Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 261 • 17/3/2016

A força da política

A política e os políticos foram os grandes alvos dos protestos do domingo (13) em quase todo o País. Parte significativa da população está cansada de desmandos, serviços públicos ruins, impostos altos, economia paralisada e, acima de tudo, de corrupção em larga escala.

Os protestos são legítimos e aconteceram pacificamente. Quase não houve incidentes, o que demonstra o caráter democrático das manifestações.

A imensa multidão nas ruas nos obriga a perguntar quais as razões dos protestos. Elas existem e são muitas. Me parece que a principal contestação é quanto à forma de governar. Os governos estão distantes do povo, tomam decisões em gabinetes e não dialogam com as forças vivas da Nação.

Alguém poderá alegar que o objetivo central dos protestos foi a corrupção. É verdade. Mas a corrupção decorre em muito do modo de governar para atender compromissos com as cúpulas partidárias, os financiadores de campanhas e o grande capital, especialmente do financeiro.

Não há, até agora, prova concreta contra a presidente Dilma, no que diz respeito à corrupção. Mas as críticas a seu modo de governar são gerais. Dilma vive fechada em seu mundo e não dialoga com ninguém, principalmente com o setor produtivo e o movimento sindical. Essa falta de iniciativa paralisa o governo, agrava a recessão e amplia a crise política.

Seria injusto dizer que Dilma e seu partido criaram os problemas atuais - até porque corrupção e serviços públicos ruins são pragas antigas no País. Mas não há como livrá-los de responsabilidade. Nem sei quantas vezes as Centrais sindicais mostraram os estragos da política de juros, denunciaram medidas recessivas e cobraram uma política econômica desenvolvimentista. Não adiantou.

O desgaste do governo e a corrupção política são massificados a cada minuto na mídia. A pretexto de denunciar o que está errado, isso vai gerando um enorme descrédito na própria política. Ou seja, despolitiza as pessoas. Quem observar as imagens da avenida Paulista praticamente não verá jovens. O que é isso? É resultado desse desgaste e do descrédito na ação política.

Isso seria ruim em qualquer época, mas é particularmente grave num ano de eleições, quando o eleitor vai escolher quem vai dirigir os interesses locais, cuidar do dinheiro público, fazer obras de interesse social e planejar o futuro do município. O descrédito na política inibe o debate e nós já vimos esse filme. Em 1989, foi num ambiente desses que a Globo criou o caçador de Marajás e o Brasil elegeu Collor de Mello, quando tínhamos candidatos do porte de Brizola, Ulysses Guimarães e Mário Covas.

Comecei minha militância contra a ditadura. Desde então, vi políticos criarem muitos problemas, mas não vi nenhuma solução efetiva que não passasse pela própria política. Combater os maus políticos, sim. Mas, jamais, cair no erro de desmoralizar a política.

Este erro é o de fazer o jogo das elites, que querem cada vez mais um povo despolitizado, para que eles continuem dominando.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
pereira@metalurgico.org.br
pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 16 de março.


Ação garante pagamento na Messastamp

Os cerca de 120 funcionários da Messastamp (Cidade Satélite, Cumbica) retornaram ao trabalho dia 11, após greve iniciada no dia anterior. A paralisação foi contra atraso no pagamento. Ação vitoriosa foi conduzida pelo Sindicato.


Vanuza e trabalhadores

Dia Internacional da Mulher
Homenagem do Sindicato
lota auditório da sede


CASA CHEIA - Presidente Pereira e diretores celebram data com metalúrgicas da base

O auditório da sede ficou lotado sábado (12) à tarde, quando recebeu mais de 200 mulheres para a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Muitas companheiras estavam acompanhadas dos filhos. Foi uma tarde com várias atividades, entre elas duas palestras, sorteio de brindes, música e, no final, um delicioso coquetel.

Nosso presidente José Pereira dos Santos abriu o evento, parabenizando todas as presentes pela data, comemorada mundialmente em 8 de março, que lembra as lutas e conquistas das mulheres. Pereira destaca: “A mulher ainda passa por provações na vida particular e profissional, mas está conquistando cada vez mais espaço”.

Palestras - A primeira foi com nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador. Ele abordou o tema “A Participação das Mulheres na Luta por Direitos”. A psicóloga Solange Moncia, do GAP (Grupo de Apoio Psicoprofissional), falou sobre “Motivação Profissional”.

Música - José Maria da Silva (Bill), professor de violão, viola caipira, cavaquinho, flauta e gaita, na subsede de Arujá, trouxe alegria e descontração executando belas canções.

Categoria presente no ato que lançou o 1º de Maio da Força



Delegação do Sindicato com Miguel, da CNTM

Nosso Sindicato participou terça (15) do lançamento oficial da Festa do Trabalhador, que a Força Sindical realiza todo ano em comemoração ao 1º de Maio.

O evento, em homenagem ao Dia do Trabalhador, será na Praça Campo de Bagatelle, Zona Norte da Capital, das 9 às 15 horas. O lema este ano é “Gerar Empregos e Garantir Direitos”.

O ato, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, deu a largada na mobilização para a tradicional festa, com o início da distribuição de cupons que dão direito a participar do sorteio de 19 carros Hyundai HB20 zero quilômetro. Até a véspera do 1º de Maio, os cupons podem ser retirados na sede e nas subsedes de Arujá e Mairiporã (Terra Preta). Também serão distribuídos nas feiras-livres de Guarulhos.

Shows - Estão confirmadas apresentações de artistas de renome, como Michel Teló, Simone e Simaria, Paula Fernandes, João Bosco & Vinícius, Henrique & Diego, MC Biel e muitos outros.

Ação judicial garante direitos na Sanken Metais



Ricardo e Pepe com trabalhadores no TRT

O Sindicato garantiu na Justiça o pagamento de verbas rescisórias aos trabalhadores que desejarem antecipar seu desligamento da Sanken (Terra Preta, Mairiporã), empresa que deve encerrar suas atividades.

Um acordo, firmado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/São Paulo), assegura a liberação do saldo da conta do FGTS e acesso ao seguro-desemprego. As homologações serão na segunda (21).

O advogado José Eduardo Ferreira, do Departamento Jurídico, explica que o Sindicato entrou com dissídio coletivo de greve, a fim de evitar perdas com o fechamento da empresa.

Atrasados - A Sanken também está em atraso com a segunda parcela do 13º salário, com o abono de 20% da campanha salarial do ano passado e com a antecipação salarial de fevereiro. Na audiência, ficou acertado que o pagamento de todas as verbas rescisórias e tudo que está em atraso será feito de forma parcelada.

Negociamos acordo de PLR e estabilidade na Schwing


Assembleia terça (15) aprovou avanços importantes na Schwing-Stetter (Terra Preta, Mairiporã). A Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) será paga aos cerca de 150 funcionários de uma só vez, ainda em março.

Outra conquista foi a garantia de estabilidade no emprego para todos, até o final de junho.

Cemar (Jardim Nova Cumbica) - Os 18 funcionários aprovaram a PLR referente a 2016, que será paga em julho e janeiro de 2017.

Metadil (Vila Endres) - Os 120 metalúrgicos aprovaram a Participação de 2015 negociada pelo Sindicato. O benefício será de R$ 1.320,00, com pagamento em março e abril.

São Jorge (Parque Maria Helena) - Os 30 empregados aprovaram pauta de reivindicações, com prazo de 48 horas para resposta. Nossa diretora Sonia Regina Dombski explica que entre as reivindicações estão o pagamento de PLR, salários atrasados, fornecimento de uniformes e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), além de cesta básica e convênio médico.

Desenvolvimento é destaque no Voz do Trabalhador



Devanildo, Cabeça e o apresentador Júlio Abreu

O programa Voz do Trabalhador deste sábado (19), na TV Destaque, aborda as atividades da Agende Guarulhos (Agência de Desenvolvimento e Inovação).

O entrevistado é Devanildo Damião, formado em Administração, com doutorado e mestrado em Gestão Tecnológica. Ele é coordenador técnico-científico da Agende. Um dos assuntos é o Parque Tecnológico de Guarulhos, projeto já em andamento.

O programa tem participação do vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), que também é diretor da entidade. Ele fala sobre os motivos que levam empresas a deixar a cidade. O programa tem ainda a mensagem do nosso presidente, no “Fala Pereira!”.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (19), com reprise domingo (20), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Leia o Blog do nosso
presidente Pereira
VISITE NOSSO SITE Siga o Sindicato
no Facebook
Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, vários assuntos. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos