Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Palavra do Pereira

* Opinião

A defesa da natureza
Por José Pereira dos Santos

Em março de 2007, nosso Sindicato promoveu o 1º Encontro Sindical em defesa da natureza. Reunimos sindicalistas, cipeiros, técnicos e algumas empresas. O objetivo foi começar a levar a bandeira ambientalista para os locais de trabalho. Lançamos, na época, o lema “A defesa da natureza começa dentro da fábrica!”.

A partir de então, passamos a massificar em nossas publicações o tema ambiental. E agora damos um importante passo adiante, com a publicação de uma revista sobre meio ambiente.

A revista, com apoio do Senai, visa alertar sobre a degradação e reforçar a luta ambiental nos locais de trabalho, ressaltando que o primeiro passo é a garantia de mais saúde e segurança aos trabalhadores.

Essa melhoria pode ser obtida também por meio do aumento das áreas verdes nas empresas, reuso da água, coleta seletiva de lixo, economia de energia, reaproveitamento de sucatas e outras providências. Defendemos que a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) seja engajada nessas ações.

A degradação ambiental é um problema que aflige toda a humanidade. Mas os pobres são os que sofrem mais com a contaminação dos mananciais, poluição do ar, enchentes, doenças geradas pelas más condições sanitárias, falta de tratamento de esgotos e outros problemas gerados pelo desequilíbrio ecológico.

Portanto, a defesa da natureza, a recuperação de áreas degradadas, a ampliação das áreas verdes, o combate ao desperdício, tudo isso deve ser visto como formas de melhorarmos a qualidade de vida da população, principalmente dos setores mais atingidos pela devastação.

As boas causas coletivas, como é a questão ambiental, só mobilizam se as pessoas estiverem convencidas de que a causa é justa. Portanto, precisamos formar uma cultura sobre o tema. Nossa proposta é de que as próprias escolas incorporem a educação ambientalista ao curriculum.

Quando pensamos na natureza, tendemos a vê-la como algo fora de nós. É errado. Defendo que passemos a ter uma visão mais ampla da natureza, entendendo que somos parte e temos forte poder de interferência. Essa mudança de ponto de vista já é também uma mudança de atitude, pois traz a defesa da natureza para mais perto de todos nós.

Faço um apelo especial aos jovens: abracem a causa ambientalista, ajudando a tornar nosso planeta melhor e mais habitável.

José Pereira dos Santos é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e Secretário Nacional de Formação Sindical da Força Sindical

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email