a zika – suspeita-se que essa última tem relação com casos de microcefalia – e tem preocupado o País.

O mosquito se reproduz em água parada e limpa. No verão, a facilidade de proliferação é maior, devido às chuvas. Por isso, o combate mais eficiente ao mosquito é impedir o acumulo de água.

Reportagem - O Jornal Futura publicou reportagem de cinco minutos, em que esclarece as diferenças de cada doença e ensina as melhores formas de prevenção, com entrevistas a médicos e cientistas.

O vídeo “Os perigos transmitidos pelo mosquito Aedes aegytpi” está disponível no canal do Youtube do programa. Assista aqui.


Cientista Davis Ferreira

Lideranças trabalhistas defendem emprego, direitos e conquistas
Ex-ministros Carlos Lupi e Ciro Gomes participam


Pereira reitera compromisso com melhoria das condições de vida dos trabalhadores

Sindicatos, entidades de classe, movimentos sociais, ativistas do movimento trabalhista do PDT, além de dirigentes do partido, se reuniram sábado (20) na Câmara Municipal de Guarulhos. O ato, que marcou o pré-lançamento do nosso presidente José Pereira dos Santos à prefeitura de Guarulhos, reafirmou os princípios trabalhistas e deixou claro que não aceita a reforma da Previdência e que se arroche o salário mínimo.

Mais de 300 pessoas participaram. Entre elas, os ex-ministros Ciro Gomes (Fazenda) e Carlos Lupi (Trabalho), além do filho do ex-presidente Jango, João Vicente Goulart. O presidente Pereira, que também coordena o movimento sindical do partido, cobrou dos governantes, em todos os níveis, investimentos em políticas públicas que garantam educação pública de qualidade e qualificação profissional.

“Temos de unir a sociedade, reivindicar e pôr em prática as reformas de base propostas por Jango, impedidas pelo golpe de 1964. Não podemos só reclamar”, disse Pereira.

O ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, atual presidente do PDT, afirmou que o partido fechou posição em não aceitar a reforma da Previdência, nem mudanças no salário mínimo: "Arrochar o salário mínimo ou cortar conquistas de aposentados e pensionistas está fora de cogitação".

Ciro - O presidenciável criticou os juros altos: "Em 2015, os bancos tiveram 15% de lucro real em relação a 2014, ano que tiveram lucros recordes", aponta. Ele destacou que o setor produtivo precisa ser fortalecido. "O centro da crise está na indústria paulista, que tem o mais completo parque industrial do País". E completa: "É necessário baixar os juros".

Radar de Notícias entrevista Pereira


Pereira e os entrevistadores

Na sexta (19), nosso presidente Pereira participou do programa Radar de Notícias, transmitido pela Rádio Imprensa FM (102,5) e TV Guarulhos (Canal 3 da NET). Pereira apontou soluções para os problemas da cidade, em entrevista aos jornalistas Pedro Notaro e Carlos Arnoni.

“É muito difícil administrar uma cidade como Guarulhos, com mais de 1 milhão e 300 mil habitantes, a segunda maior do Estado e uma das maiores economias do Brasil. Mas é possível, se houver um projeto de governo. Um projeto voltado para a população”, disse na entrevista.


Sindicato fecha mais quatro acordos de PLR



Pereira e Daniel na Flexform

Nos últimos dias, o presidente José Pereira dos Santos e os diretores negociaram Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) em quatro fábricas da base. Todas foram aprovadas. Confira:

Flexform (Jardim Presidente Dutra) - Nosso presidente Pereira conduziu a assembleia com o apoio do diretor Daniel Hermínio Estevan. A PLR dos 320 funcionários vai sair em maio e setembro.

Pereira comenta: "Apesar das dificuldades que a maioria das empresas da nossa base enfrenta, temos tido sucesso nas negociações de Participação nos Lucros".

Wasek (Jardim Cumbica) - A PLR referente a 2015 será paga em março e abril. A proposta subiu 25%. Assembleia conduzida pelos diretores José João da Silva (Jau) e Roseli Lima.

Rotocrom (Terra Preta, Mairiporã) - O benefício dos 120 metalúrgicos subiu 14% e será pago de uma só vez ainda em fevereiro. Como a empresa é do Grupo 10, o Sindicato também fechou o reajuste salarial. Será de 10% nos salários. Também foi pago o abono de 20%. Ação conduzida pelos diretores Ricardo de Oliveira e Lúcia Ottone de Amorim.

Flanjaço (Bonsucesso) - Os cerca de 40 funcionários vão receber a PLR em março e abril. Os diretores Elenildo Queiroz Santos (Nildo) e Augusto Knupp comandaram a negociação.

Fábricas param por atraso no pagamento



Evandro, Lúcia e Pepe na Prensal

O Sindicato mobilizou trabalhadores de duas fábricas que paralisaram as atividades devido ao atraso no pagamento dos salários e antecipações salariais. Confira:

Sanken (Terra Preta, Mairiporã) - A greve começou dia 17. O pagamento está atrasado desde o dia 5 e o vale desde o dia 15. O Sindicato protocolou documento dando prazo à empresa para responder às reivindicações. A Sanken se negou a abrir negociações. Os diretores Ricardo de Oliveira e Lúcia Ottone de Amorim comandam a ação na fábrica.

Espiroflex (Vila Nova Cumbica) - A fábrica parou das 7 às 10h30 de terça (23). Durante a mobilização, a empresa apresentou proposta para quitar as pendências, que foi aceita pelos companheiros. A ação foi conduzida pelo diretor José Pedro da Silva (Carioca).

Prensal - Os cerca de 60 funcionários cruzaram os braços por uma hora na segunda (22), em solidariedade a um funcionário demitido sem justa causa. A empresa se negou a pagar os direitos do companheiro e o mandou procurar a Justiça.

A mobilização deu resultado: a direção da Prensal vai agendar a homologação e pagar todos os direitos ao companheiro demitido. A ação na fábrica foi conduzida pelos diretores Josete Machado Filho (Pepe), Lúcia Ottone de Amorim e Evandro Pereira.

Voz do Trabalhador recebe jornalista Nei Souza



Nei e Júlio Abreu no estúdio do Voz

O programa deste fim de semana (27 e 28) recebe Nei Souza, jornalista experiente que hoje trabalha na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos, após acumular passagens por conceituados veículos de imprensa de São Paulo.

Com mais de 35 anos de atividade, ele falou de sua vivência na profissão, e contou histórias interessantes, como de sua amizade com o piloto Ayrton Senna, quando o piloto ainda estava em início de carreira.

Fala Pereira - No quadro, nosso presidente fala sobre a falta de planejamento da cidade de Guarulhos.

Assista - O Voz do Trabalhador é exibido sábado e domingo, das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Encontro setorial debate emprego, direitos e saúde

Nosso Sindicato realiza sábado (27), a partir das 8h30, o primeiro de uma série de cinco encontros com os metalúrgicos da base. O objetivo é debater temas como emprego, direitos e saúde do trabalhador. Será na sede do Sindicato, à rua Harry Simonsen, 202, Centro.

O primeiro encontro setorial de 2016 vai reunir trabalhadores das fábricas do Setor B, que abrange as regiões da Ponte Alta (Inocoop), Taboão, Vila Barros, Parque Cecap, Jardim São Roque, Bom Clima, Paraventi, Cocaia, Macedo, Vila Rio, São João, Lavras e Jardim Presidente Dutra.

O presidente José Pereira dos Santos destaca: “Estamos reativando os encontros setoriais, para que os companheiros da base possam debater temas que fazem parte do dia a dia nas fábricas. Nosso objetivo é melhorar as condições de trabalho e de vida da categoria”.

Estão previstos outros quatro encontros setoriais. Os próximos serão com o C, dia 2 de março; setor E, dia 30 de abril; setor A, dia 21 de maio; e setor D, dia 25 de junho.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, vários assuntos. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.comNosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos